Eleições na Real Associação de Lisboa

Este tópico está classificado nas salas:

Eleições na Real Associação de Lisboa

#190488 | jmacieira | 31 mar 2008 19:59

Caros Confrades

Contando com a boa vontade dos moderadores deste Fórum, único que frequento, quero, com esta mensagem, dirigir-me a todos os Monárquicos que vêm a este Fórum para os alertar dos perigos que poderão ocorrer se, porventura, uma lista concorrente às eleições do próximo dia 12 saísse vencedora. O mínimo, Caros Correlegionários, será o fim da Real Associação de Lisboa!

De toda a gente que compõe a lista, é espantoso, só 2 ou 3 pessoas eu conheço como militantes monárquicos. Desses, como é evidente, faz parte o meu querido Amigo e Correlegionário José Tomaz de Mello Breyner cujo aparecimento numa lista destas é para mim um espanto. Mas, enfim, ele lá saberá.

Esta lista composta por uma série de emergentes que, a minha idade e a minha militância me permitem dizê-lo, NUNCA fizeram nada pela Causa Real. E aqui, como é óbvio, incluo o Serviço à Família Real.
Tivemos a sorte de, durante os últimos 8 anos, ter tido à frente da Real de Lisboa, (que é no fundo o corpo do movimento monárquico), um homem que tem dado o que é possível ( e às vezes o impossível) à Causa que todos defendemos.

Como é possível que um grupo de pessoas que nunca nada fez, que nunca apareceu nos momentos decisivos e históricos da Real de Lisboa, venha agora, com total desfaçatez e sem vergonha, querer concorrer ao lado de verdadeiros lutadores e insígnes monárquicos.

Seria fastidioso falar de todos, um a um.
Seria impossível dizer quem são porque isso, naturalmente, trazia-nos problemas!


VOTA LISTA A

VOTA RICARDO ABRANCHES
vOTA PEDRO MOTA SOARES
VOTA JOSÉ CUNHA REGO DE AMORIM

VOTA NUMA LISTA DE VERDADEIROS SERVIDORES DA NOSSA CAUSA!
VOTA NA LISTA QUE TEM 4 ELEMENTOS DO CONSELHO MONÁRQUICO!

ONDE ESTAVAM OS SENHORES DA LISATA B NOS ÚLTIMOS TEMPOS?


DIA 12 VAMOS VOTAR LISTA A

JOÃO DE MARIZ SARMENTO MACIEIRA
Idade: 60 anos
Militante Monárquico desde os 15. Dá para saber quem e quem não é!!!!!!

Resposta

Link directo:

RE: Eleições na Real Associação de Lisboa

#190489 | zamot | 31 mar 2008 20:18 | Em resposta a: #190488

Caro João Macieira

Por mim pode votar onde quiser, mas seria bem que lesse esta história, e que só depois decidisse quem apoiar...

Um enorme abraço


Zé Tomaz






A História recente da Real Associação de Lisboa


Muitos se hão-de perguntar pelas razões da precoce eleição para a Direcção da RAL. È seguramente estranho que hajam eleições tão proximamente. Que aconteceu então com a Direcção que foi eleita há menos de um ano?
Pois aqui se propõe explicar as razões a todos os que estejam interessados na vida da maior Real Associação do nosso País.
O problema já vem de longa data. Foi sempre preocupação de vários Directores, ao longo dos últimos anos, a situação financeira da RAL. O Conselho Fiscal ia aprovando os relatórios de contas com muitas reservas e as dívidas iam-se acumulando. Várias vezes o Presidente foi abordado por vários Directores para esclarecimento da situação financeira da RAL não obtendo qualquer resposta satisfatória. Os credores telefonavam amiúde e frequentemente de forma desagradável. Há património em livros e quadros em situação de degradação.
Antes da tomada de posse desta Direcção em 2007, novamente os Directores que vinham do anterior mandato, tentaram por todos os meios esclarecer e averiguar a situação financeira da RAL junto do Presidente da Direcção. Nunca tinham sido apresentados balancetes mensais e os dossiers da contabilidade não se encontravam na RAL. Tudo em vão, o Presidente não apresentava contas.
Nas primeiras reuniões da nova Direcção levantou-se logo o problema das contas. Um dos novos Directores insistiu veementemente na apresentação das mesmas, pois projectavam-se eventos e era necessário saber o dinheiro que havia disponível, que dividas era urgente pagar ou quanto seria preciso angariar.
Em resultado desta insistência, ficou pois, aprovado por unanimidade numa reunião de Direcção, que um Director ficasse encarregue de fazer um levantamento do histórico dos gastos mensais, dos donativos e das dívidas da RAL. A intenção deste levantamento era tão só para melhorar a gestão, saber onde se poderia poupar e o que seria urgente pagar. Pois estava a tornar-se vergonhosa a situação de dívidas a fornecedores e a falta de transparência da situação financeira da RAL
Assim se fez… mas não havendo acesso a documentação, recorreu-se aos dados informáticos disponíveis e telefonemas a fornecedores. O que se apurou era grave e os problemas começaram a avolumar-se. Foram averiguadas as contas do mandato anterior da RAL e a situação era crítica, havia dívidas desde 2003, inclusive dívidas em nome da RAL que nada têm a ver com a Associação. E era tudo muito confuso em relação a donativos e recibos dos últimos anos. Para confirmar os resultados obtidos pediram-se os dossiers com documentação das contas com o fim de melhorar o modelo de gestão. O Presidente ao invés de colaborar no esclarecimento das contas… zangou-se e tratou mal os Directores que as pediam.
Das reuniões de Direcção turbulentas, desde então, as Actas nunca até à data foram passadas para o livro de Actas… eram lidas em voz alta, mas não foram para o respectivo livro nem assinadas. Foram insistentemente pedidos os balancetes mensais de 2007 e nunca foram apresentados sob as mais variadas desculpas… adiando sistematicamente a sua apresentação, apesar da insistência dos Directores.
E a Direcção ficou partida. Os Directores que exigiam esclarecimento de contas foram caluniados e votados ostracismo. Outros Directores mantiveram-se numa certa neutralidade, e outros alinharam pacificamente na situação que se arrastava há longos anos.
E perguntam os senhores leitores… mas, então, não era de estarem todos de acordo na clarificação das contas? Pois… essa pergunta também fazemos nós. Que dizer? Estamos em Portugal. Parece que é usual este género de atitudes.
Entretanto foram alertados o Presidente da Assembleia Geral e Conselho Fiscal. Muito se falou, com parcos resultados... À boa moda Portuguesa!

Foi marcada, muito recentemente, uma reunião de Direcção (que viria a ser a última).

E pasme-se…

Nessa reunião o Presidente da Direcção começou por informar que havia pedido a alguns Directores que lhe entregassem os respectivos pedidos de demissão, e que estes tinham sido entregues e que portanto a Direcção caía. O Presidente não mencionou quais os Directores que se tinham demitido. Foi, então, perguntado o que estavam ali a fazer dez Directores se alguns se tinham demitido. Perante isto, o Presidente baralhou as datas dos pedidos de demissão dizendo por fim… que o Presidente da Assembleia Geral já os tinha aceite mas que só eram válidos no dia seguinte!!!

As Actas continuavam a não estar transcritas no Livro de Actas e a que se referia à anterior reunião nem sequer foi lida.

É apresentado um documento com o título de Relatório de Actividades que não foi aceite por alguns Directores.

E… depois de vários meses de insistência na apresentação dos balancetes mensais, das contas dos eventos, do alerta ao Conselho Fiscal… foi apresentado, na reunião, e perante o espanto geral, um Relatório de Contas já com parecer do Conselho Fiscal, sem que previamente as contas fossem apresentadas e analisadas pela Direcção e sem esta ao menos tivesse conhecimento da reunião com o Conselho Fiscal!!! Alguns Directores não aceitaram o Relatório de Contas.

Subitamente o Secretário pega no Livro de Actas (sem actas) e abandona a reunião. Passado breve trecho de tempo o Presidente também abandona a reunião recusando-se ao diálogo.

E assim se passou a última reunião de Direcção da RAL. Nada se resolveu, nada se esclareceu. E foi enviada para as urtigas a Direcção eleita há menos de um ano

E è deste modo, meus Senhores, que funciona a maior Real Associação do País em prol do Movimento Monárquico. Com pouca clareza no que respeita a dinheiros. Gestão confusa e com maus resultados. Património desprezado. Dívidas de anos a fornecedores. Com mentiras, calúnias e ataques de má educação para com as pessoas que querem clarificar a situação.

É lamentável… mas daqui se conclui que Portugal está todo infectado. Os favores moldam as consciências. E se alguém tem a ousadia de tentar inverter o pútrido estado das coisas é pura e simplesmente vilipendiado… perante a abrutalhada passividade geral.
Será que os Monárquicos deste País vão deixar passar tudo isto com uma certa brandura?
Será que os Monárquicos deste País vão permitir que esta situação se arraste indefinidamente?
Esperemos em Deus, que não!
Será que os Monárquicos deste País preferem ser uma referência de carácter e dignidade para o Povo Português ao invés de serem confundidos com os piores exemplos desta República?
Será que os Monárquicos deste País têm discernimento para apurar a verdade?
E será que os Monárquicos deste País têm isenção e coragem para impor a ordem?
Esperemos, em Deus, que sim!

Se assim não for… Guerra Junqueiro está coberto de razão:
“ Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia de um coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas”

Resposta

Link directo:

RE: Eleições na Real Associação de Lisboa

#190491 | zamot | 31 mar 2008 20:22 | Em resposta a: #190489

Por outro lado João, e confiando no seu grande sentido de justiça, responda-me por favor : Concorda que uma assembeia geral seja convocada numa carta escrita a 12 de Março e que foi recepcionada pela maior parte dos sócios apenas a partir de 26 de Março, ou seja 14 dias depois de ter sido escrita.

João tenho-o na conta de uma pessoa seria, de um senhor. e de uma pessoa de bem. Não acredito que depois de ler o relato do tópico anterior consiga manter o seu sentido de voto. Enganei-me João?


Um abraço


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Eleições na Real Associação de Lisboa

#190496 | zamot | 31 mar 2008 21:00 | Em resposta a: #190491

Já agora Caro João, e agradecendo a oportunidade de esclarecer os participantes deste forum, aqui fica a composição da lista B com alguns links para as páginas pessoais de cada um

ASSEMBLEIA-GERAL

Presidente: Miguel Chaves
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=209903
Vice-Presidente: Artur Camisão Soares
Secretário: José Tomaz Mello Breyner
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=24871


DIRECÇÂO

Presidente: João de Brito e Cunha
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=7174
Vice-Presidente: José Menezes
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=367499
Tesoureiro: Pedro Cassiano Neves
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=527876
Secretário: Maria da Costa Pereira
Luísa Fernandes
José Manuel Ferreira Lima
João Wemans

CONSELHO FISCAL

Presidente: João Picão Caldeira
Vice-Presidente: Nuno Berquó
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=209899
Secretário: Frederico Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Eleições na Real Associação de Lisboa

#190501 | calhaus | 31 mar 2008 21:49 | Em resposta a: #190496

Caros Senhores,

É lamentável, vergonhoso até, que usem um fórum de genealogia para propagandear as vossas "causas", que nada tem a ver com o tema!

Cordialmente,
S.L.C.

Resposta

Link directo:

RE: Eleições na Real Associação de Lisboa

#190506 | zamot | 31 mar 2008 22:14 | Em resposta a: #190501

Caro SLC

Como poderá verificar limito-me a responder a um participante por quem tenho a maior consideração e que para aqui puxou o tema. Como candidato pela lista B limitei-me a esclarecer o meu amigo João Macieira.

Peço desculpa do eventual incómodo que lhe causei, e tenho a certeza que a seguir ao jantar, ou amanhã ao acordar, o Luis Amaral vai eliminar este tópico uma vez, e aí até concordo consigo, tem pouco de genealogia.


Com os melhores cumprimentos


José Tomaz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Eleições na Real Associação de Lisboa

#190514 | JoãoGaspar | 31 mar 2008 22:57 | Em resposta a: #190506

Caro José Tomaz,

como esta?
gostaria de lhe fazer algumas perguntas acerca deste tema, como membro da Real Associação de Lisboa e da Juventude Monarquica de Lisboa que não sabia que existia uma alternativa à lista A.
O que será da Juventude Monarquica com a lista B? já que os lideres actuais da juventude monarquica são membros integrantes da lista A , ou seja a lista A apresentava dois vogais ou secretários jovens que seriam automaticamente considerados pela RAL como o lideres da Juventude. (?) e a lista B? a ser eleita terá a sua juventude? ja agora quais os estatutos da juvente?
Considero que este não seja talvez o melhor local para debater estas causas, e tendo em conta que o senhor se lembrará de mim, em tempos que como membro da Juventude Monarquica de Lisboa, reuni-me consigo, deixo o meu e-mail para que me possa esclarecer.

joaogaspar@nyc.com

Cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 05:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen