Heraldica- Armas de Dom Filipe de Sousa e outros.
Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Pessoas | Títulos | Famílias
Caros confrades,
Preciso de ajuda heráldica,
1-No caso gostaria de saber quais as Armas usadas por Dom Francisco de Sousa, Morgado do Calhariz e Monfalim, neto do 1º Barão de Alvito.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=7382
2-E as Armas usadas por Dom Filipe de Sousa, bisneto do Dom Francisco acima referido.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=188081
3-Gostaria de saber como descobrir as armas de Garcia Pires de Matos, já que em visita à referida Matriz de Alhos Vedros, não é possível ver as armas no tumulo pois está totalmente desgastado.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=224703
4-E em ultimo, as Armas de Afonso Pereira Galvão, usou as dos Pereira ou as de sua varonia Casal?
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=584043
Poderá algum confrade me ajudar?
Cumprimentos
João Paulo Gaspar
Link directo:
RE: Heraldica- Armas de Dom Filipe de Sousa e outros.
Caros confrades,
Volto a pedir ajuda.
cumprimentos
João Paulo Gaspar
Link directo:
Os Sousas Calharizes usavam Sousas de Arronches, mas a partir de uma dada altura aparecem as mesmas armas, de descendentes seus, diferençadas nos 3º e 4º quarteis, com o campo de verde. Pode ver , como exemplo, as armas do palácio da Procuradoria Geral da República, na Escola Politécnica. Porquê?
RespostaLink directo:
Caro Conde,
Os Sousas Calharizes usavam as dos Arronches, mas e o seu neto que não herda o Morgado do Calhariz? que armas usou? gostaria de saber que armas usaram os SousasCalharizes da India, porque? Porque são meus ascendentes.
Cumprimentos
João Paulo Gaspar
Link directo:
Pedimos ajuda ao João Alarcão, Segismundo Pinto e outros sábios destas especialidades...
RespostaLink directo:
Caro Conde,
Saberá orientar a minha busca? onde poderei procurar as armas destes meus avoengos?
Cumprimentos
João Paulo Gaspar
Link directo:
Os Capitães da Guarda Alemã usavam Sousas de Arronches. Mas deve haver outras representações. Eu não sei muito mais sobre isto. NoANTT as habilitações de genere para a Ordem de Malta destes Senhores creio que apresentam também as tais armas.
RespostaLink directo:
Meus caros confrades
a ideia de pedir ajuda ao JOÃO ALARCÃO, parece-me bastante acertada. Ele sabe tudo..... sobre a India.
Ele está neste momento em Cabo Verde, mas quando chegar eu informo-o do
topico, e peço-lhe uma ajuda.
cump.
Jorge Albuquerque da Quinta
Link directo:
Caros confrades,
Muito obrigado e aguardemos então a vinda de João Alarcão para nos ajudar.
Cumprimentos
João Paulo Gaspar
Link directo:
Caríssimos Confrades
A pedido do meu amigo Jorge que me empurrou telefónicamente, aqui estou a dizer o pouco que sei da heráldica dos Sousas, Calharizes, que viveram na India, e que por ser tão pouco prova que não mereço o "sábio" que ainda assim agradeço.
A sepultura em Goa ( não me lembro agora em qual das Igrejas ou conventos ) não é suficientemente clara para deixar ler eventuais diferenças de cores assumidas. Isto é, a unica coisa que deixa perceber é que são as dos Sousas, de Arronches, que como aqui já disseram usavam os Sousas, Senhores do m do Calhariz, depois Palmelas.
Vou ver se localizo slides ou fotografias que tenha feito.
O Dom Filipe de Sousa era um personagem das mil e uma noites. Teve que ir 2 vezes ao Stº Ofício pelos 31s que arranjava.
Voltarei aqui em breve.
Abraços
João
Link directo:
Caro João Alarcão,
Estou-lhe muito grato pela sua participação neste tópico. Tenho especial interesse por Dom Filipe de Sousa e seus descendentesm, que pouco ou nada sei.
Até breve.
Abraço
João Paulo
Link directo:
Heraldista
Caro João,
Saber-me-á indicar um Heraldista que trabalhe, na perfeição, com o computador criando brasões de alta definição para depois poderem ser usados, por exemplo, em papel de carta?
Cumprimentos,
Luís
Link directo:
RE: Heraldica- Armas de Dom Filipe de Sousa e outr
Caro João Alarcão,
Passou um ano a correr, e venho por este meio, saber se o caro confrade sabe mais sobre este meu antepassado, as suas armas, etc.
Cumprimentos
João Paulo Gaspar
Link directo:
RE: Heraldista
Caro Luís,
Lamento mas não conheço. Talvez se contactar o Instituto de Heráldica encontre uma resposta positiva.
Cumprimentos
João Paulo
Link directo:
RE: Heraldica- Armas de Dom Filipe de Sousa e outr
Caro João
Só agora me dei conta deste teu tópico. Vou ver se nas minhas coisas tenho qualquer coisa até porque julgo ter tirado uma foto em Évora a uma pedra de armas que pode ter ligação.
Rui
Link directo:
Caro João Alarcão,
Sou neto do Gonçalo Guimarães e acabo de regressar de Goa, onde vi na Sé o túmulo de Dom Filipe de Sousa. Não sei de todo quem seja. Como é provavelmente da minha família e sei que o João está informado sobre o assunto, gostaria de saber mais pormenores acerca deste Dom Filipe.
Obrigado,
Pedro Souza e Holstein.
Link directo:
Caro Pedro
Conforme se inicia este tópico
1-No caso gostaria de saber quais as Armas usadas por Dom Francisco de Sousa, Morgado do Calhariz e Monfalim, neto do 1º Barão de Alvito.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=7382
2-E as Armas usadas por Dom Filipe de Sousa, bisneto do Dom Francisco acima referido.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=188081
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 nov 2024, 22:03