Família Fogaça- Aljezur

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Fogaça- Aljezur

#187351 | Pedro Fogaça | 07 mar 2008 22:34

Meus amigos,


Romeu Delfim Crato Fogaça era filho de Carlos Crato Simões Fogaça. Por sua vez este Carlos tinha um Irmão- Florival Crato Simões Fogaça.

Romeu Delfim Crato Fogaça nasceu em Monte Clérigo-Aljezur. Segundo informação de um familiar meu. Florival terá nascido em Lagos.

* Existe uma possivel dúvida se terá nascido em Monte Clérigo ou Aljezur.
De qualquer maneira viveu nesta propriedade.

Gostaria de tentar ter uma ajuda para realizar uma "ponte" que seria saber: Quem foram os Pais de Carlos Crato Simões Fogaça e Florival Crato Simões Fogaça.
E já agora, o seu local de nascimento.


Com os melhores cumprimentos


Pedro Fogaça

Resposta

Link directo:

RE: Família Fogaça- Aljezur

#187586 | jvaldeira | 09 mar 2008 21:56 | Em resposta a: #187351

Caro Pedro Fogaça

Já lhe respondi no outro tópico. Tenho alguma informação relativa a diversos Fogaça de Odeceixe e Aljezur que se encontra no tópico dos Fogaça de Odemira pois estão todos ligados.

Com os dados que envia não consigo identificar ninguém até porque não indica datas! :)
De qualque forma se tiverem vindo de Lagos, o que é possível pois também por lá existiam Fogaça, podem não estar ligados aos que eu estudei; pelo menos em períodos mais recentes.
Tem de investigar um pouco mais e deixar aqui os dados. Certamente alguém o ajudará a fazer a ligação dos seus Fogaça a alguns que já se encontrem estudados.

Cumprimentos e boa sorte
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Fogaça- Aljezur

#187739 | Pedro Fogaça | 10 mar 2008 20:53 | Em resposta a: #187586

Caro J. Valdeira


Ora cá vai o que sei até à data: Carlos Crato Simões Fogaça é Pai de:

Romeu Delfim do crato Fogaça (meu Avô)

Nascido em Aljezur em 21.12.1895 (talvez Lagos, mas é a informação que tenho. Também tenho uma inf. não confirmada de que poderá ter nascido em Aljezur mais concretamente em Monte Clérigo).

Romeu Delfim casou com: Alice Pinto Pereira, nascida em Monchique.
Eram seus Pais: Valério? António Pereira e Mariana Victória de Freitas Pinto esta, também nascida em Monchique.


Ora a "ponte" que ando a tentar é a seguinte: Carlos Crato Simões Fogaça aparentemente tinha um irmão: Florival Crato Simões Fogaça.
Se assim for, a minha questão é: Quem seriam os Pais de Florival e Carlos Crato Simões Fogaça?

Cumprimentos


Pedro Fogaça ( um novato )

Resposta

Link directo:

RE: Família Fogaça- Aljezur

#187866 | jvaldeira | 11 mar 2008 19:32 | Em resposta a: #187739

Caro Pedro Fogaça

Se obtiver o registo de baptismo do seu avô (no Arquivo Distrital de Faro, quer ele seja de Aljuzer quer seja de Lagos) e poderá esclarecer quem eram os pais onde casaram e onde nasceram e quem eram os avós.
A seguir consulta o casamento do pais... a seguir o baptismo dos mesmos... e assim sucessivamente.
E mais tarde ou mais cedo vai ver que encontra nomes que de gente que alguém aqui do Forum já estudou.

Boa sorte
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Fogaça- Aljezur

#187872 | Pedro Fogaça | 11 mar 2008 20:22 | Em resposta a: #187866

Caro J.Valdeira


Desde já lhe agradeço.


Cumprimentos


Pedro Fogaça

Resposta

Link directo:

RE: Família Fogaça- Aljezur

#193222 | Pedro Fogaça | 19 abr 2008 20:46 | Em resposta a: #187351

Caro J Valdeira,


Acabei de saber junto de um filho de Florival Crato Simões Fogaça o seguinte:

Este Florival Foi para Moçambique, Nova Lisboa, era Capitão e por lá morreu creio em 1949

Nasceu em:

Lagos, Stª Maria a 11.08.1894 eram seus pais: Inácio Crato Simões Fogaça.
E Sofia Clementina Sousa.

Agora continuo na dúvida se Carlos Crato Simões Fogaça era seu Irmão. Tudo lava a crer que sim. Mas...

Na Certidão de nascimento de Romeu Delfim do Crato Fogaça, (filho de Carlos Crato) ainda aparece como testemunha, uma Maria Crato Simões Fogaça.

Cumprimentos

Pedro Fogaça

Resposta

Link directo:

RE: Família Fogaça- Aljezur

#193594 | Pedro Fogaça | 21 abr 2008 20:05 | Em resposta a: #187586

Caro J. Valdeira,


já viu minha ultima mensagem aqui?


Hoje consegui descobrir por familiares que: Inácio Crato Simões Fogaça, nasceu em Lagos.

Era casado com: D. Sofia Clementina Sousa Castelo Branco, possívelmente nascida em Lagos ou Aljezur.

Se tiver alguma informação em relação a D. Sofia. Agradeço.


Com os melhores cumprimentos

Pedro Fogaça

Resposta

Link directo:

RE: Família Fogaça- Aljezur

#193648 | jvaldeira | 22 abr 2008 00:05 | Em resposta a: #193594

Caro Pedro Fogaça,

Vi realmente a sua mensagem. Por enquanto não tenho nada que ligue a nenhuma informação de que disponho. Sei que existem diversos ramos de Fogaças na região, incluindo alguns que segundo Ataíde de Oliveira alguns adoptaram o apelido de um padrinho. Na monografia de Alvor ele fala de alguns dos descendentes lacobrigenses de José Pedro Fogaça (+ 1837) que foi Juiz de Fora de Lagoa e cuja justiça se tornou proverbial.
Tem que investigar um pouco mais... o tema é fascinante mas é preciso pesquisar!

Cumprimentos
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Fogaça- Aljezur

#193653 | Pedro Fogaça | 22 abr 2008 00:28 | Em resposta a: #193648

Caro J.Valdeira,


Mais uma vez lhe agradeço.

Cumprimentos
Pedro Fogaça

Resposta

Link directo:

RE: Família Fogaça- Aljezur

#194021 | melisa | 23 abr 2008 21:50 | Em resposta a: #193222

Caro Pedro Fogaça

Como não sei se viu a minha mensagem no tópico "Odemira -Oliveira Fogaça e Afilhado", vou transcrevê-la, aproveitando para acrescentar alguns dados:

" O capitão Rosendo José Fogaça era natural da Mexilhoeira Grande, fº de Simão Barroso e Maria Fogaça, neto paterno de António Dias Barroso e Maria Bota, moradores na Mexilhoeira Grande e neto materno de Manuel Gomes Fogaça, natural de Setubal, e Juliana Queirós ou Maria de Queirós (conforme consta no seu óbito em 1722).

Casou a primeira vez na Mexilhoeira Grande a 11/6/1776 com Isabel Duarte Marreiros, fª de João Marreiros, de Lagos e de s/m.er Branca da Conceição,da Mex Grande, neta paterna de Braz Marreiros e Isabel Gonçalves e neta materna de Gregório Lourenço Farias e Apolónia da Silva.

Casou 2ª vez com Escolástica Maria Bernarda em Alvor a 8/6/1779, filha de Francisco Guerreiro Raposo e Brito, natural de Mx e Mariana Angélica das Neves ou de Sousa, natural de Alvor, neta paterna do captitão Isidoro Guerreiro Raposo e Brito,natural de Ourique e de s/m.er Maria Varela Santos (filha do FSO Manuel Dias Varela referido em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=193098#lista)
moradores em Monchique

Neta materna do Alferes José de Sousa Costa ,de Alvor e de s/ 2ª mulher Josefa das Neves e Freitas, natural de Pera."


Em complemento à minha nota acima, refiro que uma irmã de Rosendo José Fogaça , de seu nome Juliana Fogaça Correia casou na Mexilhoeira Grande a 22/10/1749 com o Alferes ,depois capitão Miguel Crato Monteiro de Barbuda , viúvo de Leonor de Oliveira Fogaça (com quem casara a 12/4/1722 em Odeceixe,sendo ela filha de Luís Camacho de Barbuda e Catarina Velha de Oliveira Fogaça, moradores em Monchique) e filho do Sargento –mor Pedro Monteiro de Barbuda e Maria Portela de Oliveira Cabral., que foram moradores em Odeceixe e Ajezur.

Este casal foi pai entre outros de José de Oliveira Fogaça que casou a 5/8/1794 em Alvor com Filipa Rosa Guereiro Varela irmã da 2ª mulher do capitão Rosendo José Fogaça.

Assim os nomes Crato e Fogaça aparecem aliados quer no primeiro quer no 2º casamento do Capitão Miguel Crato Monteiro de Barbuda, estando convencida que relativamente aos Fogaça a origem destas duas famílias não será a mesma.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Família Fogaça- Aljezur

#194024 | Pedro Fogaça | 23 abr 2008 22:01 | Em resposta a: #194021

Cara M.Elisa

Só um muito, muito obrigado.

Cumprimentos

Pedro Fogaça

Resposta

Link directo:

RE: Família Fogaça- Aljezur

#199262 | Pedro Fogaça | 04 jun 2008 23:21 | Em resposta a: #187739

Caros confrades,


Assento de casamento de:

Inácio Crato Simões Fogaça e Sofia Clementina de Sousa


Aos trinta dias do mês de Agosto do ano de mil oitocentos e noventa e três, nesta igreija parochial de Santa Maria da cidade e concelho de Lagos. Diocese de Aljezur na minha presença compareceram os nubantes Inácio Crato Simões Fogaça e Dona Sophia Clementina de Sousa, os quais sei serem os proprios, com mandato de recbimento de Excelentissmo e Reverendissimo Senhor Arcebispo- desta diocese, Domk António Mendes Bello que os dispensou de proclamações e sem indeferimento algum comonico ou civil para o casamento: Ele de idade de trinta anos, solteiro, primeiro sargento do regimento de infantaria numero dezasete, natural da Freguesia de Aljezur, concelho do mesmo nome, desra diosece e na mesma batizado, ao presenta aina moraor nesta de Santa Maria, filho de legitimo de Francisco Crato de Oliveira Fogaça proprietario, natural da mesma fregusia de Aljezur e Dona Francisca JOsephina Simões, natural da freguesia de São Teotónio, concelho de Odemira, Brejão de Beja: E ella de idade de desasete anos, solteira i de profissão doméstica, natural e baptizada nesta freguesia, ,moradora na mesma rua do Castello, filha ilegítima de Dona Isabel Rita de Sousa Castello Branco natural desta mesma freguesia, proprietária, solteira e de paiincognito, os quais nubantes se receberam por marido e mulher, tendo do me previamente sido apresentado documentos por escrito e comsentimento da mãe da menor, em matrimonio, precedendo em todo este acto comforme a santa madre igreija, cattolica apostolica, romana. Foram testemunhas presentes, que sei serem os proprios, Adelino Cândido Ferreira Brak Lamy, casado, capitão do regimento de infantaria quinse, morador na Rua Direita desta fregusia e Joaquim Cândido Correia, casado tenente do mesmo regimento, morador na Rua de Santo António desta freguesia. E para constar lavrei em duplicado este assento que, depois de lido e conferido perante os congues e testemunhas com todos assino.

O cônjugue Inácio Crato Simões Fogaça
A cônjugue Sofia Clementina de Sousa

A testemunha Adelino Ferreira Brak lamy
A testemunha Joaquim Cândido Cosme

O........... José Joaquim Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Família Fogaça- Aljezur

#199272 | Pedro Fogaça | 05 jun 2008 00:06 | Em resposta a: #199262

Assento de nascimento de: Florival Crato Simões Fogaça, filho de Inácio Crato Simões Fogaça e de Sofia Clementina de Sousa.


Aos vinte e três dias de Fevreiro do ano de mil oitcentos e noventa e cinco, nesta igreija matriz e parochial de Santa Maria da cidade e concelho de Lagos, diocese de Aljezur,........? de Sua Ecellencia o SEnhor Arcebispo Bispo, baptisei solenemente um indevíduo do sexo masculino a quem dei o nome de Florival que nasceu nesta freguesia às cinco horas da tarde do dia onse do mes de agosto do ano de mil oitocentos e noventa e quatro filho legitimo de primeiro de......,? Inácio Crato Simões Fogaça, primeiro sargento d infantaria dezasete, natural da freguesia de Aljezur, concelho do mesmo nome, porta .......? e de Dona Sofia Clementina de Sousa, de......? doméstica, natural destadesta freguesia de Santa Maria, onde se receberam e são .......,? moradores na Rua de Santa Barbara neto paterno de Francisco Crato de Oliveira Fogaça e Dona Josepina Simôes, materno de avô incognito e Dona Isabel Rita de Sousa Castello-Branco Foi padrinho José Antonio Padesca Brak Lamy. Solteiro, esta ainda, representado por um bastante procurador, José Marcelino ......? casado, major reformado morador na Rua Direita desta freguesia, e madrinha Dona Maria Francisca Padesca Brak Lamy, solteira, filha-familias, residente na dita Rua Direita os quais sei serem os proprios. E para constar lavrei em duplicado este assento que depois de ser lido e comfirmado perante.....? e madrinhas,.................?

José Marcelino
Maria Francisca Padesca Brak-Lamy

O Prior....... José Joaquim Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Família Fogaça- Aljezur

#199274 | Pedro Fogaça | 05 jun 2008 00:23 | Em resposta a: #199272

Queria dizer: Maria Francisca Tadesca Brak-Lamy e José António Tadesca Brak Lamy

Pedro Fogaça

Resposta

Link directo:

RE Fogaça- Aljezur/ Brak-lamy/Caste

#219151 | Pedro Fogaça | 21 jan 2009 20:16 | Em resposta a: #193594

Assento de nascimento de: Florival Crato Simões Fogaça.


Filho de Inácio Crato Simões Fogaça e Sofia Clementina de Sousa Castelo Branco


Natural da freguesia de Santa Maria, Concelho de Lagos, com o reg. nº 19


Os vinte e três dia do mês de Janeiro do Ano de Mil oitocentos e noventa e cinco, nesta Igreija Matriz e parachial Santa Maria e cidade de Lagos, diocese de Aljezur,.....Sua Ex o Senhor Arcebispo, batizei solenemente um individuo do sexo masculino a quem dei o nome de Florival e que nasceu nesta freguesia às cinco horas da tarde do M~es de Agosto do ano de mil oitocentos e noventa e quatro filho legitimo de Inácio Crato Simões Fogaça, primeiro sargento de infantaria dezasete, natural da fregusia de D`Aljezur Concelho do mesmo nome, desta diocese e de Dona Sophia Clementina de Sousa, de ocupação domestica, natural desta freguesia de Santa Maria, onde se receberam e são..... moradores da Rua Santa Barbara neto Paterno de Francisco Crato de Oliveira Fogaça e Dona Francisca Josefha? Simões, materno de pai incógnito e Dona Isabel Rita de Sousa Castello-Branco. Foi padrinho José António Padesca Brak-Lamy. Solteiro sendo ainda reprensentado por.........José Marcelino Villarinho?? casado, major reformado morador na Rua Direita desta freguesia e madrinha Dona Maria Francisca Tadesca Brak-Lamy Solteira, filha familias, residente na dita Rua Direita os quais sei serem os próprios........em duplicado este assento será lido e conferido ..... do padrinho e madrinha.........


José Marcelino.....
Maria Francisca Tadesca Brak-Lamy

O Prior ......José Joaquim Neves.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 00:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen