Ajuda em Vila Nova de Cerveira

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões

Ajuda em Vila Nova de Cerveira

#188184 | Lourval | 13 mar 2008 17:53

Caros colegas,

Eu escrevi à conservatória mas posto que nunca me responderam então peço ajuda. Gostaria de localizar o batismo de algum filho, especialmente o de Maximino, filho de Manuel Francisco Senhorães e Maria de Jesus Salgueiro, cerca de 1882, no Concelho de Vila Nova de Cerveira, Freguesia de Lovelhe. Maximino tinha um irmão Avelino, nascido em 15.08.1907 no mesmo lugar. O objetivo é conhecer os nomes dos avós de Maximino e Avelino bem como suas naturalidades.

Agradecendo desde já
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Vila Nova de Cerveira

#188839 | margaridapb | 18 mar 2008 22:03 | Em resposta a: #188184

Com a ajuda da minha irmã, que se desloca com frequência à conservatória, consegui o seguinte:
"No primeiro dia do mês de setembro do anno de mil novecentos e sete n`esta egreja parochial de Santa Maria de Lobelhe, concelho de Villa Nova de Cerveira, diocese de Braga, em virtude de despacho do Reverendissimo Vigario Geral da Comarca eclesiastica de Valença, baptisei solemnemente um individuo de sexo masculino a quem dei o nome de Avelino dos Anjos e que nasceu n`esta freguesia às três horas da manhã do dia quinze do mes d`agosto do supradito anno, filho legitimo de Manoel Francisco Senhorães e de Maria de Jesus Salgueiro, lavradores, naturaes, recebidos e parochianos d`esta freguesia, moradores no logar da Breia, neto paterno de Romão José Senhorães e de Theresa Domingues, e materno de José Francisco Salgueiro e de Francisca da Silva. Foi padrinho: Avelino dos Anjos Pereira, solteiro, carpinteiro, e madrinha Olinda Amelia Gonçalves, solteira, lavradora, os quaes todos sei serem os proprios. E para constar lavrei em duplicado este assento que depois de ser lido e conferido perante os padrinhos, commigo o assignaram."
Se for do seu interesse, poderei enviar cópia do documento para o email que me indicar.
Como já foi referido, existem ainda na freguesia de Lovelhe, pessoas de nome Senhorães aos quais tentarei informar da existência deste forum, no sentido de eventual troca de informações sobre esta família.
Margarida

Resposta

Link directo:

Ajuda em Vila Nova de Cerveira

#188861 | Lourval | 19 mar 2008 02:13 | Em resposta a: #188839

Cara Margarida,

Que agradável surpresa esta sua mensagem! Eu estudo a família Senhorães embora não estejam ligados a mim por parentesco. Eles são entretanto família do sogro da sobrinha de minha esposa. Maximino, irmão do Avelino que você teve a gentileza de me fazer chegar as informações de seu batismo está aqui:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=985923
Avelino saiu de Lovelhe e se estabeleceu no Uruguai, formou lá família. Depois veio para o Brasil onde formou outra família. Maximino veio para o Estado do Amazonas e lá teve, que se saiba, um único filho, António Senhorães. O filho deste, Adamor António Senhorães, nascido no Amazonas, veio para o Estado de São Paulo, onde formou família.
Fico aqui aberto à troca de informações com os Senhorães de Lovelhe.

Mais uma vez obrigado
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Vila Nova de Cerveira

#197144 | gsenhoraes | 19 mai 2008 23:29 | Em resposta a: #188861

Sou um Senhorães!

Chamo-me Gonçalo, e sou filho de Maria Rosa, irmã de José, Maximino e Avelino. Eram os 3 filhos de Manuel Francisco, e todos emigraram e morreram no Brasil. Não conheci nenhum. Apenas conheci as tias: Matilde, Eva, Eduartina e Perpétua. A Arminda faleceu nova, já casada e sem filhos, e antes ainda de meu avô.

Com esta apresentação muito ligeira e avanço dos elementos mais imediatos sobre a prole de meu avô, na sequência de contacto de Margarida, de Vila Nova de Cerveira, fico a aguardar notícias, e com curiosidade sobre o interesse do estudo da família Senhorães, despedindo-me com os meus melhores cumprimentos.

Gonçalo.

Resposta

Link directo:

Ajuda em Vila Nova de Cerveira

#197169 | Lourval | 20 mai 2008 02:15 | Em resposta a: #197144

Caro Gonçalo,

Que agradável surpresa sua apresentação. Eu não sou da família Senhorães porém eu estudo as famílias de meus sobrinhos e as dos sobrinhos de minha esposa. A sobrinha de minha esposa casou-se com Marcos António Gil Senhorães, bisneto de seu Tio Maximino. Devo lhe adiantar que a família Senhorães aqui no Brasil, todos, sem exceção, ou são descendentes de Maximino ou Avelino. Eu desconhecia a existência do José. Maximino teve filho único, António, com Inês Ferreira Bittencourt. Nunca consegui descobrir nada sobre D. Inês. Você sabe alguma coisa sobre ela? António era filho único mas teve inúmeros filhos com diversas mulheres. Vivia em Manaus. Um dos filhos dele, Seu Adamor, saiu de Manaus e veio para a Cidade de Santos, onde vivia o Sr. Avelino, tio dele. O Sr. Avelino formou pelo menos duas famílias, uma no Uruguai e outra no Brasil. Aparentemente deixou duas filhas no Uruguai e teve outros filhos no Brasil, aqui na Cidade de Santos. Muita coisa já está aqui publicada no Genea Portugal. Inclusive, postei fotos de Seu Maximino e seu António Senhorães. Agradeço muito a Margarida pela ajuda que ela me deu e já conheço os nomes dos avós de Maximino. Eu tenho a impressão de que não precisarei avançar muito nesta investigação para "cair" na Espanha. Estou certo? Aparentemente o apelido Senhorães origina-se em um lugar chamado Senhorães em Pontevedra (salvo erro). Você teria fotos família onde estivessem todos reunidos? Manuel Francisco, esposa e filhos? Eu tenho mais fotos aqui que poderia lhe enviar se quiser. Você conhece os nomes dos pais de Romão José Senhorães e José Francisco Salgueiro e de suas respectivas esposas?

Eu estou em contacto com todos os Senhorães aqui do Brasil (Amazonas e São Paulo). São muitos, apesar de virem somente de Maximino e Avelino. Acredito que chegue perto de 100 integrantes.

Maximino faleceu em 07.06.1950. Avelino faleceu em 11.11.1975. O filho de Maximino, António, faleceu em 11.04.1978.

Meu e-mail pessoal é lourval arroba hotmail ponto com e fico ao seu dispor aqui no Brasil.

Com os melhores cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Ajuda em Vila Nova de Cerveira

#222925 | Lourval | 05 mar 2009 16:45 | Em resposta a: #188839

Cara Margarida,

Tudo bem?

Sua irmã ainda vai frequentemente à conservatória? Estou buscando a naturalidade de Inês Ferreira Bittencourt, mãe de António Senhorães.

António Senhorães casou-se com Maria Luísa Fernandes em 13.03.1932 e tiveram filhos Joaquim e Celeste, que devem ter nascido em 1932 (final do ano) ou 1933. Tudo isso em Lovelhe (Vila Nova de Cerveira). Talvez a naturalidade de Inês conste no casamento de António ou no batismo de Joaquim ou Celeste.

Nunca consegui encontrar nada aqui no Brasil sobre Inês Ferreira Bittencourt, nem sequer o óbito.

Com os melhores cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda em Vila Nova de Cerveira

#226163 | margaridapb | 12 abr 2009 00:52 | Em resposta a: #222925

Boa Noite,

Contactei com o Dr. Gonçalo que me informou dispor dos elementos do casamento do António Senhorães, no qual não consta a naturalidade da mãe Inês Bittencourt. Referiu-me, ainda, que o contactará directamente para dar essa informação. Após esse contacto, se continuar interessado na procura de algum dado novo na conservatória, tentarei com a minha irmã.
Votos de uma Boa Pascoa
Margarida

Resposta

Link directo:

Ajuda em Vila Nova de Cerveira

#226164 | Lourval | 12 abr 2009 01:58 | Em resposta a: #226163

Caríssima Margarida,

Muito obrigado. Retribuo os votos de uma Boa Páscoa.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 06:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen