Porto Formoso - Arcebispado de Braga (?)

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Porto Formoso - Arcebispado de Braga (?)

#190541 | fgerin | 01 abr 2008 01:11

A todos os amigos,

Estou com um problemão: um 5o avô meu teima em se esconder. No termo de casamento dele (de 1815) consta "natural da freguesia do PORTO FORMOSO, ARCEBISPADO DE BRAGA (?) Onde estaria esta freguesia? Só conheço Porto Formoso na Ilha de São Miguel...em outros locais ele aparece como natural de LISBOA...alguém tem conhecimento de onde ficaria PORTO FORMOSO no ARCEBISPADO DE BRAGA????

Obrigado,

Fabrício Gerin
Campinas/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso - Arcebispado de Braga (?)

#191781 | fgerin | 09 abr 2008 14:14 | Em resposta a: #190541

Repassando minha dúvida: alguém conhece esta freguesia de Porto Formoso?

Obrigado,

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso - Arcebispado de Braga (?)

#191790 | Adilia M | 09 abr 2008 15:14 | Em resposta a: #190541

Caro Fabricio,

Realmente so encontrei informacao acerca da freguesia de Porto Formoso no concelho da Ribeira Grande, na costa norte da Ilha de São Miguel, Acores.

Lembre-se que os limites das freguesias, concelhos ou distritos podem nao coincidir com os limites dos bispados e arcebispados.

Tentei encontrar na internet os limites do Arcebispado de Braga na altura do documento que cita na mensagem mas nada encontrei. Talvez queira contactar o Arquivo Distrital de Braga e perguntar onde podera encontrar essa informacao.

http://www.adb.uminho.pt/

Ja tentou encontrar o registo de nascimento em Porto Formoso?

Sucesso,
Adilia

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso - Arcebispado de Braga (?)

#191893 | fgerin | 10 abr 2008 00:30 | Em resposta a: #191790

Cara Adilia,

Fiz uma pesquisa pela internet e não encontrei a tal freguesia de Porto Formoso, a não ser aquela da Ilha de São Miguel. Será que o Arcebispado de Braga, no início do séc. XIX, abrangeria a Ilha de São Miguel? Sou completamente leigo em se tratando de limites dos arcebispados portugueses antigamente. Você tem razão: vou mandar um e-mail para o Arquivo Distrital de Braga e perguntar. Ainda não pedi os microfilmes de Porto Formoso em São Miguel, por causa das dúvidas. Acho que pedirei também. Muito obrigado pelas considerações.

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso - Arcebispado de Braga (?)

#191963 | abfigueiredo | 10 abr 2008 15:07 | Em resposta a: #191893

Caro Fabricio Gerin
Tenho antepassados do Porto Formoso, Ribeira Grande e estive a ver os acentos de nascimento deles e de casamento e lá está escrito que esta localidade pertence à Diocese de Angra do Heroismo , estes acentos são de 1872.
Penso que esta localidade que procura não é a dos Açores, ou então há um engano na diocese.
Abraço
Boa sorte na procura
Adriana Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso - Arcebispado de Braga (?)

#192061 | fgerin | 10 abr 2008 23:46 | Em resposta a: #191963

Cara Adriana Figueiredo,

Realmente a freguesia de Porto Formoso dos Açores pertence à Diocese de Angra, só que na época será que a Diocese de Angra não pertenceria à Arquidiocese de Braga? É esta uma das minhas dúvidas...
Obrigado,

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso - Arcebispado de Braga (?)

#192066 | Peixeira | 11 abr 2008 00:24 | Em resposta a: #190541

Caro Fabrício Gerin,

não é possível que uma freguesia dos Açores tenha pertencido ao Arcebispado de Braga. Só pode ser :
1. Erro do Pároco:
1.1. (que eu acho mais plausível) haver outra pessoa (nubente, pai, avô, testemunha...) no mesmo registo de algum lugar do Arcebispado de Braga;
1.2. Porto Formoso ser um lugar, mas não freguesia, do Arcebispado de Braga;
2. Erro na leitura

Note que era corrente usar "Arcebispado de Braga" para significar "Diocese de Braga" e não todas as dioceses dependentes de Braga.

Cumprimentos,
Peixeira Marques

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso - Arcebispado de Braga (?)

#192069 | fgerin | 11 abr 2008 00:36 | Em resposta a: #192066

Caro Peixeira Marques,

Também acho impossível que seja a freguesia de Porto Formoso da Ilha de São Miguel. Também acho que poderia ser algum lugar do Arcebispado de Braga que em algum momento tenha sido denominado Porto Formoso.

O registro a que me refiro é o casamento de um 5o avô na Matriz de Bragança Paulista/SP Brasil, que resumidamente diz o seguinte:

"Aos 07/04/1815 nesta Matriz de Bragança (...) se receberão em matrimonio (...) Jozé Francisco da Silva NATURAL DA FREGUEZIA DO PORTO FORMOSO ARCEBISPADO DE BRAGA filho legítimo de Antonio Francisco e de Maria Francisca etc"

Pode até ter sido erro do pároco. E minha dúvida continua.

Obrigado,

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso - Arcebispado de Braga (?)

#192076 | abfigueiredo | 11 abr 2008 01:18 | Em resposta a: #192061

Caro Fabricio
Porto Formoso - Ribeira Grande na ilha de S.Miguel na data que refere pertencia á Diocese de Angra do Heroísmo, confirmo isso porque todos os acentos que tenho dos meus familiares de Porto Formoso, desde o meu bisavô como seus pais e avós, todos eles falam na Diocese de Angra.
Abraço.
Adriana Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso - Arcebispado de Braga (?)

#192109 | Panonias | 11 abr 2008 10:24 | Em resposta a: #192069

Caro Fabrício Gerin

Existem de facto a povoação de Formoso e o lugar de Porto situados no concelho de Braga. Como ficam ficam próximos, poderá em tempos o lugar de Porto ter sido conhecido por Porto de Formoso.

Com os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso - Arcebispado de Braga (?)

#192133 | fgerin | 11 abr 2008 13:04 | Em resposta a: #192109

Caro Zé Maria,

Muito obrigado pela pista quentíssima! Vou checar agora mesmo a informação.

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso - Arcebispado de Braga (?)

#192138 | fgerin | 11 abr 2008 14:01 | Em resposta a: #192109

Caro Zé Maria,

Estas "povoação de Formoso" e "lugar de Porto" pertenceriam a qual freguesia do concelho de Braga? Pergunto isto para poder pedir os paroquiais. Qualquer pista será bem vinda. Obrigado.

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Porto Formoso - Arcebispado de Braga (?)

#192155 | Panonias | 11 abr 2008 17:05 | Em resposta a: #192138

Caro Fabrício Gerin


A localidade de Formoso fica situada na actual freguesia de Merelim de S.Paio no concelho de Braga, junto do rio Cávado. Esta localidade é atravessada pela estrada que vai de Braga para Vila do Prado e situa-se mesmo junto do dito rio Cávado que actualmente é atravessado por ponte. Antigamente seria possilvelmente um porto de passagem para a outra margem( não haveria ponte)?
No entanto não lhe garanto nada, fica a dica.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 07:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen