Ajuda no ANTT - Carta de Brasão de Armas

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Heráldica | Pessoas

Ajuda no ANTT - Carta de Brasão de Armas

#189359 | fgerin | 24 mar 2008 01:53

A todos que tenham acesso ao ANTT.

Estou tendo dificuldades em conseguir contato com o ANTT através de e-mail: eles não retornam meus pedidos. Estou precisando de uma Carta de Brasão de Armas de Francisco do Rego (Sanches de Baena, 854), que no livro consta como dada em Lisboa a 09/01/1542 e registada na Chancelaria de D. João III, Livro XXXII, fls. 4. Será que algum pesquisador que tenha acesso ao ANTT poderia consultar esta CBA para mim, e se possível transcrevê-la ou fotocopiá-la (com o posterior reembolso do que for gasto, é claro)? Seria de grande ajuda para mim. Obrigado a todos.

Fabrício Gerin
Campinas/SP
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ANTT - Carta de Brasão de Armas

#189566 | fgerin | 25 mar 2008 23:56 | Em resposta a: #189359

Renovo meu pedido. Obrigado.

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ANTT - Carta de Brasão de Armas

#259254 | pedroacpinto | 24 jul 2010 14:40 | Em resposta a: #189566

Já a tem?

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ANTT - Carta de Brasão de Armas

#259265 | fgerin | 24 jul 2010 16:07 | Em resposta a: #259254

Pedro,

Ainda não a consegui, apesar da minha mensagem ter sido postada em 2008! O ANTT não me respondeu... Você teria a transcrição para me fornecer?

Obrigado,

Fabrício

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ANTT - Carta de Brasão de Armas

#259278 | pedroacpinto | 24 jul 2010 20:32 | Em resposta a: #259265

Essa não tenho, só esta:

IANTT, Chancelaria de D. João III, Livro 52, fol. 172v.º

Lisboa, 27.08.1530

Carta régia de D. João III concedendo brasão de armas a Pero do Rego.



Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ANTT - Carta de Brasão de Armas

#259279 | fgerin | 24 jul 2010 20:45 | Em resposta a: #259278

Pedro,

Você tem a descrição destas Armas? Quem seria este Pero do Rego?

Fabrício

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ANTT - Carta de Brasão de Armas

#259280 | pedroacpinto | 24 jul 2010 20:56 | Em resposta a: #259279

Dom Joham etc A quamtos Esta mjnha carta virem faço saber que o bacharel pero do Reguo morador na villa de semdy me fez pitiçam como elle deçemdia da Jeraçam e llenhaguem [sic] dos do Regno por lynha direyta mascolynha e que as suas armas lhe pertencem de djreito pedimdo me por merce que por a memorya de seus amteçesores se nam perder elle gouujr e vsar da homra das armas que pelos merecymemtos de seus serujços ganharam e lhes foram dadas e asy dos priujlegios homras e graças e merçes que por direyto por bem delas lhe pertençem e lhe mamdase dar mjnha carta das ditas armas que estauam Registadas nos lyuros dos Registos das armas dos nobres E fidalgos de meus Regnnos que tem purtugall meu prymcypall Rey d armas ao quall purtugall vista per mjm mandey sobre elle tyrar Jmquiryção de testemunhas a qual foy tyrada pello Licemciado afomso annes do meu conselho e desembargador das mjnhas pitições do paço e por pero da lagia escryuam de mjnha corte pola qual proua elle sopricante decender per lynha direyta mascolyna da dita Jeraçam dos do Reguo por parte de seu pay Joham do Reguo e seu avoo gomçallo gyll do Reguo que foy tromco desta Jeraçam e de dyreito as suas armas lhe pertençem as quaes lhe mandey dar em esta mjnha Carta Com seu brazam elmo e tymbre como aquy sam deujsadas E asy como fiell e verdadeyramemte se acharam deujsadas e Registadas nos lyuros dos Registos do dito purtugall Rey d armas as quaes armas sam as segintes .s. ho campo de verde com hũa bamda omdada de prata sobre ella tres viejras d ouro perfilladas d azull e por deferemça hũa merleta de prata elmo de prata aberto garnjdo d ouro paqujfe d ouro e verde e por tynbre hũa vyejra d ouro amtre dous pernachos verdes o qual escudo armas e synaes posa trazer e traga o dicto pero do Reguo asy como as trouxeram e dellas vsaram seus anteseçores em todos hos lugares de homra em que hos dictos seus anteseçores e os nobres e antygos fidalgos sempre Custumaram as trazer em tenpo dos muj escraleçydos Reys meus amteseçores e com elas posa emtrar em batalhas campos duelos Retros escaramuças e desafios e enxercytar com ellas todolos outros autos lycytos de guera e de pãz e asy as posa trazer em seus firmais aneis synetes e deuysas e as poer em suas casas edefiçyos e leixa las sobre sua propia seportura e fynalmente se serujr e homrar e gouujr e se aproueytar dellas em todo e per todo como a sua nobreza comvem
Porem mando a todolos meus Corregedores desembargadores Jujzes e Justiças e alcaydes e em espiçial aos meus Reys d armas arautos pasauantes quaesquer outros oficyães e pessoas a que esta mjnha carta for mostrada e o conhecymemto della pertencem que em todo lha cunpram e guardem e façam comprjr e guardar como em ella he comtheudo sem duujda nem embargo algum que lhe en ello seya posto porque asy he mjnha mercee
dada em a mjnha muy nobre e senpre leall cydade de lixboa aos xxbij dias d aguosto el Rey ho mando polo bacharel amtonyo Rodriguez purtugall seu Rey d armas prymcypall pero d euora Rey d armas algarue e escryuam da nobreza a fez anño de nosso Senhor Jesu christo de mjll bc xxx annos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no ANTT - Carta de Brasão de Armas

#259281 | fgerin | 24 jul 2010 21:01 | Em resposta a: #259280

Pedro,

Muito obrigado mesmo pela descrição das Armas. Não as conhecia. Agora preciso entroncar este Pero do Rego, que pela descrição vai ser fácil.

Obrigado,

Fabrício

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 jul 2024, 06:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen