Nettos, Ferreira Neto em Minas Gerais

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

NETTOS, FERREIRA NETO EM MINAS GERAIS

#190798 | pcfs4ever | 02 abr 2008 20:32

Amigos busco informações dos Netos, Ferreira Neto em Minas Gerais, região de São João Nepomuceno, Leopoldina, Montes Claros.

Antonio Ferreira Netto nasc. 10 dez 1923 Montes Claros, casado com Antonia Pereira de Queiroz. ELE filho de João Ferreira Netto e de Honoria, ELA filha de Marcolino Pereira de Queiroz e Gabriela.
esse casal tiveram filhos Dora, Osmar, Antonio, Anita, Geraldo

Quem puder contribuir com a ascendencia.
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: NETTOS, FERREIRA NETO EM MINAS GERAIS

#211296 | MARILUCIA NETTO | 22 out 2008 15:49 | Em resposta a: #190798

MINHA FAMILIA É NETO, MAS QUANDO CHEGARAM AO BRASIL FORAM RESIRI EM JACUI SUDESTE DE MINAS, FOI EM MEADOS DE 1820, SERÃO TODOS DA MESMA FAMILIA???? VIERAM DA REGIÃO DE PORTO.

Resposta

Link directo:

Netos

#211326 | salen | 22 out 2008 22:13 | Em resposta a: #211296

Cara participante,
Só uma observação em relação à sua mensagem: não existe uma 'família Neto'.
'Neto', como o sentido faz ver, era e é uma aposição no fim dos apelidos, usada na linguagem corrente (e por vezes passada à oficial) quando se quer diferenciar do avô alguém que tem o mesmo nome que ele. Se o João Gomes tem um neto chamado João Gomes, este é o João Gomes 'neto'. O mesmo para o Pedro Henriques, o José das Neves, o Pancrácio Rudolfino etc. Acabavam todos com um apositivo 'neto', que ou se transformava ou não em apelido.
Com o tempo algumas dessas aposições seguiram nos filhos e transformaram-se em apelidos.
Por isso há hoje centenas ou milhares de núcleos familiares que o têm e passam-no a filhos, mas sem que esses núcleos tenham ou tivessem em algum tempo alguma coisa em comum.
E esqueça os dois 'tês' ou um 'tê' só. É mera questão de grafia antiga ou actual.
Cumprimentos e boas pesquisas.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Netos

#211333 | Kodiak | 22 out 2008 22:52 | Em resposta a: #211326

Participantes,

Conheço uma família Ferreira Neto, cujo fundador foi o Comendador Ferreira Neto, que tinha no Algarve um arraial de Pesca de Atum.
Também conheço uma família "Lino Neto" originária de Mação, Ribatejo.
Infelizmente, não conheço ninguém no Brasil com esse apelido Ferreira Neto, pelo que não os poderei ajudar.
Cumprimentos
António Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Netos

#211376 | MARILUCIA NETTO | 23 out 2008 14:16 | Em resposta a: #211326

Obrigada por sua observação. Realmente faz sentido. Apesar do que a minha família tem este sobrenome desde seus primórdios já conhecido por nós, e como o senhor levantou, o sobrenome vai dificultar minha pesquisa.

Obrigada,

Marilucia

Resposta

Link directo:

(Bis)Netos, ou Netos(II)

#211380 | salen | 23 out 2008 14:35 | Em resposta a: #211376

Cara participante,
Permita-me discordar: ter o apelido Neto não vai dificultar «em nada» a V pesquisa.
Se tem uma data e um lugar para procurar o primeiro registo, os outros virão de seguida.
Como sabe, num reg. de Baptismo ou Matrimónio vem sempre a filiação e em 90% dos casos os nomes dos avós, com locais de origem ou de moradia de todos os intervenientes, inclusive padrinhos e testemunhas.
Mesmo que os pais e avós não tenham apelidos iguais, eles estão lá listados.
Só tem que os ir procurar nos livros paroquiais dos seus lugares de residência e/ou de origem.
De passagem, pode descobrir quando exactamente apareceu a aposição 'Neto' na sua ancestralidade, e fica a saber qual era o apelido até então dessa linha de avós.
Cumprimentos e boas pesquisas.
VFerreira

Resposta

Link directo:

RE: (Bis)Netos, ou Netos(II)

#211381 | gmg | 23 out 2008 14:39 | Em resposta a: #211380

Caro Victor Ferreira,

A sua bonomia e disponibilidade para ensinar tantos dos que aqui chegam com reservas e dúvidas de como "começar isto.... ou aquilo", merecia um livro escrito por si. "Manual para Principiantes", acho apropriado.

Voltou à BN? Conseguiu mais alguma coisa?

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: (Bis)Netos, ou Netos(II)

#211382 | MARILUCIA NETTO | 23 out 2008 14:45 | Em resposta a: #211380

MAIS UMA VEZ, MEU MUITO OBRIGADA,
MARILUCIA

Resposta

Link directo:

RE: (Bis)Netos, ou Netos(II)

#212758 | MARILUCIA NETTO | 07 nov 2008 15:50 | Em resposta a: #211380

Como estou fazendo a árvore genealógica da minha família, encontrei mai
registros sobre minha família em Portugal em livros antigos aquí no Brasil, do qual estou enviando ao Forum p/ver se consigo mais informações de alguns dos senhores.

Descobri que meu mais antigo ancestral (do que já ouvi falar) chamava-se
MANUEL NETTO FERREIRA - Natural de Santa Maria da Reguenga - Portugal -
casado com MARIA MONTEIRA - Natural da Vila Real-Portugal. Seu filho era
MANUEL FRANCISCO NETTO.

Apartir de alguns livros antigos em minha cidade aqui no Brasil, descobri
que este último, Manuel Francisco Netto, em meados de 1770 (+ ou -), veio
para o Brasil como fugitivo, no porão de um navio, pois, o mesmo era um
preso político, e que, em Portugal ficava trancafiado na masmorra de um
castelo, da onde o mesmo fugiu.

Alguém sabe informar o que posso fazer a partir destes registros??? Ou ainda alguém tem dados sobre esta ramificação.

Obrigada,

M. Netto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 09:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen