Informações sobre família Conceição Cavaco

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

informações sobre familia conceição cavaco

#187337 | crcavaco | 07 mar 2008 21:02

Procuro informações sobre famila cavaco ou conceição cavaco de loulé? bouliqueime? o meu avô foi para Moçambique e ficou sem ligação com a familia no Algarve. Alguém me poderá ajudar?
Muito obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre familia conceição cavaco

#187342 | LProjecto | 07 mar 2008 21:26 | Em resposta a: #187337

Cara(o) Partipante,

Já pensou em pedir ajuda, nessa sua empreitada, ao Senhor Presidente da República?

Bem, espero que não me leve a mal, trata-se apenas de uma sugestão...

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: informações sobre familia conceição cavaco

#187349 | crcavaco | 07 mar 2008 22:05 | Em resposta a: #187342

Caro Luis Projecto Calhau,

Bem, de facto é uma possibilidade. O meu pai era muitissimo parecido com o nosso presidente. A questão é, por onde devo começar? e tenho que ir aos sitios para ter acesso a documentação ou é possível fazê-lo através da internet?

Cumprimentos,

C. Cavaco

Resposta

Link directo:

RE: informações cavaco salir

#187417 | crcavaco | 08 mar 2008 15:55 | Em resposta a: #187349

Boa tarde,

Acabo de encontrar um assento de nascimento do meu pai no meio de papéis de património e vejo que o meu avô se chamava Manuel Cavaco e nasceu em Salir, Loulé, e a minha avó Ermelinda da Conceição cavaco, nascida em Alvaiazere. Fiz uma busca e descobri que Alvaiazere se encontra na zona Centro. No mesmo assento vem o nome do avô do meu pai ou seja do meu bisavô Sebastião Cavaco e de sua esposa Maria Guerreira (?).

Haverá por aqui pessoas ligadas a estas familias?

Cumprimentos

C. Cavaco

Resposta

Link directo:

RE: informações Sebastião Cavaco de Salir

#187484 | Jpteixeira | 08 mar 2008 23:04 | Em resposta a: #187417

Cara Cristina:

Sebastião Cavaco casou com Maria Domingas (Guerreiro) na data de 23-09-1869 (registo nº44 do livro de casamentos do ano de 1869). O casal teve um filho, Manuel, o qual nasceu a 19-01-1885, mas não sei se será este Manuel o seu avô. Sei ainda que o casal morava no sítio da Pena, freguesia de Salir e que teve uma outra filha, Catarina, a qual faleceu na data de 16-06-1900 com 7 anos de idade (registo nº52 do livro misto de 1900).
Sebastião Cavaco era natural do sítio das Barrosas, filho de Francisco Cavaco e de Domingas Gonçalves, os quais casaram na data de 23-01-1850.
Maria Guerreiro era natural do sítio da Pena filha de José João e de Maria Domingos.
Para ter uma informação mais precisa deverá pedir uma certidão (não autenticada) do casamento do seu avô Manuel com a sua avó Ermelinda. Nessa certidão constam inúmeras informações tais como a idade dos noivos, o nome dos seus pais e dos seus avós e provavelmente encontrará a data do óbito do seu avô e da sua avó. O casamento deveria ter ocorrido na freguesia da noiva, Alvaiázere, que julgo ser um Concelho e, portanto, com Conservatória do registo Civil que é justamente o local onde deve pedir tal certidão.
Se o seu bisavô for o Sebastião Cavaco que julgo, tenho muito mais informação de 1850 para trás, que terei todo o prazer em lhe disponibilizar, se o pretender.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: informações Sebastião Cavaco de Salir

#187496 | crcavaco | 08 mar 2008 23:42 | Em resposta a: #187484

Caro Júlio Sousa,


Nem sei como lhe agradecer, não tenho palavras!
Também não sei se será o meu avô, nas minhas contas ele devia ter nascido por volta de 1900. Por outro lado o nome da avó do meu pai seria Maria Guerreira e não Maria Guerreiro ou será a mesma coisa?
Quanto à certidão de casamento, o meu avô casou com a minha avó em Lourenço Marques e ambos morreram jovens deixando três filhos pequenos. É também aí que tenho dúvidas nas datas, mas talvez ele fosse mais velho do que todos pensavam (sempre ouvi dizer que ele tinha cerca de 30 anos quando morreu).
Dado que se casaram em Lourenço Marques não sei bem onde pedir a Certidão de Csamento.

Muitissimo obrigada pela preciosa ajuda.

Cristina

Resposta

Link directo:

RE: informações Sebastião Cavaco de Salir

#187507 | Jpteixeira | 09 mar 2008 01:22 | Em resposta a: #187496

Cara Cristina:

Dos dados que lhe deixei na mensagem anterior, há uns que tenho a certeza que estão correctos e outros que não tenho assim tanta certeza. Passo-me a explicar: o apelido Cavaco era naquela data (e continua a ser) muito frequente em Salir. Acresce que a Paróquia chama-se S. Sebastião de Salir, ou seja, como o padroeiro era S. Sebastião, o nome Sebastião também era muito frequente. Desta forma, a junção do nome Sebastião com o apelido Cavaco era também muito frequente, razão pela qual tenho 4 pessoas "Sebastião Cavaco" moradoras em sítios diferentes da freguesia e também com ascendentes diferentes.
Das certezas que tenho, a partir dos dados que lançou, posso-lhe garantir que o seu Bisavô é Sebastião Cavaco o qual casou com Maria Guerreira (ou Guerreiro, tanto faz) antes de 1885 e que teve, pelo menos 4 filhos: Manuel (n. 19-01-1885), Maria (n. 04-01-1888), Catarina (n. em 1892/93 e Virgínia (n. em 1900).
Está confirmado que este Sebastião Cavaco é filho de Francisco Cavaco e de Domingas Gonçalves.
No que tenho dúvidas é se este Sebastião Cavaco casou na data de 26-05-1869 ou entre esta data e o ano de 1885. Isto porque o seu bisavô, Sebastião, nasceu cerca de 1854 e em 1869 tinha apenas 15 anos, parecendo-me pouco provável que seja o mesmo Sebastião que casou em 1869.
Só a leitura do registo de nascimento de Manuel (n. 19-01-1885) nos poderá elucidar mais alguma coisa. Como vou ao Arquivo distrital na 2ª feira, vou verificar tal registo e procurar um eventual casamento, cerca do ano de 1885.
Quanto ao facto de julgar que o seu avô nasceu cerca de 1900, pode ser assim, já que aquele Manuel, filho de Sebastião Cavaco e de Maria Guerreiro, poderia ter falecido ainda jovem e poderia ter nascido, mais tarde, um outro filho com o mesmo nome.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: informações Sebastião Cavaco de Salir

#187526 | crcavaco | 09 mar 2008 11:37 | Em resposta a: #187507

Caro Júlio Sousa,

Em primeiro, um agradecimento muito sincero. Muitissimo obrigada.
Vejo que é um grande conhecedor e investigador da região.
Há muito tempo que queria empreender esta pesquisa, porque de facto não sei nada sobre as origens da familia do lado paterno, e tudo o que me revelou ultrapassa laragamente todas as minhas expectativas.
Em relação às datas, de facto é dificil dizê-lo, mas vou contactar a minha tia, esposa do meu tio já falecido e irmão do meu pai, talvez ela tenha mais dados sobre a idade do meu avô aquando da sua morte. A única fotografia da familia que possuo mostra um homem que parece ainda jovem, mas que poderá ter 40 anos, a sua esposa (provávelmente bastante mais jovem) e os seus quatro filhos, com idades compreendidas entre os 2 e os 10 anos. Alguns anos mais tarde, os pais faleceram deixando três crianças orfãs (o irmão mais velho também faleceu).
O meu pai nasceu em 1928, o que quer dizer que o meu avô teria 43 anos quando ele nasceu, não é impossivel, embora não corresponda à ideia que tinha da idade dele. Assim, o nascimento em 1885 faria sentido.
Essa certidão de nascimento poderá então conter novas informações. Tenho a impressão de levantar a tampa de uma caixa mágica cheia de revelações. E tenho mesmo que ir a Salir, que não conheço, embora tenha passado muitas férias da minha infância em Albufeira.

Mais uma vez um muito obrigada,

Cristina

Resposta

Link directo:

RE: informações Sebastião Cavaco de Salir

#188020 | crcavaco | 12 mar 2008 19:33 | Em resposta a: #187507

Caro Júlio Sousa,

Cá estou eu outra vez para saber se por acaso terá mais novidades sobre Sebastião e Manuel Cavaco. A minha tia confirma (olhando para as fotografias que possui) que de facto ele poderia ser mais velho do que a sua esposa e nesse caso as datas coincidiriam.
Muito obrigada.

Cumprimentos,

Cristina

Resposta

Link directo:

RE: informações Sebastião Cavaco de Salir

#188026 | Jpteixeira | 12 mar 2008 20:43 | Em resposta a: #188020

Cara Cristina:

Efectivamente tenho mais informações sobre o casal Sebastião Cavaco e Maria Guerreira. Casaram no dia 11 de Maio de 1881 na Paróquia de Salir, ele com 30 anos, natural das Barrosas e ela com 24, natural da Pena de Baixo. Casamento nº14 daquele ano. Os sítios mencionados pertencem à freguesia de Salir.
Os pais de Sebastião Cavaco são Francisco Cavaco e Domingas Gonçalves e os de Maria Guerreira são José Rodrigues e Maria Guerreira. No entanto, nos registos de baptismo dos filhos daquele casal, aparecem os nomes dos avós maternos como José João e Maria Domingos.
Das pesquisas que fiz, encontrei os seguintes filhos do casal Sebastião Cavaco e Maria Guerreira:

1- Maria, nascida (n.) a 10-01-1882 e baptizada (b.) a 25-01-1882, que mais tarde, com o nome de Maria Guerreira, casou com Joaquim Guerreiro de 38 anos, n. de Alte, filho de Manuel Guerreiro e de Catarina de Jesus. O casamento foi celebrado na paróquia de Salir na data de 27-04-1910, tendo sido dissolvido por óbito de Joaquim Guerreiro falecido (f.) em Alte a 07-06-1944.
Maria Guerreiro faleceu na data de 11-01-1961.

2- Francisca, n. a 24-10-1883 e b. a 12-11-1883 ( não há anotações deste registo).

3- Manuel, n. a 19-01-1885 e b. a 05-02-1885 (não há anotações deste registo).

4- Maria, n. a 04-01-1888 e b. a 19-01-1888 . Com o nome de Maria da Piedade Cavaco casou com António Viegas a 03-02-1921, no Registo Civil de Loulé ( assento nº39). Maria da Piedade Cavaco faleceu na freguesia de Salir a 2-10-1978 (assento nº374)

5- Catarina nasceu cerca de 1892/1893 ( ainda não fiz pesquisa deste baptismo). Contudo, já pesquisei os óbitos do ano de 1900 tendo registado que Catarina Faleceu a 16-06-1900, com 7 anos de idade.

6- Antónia, n. a 24-01-1899 e b. 08-02-1899 (não há anotações deste registo).

7- Virgínia, nasceu em finais de 1900 ou no princípio do ano de 1901. Nos óbitos que pesquisei referentes ao ano de 1901, consta o nome de Virgínia falecida a 28-02-1901 com 2 meses de idade.

Livros de Baptismos que não verifiquei: anos de 1886, 1889 e seguintes até 1898.
Se houve um outro filho com o nome de Manuel, situação que não é de excluir, já verifiquei que não nasceu nos anos de 1899, 1900 e 1901.
Da próxima vez que for ao Arquivo Distrital de Faro logo tentarei pesquisar os outros anos.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: informações Sebastião Cavaco de Salir

#188031 | crcavaco | 12 mar 2008 21:48 | Em resposta a: #188026

Caro Júlio Sousa,

Mais uma vez muito muito obrigada.
Essas informações deixam-me perplexa, e quereriam dizer que na verdade pelo menos uma das irmãs de Manuel viveu até há relativamente pouco tempo; na verdade isso é incrivel!
Como é que poderei saber se esse Manuel Cavaco viajou para Lourenço Marques e lá terminou os seus dias? isso não deveria constar na certidão de nascimento do próprio (refiro-me ao óbito)?
Vou-lhe deixar o meu e.mail porque há questões que gostaria de lhe colocar, se não considerar que estou a abusar do seu tempo, competências e generosidade. Aqui vai crcavacoarrobasapotpontopt.

Cumprimentos
Cristina Cavaco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 mai 2024, 04:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen