Deficiência ao longo da História

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Deficiência ao longo da História

#187261 | victória | 07 mar 2008 11:36

Caros Confrades
Durante as vossas investigações de âmbito genealógico tem encontrado referências a pessoas que apresentassem algum tipo de deficiência (como nós a entendemos hoje em dia, por exemplo, "o tolo", "o coxo" ) ? Se sim, poder-me-iam informar de quem e de que tipo? Desde já agradeço a informação, pois estou a realizar um estudo abrangente e no qual as informações de âmbito genealógico também serão tratadas. Desde já agradeço a vossa atenção. Com os melhores cumprimentos,
eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Deficiência ao longo da História

#187294 | agp | 07 mar 2008 16:32 | Em resposta a: #187261

Caro Eduardo Domingues

Posso adiantar que já encontrei, por exemplo, "avariado das ideias", "demente", "cego", "criatura de Deus", o "seis dedos" e também "coxo".

Da maioria não tirei notas. O "Seis Dedos" que referi era do Rosmaninhal, meu avoengo e do confrade Carlos Machado:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=319217

Cumprimentos,

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Deficiência ao longo da História

#187380 | Vieira-SimõesIII | 08 mar 2008 10:11 | Em resposta a: #187261

Recordo-me de já ter lido uma referencia a "pessoa demente".

Cmpts
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Deficiência ao longo da História

#187436 | DAlmeida | 08 mar 2008 18:12 | Em resposta a: #187261

Deficiências , aqui não, mas :

A minha avó paterna teve gémeos por duas vezes , já no séc.XX. - Nenhum dos filhos ou netos teve.
Mas
Ao pesquisar esse ramo da minha família, verifiquei que a freguesia a que ela pertenceu, foi aquela em que encontrei muitos casos de gémeos - é Salvada, conc. Beja.

Tenho encontrado de facto alguns nomes do tipo que pretende mas levarei tempo a procurar nos meus apontamentos.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Deficiência ao longo da História

#187444 | judiaria | 08 mar 2008 18:58 | Em resposta a: #187436

Caro confrade

Já encontrei frases como "O gaiato", "o Velho", "o moço", "carpideira", "manquinho", "faleceu F. que estivera passado da ideia", " o marreco ", "o corcundinha", "o esguio", " o perneta", "cego de nascença", "o mudo", "o gago", "a maneta", "o sangrador", "o almocreve do povo", "o manchado", "mulher parda de nascença", "homem sem dedos". etc


mas isto nas pesquisasa na Torre do Tombo relativas à area do algarve.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 15:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen