sobre a família de fortunato alves de sousa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil | Cargos | Arquivos

sobre a família de fortunato alves de sousa

#186858 | leno | 03 mar 2008 13:07

Olá, gostaria de obter mais informações sobre a família de Fortunato Alves de Sousa. Sou estudante, morador de Barcarena no Estado do Pará - Brasil. Aqui na minha cidade o sr. Fortunato, foi possuidor de uma Fazenda chamada Santa Anna do Cafezal por volta de 1863 - 1873, ou mais adiante, constituiu um patrimônio considerável, além de participar da fundação da associação comercial do Pará. São noticias muito esparsas, que tenho aqui. Fiquei muito satisfeito de poder localizar a lista de sua família em geneall, mas gostaria, se possivel de algumas informações mais detalhadas. tais como:
Sendo um cidadão português, qual a cidade onde nasceu e morreu?
Que motivos lhe trouxeram para o Brasil?
Há algum estudioso ai que tenha estudado a trajetória do Comendador Fortunato Alves de Sousa, como faço para trocar informações?

Ajudem-me a elucidar algumas das minhas dúvidas.
Obrigado
Leno

Resposta

Link directo:

RE: sobre a família de fortunato alves de sousa

#254836 | João Marcelo Rocha | 17 mai 2010 22:06 | Em resposta a: #186858

Leno, você possui fotos da fazenda? Tô tentando escrever um romance sobre ela. Aguardo resposta.

Resposta

Link directo:

RE: sobre a família de fortunato alves de sousa

#254848 | leno | 18 mai 2010 03:18 | Em resposta a: #254836

Olá João, sim tenho algumas imagens da fazenda. Antes de mais nada, que bacana que estejas escrevendo um romance sobre este lugar e as pessoas. Mas lhe pergunto, você tem alguma informação sobre a família do fortunato ou algo mais? estou disposto a ajudar.

Resposta

Link directo:

RE: sobre a família de fortunato alves de sousa

#254858 | João Marcelo Rocha | 18 mai 2010 13:43 | Em resposta a: #254848

Tenho sim, Leno. No romance tento falar sobre o Dr. Henrique Alves de Souza, da sua esposa a Baronesa Christine Capper, dos seus filhos: Henrique, Dulce e Mário. Mas são informações repassadas pela minha saudosa avó, que também não soube mais deles. Certo é que o Mário Alves de Souza nunca esteve em Belém. Tornou-se médico em Portugal e por lá ficou; o Henrique tornou-se geólogo no Rio de Janeiro e, pelo que me consta, foi o responsável pela venda da fazenda a uns padres que a destruíram. Tenho poucas fotos, Leno. Inclusive quero as colocar na capa do livro. Gostaria muito de conversar contigo e, se possível, receber esse presentão que são essas fotos da fazenda. Meu contato é: joaomarcelo.r@hotmail.com
Leno, tu és morador de Barcarena? Outra coisa: como o Cafezal entrou na tua vida?
Abraços, Leno!

Resposta

Link directo:

RE: sobre a família de fortunato alves de sousa

#291665 | PTM1 | 22 nov 2011 22:21 | Em resposta a: #254858

Boa noite,
Fortunato Alves de Sousa era um dos tetravôs dos meus filhos.
Gostava de saber mais informações acerca dele e saber como posso adquirir o livro.

Obrigado.

Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: sobre a família de fortunato alves de sousa

#296693 | João Marcelo Rocha | 07 fev 2012 18:04 | Em resposta a: #291665

Pedro Morais, tens fotos da família Alves de Sousa ou da fazenda que pertencia a eles, situada no Pará? Se tens, gostaria muito de vê-las ou mesmo de saber mais informações sobre os Alves de Sousa. Desde já, muito obrigado pelo contado.

Resposta

Link directo:

RE: sobre a família de fortunato alves de sousa

#296696 | PTM1 | 07 fev 2012 18:29 | Em resposta a: #296693

Caro João,


Acho que lhe consigo arranjar duas fotografias fabulosas do Fortunato com a sua mulher.
Em breve dou informações.

Gostava muito de saber a história deste antepassado dos meus filhos.

Quando sai o livro?
Como o posso arranjar em Portugal?

Abç.

Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: sobre a família de fortunato alves de sousa

#296698 | João Marcelo Rocha | 07 fev 2012 18:33 | Em resposta a: #296696

Pedro, tu falas de Portugal? A família Alves de Sousa possuiu uma fazenda num município do Pará chamado de Barcarena. A fazenda chamava-se Sant'anna do Cafezal. Preciso de informações sobre a família. Onde faleceram, em que data... Grande abraço!

Resposta

Link directo:

RE: sobre a família de fortunato alves de sousa

#296699 | PTM1 | 07 fev 2012 18:38 | Em resposta a: #296696

Caro João,

O Fortunato Alves de Souza era bisavô da minha sogra.
Sei que o pai da minha sogra tinha vária documentação acerca do "Cafezal" e que a entregou a um senhor no Brasil.
Entretanto, ambos faleceram.
Vou tentar saber mais informações e depois aviso.

As fotos hoje ou amanhã te envio por mail.

Abç.

Pedro Morais

Resposta

Link directo:

Sobre a família de fortunato alves de sousa

#296916 | PTM1 | 10 fev 2012 22:28 | Em resposta a: #296699

Caro João,
Peço desculpa por ainda não ter enviado as fotos e os dados que prometi.
Tentarei este fim-de-semana digitalizar as fotos.

Abç.

Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: Sobre a família de fortunato alves de sousa

#297181 | João Marcelo Rocha | 14 fev 2012 01:47 | Em resposta a: #296916

Caro Pedro,
Estou ansioso pelas fotos e possíveis novas informações. Sabes onde foram enterrados o Fortunato e seus filhos? Qualquer informação e fotos da família são muito valiosas para mim. Muito obrigado pela atenção de sempre, Pedro! Grande abraço!

Resposta

Link directo:

RE: Sobre a família de fortunato alves de sousa

#297372 | PTM1 | 16 fev 2012 21:49 | Em resposta a: #297181

Caro João,

Como você sabe, o João teve vários filhos, entre eles a Rosa Alves de Sousa que era casada com o Domingos Ferreira de Oliveira e tiveram uma filha que se chamava Aneia Alves de Sousa que foi casada com Edmundo Carvalho, médico em S. Paulo, que por sua vez tiveram 2 filhos: o Ruben Oliveira Carvalho e o Nelson Oliveira Carvalho, ambos médicos.

Henrique Alves de Sousa tinha 3 filhos: a Dulce, o Mário e o Henrique.
A Dulce pintava quadros.
O Mário era médico.

No que se refere ao ramo da minha sogra, a descendência é a seguinte:

1 - Fortunato Alves de Sousa
2 - Sara Judite Alves de Sousa
3 - José Jorge Alves de Sousa Cruz
4 - Maria José Espregueira de Sousa Cruz
5 - Ana Margarida Espregueira Cruz Miller Guerra (minha mulher)
6 - Afonso e Inês Espregueira Guerra Teixeira de Morais (meus filhos)

Abraço.

Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: Sobre a família de fortunato alves de sousa

#297396 | João Marcelo Rocha | 17 fev 2012 02:46 | Em resposta a: #297372

Pedro, mais uma vez obrigado! Quero incluir essas informações no livro que se chamará "O Cafezal", em homenagem à fazenda de propriedade do Fortunato, que depois ficou para o Henrique Alves de Sousa (seu filho). Sua sogra teria mais informações da família ou fotos que pudessem enriquecer ainda mais a pesquisa? Grande abraço!

Resposta

Link directo:

RE: Sobre a família de fortunato alves de sousa

#303829 | cruzes77 | 23 abr 2012 14:59 | Em resposta a: #297372

Pedro Morais
Chamo-me António José Magalhães de Souza Cruz e sou neto de Jorge Mário Alves de Souza Cruz, cuja mãe era Sarah Judith Alves de Souza, filha do comendador Fortunato Alves de Souza. Lembro-me de meu avô mostrar a planta do Cafezal no Brasil, planta que eu julgo estar na posse de uma minha irmã mais velha e também de ele ter levado a cabo várias iniciativas, infrutíferas, para tentar reaver a parte desse cafezal que lhe cabia por herança.
Da ascendência de Fortunato Alves de Souza não tenho informação, no entanto julgo que José Jorge Alves de Sousa Cruz seria o irmão de meu avô, que eu não conheci, pois , tanto quanto sei, os dois cortaram relações.
A Quita do Gallo, em Barcelinhos , diz-lhe alguma coisa?
Tenho muitas fotografias de Barcelos, desta quinta e de Dulce e Henrique Alves de Souza, que meu avô deixou.
Abraço
António Souza Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Sobre a família de fortunato alves de sousa

#303857 | PTM1 | 23 abr 2012 18:52 | Em resposta a: #303829

Caro António de Souza Cruz,
Por aquilo que depreendo, deve ser primo directo de Maria José Espregueira de Souza Cruz minha sogra.
Não tenho a certeza, mas acho que já ouvi falar da Quinta do Gallo.
O António vive em Portugal?

Também tenho algumas fotografias, que lhe posso enviar.
Envio-lhe o meu mail pedroteixeiramorais@gmail.com

Abraço.


Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: Sobre a família de fortunato alves de sousa

#303905 | PTM1 | 23 abr 2012 23:00 | Em resposta a: #303857

Caro António,
O seu avô era tio da minha sogra, irmão do seu pai.
Quanto ao Cafezal sei que depois do Fortunato, quem esteve à frente da fazenda foi seu filho Henrique, o qual teve três filhos: a Dulce, que pintava quadros e que fugiu por diversas vezes para um convento e não quis saber da fortuna da família; o Mário, médico que nunca esteve no Brasil; e o "Henriquinho", geólogo residente no Rio de Janeiro.
Ninguém se interessou pelo Cafezal e venderam-no a uma ordem religiosa e foi totalmente destruído.

Abraço

Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: Sobre a família de fortunato alves de sousa

#314220 | josé bruno | 25 set 2012 01:54 | Em resposta a: #297396

Olá. João Marcelo Rocha sou morador de Barcarena, e queria saber onde encontrar seu livro.??

Resposta

Link directo:

sobre a família de fortunato alves de sousa

#374562 | jorgemferr | 20 out 2016 14:34 | Em resposta a: #186858

Boa tarde. Esse senhor Luís Fortunato tem apelido Kaulfuss?

Resposta

Link directo:

sobre a família de fortunato alves de sousa

#419598 | Pirata | 25 nov 2019 17:02 | Em resposta a: #186858

Olá, sou descendente do Comendador Fortunato Alves de Sousa pelo seu filho Fortunato Alves de Sousa Júnior que casou com Maria Calandrini Kaulfuss que foram pais da minha avó que veio casar a Portugal aonde eu vivo.
Conheço varias historias da família, temos varias fotografias e tenho o maior dos interesses em contactar tanto o João, como o Pedro, o Leno ou o António, tal como saber algo sobre o livro Cafezal
assim solicito resposta
Mando minha árvore:
1- António Alves Salgado casado com Joaquina Alves de Sousa:
Filho:2- Comendador Alves de Sousa casado com Mariana Jacinto Machado
Filho destes Últimos: 3-Fortunato Alves de Sousa Júnior casado com Maria Calandrini Kaulfuss
Filha destes 4- Judith Maria Calandrini kaulfuss Alves de Sousa ( minha avó materna)
Ab
Luís Filipe Jardim Pinheiro Ribeiro

Resposta

Link directo:

sobre a família de fortunato alves de sousa

#419610 | Jorge Resende | 25 nov 2019 20:19 | Em resposta a: #186858

ATT Marcelo Rocha
Livro de Mercês de D. Luís nº 29, tif 560 página 278 verso mercê atribuída a Fortunato
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=2039912

Resposta

Link directo:

sobre a família de fortunato alves de sousa

#419612 | Jorge Resende | 25 nov 2019 20:26 | Em resposta a: #186858

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4819615 tif 404 óbito de Fortunato
Att. Marcelo Rocha

Resposta

Link directo:

sobre a família de fortunato alves de sousa

#419614 | Jorge Resende | 25 nov 2019 21:00 | Em resposta a: #186858

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=900866 tif 5 ultimo assento página direita, batismo de Fortunato Alves de Sousa


Att Marcelo Rocha

Resposta

Link directo:

sobre a família de fortunato alves de sousa

#445851 | leno | 13 fev 2023 14:57 | Em resposta a: #419598

Bom dia senhor Luís Felipe Jardim, sou Leno, na verdade Luiz Antonio Valente pesquisador que iniciou esta conversa quando pesquisava a trajetória do vosso ancestral Fortunato Alves de Souza. Peço desculpas pela longeva resposta a sua proposição, mas gostaria de deixar a disposição o meu contato para conversas sobre o tema que remete aos seus parentes.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 03:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen