aviso à navegação

Este tópico está classificado nas salas: Informática | Arquivos

aviso à navegação

#188712 | Marco | 17 mar 2008 19:39

Caros confrades,

O Arquivo distrital do Porto tem um novo sítio:
http://www.adporto.pt/

Cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: aviso à navegação

#188909 | M.Ribeiro | 19 mar 2008 15:35 | Em resposta a: #188712

Caro José António Reis

Mas a dificuldade para se fazer pesquisa online continua. Não consigo acertar uma.

Cumprimentos.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: aviso à navegação

#189141 | Marco | 21 mar 2008 13:43 | Em resposta a: #188909

Cara Marli,

Vamos por partes:
1º acede ao site
2º clica em entrada ou pesquisa
3º faz o registro e clica em entrar
4º vai á pesquisa e clica em avançada
5º no campo referencia, a seguir a PT/ADPRT/ coloca PRQ
6º assinala o quadradinho Pesquisar apenas documentos com imagens
7º clica no fundo em pesquisar

Tem á sua disposição cerca de 4500 livros paroquiais.
é só clicar no livro e depois nas páginas que lhe interessam



Claro que este processo está numa fase inicial por isso há imensas freguesias que não estão aqui digitalizadas e que só tem a cota para ir pesquisar in loco

Cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: aviso à navegação

#189183 | M.Ribeiro | 21 mar 2008 22:02 | Em resposta a: #189141

Caro José António Reis

Agradeço as dicas. Vou tentar novamente.

Cumprimentos.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: aviso à navegação

#189357 | M.Ribeiro | 24 mar 2008 01:48 | Em resposta a: #189183

Caro José António Reis

Estou aqui de novo!

Até onde foi sua orientação foi tudo bem. A partir daí a coisa complica novamente.

Li em algum Tópico que as freguesias de Campelo e Gôve, em Baião, já estavam digitalizadas, sendo as referências PBA002 e PBA006, respectivamente.

Já li as orientações de pesquisas do ADP.

Como Título coloco "Paroquial", expressão exata; Autor/Destinatário coloco "José Monteiro Ribeiro"; Localidade "Campelo"; Termos de indexação escolho "Pessoas"; coloco datas de 1911. Aparecem então oito nomes que não têm nada a ver com o que pedi.

O que estaria errado?

Agradeço, caso possa me dar nova orientação.

Cumprimentos.

Marli
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: aviso à navegação

#189729 | M.Ribeiro | 26 mar 2008 22:27 | Em resposta a: #189141

Caro José António Reis

Até onde você orientou fui bem sucedida.
Sei que Campelo e Gôve já estão digitalizados. Poderia por favor dar-me mais alguma orientação?

Agradeço.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: aviso à navegação

#189733 | Marco | 26 mar 2008 22:39 | Em resposta a: #189729

Cara Marli,

Na pesquisa avançada coloca /PRQ
Assinala o quadradinho de com imagens
Em localidade escreve Gôve
Clica em pesquisar e tem á sua disposição 58 livros gigitalizados da fregª de Gôve

Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: aviso à navegação

#189761 | M.Ribeiro | 27 mar 2008 01:07 | Em resposta a: #189733

Caro José António Reis

Não só achei o registro da minha avó como até o meu marido tirou uma cópia dela para mim!

Muito obrigada.

Marli

Resposta

Link directo:

Deste para este

#190088 | Cristina C | 28 mar 2008 20:20 | Em resposta a: #189761

Passei o meu Domingo de Páscoa agarrada ao acervo digitalizado deste endereço do ADP. Li-os a todos, nas freguesias que me interessavam, claro. Infelismente para mim, as datas que me interessam não estão digitalizadas pelo que me diverti a procurar irmãos ou tios de alguém - sem sucesso.
Já faz uns anos que fiz a minha estreia em genealogia, exactamente no ADP online. Na altura já prometia a consulta dos arquivos Paroquiais pela Net. É bom ver algo em concreto acontecer, passado tanto tempo.
Deste http://www.adporto.org/ para este http://www.adporto.pt/ há diferenças! Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: aviso à navegação

#191202 | cipa | 05 abr 2008 17:05 | Em resposta a: #189761

Marli

Queria perguntar-lhe como é que o seu marido fez para tirar uma cópia do registo da sua avó.

Cumprimentos

Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: aviso à navegação

#191216 | M.Ribeiro | 05 abr 2008 18:06 | Em resposta a: #191202

Prezada Carla Afonso,

seguem explicações detalhadas ao máximo que pude, até para servir a usuários iniciantes nestes problemas de Selecionar, Copiar, Colar, dar Zoom, Copiar, Colar e Salvar Como.

Tem que ir em Arquivo distrital do Porto (http://pesquisa.adporto.pt) e acha a imagem que deseja copiar.

Quando já se tem a imagem na tela, clica-se o botão que faz a imagem ficar em tela inteira (último superior à direita).

Quando está em modo de tela inteira, clica-se com o botão direito do rato sobre a imagem do arquivo e vá em *copiar*;

Abra o Microsoft Photo Editor (Office 2003), Microsoft Office Picture Manager (Office 2007) e em editar imagem há uma forma de selecionar e cortar apenas a página (ou pedaço qualquer da imagem) que se deseja ter.

Pode ser que funcione também com a versão do Paint (Menu Iniciar>Todos os Programas> Acessórios>Paint ou Menu Iniciar>Executar e digite paint): Tendo já previamente copiado a imagem inteira, vá em Editar>Colar e, depois que a imagem aparecer terá que ser *reduzida* (use a ferramenta Zoom, representada por uma lupa) para poder efetuar-se a seleção (é o botão representado por um *quadradinho em linha pontilhada* do lado superior esquerdo do Paint).

Uma vez selecionada a área que se quer guardar e/ou imprimir, vá em Editar>Copiar e depois vá em Arquivo>Novo (aparecerá uma caixa de Diálogo perguntando se quer Salvar a imagem anterior e fica a gosto do usuário; eu aqui descarto, mas se algo der errado e não se a tiver salvo não se perderá tempo refazendo alguns passos) e nesse novo arquivo vá em Editar>Colar.

Pronto. Falta Arquivo>Salvar Como e procure salvar com um nome_preferido.jpg (JPEG) (O .jpg aparecerá automaticamente se ao Salvar Como verificar se no Tipo (acima de onde se põe o nome que se quer dar ao novo arquivo) já está JPEG (*.jpg, *.jpeg, *.jpe, *.jfif). Creio que em geral como Padrão da ferramenta Paint apareca no Tipo: Bitmap de 24 bits (*.bmp; *.dib)

Pode fechar o aplicativo. Dois cliques sobre o Arquivo salvo serão suficientes para o abrir e imprimir se necessário.

Cumprimentos,

Marli (transcreveu as explicações fornecidas)

Resposta

Link directo:

RE: aviso à navegação

#191223 | cipa | 05 abr 2008 18:29 | Em resposta a: #191216

Obrigada Marli pelas explicações.
Infelizmente, eu clico no botão direito do rato e não me aparece nada.

Cumprimentos
Carla Afonso

Resposta

Link directo:

Simples

#191236 | Cristina C | 05 abr 2008 19:30 | Em resposta a: #191223

Eis uma explicação mais simples:
CTRL+Print

Isto vai copiar tudo o que estiver no ecrã.
Depois abre o PaintBrush que vem com todos os windows, cola, corta e salva.

Simples, eficaz, 1 minuto.

Cumprimentos

PS: mantenha ambas as teclas pressionadas em simultâneo
CC

Resposta

Link directo:

RE: Simples

#191245 | cipa | 05 abr 2008 20:23 | Em resposta a: #191236

Obrigada, Cristina. Já consegui.

Cumprimentos

Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Simples

#191249 | M.Ribeiro | 05 abr 2008 20:40 | Em resposta a: #191245

Cara Carla Alonso

Felizmente a Cristina ajudou-a, porque só agora vimos a sua mensagem. O meu marido disse que só vai funcionar quando estiver em modo de tela inteira, como ele escreveu antes:



Quando está em modo de tela inteira, clica-se com o botão direito do rato sobre a imagem do arquivo e vá em *copiar*;


Cumprimentos

Marli

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 17:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen