Conferência "ADN e Genealogia"

Este tópico está classificado nas salas: Genética | Eventos

Conferência "ADN e Genealogia"

#187761 | FIGUEIRA | 11 mar 2008 00:33

Boa noite!

No próximo dia 15 de Março de 2008, Sábado, às 18:00, irá decorrer no Auditório da Universidade Autónoma de Lisboa, sita no Palácio dos Condes do Redondo (Rua de Santa Marta, 56, em Lisboa, perto do Marquês de Pombal) uma conferência promovida pela Associação Portuguesa de Genealogia subordinada ao tema

"ADN e Genealogia: - a GENÉTICA aplicada à investigação GENEALÓGICA"

sendo orador o Dr. José Carlos Soares Machado,
Presidente da Associação Portuguesa de Genealogia;
e contando com a presença da Prof.ª Doutora Maria do Carmo Fonseca,
do Instituto de Medicina Biomolecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

A entrada é livre.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

Conferência "ADN e Genealogia"

#187767 | Lourval | 11 mar 2008 02:26 | Em resposta a: #187761

Caro Nuno Figueira,

Boa notícia. Eu ainda vou realizar tal estudo em minha família. Estou esperando uma melhor oportunidade, já que envolve custos.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Conferência "ADN e Genealogia"

#187874 | JCC | 11 mar 2008 20:37 | Em resposta a: #187767

.

Resposta

Link directo:

RE: Conferência "ADN e Genealogia"

#188013 | JCALD | 12 mar 2008 18:37 | Em resposta a: #187761

...

Resposta

Link directo:

RE: Conferência "ADN e Genealogia"

#188076 | zehelmer | 13 mar 2008 04:38 | Em resposta a: #188013

Vou avisar o FMarrafa!

Resposta

Link directo:

RE: Conferência "ADN e Genealogia"

#188246 | FIGUEIRA | 14 mar 2008 00:00 | Em resposta a: #188013

...

Resposta

Link directo:

RE: Conferência "ADN e Genealogia"

#188361 | FIGUEIRA | 14 mar 2008 21:41 | Em resposta a: #188246

É já amanhã!

Resposta

Link directo:

RE: Conferência "ADN e Genealogia"

#188412 | JCALD | 15 mar 2008 01:59 | Em resposta a: #188361

...

Resposta

Link directo:

RE: Conferência "ADN e Genealogia"

#189371 | seccaria | 24 mar 2008 10:54 | Em resposta a: #187761

Bem haja quem organizou esta conferência.
Estive presente e, pese embora já tivesse feito o ADN de parte da minha família, fiquei deslumbrada como este tema tão apaixonante foi exposto e explanado, pelas duas eminentes figuras, nele presentes.

Um contributo valioso para continuarmos, humildemente, empenhados em tentar a ajudar a desbravar esta àrea científica, sensibilizando pessoas menos atentas para este tema.
Pela minha parte estou tentando isso!


Cumprimentos
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Conferência "ADN e Genealogia"

#189506 | artur41 | 25 mar 2008 16:11 | Em resposta a: #189371

Caros Confrades,


Não tendo podido estar na Conferência por motivos de saúde, eu venho solicitar o favor de me enviarem(se possível...) o conteúdo da mesma.

Agradecido desde já.


Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares
arturcamisaoarrobanetcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Conferência "ADN e Genealogia"

#189549 | Conceicao | 25 mar 2008 21:28 | Em resposta a: #187761

Caros confrades, seria possivel por acaso dizer, se existe em portugal, depois de tal conferencia, algum site sobre pessoas portuguesas que ja tenham feito o ADN?
Eu por exemplo ja fiz, e seria muito interessante poder fazer comparacoes. E que tal, se aqui na GeneALL, o fizessem? Claro que para senhoras, so temos a possiblidade da parte matrilineal, ou seja mitronchondrial. Que dizem? Ja ha, ou nao ha? Obrigada, Bem Hajam... Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Conferência "ADN e Genealogia"

#189584 | hbanha | 26 mar 2008 08:47 | Em resposta a: #189549

Cara Confrade Conceição
Existe um site onde poderá observar os resultados dos testes de ADN que respeita aos portugueses donde quer que estejam ou dos seus descendentes.
Pode então aceder a Projecto de DNA de Portugal em http://www.ourfamilyorigins.com/portugal/dna.htm
Aí tambem pode juntar-se ao projecto do National Geografic onde existe um registo de todo o mundo das pessoas que aderiram ao projecto
Depois de se tornar membro poderá até ver as arvores genealógicas das pessoas que aderiram e que quiseram partilha-la.
Espero que tenha ajudado
Melhores cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Conferência "ADN e Genealogia"

#189620 | Conceicao | 26 mar 2008 13:31 | Em resposta a: #189584

Caro confrade H. Banha, o meu foi feito precisamente atravez do projecto de Genografia do National Geographic. Infelizmente, a pessoa que e quase como eu geneticamente falando, reside nos EUA no estado de Tennesse, e e de origem inglesa.
Ora eu sei, que em Tennessee, ha um grupo de pessoas chamadas melungeons, e que aparentemente sao descendentes de Portugueses. Residem estas pessoas, nos estados entre a Virginia e o Tennessee, e sao descendentes dos primeiros colonos, nao Ingleses das colonias estabelecidas na Virginia. Foram marginalizados por serem misturados, uns mais escuros, vindos de africa, outros de olhos azuis, etc. (Acontece que neste periodo historico, Portugal estava sobre o dominio Espanhol) Este grupo de pessoas refugiou-se nas montanhas entre estes estados Americanos. Se procurar Melungeons no google, encontrara informacao muito interessante.
Como a minha familia tenha sempre vivido na Europa, creio que esta senhora, nada tenha a ver com os melungeons, pois veio tambem da europa (Inglaterra).
Mas, e interessante, que nao seja ninguem de Portugal. A minha familia materna tem olhos azuis, embora eu nao tenha.
irei procurara e participar no site que tao gentilmente me enviou, que existe em Portugal, porque seria interessante encontrar mais pessoas com o meu ADN ou pareciadas.
Diga-me por favor, se em Portugal ja se faz muito os testes de ADN? Muito agradecida. M. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Conferência "ADN e Genealogia"

#189642 | hbanha | 26 mar 2008 16:01 | Em resposta a: #189620

Cara confrade M. Conceição
A questão que coloca relativamente à proximidade dos marcadores encontrados no teste não tem um significado muito importante, pois o numero de probabiidades é muito elevado. Só um dado absolutamente igual pode dar lugar a um ascendente comum próximo (na ordem das centenas ou milhares de anos).
Também eu encontrei neste site individuos que diferem dos meus marcadores em apenas um e no entanto são de diversas origens na Europa desde a Peninsula até aos Urais. Não encontrei nenhum igual e acredito que isso será muito dificil.
A probabilidade de através deste método de encontrar ascendentes comuns num espaço de uma duzia de gerações vai depender de cada vez mais pessoas entrarem no projecto.
Infelizmene os testes são ainda bastante dispendiosos e não é muito divulgado o projecto.
Não conheço em Portugal nenhuma organização que se dedique a esta questão, o meu teste foi feito através duma organização norte-americana denominada Family Tree DNA e depois aderi aos diversos grupos que fazem parte do projecto e também ao Projecto de DNA de Portugal.
Fico à sua disposição para qualquer outro esclarecimento dentro dos meus poucos conhecimentos sobre o assunto.
Melhores cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Conferência "ADN e Genealogia"

#189715 | Conceicao | 26 mar 2008 21:48 | Em resposta a: #189642

E pena no site que me indicou, nao se possa ctcr as pessoas indicadas directamente, somo no site do family tree. E um site interessante, mas nao seria melhor terem seguido os parametres dos outros sites ja existentes, para assim ser mais facil para buscas por pessoas de todo o mundo? Deveriamos sempre, de pelo menos tentar fazer ou melhor ou entao igual ao que se encontrou. Mas, esta e so a minha opiniao.
Infelizmente para mim, as minhas avos antepassadas, so teem registado os primeiros nomes. Assim, alem dos nomes dos pais (homens) nao sei os nomes das suas familias. Terei de fazer buscas em outras certidoes. Isto de genealogia torna-se muito complicado, pelo menos na minha familia. Cumprimentos e obnrigada pela ajuda. Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Conferência "ADN e Genealogia"

#196449 | tristaomel | 14 mai 2008 22:52 | Em resposta a: #187767

Caro Lourval

Hoje mesmo deparei com uma notícia acerca do ADN , numa publicação profissional que reza assim:

TESTES DE ADN QUE PERMITEM VERIFICAR A PATERNIDADE, SÃO JÁ DISPONIBILIZADOS NAS FARMACIAS AMERICANAS.

"RO Identigene", um laboratório americano, pôs à venda por 30 dólares, em 4.363 farmácias o "Rite Ald"- um exame de paternidade, através de saliva, que é depois enviado pelo correio para ser analisado, a um custo adiccional de 119 dólares.
Os resultados são devolvidos nos 3 a 5 dias seguintes, por carta, correio electronico
ou no site da internet. A empresa testou a venda, com êxito......durante 3 meses."A procura foi enorme, as vendas foram significativas e o Lab. Identigene foi inundado por pedidos de informação de pessoas que queriam encontrar o Kit", informou a empresa em comunicado.............................................
Os resultados destes testes vendidos sem receita médica não são, de qualquer forma, admitidos nos tribunais em caso de acção judicial. Para esse fim o preço ascende aos 400 dólares.
O mesmo tipo de amostra pode ainda ser utilizado para determinar a etnia ancestral
, o que nos EUA acaba por ser uma curiosidade comum e portanto mais uma forma de vender o produto .......................................... ETC ETC

Ainda não tive tempo para pesquisar na internete em "RO IDENTIGENE" e em"RITE ALD" !?...


P.Melo

Resposta

Link directo:

RE: Conferência "ADN e Genealogia"

#205065 | celafonso | 09 ago 2008 20:09 | Em resposta a: #189715

Há um site , onde pode inserir os resultados do seu t de ADN e fica a saber se há alguém com adn igual, claro que no universo dos utilizadores do site que se chama www.ancestry.com. Há outro site muito interessante, www.genetree.com, onde fiz o meu teste de Dna.
Espero ter ajudado alguma coisa
Celeste Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Conferência "ADN e Genealogia"

#205117 | Conceicao | 10 ago 2008 21:04 | Em resposta a: #205065

Cara Celeste, as minhas marcas de DNA, ja esta no site tanto do National Geographic, como tambem do FamilyTree, que trabalha em conjunto com a National Geographic. Irei verificar os outros. Obrigada. Maria da Conceicao.

Resposta

Link directo:

RE: Conferência "ADN e Genealogia"

#205643 | Conceicao | 18 ago 2008 19:30 | Em resposta a: #187761

http://www.familytreeDNA.com/pdf/DawnHumanMatrilinealDiversity.pdf
O ultimo estudo sobre a genealogia ADN da linha matrilineal. Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 09:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen