Ajuda no AD Braga

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas

Ajuda no AD Braga

#188119 | cacr | 13 mar 2008 12:28

Caros confrades

Sabendo da vontade de ajudar dos participantes deste forum, gostaria de abusar da boa vontade de alguem que esteja ou vá ao AD Braga e me consiga a informação dos ascendentes de:
- Felicidade Pereira de Carvalho, nascida a 12-12-1898 na freguesia de Aborim, concelho de Barcelos (este ano já não está na conservatória) e falecida em 16-11-1959 na freguesia de Quintiães do mesmo concelho.
Desde já grato pela atenção.
cacr

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#188265 | pachancho | 14 mar 2008 07:57 | Em resposta a: #188119

Caro Cacr,

quando for ao Arquivo de Braga procurarei o que pede.


Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#188266 | cacr | 14 mar 2008 08:32 | Em resposta a: #188265

Cara Paula,

Desde já o meu muito obrigado pela ajuda.

Cumprimentos
Cacr

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#188934 | pachancho | 19 mar 2008 18:53 | Em resposta a: #188119

Caro cacr,

não existe registo de batismo de Felicidade na data que me deu. Existe uma Felicida nascida no dia 15 de Dezembro 1896. Filha de João Carvalho natural da freguesia de Quintiães e Maria Pereira natural desta freguesia (Aborim) onde foram recebidos, ambos jornaleiros e paroquianos nesta freguesia.
Neta paterna de Rosa Maria de Carvalho, solteira, jornaleira da freguesia de Quintiães; neta materna de José Ferreira e de Domingas Carvalho, lavradores desta freguesia.
Foram padrinhos Felicidade de Jesus, casada e Antonio da Costa Rocha, casado ambos criados de servir na Quinta de Celeiró desta freguesia de S.Martinho de Aborim.

Averbamentos:
Casou civilmente com Manuel da Costa Barros, 29 anos, filho de Francisco António de Barros e de Clara da Costa, natural de Quintiães, concelho de Barcelos, no Porto de Quintiães no dia 14.10.1925. Assento de casamento nº376 do dito ano.
Faleceu no dia 16. 11.1959, na freguesia de Quintiães. Averbamento feito no dia 20.11.1959

Deve ser a mesma pessoa.

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#188992 | cacr | 20 mar 2008 08:12 | Em resposta a: #188934

Cara Paula

Efectivamente é a mesma pessoa. muito obrigado pela sua ajuda que foi muito importante para mim.
Cumprimentos,
Candido

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#195655 | GARRIDOS | 07 mai 2008 23:38 | Em resposta a: #188265

Cara Paula,

Precisava de ajuda, não tenho disponibilidade para me deslocar a Braga. Pois estou precisando de uma pequena ajuda junto ao Arquivo Distrital de Braga.
Peço que me ajude a encontrar o registo de nascimento de José Faria e dos país filho de António Faria e (Florinda)? Rosa da freguesia de Creixomil Guimarães nasceu 1850-60 ?
Muito Obrigado.
Abraços.



Fernando Garrido

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#195680 | pachancho | 08 mai 2008 06:31 | Em resposta a: #195655

Cao Fernando,

os registos que procura encontram-se no Arquivo de Guimarães e não em Braga.

Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#195694 | GARRIDOS | 08 mai 2008 13:27 | Em resposta a: #195680

Cara Paula,

Precisava de outra ajuda por favor.



José Vieira, natural de Arnóia e Margarida da Mota Peixoto natural de Britelo era os dados sobre o casamento dos dois que deve ter sido em britelo terra da mulher.Cerolico de Bastos por volta de 1890+ – se poder ver a família da Margarida.os dados que tenho é do pai da minha Mãe que é filho dos dois nascido 1893 em Arnóia de nome António Vieira Bastos.
Abraços
Fernando Garrido

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#196376 | Samuel C O Castro | 14 mai 2008 15:31 | Em resposta a: #188934

Estimada Paula,

Mais uma vez venho pedir sua ajuda junto ao ADB.

Peço sua gentileza de ver os dados de interesse genealógico, nos Processos de IG, em nome de:

Manuel Álvares Castro - Proc. 16.816, Pasta 729, de 7.8.1763.

Manuel Marinho Castro - Proc. 16.040, Pasta 688, de 3.7.1730.

Pedro Gomes Castro - Proc. 13.842, Pasta 588, de 12.9.1692

Luís José Castro Gomes Couto - Proc. 18328, Pasta 792, de 20.8.1777

Fico-lhe muitíssimo grato no que for possível informar. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#197255 | ELEIANA | 20 mai 2008 16:32 | Em resposta a: #195694

Caro Fernando,
Qual a origmen desse apelido Peixoto????
Qual a filiação de Margarida????

abraços.
Eliana Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#197310 | GARRIDOS | 20 mai 2008 20:18 | Em resposta a: #197255

Cara ELEIANA
A origem do apelido é da casa da Mosqueira Cerolico de Bastos.
O pai era Joaquim da Mota Peixoto e a mãe era Maria Joaquina Soares.
Abraços
Fernando Garrido

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#197391 | pachancho | 21 mai 2008 13:33 | Em resposta a: #195694

Caro Fernando,

Reg. Paroquial de Celorico de Basto, livro nº8, pág.43V e 44 (freguesia de Arnoia)
Casamento dia 27.10.1879
José Vieira, de idade 43 anos completos no dia 5 do próximo pretérito mês de Agosto, viúvo de Florinda de Andrade que faleceu nesta freguesia, jornaleiro, natural, baptizado e paroquiano morador nesta freguesia do lugar do Tejo, filho natural de Rosa Vieira, solteira, natural desta freguesia; com Margarida Peixoto da Motta de 26 anos que completou a 5 do presente mês, solteira, jornaleira, natural e baptizada na freguesia de S.Pedro de Britelo, filha legitima de José Joaquim da Motta, natural da dita freguesia de Britelo e de Maria Joaquina Soares, natural da freguesia de Agilde, deste concelho, lavradores.


encontrei tb um outro registo de uma irmã de Margarida.
Casamento 10.7.1884
António de Sousa, 38 anos completos a 8 de Maio, natural de Arnoia, filho natural de Florinda de Sousa Coelho, natural desta freguesia; com Rosa da Mota Peixoto, de 30 anos que completa a 12 de Agosto, natural e baptizada na freguesia de Britelo, filha de Joaquim da Mota e de Maria Joaquina Soares.

-----------------------------------------------------------
L.Paroq. Celorico Basto, livro nº13, freg. Agilde - pag.81V
30.6.1844
José Joaquim Peixoto da Cunha Motta, filho de José Luis da Cunha e Motta e Vitória Ribeiro Peixoto, da Casa de Morsqueiros, da freguesia de Britelo com Maria Joaquina Soares da Conceiçã filha de Francisco Soare Lopes e Ana Joaquina da Conceição do lugar de S.Pedro desta freguesia de Agilde.

---------------------------------------------------------------

Reg.Paroq. Ce. Basto, livro nº120, pág.70
Margarida, filha de José Joaquim da Mota e Mª Joaquina Soares, da Vinha desta freguesia de Britelo. Neta paterna de José Luis da Cunha e Mota e de Vitória Ribeiro Peixoto da Casa de Mosqueiros desta freguesia; neta materna de Francisco Soares e Ana Joaquina, da freguesia de Agislde, nasceu a 5.10.1852 3 baptizada a 14.10.1852.
Padrinhos Francisco Ribeiro Peixoto da Casa do Concéllo? da freguesia de Campanhó e Vitória Ribeiro Peixoto, ele primo e ela avó da baptizada.


pág.51
Raquel filha de José Joaquim da Motta e de MªJoaquina Soares, da Casa da Vinha da freguesia de Britelo, ......
Nasceu 4.2.1851. Foram padrinhos Bernardo Gonçalves e Raquel Peixoto da Cunha Motta, tios paternos.


Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#197392 | pachancho | 21 mai 2008 13:33 | Em resposta a: #196376

Caro Samuel,

hoje não tive tempo para ver as I.G. mas na minha próxima ida ao ADB verei o que pediu.

Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#197393 | Samuel C O Castro | 21 mai 2008 13:38 | Em resposta a: #197392

Estimada Paula,

Tudo bem, não tenho pressa. Faça dentro de sua real disponibilidade de tempo.

Muito grato pelo retorno. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#197423 | DD | 21 mai 2008 16:25 | Em resposta a: #197391

Prezada Confrade Paula
Sei que tem sido martirizada com pedidos de ajuda no ADBraga mas pela disponibilidade que sempre tem demonstrado espero me desculpe por também lhe pedir ajuda no mesmo AD Braga.
Ser-lhe-à possível conultar nas Inquirições de Genere de Braga o Pº 8 846-Pasta 404-1788.03.09, de António da Cunha Alvares, ou o Pº34 371 -Pasta 1532-1800.08.29, referente ao irmão do primeiro,Domingos da Cunha?
Tinha muito interesse em saber se em qualquer desses processos constam elementos genealógicos além da sua naturalidade de Atei, e da sua filiação (Domingos da Cunha Alvares e de Maria Clara da Costa), designadamente os relativos à data do seu nascimento, que permitam localizar o respectivo assento.
Se vier a ter oportunidade de atender a este pedido, ficar-lhe-ei muito agradecido.
Com os melhores cumprimentos,
José Soares (DD)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#197425 | pachancho | 21 mai 2008 16:39 | Em resposta a: #197423

Caro José Soares,

esteja à vontade, enquanto que eu tiver disponibilidade não me custa nada fazer as pesquisas, sei muito bem o que é estar longe das fontes de pesquisa. Irei ler os processos, espero que sejam processos completos pois muitos deles não tem certidões. Agora só na próxima semana.

Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#197455 | DD | 21 mai 2008 19:53 | Em resposta a: #197425

Cara Confrade Paula
Fico muito grato pela sua disponibilidade.
Aguardo o tempo em que lhe faça menos transtorno a busda pretendida.
Com os melhores cumprimentos,
José Soares

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#197480 | GARRIDOS | 21 mai 2008 23:42 | Em resposta a: #197391

Cara Paula
Muito obrigado
Em agosto vou estar no AdPorto , se tiver algum pedido esteja a vontade.
Se poder continuar com mais alguma informação de celorico de bastos agradecia.
Abraços
Fernando Garrido.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#198316 | pachancho | 28 mai 2008 12:50 | Em resposta a: #197423

Caro José,

Os processos que pediu para pesquisar só tinha mesmo a data de nascimento dos próprios, são muito pobres em informação:

Proceso nº 8846
António da Cunha Álvares n - 19.7.1769 em Atei

Processo nº 34371
Domingos da Cunha n- 8.3.1775

Encontrei um outro processo referente a um irmão de Domingos e António, este processo continha mais informações que os anteriores:

Processo nº 23489 - Ano 1784
João da Cunha Alvares - Abade de Sto estevão de Aboim das Chosas?!!
N - 8.10.1766 , na certidão consta como João Manuel.

Filho de Domingos da Cruz/Cunha Alvares e Maria Clara da Costa já defunta. Casaram em Atei a 5.11.1763.

Neto paterno de Dâmaso da Cunha Pereira (filho de Pedro da Cunha e Maria Pereira,ambos de Atei) e de Maria Alvares (filha de Manuel Alvares e Laticia Francisca, ambos já defuntos). Eram Lavradores. Casaram em S.João Baptista de Lemao, Ribeira de Pena, Vila Real a 14.10.1725.
Maria Alvares já tinha sido casada, o seu 1º casamento tb se realizou em Limão


Neto materno de António Martins da Costa, natural da Casa da Venda (filho natural de Tomás Martins da Cunha e Catarina da Costa) e de Senhorinha Gonçalves da Costa (filha de Domingos Gonçalves e Fabiana Gonçalves). Casaram em S.Pedro de Cerva, Ribeira de Pena, Vila Real no dia 10.6.1737.
António Martins da Costa além de Cirurgião era tambem lavrador, diz uma testemunha.



Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#198323 | pachancho | 28 mai 2008 13:16 | Em resposta a: #196376

Caro Samuel,

Processo 13842
Não tem certidões.

neto materno de Pedro Gomes Vilarinho, escrivão Público e Judicial no concelho de Valadares e d Luisa de Castro.

Dizem as testemunhas:
tiveram mais três filhas, uma casou com Francisco da Silva, outra chamada Luisa de Castro está casada nesta freguesia com João de Caldas serventário de escrivão neste concelho, e outra Isabel Castro que está casada com cirurgião desta freguesia chamado Matias Ferreira; tiveram também um filho Feliz de Castro que morreu no tempo da Guerra. São pessoas de Nobreza com seis cavalos e cavalgadura?!

Neto paterno de Pedro? e Margarida Álvares.
dizem as testemunhas:
tiveram 3 filhos, sendo um pai do justificante, um é Frade na ordem que chamam Frei Joseph em Lisboa, outro foi Abade que chamam de Manuel dizem que já é morto.

------------------------------------------

Processo nº 16040
Manuel Marinho de Castro, n- 9.11.1707 em Bela, Nossa Srª das Neves, Monção.

Neto paterno e João Gomes Falcão (de S.João de Longos Vales) e de Beatriz de Brito da freguesia de Trute.

Neto Materno de Manuel Pereira de Castro, natural da freguesia de Setados, termo da Galiza, Bispado de Tuy e de Serafina da Rocha Delgado.

-------------------------------
Processo nº 16816
Manuel Álvares de Castro

Este doc. está muito danificado, muita humidade o que o torna ilegível, no entanto consegui ler a certidão de casamento dos pais realizado em Fiolhoso no dia 20.4.1750:
Domingos Álvares, filho de Matias Alvares e sua mulher já defunta, com Juliana Nunes filha de Pedro nunes e sua mulher Catarina de Castro.

-----------------------------------
Processo nº 18328
Luis José de Castro Gomes do Couto, Bacharel formado pela Universidade de Coimbraa filho do Dr. Francisco Gomes do Couto e de Dona Antónia Maria de Castro, já defuntos. Nasceu na freguesia da Sé no dia 9.8.1747, baptizado no dia 12.

Os pais de Luis josé casaram na freguesia da Sé, em Braga no dia 10.11.1734.

Neto materno de Jerónimo de Castro (filho de Sebastião de Castro e Caetana Francisca) e de Maria Gomes (filha de Francisco Gonçalves e Mariana). Casaram em S.Victor, Braga no dia 29.9.1703.

Neto paterno de Vicente Gomes do Couto e de Brízida de Barros, casaram na freguesia de S.João de Souto, Braga, no dia 12.9.1692.



Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#198326 | Samuel C O Castro | 28 mai 2008 13:22 | Em resposta a: #198323

Estimada Paula,

Mais uma vez o meu muitíssimo obrigado pelos excelentes dados. Serão muito úteis para um possível entroncamento dos envolvidos na base.

Ratifico meus agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#198362 | DD | 28 mai 2008 17:49 | Em resposta a: #198316

Prezada Confrade Paula

Recebi a sua mensagem com preciosos elementos.
Tinha conhecimento dos dois irmãos mas, como das Inq de Gen. constava serem naturais de Arcos de Valdevez, reservei a minha investigação, quanto a estes, no AD de Viana do Castelo.
Afinal os elementos que fez o favor de enviar-me facilitam-me muito as buscas, nos dois lados.
Muito grato, os melhores cumprimentos e ao dispôr, se puder ser útil,
José Soares

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#198519 | abivar | 29 mai 2008 19:11 | Em resposta a: #198323

Cara Paula:

Sem querer abusar da sua boa vontade, como vi referência a familiares meus no processo 13842, nomeadamente Pedro Gomes Villarinho, Luisa de Castro mãe e filha, e João de Caldas, gostaria de confirmar se a mãe do Padre Pedro Gomes de Castro é Maria de Castro, casada com Francisco da Silva (filho de Pedro Cintrão e Margarida Álvares), o qual, de facto, tinha um irmão que foi o Abade Manuel Cintrão da Silva. Presumo que não haja mais informações genealógicas no processo, mas se por acaso notou alguma testemunha em Ceivães que indicasse ter algum parentesco com os justificante, talvez ajudasse... Suspeito que Pedro Gomes Villarinho pudesse ser parente de uns Álvares (Villlarinho) e Rodrigues (Villarinho) do lugar de Cimo de Villa de Ceivães e que Luisa de Castro fosse irmã do Capitão Afonso de Castro e Araújo, do lugar da Costa e prima de outros moradores nesse lugar que usaram os apelidos Caldas e Souza, mas todos descendentes de Vaz do Rego. Se por acaso tiver visto alguns deste nomes no rol de testemunhas talvez se possa daí deduzir algum parentesco, ou ausência dele...

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#199152 | lucival1 | 04 jun 2008 00:40 | Em resposta a: #198519

Prezada Paula.

Meu nome é Lucival. Moro no Brasil e estou iniciando pesquisa genealógica sobre a minha família. Também sou calouro nesse fórum (é a primeira vez que participo).

Lendo as colocações acima, verifiquei algumas coincidências de sobrenomes e local de nascimento de meu avô, pai da minha mãe. O nome dele era FRANCISCO DA MOTA BASTOS, nascido por volta de 1890 a 1900 (um pouco mais, um pouco menos), em Celorico de Basto, segundo falava para a família. Os filhos só não lembram em qual Freguesia teria o meu avô nascido. Sabe-se, no entanto que ele tinha um irmão de nome ANTONIO DA MOTA BASTOS.

Veio para o Brasil, radicando-se no Estado do Pará, região norte do País, onde constituiu família e aqui faleceu.

Estou tentando localizar uma de minhas tias para saber se ela tem algum documento do meu avô que possa servir de base para as pesquisas.

Enquanto isso, gostaria de saber se seria possível localizar algum registro (nascimento, batismo) do meu avô na AD Braga. Caso afirmativo, peço informar-me o que devo fazer para obter os respectivos documentos.

Com os melhores cumprimentos e na certeza de sua importante ajuda.

Lucival.

OBS: se precisar mandar algum e-mail, é só pedir o meu ao moderador do fórum, conforme regras.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#199153 | lucival1 | 04 jun 2008 01:05 | Em resposta a: #198323

Prezada Paula.

Mandei hoje um pedido de ajuda para voce, mas acho que "cliquei" no lugar errado. Peço verificar. A mensagem está postada logo abaixo de uma outra de autoria de Abivar, ao qual peço desculpas.

Grato.

Lucival.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#199168 | pachancho | 04 jun 2008 06:32 | Em resposta a: #198519

Caro António,

peço desculpa mas só agora vi sua mensagem,
Os pais de Pedro Gomes de Castro são Francisco Silva Cintrao e Maria Castro, ele é natural de CHAVIAES, MELGACO, VIANA CASTELO.
A base de dados das I.Génere pode ser consultada on-line, daí eu não ter posto o nomes dos pais pois o nosso Confrade Samuel já o sabia:

http://epl.di.uminho.pt/~jcr/PROJS/inquiricoes/novo_pgsql/igenere/inquiricoes.html

Não sei se respondi à sua pergunta na totalidade, caso não tenha acontecido diga pfv.


Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#199169 | pachancho | 04 jun 2008 06:33 | Em resposta a: #198519

Caro António,

já lhe respondi à mensagem mas reparei que ela não oi parar a si.

Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#199170 | pachancho | 04 jun 2008 06:37 | Em resposta a: #199152

Caro Lucival,

sem saber a freguesia é um bocado difícil, pode-se tentar em primeiro lugar encontrar o registo de passaporte de seu avô, pois nos pedidos de registo de passaporte costuma constar a certidão de nascimento. Em que ano ele foi para o Brasil?


Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#199189 | abivar | 04 jun 2008 12:31 | Em resposta a: #199169

Cara Paula:

Muito obrigado pelo seu esclarecimento; a outra questão que eu lhe punha dizia respeito a eventuais testemunhas do processo que pudessem manifestar algum parentesco como o habilitando, ou, caso tenha notado algumas com apelidos de entre Vaz do Rego, Caldas, Souza, Castro, Araújo, Álvares, Villarinho,... se nada disseram "aos costumes", não se considerando, portanto, como parentes até ao 4º grau.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#199190 | pachancho | 04 jun 2008 12:50 | Em resposta a: #199153

Caro Lucival,

encontrei um pedido de passaporte em nome de Francisco da Mota, menor com 12 anos filho de José da Mota Bastos e de Maria da Mota natural da freguesia de Sta.Tecla, Celorico de Bastos.
O pedido foi feito a 27.3.1909 e a autorização foi dada por sua avó, pois os seus pais já tinham falecido e era com ela que ele residia, Victoria da Mota, viúva, proprietária do lugar de Cima da Vila, freguesia de Sta. Tecla, celorico de Basto.

Francisco da Mota nasceu na freguesia de Sta. Tecla, Celorico de Basto no dia 4 Abril 1896, filho de José da Mota Bastos e Maria da Mota, negociantes, paroquianos, naturais e recebidos em Sta.Tecla.
Neto paterno de Joaquim da Mota e de Maria Alves e materno de Manuel Francisco Cerqueira e Victória da Mota.


Deve ser esta a pessoa que procura.

Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#199191 | pachancho | 04 jun 2008 12:51 | Em resposta a: #199190

Lucival,

esqueci de dizer que no pedido de passaporte constava que ele iría para o Pará, Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#199212 | lucival1 | 04 jun 2008 16:17 | Em resposta a: #199191

Prezada Paula.

Desde já fico-lhe muito grato pelas informações que me mandaste. Tenho quase certeza que os dados obtidos devem ser da pessoa que procuro (meu avô). Só ficou uma dúvida: Francisco da Mota será a mesma pessoa de nome Francisco da Mota Bastos? Esses dados você colheu da certidão de nascimento ou do pedido de registro de passaporte? Se foi da certidão que consta do pedido, por que será então que aqui no Brasil resolveu-se acrescentar o sobrenome Bastos? É que no Bilhete de Identidade de minha mãe consta a filiação de Francisco da Mota Bastos.
Na semana entrante estarei me deslocando para outra cidade, indo atrás de uma tia que, segundo informações, teria alguns documentos do meu avô. Espero encontrar alguma.
Peço ainda informar-me como deverei proceder para tirar uma certidão de nascimento narrativa completa do meu avô. Onde encontrar? Quais as providências?

Mais uma vez, obrigado pela ajuda, esperando contar novamente com novas informações.

Lucival.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#199215 | pachancho | 04 jun 2008 16:42 | Em resposta a: #199212

Caro Lucuval,

Os dados foram retirados do pedido do passaporte no qual também constava a certidão de nascimento. ´Na certidão de nascimento, tal como em todas, só consta o nome próprio, neste caso Francisco; no pedido de passaporte constava Francisco da Mota, ele só tinha 12 anos na época, a autorização foi dada pela avó materna Victória da Mota (que tomou conta dele após a morte dos pais), o Bastos era do lado paterno, talvez por isso a avó não tenha acrescentado o Bastos. É bem natural que ele em idade adulta tenha acrecentado o apelido do pai.
Tou convencida que é esta a certidão aínda mais porque no pedido constava que ele ía para o Pará. Na base de dados não existia mais ninguém com este apelido.

Para tirar uma cópia narrativa completa pede por email ao Arquivo Distrital de Braga pois ele nasceu em 1896 e o livro encontra-se lá.

http://www.adb.uminho.pt/Default.aspx?tabindex=5&tabid=10&pageid=12&lang=pt-PT

Arquivo Distrital de Braga (ADB)
Universidade do Minho
Largo do Paço
4704 - 553 Braga
Telefone: 253601177 , 253601178
Fax: 253601180

EMail: sec@adb.uminho.pt

URL: http://www.adb.uminho.pt
Responsável: Dr. Henrique Manuel Barreto Nunes


Cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#199237 | lucival1 | 04 jun 2008 19:55 | Em resposta a: #199215

Prezada Paula.

Agradeço mais uma vez a gentileza de sua tempestiva e esclarecedora informação. Agora, de posse dos dados que voce me remeteu, vou solicitar a certdidão ao ADB. Na semana que vem, espero também obter outras informações/documentos sobre o meu avô, que tudo indica estarem de posse de uma tia minha que mora em outra cidade, aqui no Brasil.
Espero poder continuar contando com a sua importante ajuda sempre que precisar. Mandar-lhe-ei notícias assim que obtê-las do ADB e da minha tia.

Com os melhores cumprimentos. E mais uma vez, meu muito obrigado.

Lucival.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#211785 | abento | 28 out 2008 07:51 | Em resposta a: #188265

Cara Paula,

Necessito de ajuda para confirmar a existência (ou não) de pelo menos outro filho de Miguel Pinto Dá Mesquita (11º Senhor da Casa do Prado ) e sua mulher Teresa Machado de Andrade, que casaram na Igreja de Gagos em Celorico de Basto a 22.04.1686.

Criança de nome Miguel baptizada entre 1686 e 1705, na freguesia de Britelo de Celorico de Basto.

Descobri o seguinte registo de casamento da freguesia do Sacramento, Lisboa (Livro C-3 fls 132v). O registo está em mau estado pelo só consegui retirar a seguinte informação:

Miguel de Sousa (Coelho) c/ Joana Maria Micaela
Ano: ... 1724

Noivo: natural de São Pedro de Britelo Arcebispado de Braga
Pais do noivo: ... Pinto de Mesquita e sua mulher Teresa ...

Pelo que consegui apurar o Miguel de Sousa Coelho obteve carta de Mercê para poder usar da arte de Cirurgia em 1723 no Hospital Real de Todos os Santos em Lisboa (Chancelaria D. João V - próprios - livro 63 fls 203 e 203v). Segundo o registo, natural de Britelo e filho de Miguel Pinto.

Desde já agradeço qualquer informação.

Melhores cumprimentos

António Bento

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#211859 | acota | 28 out 2008 23:07 | Em resposta a: #211785

Caro António Bento

Gostaria de partilhar consigo a seguinte informação.

Descobri nos registos paroquiais de Lisboa um casal António Pinto de Mesquita casado com Sebastiana de Sousa, naturais de Braga freguesia São Pedro do Lordelo, cuja filha Maria de Sousa Coelho casou em Lisboa nos Anjos com António Dias Cabral, natural da Ilha de São Miguel Açores.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=982095

Se tiver alguma informação adicional será bem vinda.

Sinceros cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#211880 | abento | 29 out 2008 08:07 | Em resposta a: #211859

Caro António Cota,

Obrigado.

Lamento, não tenho informação adicional.

Se fossem da freguesia de Britelo, Celorico de Basto, diria que provavelmente seriam familiares.

Não será freguesia de Lordelo, Concelho de Guimarães, Arcebispado de Braga? Tanto quanto sei é a única com este nome no Distrito de Braga. Ver link Wikipedia.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Lordelo

Melhores cumprimentos

António Bento

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#211900 | Solla | 29 out 2008 12:10 | Em resposta a: #211880

Cara Paula:
Como tenho visto a sua amabilidade em ajudar, atrevo-me a pedir-lhe se será possivel obter dados sobre Mavilde do Céu de menezes Veloso , que julgo terá nascido por volta de 1883 no Campo da Vinha, em Braga.
Grata pelo que puder fazer.
Cumprimentos
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#211914 | acota | 29 out 2008 15:04 | Em resposta a: #211880

Caro António Bento

Muito obrigado pela sugestão.

Nos registos que vi a referência à freguesia difere de um para outro, São Pedro em Braga ou Lordelo, enfim lol

O que eu tento estabelecer é a relação destes Mesquitas com os Pinto de Mesquita.

Nos manuscritos de genealogia do Dr. Carlos Machado e Ernesto do Canto, depositados em Ponta Delgada, o João de Sousa Coelho de Mesquita diz que é filho de António Pinto de Mesquita e neto de Simão Furtado Pinto de Mesquita ( capitão mór da Vila de Bastos). Numa investigação mais aprofundada nos registos paroquiais, nos Açores e posteriormente aqui em Lisboa, estabeleceu-se que o João de Sousa Coelho Mesquita não é filho de António Pinto de Mesquita mas neto.

De qualquer modo deixo aqui esta informação

Sinceros cumprimentos


António Cota

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#211943 | abento | 29 out 2008 21:22 | Em resposta a: #211914

Caro António Cota,

António Pinto de Mesquita e Simão Pinto de Mesquita constam aqui do Genea.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=228617

António Pinto de Mesquita, e seu irmão Simeão Pinto de Lemos, constam das Habilitações Ordem de Cristo, maço 52 nº 45 06.10.1677. Filhos de Simão Pinto de Mesquita.

Simão Pinto de Mesquita é bisneto de Miguel Sobrinho Dà Mesquita (CBA: Mesquita, Rebelo, Sobrinho, Machado).

Cumprimentos

António Bento

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#211987 | acota | 30 out 2008 14:05 | Em resposta a: #211943

Caro António Bento

Obrigado por mais esta dica assim que tiver tempo dou um pulo à TT de Lisboa.

Como resido em Lisboa é-me difícil deslocar-me ao norte do país. Assim aproveitam-se as pistas que se podem ter aqui em Lisboa.

Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#223105 | orfa | 07 mar 2009 22:24 | Em resposta a: #199215

Paula,

Vejo que tem auxiliado vários colegas no ADB, pelo que ouso pedir-lhe ajuda.
Procuro qualquer assento (baptismo, casamento ou óbito) de uma TEREZA MARIA MOREIRA que terá nascido entre 1840-1870 na freguesia de Chavão, Barcelos ou eventualmente alargando a pesquisa para freguesias circundantes (filha presumivelmente de pais com sobrenomes Moreira ou Pereira).
O único documento onde a vi referida é no registo de nascimento de um neto, ANTÓNIO SANTOS PEREIRA, filho de ANDRÉ JACINTO PEREIRA (suposto filho de TEREZA, exposto e baptizado no dia 8 de Setembro de 1884 na freguesia de Chavão, Barcelos).
Desconheço os meios de que se dispõe no ADB para uma pesquisa com tão parcos dados, pelo que se não for possível efectuar esta pesquisa, agradeço de qualquer modo, dentro da vasta experiência que possui, se me indicar qual a melhor forma de encontrar mais dados sobre a referida TEREZA.
Estou consciente do desafio que é encontrar ascendentes de expostos, pelo que a mais pequena ajuda terá sempre o maior valor.

Desde já os meus mais sinceros agradecimentos,

Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD BRAGA

#242922 | CAPICUA | 27 out 2009 00:20 | Em resposta a: #197310

Caro Fernando Garrido

Tenho:Ana Joaquina das Dores Gonçalves n.24.11.1854 que casou com Jose Gonçalves Mansorra e Mota da Casa de Mosqueiros-Britelo-Celorico de Basto

e
Maria das Dores Gonçalves Coelho de Moura,n.27.05.1868, da Casa da Vinha-Britelo-Celorico de Basto.
casada com António Maria Gonçalves Monteiro da Casa de Vilar-Gémeos-Celorico de Basto

Agradeço o favor de verificar se tem alguma referência a estes nomes uma vez que tem ligações ás Casas de Mosqueirosd e da Vinha.
Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#242951 | Paulo Jubilut | 27 out 2009 16:07 | Em resposta a: #199190

Cara Paula,
Como é feita a pesquisa de passaportes no ADBraga? Estou tentando localizar o local e o assento do nascemento de meu bisavô, MAnuel Antonio da SIlva, nascido em Fafe em 25 de dezembro de 1824 - eu não sei a freguesia!- mas todos os documentos que encontrei até agora só dizem que ele era natural de Fafe, e não consta o nome dos pais.Encontrei um registro dele , de dezembro de 1836, no AD Porto , que é um pedido de passaporte, mas que também só cita Fafe.Seria possível que ele tivesse solicitado passaporte também em Braga? O achas disso?
GRato,
Paulo J.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD Braga

#277004 | lucival1 | 25 mai 2011 05:26 | Em resposta a: #199215

Prezada Paula,

Já se passaram quase três anos do meu último contato com você através deste fórum. Mas, não poderia deixar de registrar e de compartilhar com você e com todos aqueles que participam deste fórum a minha alegria de ter alcançado uma grande vitória, tudo graças a sua atenciosa e tempestiva ajuda.
Devo dizer que foi a partir de suas informações que consegui, depois desse tempo todo, me tornar um CIDADÃO PORTUGUÊS. Aliás não somente eu mas também a minha esposa e meus dois filhos.
Tudo começou, como se pode observar nas intervenções aqui registradas, com um pedido de ajuda endereçado à você. E com base nas suas informações, providenciei o pedido e logo recebi aqui no Brasil, no meu apartamento, a certdão de nascimento do meu avô que me foi remetida pelo AD BRAGA, via correios. Foi uma grande alegria aquele documento ter chegado em minhas mãos.
De posse da certidão, iniciei o processo de dupla cidadania. Primeiro da minha mãe (que infelizmente veio a falecer este ano), filha do portugês, depois a minha e de minha esposa e, finalmente, a dos meus dois filhos.
Por isso, lhe sou muitíssimo grato pela ajuda que você deu a mim e a minha família. Obrigado por tudo. E desculpa por ter demorado tanto a lhe dar essa notícia (mas, segundo o dito popular, nunca é tarde para agradecer.....).
Para coroar de êxito esta conquista, e também para conhecer mais de operto a nossa segunda pátria-mãe, estaremos viajando (eu e minha esposa) no próximo mês de junho/2011 até Portugal. Devemos passar alguns dias na cidade do Porto (e arredores) e em Lisbosa (e arredores). Pretendemois ir até BRAGA-CELORICO DE BASTOS-SANTA TECLA, afinal foi onde tudo começou, com o nascimento do meu avô nessa pequena cidade de Santa Tecla.
Aproveitando a oportunidade de nossa estada em Portugal, se possível, gostaríamos de agradecer pessoalmente a sua importante ajuda. Basta que você me mande o seu contato para acertamos o encontro (o meu e-mail é: lucival@terra.com.br).
Aguardo suas notícias e até breve.


Com os melhores cumoprimentos.

Lucival.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 03:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen