Descendentes de Vidaurre e Dias Pessoa em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Descendentes de Vidaurre e Dias Pessoa em Portugal

#189140 | Pedro França | 21 mar 2008 13:25

Caros confrades:

Haverá quem saiba da ligação de Dias Pessoa com Vidaurre em Portugal, mais concretamente a partir da zona de Cantanhede?
Trata-se de um estudo genealógico em aberto a pedido de um confrade brasileiro, descendente dessa união.
Agradeço todo o contributo.
Um abraço e Boa Páscoa.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de Vidaurre e Dias Pessoa em Portugal

#189180 | Jpteixeira | 21 mar 2008 21:19 | Em resposta a: #189140

Caro Pedro França:

O actual Presidente da CM Cantanhede é o Dr. João Carlos Pais Vidaurre de Moura, que foi meu colega de curso em Coimbra, ambos caloiros no ano de 1976.
Talvez através do contacto com o mesmo possa obter mais informações sobre os Vidaurre e, quem sabe, da ligação a Dias Pessoa.
É o único Vidaurre que conheço.

Um abraço e uma Boa Páscoa também para si.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de Vidaurre e Dias Pessoa em Portugal

#189206 | Pedro França | 22 mar 2008 02:31 | Em resposta a: #189180

Caro Júlio:

Conheço muito bem o Dr. João Moura. Fomos colegas da Academia de Coimbra; frequentávamos ambos a secção de fado ao tempo em que o depois Dr. Luís Pais de Sousa (Direito) era Presidente da AAC.
Ele era de Farmácia e eu de Letras (História).
Já o contactei por mail por causa deste assunto, mas até à data não obtive resposta.
De toda a maneira agradeço o seu contributo.
Um abraço e Boa Páscoa para si também.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Valdagoa

#189272 | João Mamed | 22 mar 2008 20:33 | Em resposta a: #189140

Caro confrade Pedro França,

Peço desculpa pela intromissão no seu tópico, mas aproveito, já que fala no concelho de Cantanhede, e em apelidos fora do normal, pergunto-lhe se tem conhecimento de alguma familia com o apelido de Valdagoa, de Cantanhede, nomeadamente, Murtede ou Sepins.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Valdagoa

#189312 | Pedro França | 23 mar 2008 16:11 | Em resposta a: #189272

Caro João:

Tenho lidado com os paroquiais de Cantanhede e de alguma terras à volta mas não me ocorre ter tropeçado nesse sobrenome. Pode ser que tal venha a acontecer.
Um abraço e continuação de Boa Páscoa.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Valdagoa

#189331 | João Mamed | 23 mar 2008 21:24 | Em resposta a: #189312

Caro Pedro,

Agradeço a sua mensagem.
E novamente lhe dou os meus sinceros parabéns pela sua disponibilidade e generosidade em ajudar os seu parceiros deste fórum.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Valdagoa

#193157 | san1 | 19 abr 2008 12:47 | Em resposta a: #189331

Bom dia,
Talvez o « Valdagoa » não seja um apelido, mas sim o lugar de origem do seu antepassado. Quando li sua mensagem pensei logo que ja tinha visto esse nome, mas como sendo um lugar. De facto, « Vale de Água » é um lugar da freguesia de Portunhos que fica aperto da de Sepins.
Encontrei esse lugar quando fiz pesquisas na freguesia de Cordinhã. E por acaso essa pessoa que era originária de Vale de Água tem sua ascendência no site dos Mormons :

Joana Maria Toscano (10/10/1754, Vale de Água) casada com o Capitão José Dias de Carvalho (05/03/1745, Ourentã)
Filha de Bernardo Francisco de Matos (20/08/1690, Vale de Água e Josefa Maria de Figueiredo (16/04/1718, Mealhada)
Neta paterna de Antonio Fernandes e Isabel Francisca
Neta materna de Manoel de Oliveira de Assunção e Tereza Toscano de Figueiredo


Uma pergunta pessoal : você tem outros antepassados de Sepins ? Uma grande parte da minha familia é originária de lá (com vários nomes, entre os quais : Moreira, Rodrigues Cipriano, Gonçalves, Rodrigues Matheus, Jorge, Francisco Crespo, Ferreira Bernardo, Nogueira…). Minha familia provem essencialmente das freguesias de Ourentã e de Sepins, mas também das freguesias dos arredores (Cordinhã, Bolho…).

Espero lhe ter ajudado.
Cuprimentos,

Sandra Carvalho
França

Resposta

Link directo:

RE: Valdagoa

#193190 | san1 | 19 abr 2008 17:04 | Em resposta a: #193157

Esqueci-me na precendente mensagem explicar que essa Joana Maria Toscano aparece num asento de um neto (1819) como « Dona Joana de Val d’Agoa » como se fosse seu nome. Eu sei no entanto com outros assentos de outros netos que seu nome é Joana Maria Toscana, « da Quinta de Val d’Agoa freguesia de Portunhos » .
O que me fez supor que talvez no seu caso o que parece ser um nome também pode ser um local, ja que isto se situa na mesma zona.

Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 09:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen