Aristides de Sousa Mendes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Aristides de Sousa Mendes

#190952 | salen | 03 abr 2008 20:04

Caros confrades, de todos os quadrantes,
Neste dia, há mais de 50 anos, faleceu um homem justo, que recebeu do governo do seu país um tratamento injusto.
Toda a vez que me recordo das circunstâncias em que faleceu, pergunto-me como foi possível.
E no entanto o seu legado é de enobrecimento para esta gente, de nação portuguesa (o trocadilho não é inocente).
Não pude deixar de reafirmar neste texto simples a minha ainda mais simples homenagem.
Curvemo-nos diante da sua grandeza.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Aristides de Sousa Mendes

#190954 | Mavasc | 03 abr 2008 20:24 | Em resposta a: #190952

Caro Victor Ferreira

Junto-me á sua homenagem a Aristides de Sousa Mendes, um homem justo e corajoso que honra este país.

Que sejamos dignos do exemplo que nos deixou

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Aristides de Sousa Mendes

#190957 | MariaDavid | 03 abr 2008 20:44 | Em resposta a: #190952

Caros Confrades

Junto a minha à vossa voz para enaltecer a memória de um grande homem que soube dar à palavra justiça e solidariedade o seu sentido mais profundo. Arrostou com todas as pressões para seguir os seus nobres valores.

Infelizmente ainda desconhecido de muita gente e por muita outra incompreendido e vilipendiado, só porque se revoltou contra as ordens superiores, merece de todos nós o máximo respeito e que não deixemos perder no esquecimeto a sua memória, pois recordando o seu acto nobre de salvar milhares de vítimas da loucura colectiva de um poder político instalado, cá e na europa dita evoluída, soube cimentar, para todo o sempre, o significado de DIGNIDADE.

Salvando os outros, acabou por fazer perder a sua família nas condições precárias em que a deixou. Só uma grande nobreza de carácter faria tal. Honra lhe seja feita!

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Aristides de Sousa Mendes

#190962 | kiki | 03 abr 2008 21:51 | Em resposta a: #190957

Nada mais posso acescentar ao que aqui foi escrito, mas simplesmente dizer obrigada, pois se não fosse este Homem, nunca teria conhecido os meus tios-avós que ele ajudou a sairem de França para o exilio, rumo a Israel, para mais tarde se voltarem a reunir à familia aqui em Portugal.
Curvo-me perante a sua memória.
Cristina Cohen

Resposta

Link directo:

RE: Aristides de Sousa Mendes

#190963 | ffarrajota | 03 abr 2008 22:34 | Em resposta a: #190952

Caro Victor:
mais uma a juntar-se à Justa Homenagem.
os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Aristides de Sousa Mendes

#190998 | pachancho | 04 abr 2008 06:34 | Em resposta a: #190963

Caro Victor,

junto-me á sua justa homenagem e só tenho pena que a história de vida deste Homen não seja leccionada nas escolas. Bons exemplos fazem falta!


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Aristides de Sousa Mendes

#191008 | Nuno Oliveira | 04 abr 2008 10:11 | Em resposta a: #190998

Caros Confrades:
É sob os desígnios da justiça, da verdade e da tolerância que gostaria de me associar aos vossos votos, tirando o meu chapéu e vergando-me perante essa personalidade impar, revestida de coerência e recheada de bondade que foi Aristides de Sousa Mendes.
Que os valores que ele propalou vivam, pois, dentro de cada um de nós e a sua acção será a coisa mais bela que um Homem pode fazer na vida.
Eduardo Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Aristides de Sousa Mendes

#191052 | artur41 | 04 abr 2008 14:34 | Em resposta a: #191008

Caros Confrades,


Notável HOMEM!

Colocando em perigo a sua própria vida, Aristides de Sousa Mendes não teve medo de lutar por um ideal. Em nome da LIBERDADE sacrificou tanto, mas tanto...


Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Aristides de Sousa Mendes

#191055 | Mavasc | 04 abr 2008 14:37 | Em resposta a: #191052

Meu caro Artur João

Que bom vê-lo por aqui!
E que ganhe a Lista B!

Grande abraço

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Aristides de Sousa Mendes

#191058 | artur41 | 04 abr 2008 14:45 | Em resposta a: #191055

Minha cara Maria Benedita,


Outros afazeres me têm ocupado, de facto. Não podia, porém, deixar de intervir neste tópico.

Agradeço-lhe as palavras de confiança.


Grande abraço,

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Aristides de Sousa Mendes

#191127 | diogoad | 04 abr 2008 19:57 | Em resposta a: #190952

Já agora, uma homenagem também aos descendentes do sr. Aristides de Sousa Mendes, também pessoas com a correcção e a elevação moral do seu antepassado.

Resposta

Link directo:

RE: Aristides de Sousa Mendes

#219850 | codeceda | 29 jan 2009 11:56 | Em resposta a: #190957

Caros confrades,

Esta a circular na Internet uma petição para que seja
atribuido o nome à nova ponte a construir sobre o rio Tejo, em Lisboa, será uma forma de fazer perpetuar a memória de Aristides de Sousa Mendes.
Desta forma solicito a todos os que julgarem que um exemplo como este, deve ser relembrado para "sempre", assinem esta petição
http://gopetion.com/petitions/homenagem-aristides-sousa-mendes.html

Obrigados

Paris /Antonio Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Aristides de Sousa Mendes

#219880 | João Mamed | 29 jan 2009 19:58 | Em resposta a: #219850

Já assinei

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Aristides de Sousa Mendes

#219891 | henrdias | 29 jan 2009 21:31 | Em resposta a: #219850

Caros Confrades,

também assinei, mas se me permitem, corrijo a ligação:

http://gopetition.com/petitions/homenagem-aristides-sousa-mendes/sign.html

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

70th anniversary of Sousa Mendes’ RE: Aristides de Sousa Mendes

#256838 | kolon | 19 jun 2010 02:44 | Em resposta a: #191127

ISto vai traduzido em baixo para Português usando o Google não muito bem mas não há tempo para tudo.

Contact: Miguel Ávila, Assistant Editor, The Portuguese Tribune
Email: miguelavila@tribunaportuguesa.com
Phone: 408.772.2941
Website: http://www.portuguesetribune.com/

SF Bay Area Remembers “Angel of Bordeaux” Aristides de Sousa Mendes

San José, California, June 6, 2010 – "I would rather stand with God against man, than with man against God." This famous quote belongs to Consul General of Portugal in Bordeaux, France, Aristides de Sousa Mendes, who in nine days in June 1940 saved 30,000 World War II refugees, among them over 10,000 Jews, who were fleeing Nazi-occupied territories. Prior to his assignment in Bordeaux, Sousa Mendes served as Consul General of Portugal in San Francisco from 1921 to 1924.
The Bay Area Portuguese-American community will be honoring the “Angel of Bordeaux” with a placement of a wreath at the Portuguese Consulate, 3298 Washington Street, San Francisco, CA on Thursday, June 17, 2010 at 10 AM celebrating the 70th anniversary of Sousa Mendes’ act of defiance against his superiors, a true Act of Conscience. An art exhibit and reception will follow at the Portuguese Consulate. Artists Nathan Oliveira, John Mattos, Maxine Olson, João de Brito, Maria Pavão-Hadsell, Roberto Ávila, and Sousa Mendes’ own grandson Sebastian Mendes are confirmed.
The event is hosted by the Consul General of Portugal, António Costa Moura, the Portuguese Fraternal Society of America, and The Portuguese Tribune. Confirmed guests include the Consul General of Israel, the Office of the Mayor of San Francisco, and members of the Sousa Mendes family. The event is open to the public.
Special intention Masses and other events are planned throughout the world. At the Vatican, Their Eminences William Cardinal Levada, Claudio Cardinal Hummes, and Renato Raffaele Cardinal Martino will concelebrate a Thanksgiving Mass at the Church of Santa Maria di Transpontina on June 17 in Sousa Mendes’ honor. Special Masses will be said at the cathedrals of Lisbon and Braga in Portugal and other events will take place in Paris and Bordeaux in France, São Paulo, Fortaleza, and São Salvador da Bahia in Brazil, Newark, NJ, Brooklyn, NY, Montreal, Canada, and San José, CA where a special Mass will be said on Sunday, June 13, 2010 at 11 AM at Five Wounds Portuguese National Church, 1375 East Santa Clara Street, during the celebration of the Day of Portugal.
Aristides de Sousa Mendes was born on July 19, 1885 in Cabanas de Viriato, district of Viseu, Portugal, to a rural aristocratic and devout Catholic family. After completing his law degree at the University of Coimbra, he pursue along with his twin brother César, a diplomatic career. Bordeaux was not the first assignment where Sousa Mendes fought for his convictions. At age 55 nearly reaching the end of his diplomatic career and the father of 14 children, Sousa Mendes put his life and those of his family at risk by disobeying dictator António de Oliveira Salazar’s strict orders not to issue any visas to Jews and foreigners of unknown origin. In the end, he lost his diplomatic career, could not exercise law, had to surrender his foreign-issued driver’s license, was stripped of his pension, suffered a stroke that left him partially paralyzed, lost his wife Maria Angelina in 1948, lost his children to emigration, and died in poverty on April 3, 1954. Two days after his death, his twin brother César received a handwritten note from Salazar with only two words on it: “My condolences.” In 2007, Sousa Mendes was selected in a Portuguese TV program as the third Greatest Portuguese of all time.
What is less known about Aristides de Sousa Mendes is that he was Consul General of Portugal in San Francisco between October 15, 1921 and 1924 when he was assigned to Maranhão, Brazil.
His ninth and tenth children, Carlos and Sebastião, were born in Berkeley on February 11, 1922 and San Francisco on October 7, 1923 respectively. Carlos died on June 4, 1999 in Los Angeles and Sebastião died on December 17, 2006 in Scottsdale, Arizona. Both brothers opted for US Citizenship and served in the U.S. Army in Europe during World War II. In 1950, Sousa Mendes’ 13th child, John Paul Abranches, who was born in Louvain, Belgium in 1932, immigrated to the United States, joined the Army, and moved to the San Francisco Bay Area. He died on February 5, 2009 in Antioch, CA, at age 78. His daughter Teresinha lives in the San Joaquin Valley.

--------------- tradução feita no Google...

Contato: Miguel Ávila, editor assistente, o Português Tribuna
Email: miguelavila@tribunaportuguesa.com
Telefone: 408.772.2941
Website: http://www.portuguesetribune.com/

SF Bay Area lembra-se "Anjo de Bordéus" Aristides de Sousa Mendes
San José, Califórnia, 06 de junho de 2010 - "Eu preferiria estar com Deus contra o homem, que com o homem contra Deus. "Isto famosa citação pertence ao Cônsul Geral de Portugal em Bordeaux, França, Aristides de Sousa Mendes, que em nove dias em junho de 1940 salvou 30 mil refugiados da II Guerra Mundial, entre os mais de 10.000 judeus, que fugiam ocupada pelos nazistas territórios. Antes de sua atribuição em Bordéus, Sousa Mendes atuou como Cônsul Geral de Portugal em São Francisco 1921-1924.
A Bay Area comunidade Português-Americana será em homenagem "Anjo de Bordéus", com uma colocação de uma coroa de flores no Consulado Português, 3298 Washington Street, San Francisco, CA na quinta - feira 17 de junho, 2010 às 10:00 comemorando o 70 º aniversário da Lei de Sousa Mendes de desafio contra seus superiores, um verdadeiro ato de consciência. Uma exposição de arte e recepção seguirá no Português Consulado. Artistas Nathan Oliveira, João Mattos, Maxine Olson, João de Brito, Maria Pavão Hadsell, Roberto Ávila, eo próprio Sousa Mendes neto Sebastião Mendes são confirmada.
O evento é organizado pelo Cônsul Geral de Portugal, António Moura Costa, da Sociedade Fraternal de Português América, e A Tribuna Português. convidados confirmados incluir o Cônsul Geral de Israel, o Gabinete do Prefeito de San Francisco, e os membros do Sousa Mendes da família. O evento é aberto ao público.
Missas intenção especial e outros eventos estão previstos todo o mundo. No Vaticano, Sua Cardeais O cardeal William Levada, Cardeal Cláudio Hummes, e Cardeal Renato Raffaele Martino vai concelebrar uma Ação de Graças Missa na Igreja de Santa Maria di Traspontina em 17 de junho, em honra de Sousa Mendes ".
Especial Missas serão ditas em catedrais de Lisboa e Braga em Portugal e outros eventos terá lugar em Paris e Bordeaux na França, São Paulo, Fortaleza, Salvador e São da Bahia, no Brasil, Newark, New Jersey, Brooklyn, NY, Montreal, Canadá, e San José, CA, onde uma missa especial será dito no domingo, 13 de junho, 2010 às 11:00 Cinco Feridas Português Igreja Nacional, 1375 East Santa Clara Street, durante o celebração do Dia de Portugal.
Aristides de Sousa Mendes nasceu em 19 julho de 1885 em Cabanas de Viriato, distrito de Viseu, Portugal, para um rural aristocrática família católica e devota. Depois de completar seu diploma de Direito na Universidade de Coimbra, que prosseguem juntamente com seu irmão gêmeo César, uma carreira diplomática.
Bordeaux não foi a primeira tarefa, onde Sousa Mendes lutaram por suas convicções. Em 55 anos quase atingindo o final de sua carreira diplomática e pai de 14 filhos, Sousa Mendes, ponha sua vida ea de sua família em risco desobedecendo o ditador António de Oliveira Salazar estrita ordens de não emissão de vistos para judeus e estrangeiros de origem desconhecida. No final, ele perdeu a sua carreira diplomática, não poderia exercer o direito, teve que entregar o estrangeiro emitido
carteira de motorista, foi despojado de sua pensão, sofreu um acidente vascular cerebral que o deixou parcialmente paralisado, perdeu a esposa Maria Angelina, em 1948, perderam os seus filhos à emigração, e morreu na pobreza em 03 de abril de 1954. Dois dias depois de sua morte, seu irmão gêmeo César recebeu uma nota manuscrita de Salazar, com apenas duas palavras sobre ele: "Meus pêsames".
Em 2007, Sousa Mendes foi escolhido em uma TV Português programa como o terceiro maior Português de todos os tempos. O que é menos conhecido sobre Aristides de Sousa Mendes é que ele foi Cônsul Geral de Portugal em San Francisco entre 15 de outubro de 1921 e 1924, quando foi atribuído ao Maranhão, Brasil.
Seus filhos, nono e décimo, Carlos e Sebastião, foram nascido em Berkeley em 11 de fevereiro de 1922 e em San Francisco
07 de outubro de 1923, respectivamente. Carlos morreu em 04 de junho de 1999 em Los Angeles e Sebastião morreu em 17 de dezembro de 2006, em Scottsdale, Arizona. Ambos os irmãos optaram por E.U. Cidadania e serviu no exército E.U. na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1950, 13 º filho Sousa Mendes ", John Paul Abranches, que nasceu em Louvain, na Bélgica, em 1932, emigrou para os Estados Unidos, entrou para o Exército, e mudou-se para o San Francisco Bay Area. Ele morreu em 2009 05 de fevereiro em Antioquia, CA, de 78 anos. Sua filha de Teresinha vive no San Joaquin Valley.

Resposta

Link directo:

70th anniversary of Sousa Mendes’ RE: Aristides de Sousa Mendes

#256841 | kolon | 19 jun 2010 02:51 | Em resposta a: #256838

Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=38853

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 11:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen