Apelido Cebolinho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Apelido Cebolinho

#187297 | mimcbazan | 07 mar 2008 16:55

Gostaria de saber se alguém me pode ajudar àcerca do apelido Cebolinho. Tenho ascendentes com esse apelido naturais de Santo Aleixo da Restauração, Safara, Moura, Serpa.

Obrigada
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Cebolinho

#194251 | PMVMAC | 25 abr 2008 19:11 | Em resposta a: #187297

Boa tarde!

Na região de Monsaraz existiu uma família que usou o apelido Cebolinho pelo menos desde o séc. XVII. Eram lavradores da Herdade dos Cebolinhos.
Dada a proximidade geográfica, existe a possibilidade de se tratar da mesma família.
Cumprimentos,
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Cebolinho

#194307 | mimcbazan | 26 abr 2008 12:07 | Em resposta a: #194251

Bom dia Pedro,

Agradeço a informação, vou tentar encontrar algo mais. Por acaso não tem conhecimento onde possa pesquizar os dados relativos a essa tal Herdade dos Cebolinhos? Talvez o arquivo de Évora seja uma hipótese...
Mais uma vez lhe agradeço e a mais alguém que me possa auxíliar neste tema.
Maria Bação

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Cebolinho

#194315 | PMVMAC | 26 abr 2008 13:55 | Em resposta a: #194307

Bom dia Maria,

A Herdade sei que faz parte da freguesia de S. Marcos do Campo.
Estes Cebolinhos que falo viveram nessa zona pelo menos até ao sec XVIII.
Eu descendo do casal Capt Manços Mendes Canhão e Domingas josefa Cebolinho.
Este Manços foi FSO por isso revelou-se fácil investigar este ramo.
Vejo que a Maria é Bação, nome também muito caracteristico daquela região alentejana. Tenho também alguns dados de pessoas desse apelido.
Se quiser adiantar algum dado dos seus Cebolinhos ou Bações talvez a possa ajudar.

Cumprimentos,
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Cebolinho

#194322 | mimcbazan | 26 abr 2008 14:40 | Em resposta a: #194315

Boa tarde Pedro,

Eu sou uma curiosa na matéria, infelizmente e muito tempo para estas pesquisas. Da parte dos Cebolinhos (apelido que também possuo) tenho elementos até um José Francisco Caeiro Cebolinho, nascido 22/12/1802, em Serpa, fº de Marcos Caeiro (Cebolinho) e de Barbara Gertrudes, naturais de Serpa, neto paterno de Francisco George Bayão e de Antónia Maria Caeira, também naturais de Serpa.
O meu bisavô (pela parte materna) foi Sargento João Jorge Cebolinho, natural de Santo Aleixo da Restauração.
Quanto à parte dos Bações, tenho dados até Joaquim Bação, nascido 22/2/1807, na freguesia de S.Brás-Granja, fº de António Luis Bação e de Maria da Roza, neto paterno de Jozé Luis e de Isabel Ramalha, todos naturais da freguesia de S.Brás-Granja.
Agradeço imenso a sua atenção e ajuda nesta matéria.
Se preferir contactar-me directamente o meu e-mail é mimcbazan@hotmail.com.
Com os meus cumprimentos,
Maria Bação

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Cebolinho

#194362 | Conde | 27 abr 2008 10:30 | Em resposta a: #194322

Os Condes Da Esperança são Cebolinho Barahona. Veja em pessoas, sff.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Cebolinho

#194365 | mimcbazan | 27 abr 2008 11:55 | Em resposta a: #194362

Caro Conde,

Agradeço a informação. Vou tentar saber até que ponto estão ou não aparentados com a minha família.

Cumprimentos
Maria Bação

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Cebolinho

#196336 | mimcbazan | 14 mai 2008 10:54 | Em resposta a: #194315

Caro Pedro,

Aguardo com expectativa mais informações que possa ter àcerca dos Cebolinhos e Bação.

Até breve
Maria Bação

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Cebolinho

#202278 | mimcbazan | 04 jul 2008 14:40 | Em resposta a: #194315

Caro Pedro,

Continuo a aguardar a sua ajuda em relação aos Cebolinhos e Bação.

Cumprimentos
Maria Bação

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Cebolinho

#202306 | PMVMAC | 04 jul 2008 22:39 | Em resposta a: #202278

Cara Maria,

Não sei em que posso ser-lhe útil, uma vez que desconheço a relação entre os seus Cebolinhos e Bações aqueles que tenho encontrado, ainda que, provavelmente, provenham de um tronco comum. Talvez tendo referência âs últimas gerações que conseguiu descobrir, possa adiantar mais alguma coisa.
Cumprimentos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Cebolinho

#202347 | mimcbazan | 05 jul 2008 19:23 | Em resposta a: #202306

Boa tarde Pedro,

Dos Bação o que tenho remonta a um António Luis Bação, * em 1772 (Granja), fº de José ou Jorge Luis e de Isabel Ramalha (ambos da Granja), neto paterno de Manoel Luis Godinho (Luz) e Maria da Rosa (Moura) e materno de Manoel Luis Ramalho e Francisca Rodrigues (ambos da Granja), cc Maria da Rosa, * 1773 (Granja), fª de Manoel Roiz Antunes e Josefa MAria (ambos da Granja). Não sei de onde vem o apelido Bação deste António, uma vez que os pais não o possuem.
Dos Cebolinhos tenho um José Francisco Caeiro Cebolinho, * 1802 (Stª Mª Serpa), fº de Marcos Caeiro Cebolinho e Bárbara Gertrudes (ambos de Serpa), neto paterno de Francisco George Bayão (Serpa) e Antónia Maria Caeira (Vila de Frades) e materno de Francisco Roiz Cattaluna e Maria da Rosa (ambos de Serpa), cc Gertrudes Raquel da Graça, * 1806 (Coruche), fª de Joaquim António-exposto (Lisboa) e Joaquina Maria (Coruche). Deste Marcos ainda aguardo RP de Beja (tem demorado algum tempo!).
Pode ser que haja alguma ligação com os que tem encontrado...

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Cebolinho

#202374 | PMVMAC | 06 jul 2008 00:30 | Em resposta a: #202347

Cara Maria,

Aparentemente, pelo que me diz, acredito que o apelido Cebolinho venha através da Antónioa Maria Caeiro, de Vila de Frades. Como lhe disse os dados que disponho sobre Cebolinhos circunscrevem-se à região de Reguengos / Évora, mas parece-me que há alguma coisa sobre essa zona de Vila de Frades, certamente aparentados com os Cebolinho de Barahona que viviam em Cuba.
Tente saber a filiação da Antónia!
Dos Bação nunca investiguei, apenas me cruzei com eles por causa deste casamento:
ISABEL MARIA BAÇÃO, natural da Granja e filha de António Luís Bação e de sua mulher Maria Rosa. Casou com JOSÉ TEODORO ROSADO GIÃO, c.g.
Como padrinho dos filhos do casal surge algumas vezes João António Bação, proprietário.
Um filha do segundo casamento de José Teodoro, com Vitória Gomes, chamada Apolónia Rosado Gião, n. Granja 188, casou em 1908 com António Bação.
Parece-me que aquela Isabel Maria Bação é filha do António Luís e da Maria da Rosa que menciona.

Cumprimentos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Cebolinho

#202405 | mimcbazan | 06 jul 2008 14:12 | Em resposta a: #202374

Boa tarde Pedro,

Relativamente à Antónia ainda aguardo o RP do filho Marcos para ver quem seriam os pais dela. Vamos ver se o arquivo de Beja o encontra. Mal saiba mais alguma coisa a este respeito comunico.
Dos Bação, será que me podia facultar uma cópia dessa Isabel Maria Bação ? (se tiver digitalizado será mais fácil)
O meu e-mail é mimcbazan@hotmail.com
Uma vez mais agradeço a sua ajuda,

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 23:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen