Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#191062 | joao rippe | 04 abr 2008 14:58

Este novo fórum tem por objetivo obter informações sobre as origens da família Ripper Riper em Portugal e Ripper no Brasil. Os dados que possuo ainda são incompletos e por vezes incipientes, sobretudo no que concerne à presença da famíla na região do Porto no século XVIII. Portanto, espero que este novo espaço seja a oportunidade de uma profícua troca de informações entre pesquisadores que pesquisam este tema ou temas correlatos.

1. A origem da família Ripper no Brasil:

José Faustino da Cunha Riper (ou Ripper), oriundo da freguesia de N.Sa. da Boa Viagem, cidade do Porto, imigrou nas primeiras décadas do século XIX para o Brasil, onde casou-se em 1833 (vejam apontamentos abaixo). Era filho de Vicente Gregório Riper e Rosa Bernardina da Cunha.

Ainda não possuo o registro de entrada de José Faustino da Cunha Ripper no porto do Rio de Janeiro, mas em seu registro de casamento de 1833 o sobrenome já aparece com dois "p", assim como o nome de Vicente Gregório, seu pai. A duplicação do "p" pode ser devida à grande influência inglesa no Brasil em inícios do século XIX ou representar, de fato, a grafia correta do nome. Neste caso, consideraríamos que os registro portugueses com um só "p" foram feitos com base na simples pronúncia do nome Ripper.

2. Informações que disponho sobre os antepassados mais distantes em Portugal:

Um documento de penhora datado de março a junho 1819, depositado no Arquivo Distrital do Porto, revela que Vicente Gregório Riper era morador da freguesia de Massarelos e filho de Francisco Riper, morador da freguesia de São Pedro de Miragaia. A ação de penhora dos bens de Vicente Gregório Riper deve-se ao não pagamento de casas da viela de SantAna, em Miragaia, aparentemente devido ao falecimento de seu pai. A Santa Casa da Misericórdia do Porto socorre Vicente Gregório para quitar a dívida.

Calculo o nascimento de Francisco Riper tenha ocorrido em torno de 1760 e o de Vicente Gregório Riper em torno de 1780. Há também neste site Genall.net o registro de Maria Fausta Riper, que se casa com Jose Joaquim de Sousa e Castro em data desconhecida. Seu filho Antonio Joaquim de Castro casa-se em 1805, o que sugere que Maria Fausta possa ter sido da geração de Francisco Riper.

Em recente viagem ao Porto (março de 2008), não encontrei qualquer informação a respeito dos sobrenomes Riper ou Ripper na biblioteca do Instituto do Vinho do Porto ou na relação de membros da Feitoria dos Ingleses. Tampouco há qualquer Riper ou Ripper nos diretórios telefônicos do Porto e Vila Nova de Gaia. Portanto, não há descendentes vivos na região.

3. Possíveis origens do sobrenome:

A região do Porto registra um intenso comércio marítimo com a Inglaterra e França desde o século XIV. Ingleses e franceses radicaram-se na região, principalmente no século XVIII. Acredito que esteja entre os comerciantes estrangeiros a origem.

O nome Ripper não é de origem portuguesa. A palavra aparece nas línguas inglesa e frencesa: Ripper, em inglês, significa "cortar, rasgar"; Riper significa "o mais amadurecido ou preparado". Riper, em francês, significa "arrastar um objeto pesado".

Há o registro do francês Antoine Ripert no Porto em 1883, responsável pelo primeiro sistema de transporte público com carros puxados a cavalos. Ainda não encontrei evidências da existência da Família Ripert anterior a este data ou de uma possível ligação entre Riper e Ripert.

Ken Ripper, em seu excelente sítio sobre a família Ripper, escreve que, segundo as suas pesquisas, o sobrenome vem de "Beauripper", sendo Richard Beauripper (1480), da região da Cornuwall (Cornualha), o mais antigo membro da família conhecido. Ken Ripper apresenta ainda Repper como outra forma do mesmo sobrenome.

É interessante notar que tanto o Porto quanto a Cornualha foram sempre portos de intenso comércio e grande vocação marítima.

4. Genealogia da Família Ripper no Brasil:

Segue abaixo meus apontamentos para a genealogia da Família Ripper no Brasil até a geração de minha avó:

1. Vicente Gregório Ripper
Casado em Portugal com
Rosa Bernardina da Cunha (Portugal)

1.1. José Faustino da Cunha Ripper (n. Porto – N.Sra. da Boa Viagem)

2. José Faustino da Cunha Ripper
Casado em 13/9/1833 (Igreja de Sta. Rita), com
Heloisa (Eloysa) da Conceição (n. Rio, 5/2/1814, f. Rio 30/1/ 1888)
Res. Rua Nabuco de Freitas 84. – Filha de Manuel Dias Teixeira (n. Porto) e de Francisca Maria da Conceição (n. Rio).

2.1. Leopoldina Maria Ripper (n. Rio s/d, c. Rio15/7/1853 com Antonio de Souza Pereira Junior

2.2. João Candido da Cunha Ripper (c. Rio 20/11/1855 com Josefina Fausta dos Santos)

2.3. João Gomes da Cunha Ripper (n. Rio s/d, c. Rio 6/10/1866 com Rosa
Amélia do Amaral)

2.4. José da Cunha Ripper (n. Rio 1846, c. 1º Rio 27/2/1869 com Antonia Samjurjo Palmeira, c. 2º Rio 24/1/1877 com Lucinda da Silva Bravo, f. Rio 24/7/1883)

2.5. Antonio Augusto Ripper (n. Rio s/d, c. 1º 1/5/1875 com Maria Teresa Rocha Matos, c. 2º Rio 31/1/1877 com Julia Teresa da Rocha Matos)

2.6. Rosa (n. Rio 1851, f. Rio 3/1/1854)

2.7. Henrique (n. 1855, f. 28/7/1855)


3. João Candido da Cunha Ripper (n. Rio 1835, f. Rio 15/11/1881, Ladeira Barroso 3, tipógrafo pobre pa: SJB)
Casado no Rio 20/11/1855 na Igreja de Sant’Anna
Josefina Fausta dos Santos (n. s/d)
Filha de João Antonio dos Santos e Leopoldina Fausta

3.1. Carolina Josefina da Cunha Ripper (n. Rio s/d, c. Rio 1878 Inácio Alberto de Oliveira Dourado)

3.2. João (n. Rio 5/1860, f. Rio 26/2/1861)

4. João Gomes da Cunha Ripper (n. Rio s/d, f. Rio s/d)
Casado no Rio 6/10/1866 na Igreja de Sant’Anna
Rosa Amélia do Amaral (n. Guaratiba)
Filha de Antonio Claudio do Amaral e Francisca Rosa


4.1. João Gomes da Cunha Ripper Filho (n. Rio ca. 1870, f. Rio ca. 1930, Capitão, funcionário da Alfândega, violonista, chorão, companheiro de Catullo da Paixão Cearense, Morcego e Sátiro Bilhar)

4.2. Oscar do Amaral Ripper (n. 1876, f. 21/11/1887 rua S. Luiz Gonzaga 151-A2)

4.3. Elvira do Amaral Ripper, c. 1892 Rio com João Moeda de Miranda ?

5. José da Cunha Ripper (n. Rio 1846, f. s/d)
Casado 1º no Rio em 27/2/1869 com
Antonia Samjurjo Palmeira (n. Rio 1850, f. Niterói 16/9/1876 de tifo)
Filha de Domingos Gonçalves Palmeira e Antonia Josefa de Lorenzo y Samjurjo
Casado 2º no Rio em 24/1/1877 na Matriz de Sant’Anna com
Lucinda da Silva Bravo (n. Rio s/d)
Filha de José da Silva Bravo e Maria Engraciana Alves de Faria

5.1. Carolina Palmeira Ripper (n. Rio 1869, c. Rio 11/2/1888 com João José de Freitas (seu primo 2º )

5.2. Artur Palmeira Ripper (n. Rio 26/2/1871, c. São Paulo 1898 Maria do Carmo da Cunha Bueno Ellis, f. Rio 30/12/1939)

5.3. Maria Luiza Ripper (n. Niterói 1873, c. Rio 15/1/1891 Cesário Antonio Ferreira Júnior)

5.4. Alda Palmeira Ripper (n. Niterói 1875, c. Rio 29/4/1893 André Braz Chabréo Júnior)

6. Antonio Augusto Ripper (n. Rio s/d)
Casado no Rio em 1/5/1875 na Igreja de Sant’Anna
Maria Teresa da Rocha Matos (n. Rezende, RJ)
Filha de Carlos Gonçalves Matos e Ana Teresa da Rocha


7. Artur Palmeira Ripper (n. Rio 26/2/1871, f. 30/12/1939)
Casado em São Paulo em 25/4/1898?
Maria do Carmo Bueno Ellis (n. São Paulo 1/6/1877)
Filha do Senador Alfredo Ellis (n. São Paulo 19/3/1850) e Sebastiana Eudóxia da Cunha Bueno (n. 27/2/1859, f. São Paulo? 3/10/1939)

7.1. Artur Palmeira Ripper Filho (n. São Paulo? s/d, c. Rio 29/1/1932 Maria Lúcia Leite de Melo, filha de Eugênio de Melo)

7.2. Sebastiana Ellis Ripper (n. São Paulo? s/d, c. Rio 1923 Luiz Felipe René de Assis Moura)

7.3. Antonia Ellis Ripper (n. São Paulo 26/4/1904, c. 27/12/1923 Guilherme Gonçalves Vianna, f. Rio 1983)

7.4. José Ellis Ripper (n. São Paulo?, c. São Paulo? Emma Piegas Dias, d. ??)

7.5. Maria do Carmo Ellis Ripper (n. São Paulo?, c. Rio 30/10/1939 Mario Castro de Almeida Filho)

Permaneço no aguardo de alguma manifestação.

Atenciosamente,

João Guilherme Ripper

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#191155 | Gilson Nazareth | 05 abr 2008 05:46 | Em resposta a: #191062

Amigo,
A descendência Ripper-Chalréo está,em grande parte publicada:www.joaodorio.com
É só procurar no google "GENTE DE TURQUEL" é uma genealogia da famíla Nazareth.
Gostaria que trocassemos figurinhas.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#191198 | joao rippe | 05 abr 2008 16:44 | Em resposta a: #191155

Prezado Gilson,

Obrgado por sua mensagem.

A genealogia da família Chalréo-Ripper no Brasil traz informações interessantes. O primeiro entrocamento entre as duas famílias se dá com André Braz Chalréo que se casa com Heloisa Emiliana Ripper filha de José Faustino da Cunha Ripper (aparece como "José Augusto Faustilo da Cunha Ripper" na genealogia Chalréo) e Heloisa da Conceição (aparece com o mesmo nome da filha na genealogia Chalréo). José da Cunha Ripper imigrou do Porto e deu origem à família no Brasil. Heloisa Emiliana Ripper é irmã de José da Cunha Ripper, meu trisavô.

O segundo entroncamento se dá com Alda Palmeira Ripper (filha de José da Cunha Ripper e Antonia Samjurjo Palmeira) e seu primo André Braz Chalréo Júnior (filho de André Braz Chalréo e Heloísa Emiliana Ripper. Não aparece como "Júnior" na genealogia Chalréo). Alda Palmeira Ripper é irmã de Arthur Palmeira Ripper, meu bisavô.

Sou músico por profissão, e meu interesse na genealogia deve-se à descoberta de que alguns antepassados foram também compositores. A proximidade entre as famílias Nazareth e Ripper, ambas musicais, explica alguns fatos:

1. Zinzinha, valsa de Ernesto Nazareth, é dedicada à "sua dileta discípula Zizinha Ripper" e poderia referir-se a Mariza Ripper ou Beatriz Ripper na descendência Chalréo.

2. Encontrei na Biblioteca Nacional e na Biblioteca da Escola de Música da UFRJ partituras para piano escritas por José da Cunha Ripper ("Os gorgeios do sabiá", uma polca-lundú) e por seu sobrinho João Gomes da Cunha Ripper Filho (valsas, fox-trots, choros).


Abraço

João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#191220 | Gilson Nazareth | 05 abr 2008 18:24 | Em resposta a: #191198

João Guilherme,
Obrigado pela respostas e corrigendas.
Houve tb em cenógrafo Ripper.
Mande-me um email,gostaria de falar ,com vc,por telefone:25569539.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#191254 | joao rippe | 05 abr 2008 21:08 | Em resposta a: #191220

Gilson,

O cenógrafo é Luiz Carlos Ripper. Ainda não consegui localizá-lo na genealogia da família Ripper. Há uma escola com seu nome na Mangueira, zona norte do Rio.

Meu e-mail pessoal é joao.ripper@globo.com

abraço

João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#191260 | LCM | 05 abr 2008 21:58 | Em resposta a: #191062

Caro João Guilherme Ripper,

Maria Fausta Riper http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=515046 e José Joaquim de Sousa e Castro são meus quintos avós. Casaram na Sé do Porto a 10.10.1805 sendo ela filha do Capitão Francisco Riper e de sua mulher D. Vicencia Rosa, naturais da freguesia de Miragaia, Porto; neta paterna de Vicente Riper, natural de Marselha, Reino de França, e de Luísa Rosa, natural de Ramalde, Maia (perto do Porto); neta materna de Manuel de Oliveira Carvalhais (?), natural de S. Nicolau, Porto, e de Ana Josefa, natural de S. Vicente de Alfena, Valongo (também perto do Porto).
Foi testemunha deste casamento Francisco Cesário Riper, com certeza parente de Maria Fausta.

É tudo quanto sei da minha ascendência deste ramo.

Com os melhores cumprimentos
Lourenço Correia de Matos
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=132000

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#191266 | Gilson Nazareth | 05 abr 2008 22:34 | Em resposta a: #191254

João Guilherme,
Conhecí uma senhora, de Santa Catarina, Meurer,que se dizia prima dele.
Tem duas Ripper Chalréo "meio-interessadas" em genealogia.Vc gostaria de conectá-las?
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#191267 | Samuel C O Castro | 05 abr 2008 22:44 | Em resposta a: #191260

Estimado Lourenço Correia de Matos,

Sabe me informar a ascendência de seu 5º avô José Joaquim de Sousa e Castro ? O Antônio Joaquim de Castro, que está aqui no Geneall, é filho único ? Tenho interesse, inclusive, nos colarerais da ascendência / descendência Castro dele.

Agradeço-lhe se puder me fornecer-me os dados referidos, pois gostaria de ver se entroncam em minha base dos Castros.

Muito grato. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#191268 | Samuel C O Castro | 05 abr 2008 22:46 | Em resposta a: #191254

Estimado João Guilherme,

Parabéns pela abertura do tópico, com nome bem esclarecedor e bom detalhamento do que procuras. Vejo que está dando bons frutos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#191269 | LCM | 05 abr 2008 23:00 | Em resposta a: #191267

Caro Samuel de Castro,

José Joaquim era filho de José de Castro e de sua mulher D. Violante Maria de Meireles, da freguesia de Lagares, Penafiel; neto paterno do Bacharel Lourenço José de Sousa, de Miragaia (?), e de D. Eufrásia Margarida de ..., de Massarelos; neto materno de ... Meireles, de Fonte Arcada, Penafiel, e de Ana de ..., de Lagares, Penafiel.
A fotocópia do referido registo de casamento tem muito pouca qualidade pelo que há palavras ilegíveis. É tudo quanto tenho.

Cumprimentos
LCM

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#191290 | Gilson Nazareth | 06 abr 2008 02:33 | Em resposta a: #191062

João,
Consultei o Luiz Antonio de Almeida,biografo de Ernestinho,vai o que informou:
Zizinha-Carlota Celeste Ripper n.RJ 26-03-1882 e f.RJ 1964.Filha do comandante da marinha mercante Roberto Ripper e Maria Waddington,foi casada com Jacob Nogueira e tem descendência.
Erm vizinhos de Erenestoo Nazareth ,em São Cristovão.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#191316 | Samuel C O Castro | 06 abr 2008 12:03 | Em resposta a: #191269

Estimado Lourenço,

Os nomes informados, inclusive procurando por localidades, ainda não foi possível entroncá-los na base, mas manterei em Arquivo para futuramente voltar a verificar.

Pesquisando na NET, achei no site http://www.geocities.com/arqfaro/Guia10.html um Lourenço José de Sousa, no final da página, no Fundo do 2º Cartório Notarial de Faro, referindo-se a "Livros de Notas para Actos e Contratos entre Vivos e Testamentos" de "1795-1796". Como no site o "ç" aparece truncado, poderás procurá-lo usando o "Editar", "Localizar", escrevendo Louren . Não sei se trata da mesma pessoa.

Se puderes enviar-me cópia do registro de casamento escaneada, para o e-mail castro.genealogiaarrobabol.com.br, fico-lhe muito grato.

Muitíssimo obrigado. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#191344 | joao rippe | 06 abr 2008 17:18 | Em resposta a: #191268

Caro Samuel Castro,

Devo a você o incentivo e a orientação para a abertura do tópico. Muito obrigado. Os aporte têm sido de fato muito esclarecedores, sobretudo quanto à possível origem francesa da família e os entrocamentos no Brasil.

Grade abraço

João Guilherme Ripper

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#191362 | joao rippe | 06 abr 2008 20:16 | Em resposta a: #191260

Caro Lourenço Correia de Matos,

Sua mensagem esclarece dois pontos importantes na genealogia da família Riper:

1. A origem francesa do nome Riper, que tomou a grafia Ripper no Brasil seguramente devido à grande influência inglesa aqui no início do século XIX.

2. Vicente Gregório Riper, meu quinto avô, é filho também de Francisco Ripper e Vicencia Rosa e, consequentemente, irmão de Maria Fausta Riper. São dele os bens penhorados para o pagamento das casas de Francisco na viela de Atafona, em Miragaia, devido à Santa Casa de Misericórdia (aqui eu faço uma correção em minha mensagem de abertura deste tópico). O documento sugere que o falecimento de Francisco Ripper ocorre em 1818. Ainda estou decifrando o documento.

3. José Faustino da Cunha Riper, filho de Vicente Gregório Riper e Rosa Bernardina da Cunha, imigrou para o Brasil. Se ele for filho único, está explicado o desaparecimento do sobrenome em Portugal, já que a descendência de Maria Fausta Riper adota o sobrenome do marido José Joaquim de Sousa e Castro.

Você tem em mãos a fotocópia do resgistro de casamento de Maria Fausta Riper, de onde extraiu estas informações? Teria muito interesse em obter uma cópia.

Cordialmente,

João Guilherme Ripper

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#191363 | LCM | 06 abr 2008 20:20 | Em resposta a: #191362

Caro João Guilherme,

A fotocópia do assento de casamento tem fraca qualidade mas posso tentar passar no scanner e mandar-lhe por e-mail.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#191364 | joao rippe | 06 abr 2008 20:25 | Em resposta a: #191363

Caro Lourenço,

Ficaria muito agradecido. Meu e-mail pessoal é joao.ripper@globo.com

cordialmente,

João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#191366 | joao rippe | 06 abr 2008 20:30 | Em resposta a: #191290

Gilson,

Conheço Luiz Antonio, que trabalha no MIS. A informação sobe a Zizinha de Nazareth é excelente, assim como é aquela acerca de Roberto Ripper, porque há (ou houve) um navio da marinha mercante batizado de Comandante Ripper.

Conheço alguns membros da família Ripper Nogueira, inclusive Paulo César Ripper Nogueira, Secretário Municipal de Sáude.

Não sei se você viu a mensagem de Lourenço Correa Mattos que localiza a origem da família em Marselha. Ao menos no meu ramo, sempre houve a crença numa origem inglesa, sobretudo porque há o resgistro de entrada de um certo inglês William Ripper que vem ao Brasil em 1830 e 1833. Entretanto, ele vem trabalhar nas minas de Morro Velho, administrada pelos ingleses, e não constitui família.

abraço

João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#191369 | joao rippe | 06 abr 2008 21:23 | Em resposta a: #191366

Prezados,

Registro aqui, em face das novas informações recebidas, meus apontamentos para a genealogia da família Riper em Portugal até sua entrada no Brasil:

1.Vicente Riper (n. Marselha, França)
Casado com
Luísa Rosa (n. Ramalde, Maia, perto do Porto)

1.1 Francisco Riper (n. de Miragaia, Porto)

2.[Capitão] Francisco Ripper (n. Freguesia de Miragaia, Porto)
Casado no Porto (?) com
Vicência Rosa (n. Freguesia de Miragaia, Porto)

2.1 Vicente Gregório Ripper (n. Freguesia de Miragaia, Porto)
Casado no Porto (?) com
Rosa Bernardina da Cunha (n. Freguesia de Miragaia, Porto?)

2.2. Maria Fausta Riper (n. Freguesia de Miragaia, Porto)
Casada na Sé do Porto, em 10/10/1805, com
José Joaquim de Sousa e Castro

2.3. Francisco Cesário Riper (?)

3. Vicente Gregório Ripper (n. Freguesia de Miragaia, Porto)
Casado no Porto (?) com
Rosa Bernardina da Cunha (n. Freguesia de Miragaia, Porto?)

3.1 José Faustino da Cunha Ripper (n. Porto – Miragaia, N.Sra. da Boa Viagem) – imigra para o Brasil nas primeiras décadas do século XIX

Cordialmente,

João Guilherme Ripper

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#194172 | joao rippe | 24 abr 2008 22:52 | Em resposta a: #191363

Caro Lourenço,

Tive alguns problemas com o endereço eletrônico que informei a você para que enviasse a cópia escaneada do assento de casamento de Maria Fausta Riper. Não recebi o documento. Caso não se importe, solicito que tente enviá-lo novamente, desta vez para o e-mail

Muito grato,

João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#194173 | joao rippe | 24 abr 2008 22:54 | Em resposta a: #194172

O e-mail não apareceu na mensagem anterior. É joao.guilherme.ripper@gmail.com

Grato

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#199108 | jocaripper | 03 jun 2008 18:36 | Em resposta a: #191366

Acho que esse Jacob Nogueira é meu bisavô. Sou João Ricardo Ripper Nogueira e sobrinho do Paulo Cesar citado neste artigo, que é irmão do meu pai.

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#199110 | joao rippe | 03 jun 2008 19:34 | Em resposta a: #199108

Caro João Ricardo,

Conheço Paulo César, seu tio. Vocês têm mais informações sobre o Comandante Roberto Ripper e seus pais?

João Guilherme Ripper

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#199114 | jocaripper | 03 jun 2008 20:09 | Em resposta a: #199110

Ripper,
Foi bem por acaso que cheguei até este forum e te confesso que nunca tinha me interessado por essa pesquisa. Pode ter certeza que vou comentar com os mais velhos da famíla a fim de obter novas informações. Tenho certeza que o pessoal lá de casa vai querer entrar nessa "viagem" da família Ripper. Achei sua pesquisa bem interessante. Manterei contato.
Joca.

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#199126 | Samuel C O Castro | 03 jun 2008 22:10 | Em resposta a: #199114

Estimado Joca,

Referindo-me ao casal: Maria Fausta Riper (n. Freguesia de Miragaia, Porto), casada na Sé do Porto, em 10/10/1805, com José Joaquim de Sousa e Castro.

O amigo Lourenço Correia de Mattos fez a gentileza de informar os ascendentes do José Joaquim...., como sendo filho de José de Castro e de Violante Maria de Meireles, neto paterno do Bacharel Lourenço José de Sousa, de Miragaia, e de D. Eufrásia Margarida de ..., de Massarelos).

Peço sua gentileza de ver com seus familiares, se eles sabem informar a ascendência do Bacharel Lourenço José de Sousa, de Miragaia, e da esposa D. Eufrásia Margarida...., de Massarelos).

Fico-lhe muito grato no que for possível informar e a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#199285 | FGJ | 05 jun 2008 02:09 | Em resposta a: #191062

Na Refinaria de Petroleo de Manguinhos(Rio) havia um Engenheiro RIPPER, mas não cheguei a saber seu nome completo.
FREDERICO/RIO/BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#213605 | LUIZ RIPPER | 19 nov 2008 22:57 | Em resposta a: #199285

Prezado João.
Meu nome é Luiz da Silva Ripper Filho, procurarei lhe passar algumas informações a respeito dos pais do meu pai, de forma que possa de alguma maneira colaborar com o amigo e quem (rsrsrs) sabe primo.

O nome dos meus avós paternos são: JOSÉ DE MATTOS RIPPER e PORCINA MARTINS DA SIVA.

meu email é luizripper@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#263457 | MMSA | 05 out 2010 16:27 | Em resposta a: #191062

Boa tarde
Por acaso encontrei on line um registo de baptismo de 1878 da freguesia de S, Nicolau, Porto de um filho de João Ripper Gomes Machado, natural de Massarelos, e aí casado. É o assento nº 165, imagem 86 do livro de baptismos
PT/ADPRT/PRQ/PPRT13/001/0054.
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#263458 | joao rippe | 05 out 2010 16:59 | Em resposta a: #263457

Manuela,

Obrigado pela preciosa informação.
Grato,

João Guilherme Ripper

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#263478 | curadora64 | 05 out 2010 22:57 | Em resposta a: #263458

Caro João Ripper, desculpe a intromissão, mas posso assegurar-lhe que, em Angola (Vila joão de Almeida - Chibia - no distrito da Huila), havia, antes de 1975, uma ilustre família "Ripper Mendes", cujo patriarca era João, casado com uma senhora professora nascida na Lousã. Voltaram a Portugal, nessa época. Uma das filhas mora na Lousã, distrito de Coimbra, possivelmente com o nome acrescentado por "Marques" de seu marido. Outras informações não tenho, mas, creio, que estas podem servir à sua belíssima pesquisa, pela qual lhe apresento oe melhores cumprimentos.
A seu dispor, noi Rio Grande do Sul (Brasil),
Mário Mateiro (mateiroarrobarazaoinfopontocompontobr)

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#263635 | luiz philippe | 08 out 2010 15:23 | Em resposta a: #191062

João Guilherme Ripper, bom dia!

Meu Nome é Luiz Philippe de Assis Moura, filho de Caio Ripper de Assis Moura, Neto de Luiz Philippe René de Assis Moura e Sebastiana Ellis Ripper de Assis Moura. Possuo documentação importante pois meu avô, na decada de 20, fez um levantamento em cartórios aqui de São Paulo e chegou à registros muito antigos, obtendo informações de Portugueses antes do descobrimento do Brasil.
SE QUISER SABER MAIS ME ENVIE UM E-MAIL, POIS NÃO CONSIGO ME CADASTRAR NESTE SITE. TEREI PRAZER EM SCANNEAR O MATERIAL QUE TENHO E LHE ENVIAR!

UM ABRAÇO,
Luiz Philippe

e-mail: luizmoura1@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#283187 | joao rippe | 28 jul 2011 19:35 | Em resposta a: #191260

Caro Lourenço Correia de Matos,

Há cerca de três anos você forneceu-me uma importante informação acerca de seus quintoa avós José Joaquim de Sousa e Castro e Maria Fausta Riper, além de ter gentilmente enviado uma cópia do assentamento do matrimônio, ocorrido na Sé do Porto em 10/10/1805. Gostaria de saber se este documento está no Arquivo Distrital do Porto e se você tem maiores referências a seu respeito, pois intenciono em solicitá-lo.

Aproveito a oportunidade para felicitá-lo pelo nascimento de seu filho.

Cordialmente,

João Guilherme Ripper

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#283188 | LCM | 28 jul 2011 19:37 | Em resposta a: #283187

Caro João Guilherme

O documento está no Arquivo Distrital do Porto, onde estãoos registos paroquiais da cidade.

Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#283190 | joao rippe | 28 jul 2011 19:47 | Em resposta a: #283188

Caro Lourenço,

Agradeço a informação.

João Guilherme

Resposta

Link directo:

Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#368184 | Marcia Franco | 13 abr 2016 02:20 | Em resposta a: #191254

Olá,
Sou neta de Francisca Meurer Ripper , filha de Henrique Palmeira Ripper com Ida Meurer.
Minha avó (nascida em 1902) tinha dois irmãos, Lucinda e Adolfo, que creio seja o pai de Luiz Carlos Ripper. Eu tive pouco contato com esse tio, pois na época morávamos em Niteroi e ele no Rio de Janeiro.Mas lembro de comentários a respeito da carreira desse primo "famoso".
Ando pesquisando minha genealogia e adorei encontrar informações sobre a familia Ripper, parabéns pelo trabalho.
Abç
Marcia

Resposta

Link directo:

Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#379798 | ppripper | 11 abr 2017 15:28 | Em resposta a: #191062

Caro João Guilherme,

Muito boa essa pesquisa que permitiu o entendimento da árvore genealógica de nossos antepassadors Ripper e Ellis, incluindo nossos bisavós Arthur e Maria do Carmo.
Frequentei algumas vezes a residência de sua bisavó Antônia, na infância, embora reconheça que tinha receio dos dobermanns que ela possuía.
O interesse pelas artes, especificamente a música, acaba sendo uma característica de família, você como profissional e compositor, eu como apreciador.

Grande abraço,

Pedro Paulo Ripper da Franca Moreira

Resposta

Link directo:

Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#430938 | FernandoBravo | 05 fev 2021 00:48 | Em resposta a: #191062

Lucinda da Silva Bravo, referida no nº 5, era irmã da minha trisavó Leopoldina da Silva Bravo. Esta última foi baptizada no Rio de Janeiro (Santíssimo Sacramento) a 18-08-1850.
Se bem percebo, José da Cunha Ripper casa com Lucinda da Silva Bravo. É o 2º casamento dele, mas só teve filhos do primeiro casamento. É assim?

Tenho ainda hoje uma fotografia de Lucinda da Silva Bravo dedicada a sua sobrinha Teresa, minha bisavó, filha dessa minha trisavó Leopoldina. Nessa fotografia ela assina Lucinda Bravo Ripper e a data é de 1908. Se alguém estiver interessado, posso enviar a fotografia.

Resposta

Link directo:

Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#435379 | AdrianaSLaura | 27 jul 2021 22:22 | Em resposta a: #191062

Olá, eu descendo do 2.4, Carolina Ripper é minha trisavó https://www.myheritage.com.pt/site-family-tree-671545481/de-souza-laura

Resposta

Link directo:

Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#435380 | AdrianaSLaura | 27 jul 2021 22:35 | Em resposta a: #191062

Olá, descendo desta união: 5.1. Carolina Palmeira Ripper (n. Rio 1869, c. Rio 11/2/1888 com João José de Freitas (seu primo 2º ), caso queira informações https://www.myheritage.com.pt/site-family-tree-671545481/de-souza-laura?rootIndivudalID=1500337&familyTreeID=1

Resposta

Link directo:

Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#435382 | AdrianaSLaura | 27 jul 2021 23:19 | Em resposta a: #191062

5.1. Carolina Palmeira Ripper (n. Rio 1869, c. Rio 11/2/1888 com João José de Freitas (seu primo 2º ) Por favor, esse primo João José vem de qual ramo?

Resposta

Link directo:

Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#436223 | Lorena Riper Serejo | 12 set 2021 15:02 | Em resposta a: #191155

Riper Aqui

Resposta

Link directo:

Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#449862 | alvaro.bastos | 07 set 2023 15:22 | Em resposta a: #191062

Me chamo Alvaro Bastos e, recentemente, iniciei um processo de obtenção da cidadania portuguesa por parte de meu bisavô. Durante as pesquisas descobri que minha tataravó se chama Guilhermina Rosa Ripper (desconheço se isso era seu nome de casada ou de solteira). Segundo as pesquisas a Dn. Guilhermina teve como filha minha bisavó, a Sra. Emilia Rosa Bastos (nome de casada), aparentemente nascida no Estado do Maranhão, sem datas informadas.
Pergunto, você tem registros ou informações deste ramo Maranhense dos Ripper? Ou de alguém que haja emigrado para lá? Você sabe quem são os ascendentes de Guilhermina Rosa Ripper ou de seu eventual cônjuge Ripper?

Caso não tenha essas informações, desde já agradeço sua atenção e desejo sorte em suas pesquisas.

Resposta

Link directo:

Família Riper (Portugal) e Ripper (Brasil)

#450775 | di.ripee | 26 out 2023 22:15 | Em resposta a: #191062

Olá a todos. Muito a ser lido aqui,gostaria de informar que eu sou mais um em busca da raiz ou de laços que possa ter com algum familiar com o mesmo sobre nome que o meu.

Meu nome é Diogo Riper Martins, 1986 - Rj. Filho se Mário Riper Martins, 1942 - Rj.

Vivo há 7 anos em Portugal

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 11:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen