Rio de Janeiro - Procuro família (Urca/Botafogo)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Rio de Janeiro - Procuro família (Urca/Botafogo)

#189061 | Tomvitoin | 20 mar 2008 18:06

Caros confrades,

Procuro um ramo carioca da minha família materna, descendente do meu trisavô Fernando de Almeida Loureiro e Vasconcelos http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=141339 por sua neta Odília da Silva http://www.geneall.net/I/per_page.php?id=1033961 . A família já não tem o apelido Almeida e Vasconcelos por ter mudado a varonia; penso que os actuais descententes por varonia tenham o apelido Machado de Castro.

Odília da Silva (prima direita do meu avô José de Vilhena de Almeida e Vasconcellos http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=26142 ), era filha da minha tia-bisavó Sara de Vasconcelos e de Celestino da Silva, empresário da ópera, nasceu em Milão, em 1892, passou a infância entre Lisboa, Rio de Janeiro e Milão. Passou a adolescência em Lisboa, onde estudava, fixando-se depois no Rio de Janeiro.
Casou em 1917 com José Machado Coelho de Castro, formado en Direito, administrador bancário e político, que terá morrido por volta dos anos 60.

Odília, desde o seu casamento, morou sempre na mesma casa, na Av. de Portugal, Bairro da Urca, até à sua morte em 1984. Depois perdeu-se o contacto entre a família de Lisboa e a do Rio de Janeiro. Teve 3 filhos: Maria Celeste, José e Odília, nascidos entre c.1918 e c.1925.

Os seus filhos ainda mantinham, nos anos 70, o andar que o pai tinha na Av. Rui Barbosa, no Morro da Viúva, entre Botafogo e Flamengo. Um de seus netos foi deputado pela ARENA no Rio de Janeiro por volta de 1976. Uma sua neta Odília morava, nos anos 70, perto da Praça Ozanam, em frente ao Pinel. A sua descendência, em várias gerações, estudou no Colégio Ítalo-Brasileiro, em Botafogo.

Agradeço antecipadament qualquer informação destes meus parentes e seus eventuais contactos.

Com os meus melhores cumprimentos,
Luis de Almeida e Vasconcellos Pinto-Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Rio de Janeiro - Procuro família (Urca/Botafogo)

#189069 | Samuel C O Castro | 20 mar 2008 19:53 | Em resposta a: #189061

Estimado Luís,

Se procurares no site www.telelistas.net, por MARIA CELESTE CASTRO, JOSÉ MACHADO CASTRO, ou ODILIA CASTRO, selecionando apenas o Estado do RJ, encontrarás algumas pessoas com esses nomes, com endereço completo e telefone, podendo contatá-los.

Desejo-lhe boa sorte nas buscas.

Se puder me informar a ascendência mais retroativa desses Castros, fico-lhe muitíssimo agradecido, pois gostaria de ver se eles entroncam-se em uma grande base que estou a montar dessa família.

Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Rio de Janeiro - Procuro família (Urca/Botafogo)

#189178 | Tomvitoin | 21 mar 2008 20:55 | Em resposta a: #189069

Obrigado, Samuel!

Fiz a pesquisa pelos nomes e, eventualmente, 2 deles podem ser de descendentes da minha parente. Vou mostra à minha mãe e a uma prima mais velha e depois entrar em contaco com as pessoas.

Depois, se tiver sorte, poderei dizer de que Castros se trata. Conheci ainda a Odília, prima do meu avô, alguns dos filhos, netos e bisnetos, em 75, mas já não conheci o marido. Pelo que o meu avô me contava, que o conheceu desde 1922, penso que a família era já antiga no Rio. Nessa época ele já tinha sido Delegado de Polícia, era uma pessoa muito bem disposta e com muito sentido de humor. Mais tarde, esteve uma época refugiado em Portugal, já não sei se depois da queda do Getúlio Vargas ou antes...

Espero encontrar estes meus parentes, aproveitar para actualizar as gerações mais recentes e perguntarei das origens Castro.
Darei notícias.

Um abraço,
Luis Pinto-Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Rio de Janeiro - Procuro família (Urca/Botafogo)

#189215 | Samuel C O Castro | 22 mar 2008 10:19 | Em resposta a: #189178

Estimado Luís,

Fico feliz que minha dica possa dar bom resultado em suas buscas. Desejo-lhe boa sorte nesse sentido e Santa Páscoa.

Fico no aguardo de alguma novidade da ascendência Castro desse ramo. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Rio de Janeiro - Procuro família (Urca/Botafogo)

#189244 | Tomvitoin | 22 mar 2008 16:24 | Em resposta a: #189215

Caro Samuel,

Agradeço muito a sua dica, que resultou.
Afinal, com estas novas tecnologias, muitas coisas são mais simples do que parecem! Foi só ter-me indicado o canal certo para pesquisar.

Um dos nomes era exactamente igual, com Junior, era quase certo que seria da família. Foi só telefonar a confirmar: era um filho, que já morreu, mas (felizmente) nunca alteram o nome na lista. Atendeu uma filha dos donos da casa, que não sabia muito nem conhecia as pessoas "antigas", mas sabia dados suficientes para confirmar ser bisneta da prima do meu avô. Está restabelecido o contacto!

Quando falar com as pessoas da minha geração e acima, actualizaremos informações da família e pergunto-lhes das ascendências dos Castros. Depois dar-lhe-ei notícias.

Mais uma vez obrigado e desejo-lhe uma Santa Páscoa.

Um abraço,
Luis Pinto-Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Rio de Janeiro - Procuro família (Urca/Botafogo)

#239987 | Tomvitoin | 23 set 2009 10:26 | Em resposta a: #189215

Caro Samuel,

Peço-lhe desculpa pela demora em responder, mas, para além de alguma falta de tempo minha (e talvez por isso mesmo), apenas um ano após esta nossa troca de mensagem tive mais alguns dados que lhe pudessem interessar.

Já restabeleci contacto com este ramos brasileiro da minha família materna, tendo trocado emails com uma das netas da prima do meu avô. De facto esta minha parente Odília casou no Rio de Janeiro em 1917, onde tem numerosa descendência, e onde o seu marido, o Dr. José Machado Coelho de Castro, já estava radicado, mas a sua família era de Lorena-SP.
Já actualizei os dados na minha Página Familiar, com os dados dos seus pais e avós, penso que lhe será fácil encontrar ligações.
http://genealogia.netopia.pt/1180/pessoas.php?id=1052068

Um abraço,
Luis Pinto-Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Rio de Janeiro - Procuro família (Urca/Botafogo)

#239995 | Samuel C O Castro | 23 set 2009 12:26 | Em resposta a: #239987

Prezado Luís Pinto-Coelho,

Nada a desculpar, cada coisa a seu tempo.

Fico feliz que minha dica tenha ajudado a você restabeler contato com seus familiares.

Entrei na página indicada, copiei e colei os dados para futuramente tentar ligá-los junto aos demais, sendo que, altualmente, ainda não consigo entroncá-los junto a grande base que estou a montar da família Castro.

Muito obrigado pelas notícias e pelos dados. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Rio de Janeiro - Procuro família (Urca/Botafogo)

#247737 | Samuel C O Castro | 14 jan 2010 20:44 | Em resposta a: #239987

Prezado Luís Pinto-Coelho,

Na sua página familiar cita o Conselheiro Dr. José Machado Coelho de Castro (* Rio de Janeiro, 15.01.1827; + Rio de Janeiro, 31.12.1896) c. em 09.02.1852 c. Maria Umbelina Pereira.

Como tens os dados de nascimento e de casamento dele, não terias também os ascendentes que pudesse me informar?

O bancário José Machado Coelho de Castro, foi presidente do Banco do Brasil nos seguintes períodos: 17.10.1870 a 19.5.1874 ; de 1.7.1875 a 5.10.1877 e de 6.10.1880 a 30.9.1886.

Agradeço sua atenção. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 14:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen