AD Viana do Castelo - Tomaz de Araújo Pereira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias

AD Viana do Castelo - Tomaz de Araújo Pereira

#187096 | Lais | 06 mar 2008 02:06

Caro Senhor Maia da Fonseca,
Ao saber que até 1898 Viana só contava com duas freguesias, veio-me a esperança de poder conseguir algumas informações sobre as origens de um meu ancestral, Tomaz de Araújo Pereira, nascido naquela cidade em 16-07-1700.
Há controvérsias quanto aos nomes de seus pais (Gregório de Araújo Pereira e Ana de Araújo Pereira), casados em 1698. Nos registros dos mórmons, na internet, localizei um casamento desse Tomaz em 1725, em Viana (o nome da esposa aparece apenas como Sra. Tomaz de Araújo Pereira) e um filho, nascido em 1726, com o nome de Manoel de Araújo Pereira, do qual não tenho mais informações.
Segundo alguns autores, Tomaz teria vindo para o Brasil em 1720, estabelecendo-se na cidade de Acari, no Rio Grande do Norte, o que não acho provável, se levarmos em consideração esse seu casamento em Viana. Ele se casou no Brasil, na Paraíba, em 1733, com Maria da Conceição Mendonça, filha de Cosme Soares de Brito, que em Portugal se chamava Cosme Viegas de Mendonça.
Gostaria de contar com sua ajuda para obter os verdadeiros dados do Tomaz, de seus pais e de seu casamento em Viana, bem como de seu filho Manoel.
Fico mais tranquila em saber que a pesquisa se restringirá a uma ou duas freguesias, e, assim, não lhe darei tanto trabalho.
Antecipo-lhe os meus agradecimentos,
Lais

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana do Castelo - Tomaz de Araújo Pereira

#187681 | Daniele Cristina F.S | 10 mar 2008 14:17 | Em resposta a: #187096

Olá, Lais, Tudo bem?

Assim como você, sou uma descendente do 1º Tomaz de Araújo Pereira, e achei bem interessante a sua mensagem.
Você disse que um português de nome Tomaz de Araújo Pereira casou em Viana no ano de 1725 com uma senhora que era mencionada como Srª Tomaz de Araújo Pereira, e que em 1726 tinha um filho com o nome Manoel de Araújo Pereira. Será que este era o 1º casamento do português Tomaz de Araújo, e se ficou viúvo, veio para o Brasil e casou possivelmente uma 2ª vez com a paraibana Maria da Conceição de Mendonça? Será que este Tomaz de Araújo Pereira que você localizou no Registro dos Mormons de Viana e o português Tomaz de Araújo Pereira que colonizou o Seridó são a mesma pessoa? Ou são parentes entre si, como por exemplo, tio e sobrinho? No registro deste casamento que você localizou, você tem o nome dos pais deste Tomaz de Araújo Pereira?
De onde você tirou que Gregório de Araújo Pereira e Ana, possíveis pais do português Tomaz que veio para o Brasil, se casaram em 1698? Você tem o registro deste casamento e o nome dos pais deste casal?
Quanto as datas de nascimento e de falecimento do português Tomaz de Araújo Pereira que veio para o Brasil que você mencionou, elas estão erradas, pois acredito que nenhuma seja verdadeira, já que isso consta naquele livreto com o título RELEMBRANDO O PASSADO, de Acari, de autoria do já falecido José Pires Fernandes e de Luiz Gonzaga Meira Bezerra ( Luiz G. M. Bezerra ), ainda vivo, e estes dois autores para resolverem enfeitar o livro, inventando e criando datas de nascimento e falecimento da própria imaginação deles, constituindo assim num grande desserviço e safadagem para com a genealogia, fazendo com que muitas pessoas ingênuas e leigas acharem que tudo o que eles escreveram é verdade, quando na realidade o livro peca por inventar mentiras e fantasias como estas datas de nascimento e falecimento falsas que em sua maioria estão fora da realidade e talvez fruto da ganância destes dois referidos autores para que o livro vendesse bem.
O certo é que em 1781 o português Tomaz de Araújo Pereira já era falecido, mas não se tem certeza nem quanto ao ano, que ele pode ter falecido um pouco antes de 1781, e muito menos se sabe a data real e verdadeira do falecimento. E que o ano de nascimento seja mesmo em 1700 ou próximo a 1700, já que no inventário do português Antônio Garcia de Sá em 1755, o português Tomaz de Araújo Pereira declarou a idade de 55 anos, e que ele assinou com uma cruz por não saber ler e nem escrever. E que ele é natural mesmo de Viana, Portugal, isso é 100% de certeza, já que nos arquivos paroquiais da diocese de Natal, há informação de que ele é natural de Viana, Portugal, e a sua esposa Maria da Conceição de Mendonça natural da freguesia de Nossa Senhora das Neves, que corresponde hoje a atual João Pessoa, PB.
Talvez a única solução seja encontrar o livro de batizados do período pouco antes ou pouco depois do ano de 1700 ou até memso no ano de 1700 nos Registros Paroquiais de Viana, Portugal, talvez aí esteja elucidado a questão referente a data correta e verdadeira do nascimento do português Tomaz de Araújo Pereira que veio para o Brasil. Agora se não existir mais estes livros de batizados do período de 1700 na Paróquia de Viana portugal, fica impossível localizar a verdadeira data do nascimento do português Tomaz de Araújo Pereira.
A respeito do nome dos pais de Tomaz de Araújo Pereira serem Gregório e Ana, pode ser que sejam eles mesmos, ou possa ser que não, mas isso só vai ser possível se uma ótima pesquisa acontecer nos Registros Paroquiais de Viana, Portugal vier a ocorrrer, e se também existirem os tais livros de Batizados e de Casamentos do período de 1700.
Já dos irmãos Medeiros, Rodrigo de Medeiros Rocha e Sebastião de Medeiros Matos, tronco da Família MEDEIROS na Região do Seridó, já se tem os registro de batizados deles, sendo que Rodrigo nasceu em 1709 e Sebastião nasceu em 1716.
Fico agradecida pela atenção.

Um abraço.

Daniele.

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana do Castelo - Tomaz de Araújo Pereira

#187714 | Lais | 10 mar 2008 17:11 | Em resposta a: #187681

Daniele,
Agradeço a sua mensagem e vou tentar responder a suas perguntas, mas saiba que tenho ainda as mesmas dúvidas que vc.

As primeiras informações que consegui, foram baseadas no livro "Velhas Famílias do Seridó", da autoria de Olavo Medeiros Filho, que fez suas pesquisas nos velhos arquivos da região do Seridó. Ele mesmo me confirmou isso, quando o conheci um pouco antes de seu falecimento. Ele menciona apenas que "O português Tomaz de Araújo Pereira, natural de Viana, no minho, nasceu por 1700, tendo se localizado no sertão do seridó, no decurso da terceira década do século XVIII" (ou seja, entre 1730 e 1740).
Vi em alguns livros que o Tomaz teria chegado ao Acari em 1720, o que não seria provável, se for verdade esse primeiro casamento. Ele aparece pedindo terras em 1734, já casado com Maria da Conceição Mendonça.
Quis esclarecer mais isso e fui ao site dos mórmons. Algumas pessoas que consultam os microfilmes e lhes enviam informações, muitas vezes não entendem direito a caligrafia da época e acabam por enviar dados errados, o que acaba por nos confundir. Nesse site (www.familysearch.org) encontrei os seguintes registros:
1 - Tomás de Araújo Pereira, nascido em 1700 em Viana, Minho, Portugal e falecido em 1781 no Rio Grande do Norte, Brasil, filho de Gregório de Araújo Pereira (nascido em Viana em 1675) e de Ana de Araújo Pereira, casados em 1698.
2 - Tomás de Araújo Pereira (nascido em 16-07-1700 em Viana do Castelo, Minho, Portugal, falecido em 10-04-1781) casou, em 1725, em Viana, com uma Sra. Tomás de Araújo Pereira (nascida em 1704 em Viana).
3 - Manoel de Araújo Pereira, nascido em 1726, em Viana do Castelo, Minho, filho de Tomás de Araújo Pereira e uma desconhecida.
4 - Manoel de Araújo Pereira, nascido em 1726 em Viana do Castelo, filho de Tomás de Araújo Pereira e uma desconhecida, casou, em 1751, em Viana do Castelo, com Francisca Maria de Medeiros, nascida em 1730 na mesma cidade.
5 - Tomás de Araújo Pereira, nascido em 16-07-1700 em Viana do Castelo e falecido em 10-04-1781, casou em 05-05-1733, na Paraíba, Brasil, com Maria da Conceição de Mendonça, nascida em 18-08-1718 em Salvador, Bahia, e falecida em 15-09-1779.
Localizei, ainda vários registros, como os dos filhos de Tomás, entre tantos outros das pessoas que pesquiso.

O nó maior é, realmente sobre o 1º Tomaz. Encontrei, neste Forum, um senhor que atende a pedidos sobre o AD Viana, e já lhe escrevi pedindo ajuda para descobrir os registros sobre Tomaz, em Viana (data de nascimento, se houve esse primeiro casamento, nomes dos pais, com datas e filiação) e recebi a resposta de que ele anda meio ocupado mas que vai procurar assim que possível. Veja se vc consegue localizar - se não me engano está no tópico AD Viana, de pcosta.

A minha suposição é que o nosso Tomaz primeiro casou em Portugal e depois, ou viúvo ou separado, veio para o Brasil. O filho desse casamento ficou por lá, onde se casou e deve ter deixado descendência. Se conseguirmos o registro de seu nascimento ou casamento, teremos os nomes de seus pais e avós.

Devo lhe dizer que sou amadora, mas adoro pesquisar. Iniciei por volta de 1999, e tudo estava muito difícil, devido à distância. Havia passado vários anos no exterior e fui morar em Brasília. Somente em 2007 vim para Natal, onde acredito vai ser bem mais fácil dar continuidade ao meu trabalho. Em abril devo ir a Acari, terra do meu avô (cujo nome foi dado ao Fórum de lá) e vou tentar checar as datas em algum lugar. Já contatei uma pessoa que pode me ajudar nisso.

A sua pesquisa é somente sobre sua ascendência? Eu comecei por aí, mas resolvi estender para toda a descendência de Tomaz. Em sendo assim, vc deve constar da minha. Qual a sua linha de ascendência até o Tomaz?
Com certeza somos "primas", pois temos em nossas veias uma gota do sangue de Tomaz. E como estamos tão próximas, quem sabe um dia a gente se encontra?
Continuemos a manter contato, ok?
Um abraço,
Lais

Resposta

Link directo:

AD Viana do Castelo - Tomaz de Araújo Pereira

#353089 | AdrianoAraujo | 23 dez 2014 03:54 | Em resposta a: #187714

Sou um primo de vocês então! Segue a descendência de Tomaz até mim:

Tomaz de Araújo Pereira cc Maria da Conceição Araújo Pereira
-
Tomaz de Araújo Pereira (II) cc Teresa de Jesus Maria Barbosa
-
Tomaz de Araújo Pereira (III) cc Teresa de Jesus Maria Vasconcelos
-
Antonio Pereira de Araujo cc Maria José de Medeiros
-
José Damasceno de Araujo Pereira (Bode Preto) cc Rita Maria da Conceição
-
Tomaz Lopes de Araujo cc Antonia Francelina de Araujo
-
Escolástico Lopes de Araujo cc Maria Etelvina Florentina de Araujo
-
André Lopes de Araujo cc Corina Jorge Soares Lopes
-
Geraldo Lopes de Araujo cc Maria Ivanilde Alves de Aquino
-
Adriano Alves de Aquino Araujo (eu)

(Existe uma confusão enorme em minha árvore genealógica em relação a posição dos sobrenomes Pereira e Araujo)

Adoraria manter contato (adriano.daquino@hotmail.com)

Resposta

Link directo:

AD Viana do Castelo - Tomaz de Araújo Pereira

#447263 | AlbertoMelo81 | 24 abr 2023 07:17 | Em resposta a: #187096

Olá.

Seria esse o batismo de Thomaz Araújo Pereira?

https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1096946
Imagem: PT-ADVCT-PVCT19-001-00004_m0159

Caso sim, os pais dele seriam Fernão Pereira e Maria Pinta...

Resposta

Link directo:

AD Viana do Castelo - Tomaz de Araújo Pereira

#447264 | AlbertoMelo81 | 24 abr 2023 07:24 | Em resposta a: #187714

Olá.

Vc tem conhecimento de algum filho deste Thomaz chamado Canuto? Em tese, este Canuto Pereira de Araújo veio do Seridó e se estabeleceu no sítio Cabeça do boi, Pocinhos, PB isso está no livro de Olavo de Medeiros Filho - Velhas Famílias do Seridó ( Século XVlll)...

Seria ele filho da tam "cigana paraibana"?

Abraços!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 01:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen