Campelo, Baião

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Campelo, Baião

#191028 | M.Ribeiro | 04 abr 2008 12:27

Cara Adília

Vamos então deixar o seu tópico para quando vier a resposta da 4ª Circunscrição, e caso tenhamos que falar ainda das pesquisas na Santa Casa.

Continuemos aqui, por favor, porque sempre tenho a esperança de que apareça algum descendente dos meus pesquisados, aqui pelo fórum! Mas o meu email já saiu na mensagem de resposta da 4ª Circunscrição pedindo o prazo de 5 dias para pesquisar. Se você quiser, use-o para o que for preciso.

Mas não precisa retribuir nada. Ainda nem sei se conseguirei chegar a bom termo nas suas pesquisas!

Mas, vamos lá: O casamento de Delfina de Jesus com Manuel José Ribeiro é o registro nº 2 de casamentos em 1887, em Campelo. Pode até ser confirmado na pesquisa online, conforme já fiz, só para me distrair, já que possuo a fotocópia. Aconteceu a 18 de abril de 1887, daí a minha dúvida se Delfina de Jesus é de 1867 ou 1868, já que em abril de 1887 estava com 19 anos. Casaram-se na igreja paroquial de São Bartolomeu de Campelo. Ela é filha de - e aqui acho que corrijo erro em mensagem anterior ! - Francisco Monteiro e Margarida de Jesus. O registro do casamento é simples, bem linear, não havendo possibilidade de interpretações nas entrelinhas, porque não as há. Felizmente ou infelizmente, não sei ... Às vezes as entrelinhas ajudam bastante.

Se Delfina de Jesus nasceu em 1867/8 o casamento de seus pais deve ser pesquisado entre 1845 e 1848, suponho eu. É muito tempo... Ou será melhor pedir ano a ano, para não haver possibilidade do ADP querer cobrar.

É isso. Se houver complicação, deve desistir, claro.

Obrigada.
Marli

Resposta

Link directo:

RE: Campelo, Baião

#191037 | Adilia M | 04 abr 2008 13:18 | Em resposta a: #191028

Cara Marli,

Ja vi o documento que refere. Acho que pesquisar em documentos em ingles e alemao ha tanto tempo fez-me esquecer que nessa altura em Portugal ja existia texto previamente redigido. Eu gosto dos registos anteriores em que o padre escrevia coisas como "foram recebidos", "quinto filho deste matrimonio", etc. Isso da pistas e diminui o tempo passado a pesquisar as diferentes hipoteses. No fundo, era a isso que me referia.

Ja enviei email para o ADP. Agora e so esperar.

Sucesso,
Adilia

Resposta

Link directo:

RE: Campelo, Baião

#191041 | M.Ribeiro | 04 abr 2008 14:06 | Em resposta a: #191037

Cara Adília

Acho que por ora você só pediu o nascimento da Delfina de Jesus, mas sem querer posso tê-la induzido a erro. Se o nascimento de Delfina de Jesus deu-se ou em 1867 ou 68, o casamento de Francisco Monteiro e Margarida de Jesus também é desta ocasião, e não da década de 40, como coloquei. Na década de 40 deverei procurar depois então pelo nascimento dos mesmos Francisco Monteiro e Margarida de Jesus. Desculpe-me.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Campelo, Baião

#191043 | Adilia M | 04 abr 2008 14:12 | Em resposta a: #191041

Marli,

Nao ha problema. Quando eu pedi o documento de batismo de Delfina, pedi tambem o casamento de seus pais, anterior ao nascimento desta, ou seja antes de 1868. Salvaguardando que haja informacao no documento de nascimento que os pais eram solteiros aquando do nascimento de Delfina.

Achei estranho pedir-me da decada de 40 mas tomei a liberdade de fazer como se fosse para mim.

Nao se preocupe.

Estava agora mesmo a aproveitar o tempo que me resta no computador para ler as mensagens no forum referentes a Baiao. Parece que varias pessoas andam a pesquisar esta area. Muitos Ribeiros e Queiros mas nao vejo nada que seja familiar :(

Cumprimentos,
Adilia

Resposta

Link directo:

RE: Campelo, Baião

#191045 | M.Ribeiro | 04 abr 2008 14:18 | Em resposta a: #191043

OK, Adília. Ainda bem.

Vamos aguardar então as "nossas" respostas, do Brasil e de Portugal.

Cumprimentos.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Campelo, Baião

#200726 | Adilia M | 17 jun 2008 18:02 | Em resposta a: #191045

Olá Marli,

Lamento mas ainda não recebi nenhuma resposta do Arquivo Distrital do Porto para si.

Espero que seja em breve,
Adília

Resposta

Link directo:

RE: Campelo, Baião

#200863 | M.Ribeiro | 18 jun 2008 15:41 | Em resposta a: #200726

Olá Adília

Não se preocupe. Quando eu voltar a me ocupar novamente com as pesquisas posso pedir diretamente ao ADP. Esqueça o assunto.

Estou preocupada é como você fará para enviar 65 reais à Santa Casa no Rio de Janeiro sem ter uma grande despesa, tal como acontece quando enviamos euros para Portugal. Tem alguma idéia? Talvez o envio de Vale Postal seja mesmo melhor do que transferência entre contas bancárias. Graças à sugestão de uma participante do fórum eu passei a enviar euros diretamente para os Arquivos Distritais, dentro de envelopes. Mas acho que no seu caso isto seria inviável.
Vamos ver se alguém se manifesta com sugestões.

Abraço.

Marli

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 23:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen