Família Maçãs (e outras) de Portalegre (e Mafra)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Maçãs (e outras) de Portalegre (e Mafra)

#191135 | MMacas | 04 abr 2008 21:28

Caros Senhores,

Iniciei há pouco tempo a pesquisa dos meus ascendentes, já pedi alguns registos aos arquivos (de Lisboa e Portalegre) mas enquanto espero resolvi pesquisar nos vossos registos e fóruns.

Como não encontrei nada (o que já esperava dada a simplicidade dos nomes) decidi perguntar para o fórum, pode ser que alguém já tenha "tropeçado" nestes nomes nalguma pesquisa nestas freguesias.

Assim os nomes de Família e Freguesias são:

Maçãs - de Ribeira de Nisa, Portalegre;

Corte Real - Portalegre (cidade);

Santos, Tavares - de Carreiras, Portalegre (bem sei que são vulgaríssimos);

Pereira da Silva - de Milharado, Mafra, Lisboa.

Agradeço qualquer informação sobre estas famílias e/ou sobre a origem do nome Maçãs.

Obrigada pela atenção,

Cumprimentos,

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Maçãs (e outras) de Portalegre (e Mafra)

#191151 | JCALD | 05 abr 2008 01:26 | Em resposta a: #191135

Cara Maria:

A Drª Delmira Maçãs, recentemente falecida, publicou em 1994 um livro intitulado «Notas Genealógicas no Ano Internacional da Família», onde trata a sua ascendência, nomeadamente a paterna que é precisamente a família Maçãs, de Ribeira de Nisa.
O livro tem muitas informações, fotos de pessoas e locais, reproduções de documentos, etc.
Certamente ser-lhe-á útil quando aprofundar as suas pesquisas.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Maçãs (e outras) de Portalegre (e Mafra)

#191162 | MMacas | 05 abr 2008 10:42 | Em resposta a: #191151

Caro Sr. José Caldeira,

Agradeço a informação, realmente já ouvi falar desse livro, mas infelizmente ainda não tive acesso a ele, nem sabia se tinha muita informação. Procurei nalgumas livrarias aqui em Lisboa e não o encontrei, devem ter sido editados poucos.

Entretanto soube de alguns familiares que o têm, mas como são de Portalegre (e eu de Lisboa) ainda não tive oportunidade de o consultar. Será uma prioridade na próxima visita a Portalegre.

De qualquer forma, se alguém souber onde existe algum exemplar para venda agradecia a informação, pois gostava de ter um para mim (e não emprestado só para consulta).

Muito Obrigada pela sua resposta,

Cumprimentos,

Maria

Resposta

Link directo:

Família Maçãs

#196016 | MMacas | 10 mai 2008 21:40 | Em resposta a: #191162

Caros Senhores,

Esta mensagem serve somente para informar que já tive acesso ao livro acima referido, tendo já estruturado a informação nele contida.

Estou à disposição para fornecer dados sobre a familia Maçãs a quem deles precisar.

Por outro lado, pretendo continuar a pesquisa, confirmando e completando os dados contidos no livro. Para isso solicito qualquer informação sobre pessoas com apelido Maçãs, antigas e de gerações mais recentes, porque o livro está muito incompleto no que diz respeito às gerações mais novas.

Quem queira solicitar ou fornecer informação sobre membros da família Maçãs, mas não queira usar este fórum por razões de privacidade (que na minha opinião deve ser estritamente respeitada no caso de gerações mais recentes) poderá contactar-me directamente por email (escrito por extenso para evitar spam):

maria ponto macas arroba gmail ponto com

Agradeço a atenção,

Cumprimentos,

Maria Maçãs

Resposta

Link directo:

RE: Família Maçãs (e outras) de Portalegre (e Mafra)

#196022 | ant.perestrelo | 10 mai 2008 23:09 | Em resposta a: #191135

Cara Maria,

Numas pesquisas que fiz, não com o objectivo de estudar esta família,mas que ligava com uma que andei a estudar encontrei o seguinte:

FRANCISCO VAZ casou com ISABEL RODRIGUES, ambos de Portalegre, tiveram pelo menos:

MANUEL DIAS MAÇÃS, natural da Ribeira de Nisa. Casou com Luísa Mendes, da R. de Nisa, filha de Manuel Dias Talheiro e de Catarina Rodrigues, de Portalegre.Tiveram pelo menos:

ANTÓNIO DIAS MAÇÃS, natural da Ribeira de Nisa.Nasceu na Ribeira de Nisa em 11 de Novembro de 1738.Casou com MARIA JOSEFA, natural do Reguengo. Tiveram pelo menos:

MANUEL GONÇALVES DA SILVEIRA ou MAÇÃS, natural da Ribeira de Nisa.Nasceu na Ribeira de Nisa em 29 de Agosto de 1766. Foram padrinhos, José dos Santos de Castro e sua mulher Maria Marcelina.Casou com MARIA JACINTA na freguesia de S.Salvador da Aramenha em 13 de Fevereiro de 1811. Foram testemunhas, Frei André Gonçalves da Silveira e o capitão Joaquim Ferreira Redondo.
Tiveram :

ANTÓNIA DIAS MAÇÃS, natural do Reguengo. C.g.


Penso que o apelido Maçãs surgiu nos descendentes desta casal Francisco Vaz e Isabel Rodrigues

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Família Maçãs

#196056 | MMacas | 11 mai 2008 11:03 | Em resposta a: #196022

Caro Sr. António Perestrelo,


Agradeço muito os dados enviados, por um lado confirmam os dados que tenho (com algumas excepções) e por outro acrescentam dados sobre MANUEL GONÇALVES DA SILVEIRA, do qual só sabia o nome e o nome dos filhos, nada sabia quanto a datas. Era de todos os irmãos (7) o que menos dados tinha.

Por isso muito obrigada.

Quanto a ANTÓNIA DIAS MAÇÃS, sei da existência de uma filha e neta, com apelido Telo, se tiver mais dados sobre esta descendência, mesmo já não tendo o apelido Maçãs não deixa de me interessar. Tenho a transcrição (incluída no Livro de Delmira Maçãs) de uma queixa da filha desta senhora contra os tios por ocasião da herança de um deles, achei muito engraçado...

Se estiver interessado em dados sobre a ascendência de ISABEL RODRIGUES e mais algumas datas referentes aos nomes por si mencionados, estou à disposição.

Estou-lhe muito agradecida,

Cumprimentos,

Maria Maçãs

Resposta

Link directo:

RE: Família Maçãs

#196183 | ant.perestrelo | 12 mai 2008 19:53 | Em resposta a: #196056

Cara Maria Maçãs,

Sei que Antónia Dias Maçãs casou com Joaquim Filipe Telo e tiveram vários filhos com geração em Alegrete e na zona de Portalegre, nomeadamente Santo António das Areias.

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Família Maçãs

#197121 | MMacas | 19 mai 2008 21:52 | Em resposta a: #196183

Caro Sr. António Perestrelo,

Desculpe o atraso, mas agradeço a informação e a atenção.

------------

Aproveito para renovar a solicitação ao forúm de qualquer informação sobre pessoas com apelido Maçãs, antigas e de gerações mais recentes.

A informação poderá ser dada aqui no fórum ou (respeitando a privacidade das gerações mais recentes) directamente para o email referido em mensagem anterior.

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,

Maria Maçãs

Resposta

Link directo:

RE: Família Maçãs

#197355 | MENDES | 21 mai 2008 01:27 | Em resposta a: #196016

Caros Confrades


Tendo me despertado este Tópico no que diz respeito á família Maçãs, pois é um dos ramos da minha família .
Sendo assim meu tetravô Francisco António d´Almeida casou com Ana Cristina Dias Maçãs ,baptizada em 15/08/1792 em S. Martinho-Portalegre, filha de José António Dias Maçãs nascido em S. Lourenço -Portalegre e de Joana Maria Morato nascida em S. Martinho ,neta de José Dias Maçãs e de Violante da Rosa Miguens nascida em S. João-Gáfete em 10/06/1726,bisneta de Pedro Rodrigues Rosado que casou em 15/05/1717 em S.Lourenço com Teresa Mendes Rola Dias Maçãs nascida em S. Lourenço.Esta Senhora Teresa Dias Maçãs era filha de Manuel Dias Maçãs e Maria Mendes Rola.Espero poder ter sido útil para alguns dos confrades e desde já agradeço se me podem dar alguma mais informação sobre ascendentes ou descendentes que eu não conheça

João Almeida Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Família Maçãs

#197457 | MMacas | 21 mai 2008 20:02 | Em resposta a: #197355

Caro Sr. João Almeida Mendes,

Agradeço muito os dados que enviou.

À primeira vista pensei que se tratavam de pessoas já constantes nos meus dados (onde há muitos Manuel e José Dias Maçãs), mas depois de analisadas as datas verifiquei que os “seus” são anteriores aos “meus”, e apesar de não conseguir (para já) ligar a minha árvore à sua não tenho dúvidas que alguma ligação têm.

Aqui vão todos os dados dessa época referidos nos Livros de Delmira Maçãs.

Francisco Dias c.c. Francisca Dias
Moradores em Portalegre, Rua da Mouraria, freguesia de S. Lourenço.

Tiveram pelo menos:

1 – Tomé Dias (Maçans) – 1º encontrado a utilizar este apelido.
2 – António Dias Serpa

1 – Tomé Dias (Maçans)
c.c. Catarina (ou Catalina) Dias
Filha de Pascoal Gonçalves e Isabel Lopes da mesma freguesia.

Casamento: 28 de Novembro de 1665 em S. Lourenço, Portalegre.

Testemunhas: Domingos de Pina e Sargento-Mor João de Perabel (ajudante de cavalaria)

Ambos faleceram antes de 1694.

Tiveram pelo menos:

1.1 – Catarina dos Reis (ou Dias)
Baptismo: 6 de Janeiro de 1674, S. Lourenço, Portalegre.
Padrinhos: Padre João Gonçalves e Isabel Gonçalves Pereira
c.c. António Dias Caleiro,
Filho de António Dias (“Meirinho da Correição”) e Margarida Rodrigues,
Ambos falecidos antes de 1694.
Primo de 1.
Casamento: 12 de Maio de 1694, S. Lourenço, Portalegre

Tiveram pelo menos:
1.1.1 – Padre António Dias Maçãs
Baptismo: 8 de Setembro de 1695, S. Lourenço, Portalegre.
Crisma pelo Bispo D. Frei Domingos Barata, padrinho Dr. Cónego Domingos Mourato.
Ordenado Padre: 20 de Fevereiro de 1718.

--------------------------------

2 – António Dias Serpa
Baptismo: 17 de Outubro de 1641, S. Lourenço, Portalegre
Padrinhos: Manuel Rois e Maria Gonçalves
c.c. Isabel Rois
Filha de Bartolomeu Fernandes e Isabel Rois
Casamento: 1668 na Igreja da Misericórdia (ou S. Lourenço), Portalegre.
Testemunhas: Manuel Gonçalves Solano e Manuel Dias Esquerdo

Tiveram pelo menos:

2.1 – Isabel Rodrigues (ou Dias) Maçãs
Baptismo: 5 de Janeiro de 1684, S. Lourenço, Portalegre.
Padrinhos: Padre Manuel Velez e Maria Dias
c.c. Francisco Vaz
Viúvo
Falecida: 6 de Outubro de 1753 em Ribeira de Nisa, Portalegre.

Tiveram pelo menos:

2.1.1 – António Dias Maçãs
Nascido: 8 de Maio de 1719
c.c Catarina Cordeiro

2.1.2 – Manuel Dias Maçãs
c.c. Luzia Mendes
Filha de Manuel Martins Talheiro e Catarina Rodrigues.
Casamento: 12 de Setembro de 1728
Testemunhas: António de Matos Bento e Manuel Freire.

Tiveram pelo menos:

2.1.2.1 – António Dias Maçãs
c.c. Maria Josefa (Gonçalves Silveira)
Casamento: 17 de Setembro de 1764, Ribeira de Nisa.

É destes últimos que conheço toda a descendência.

------------------------

Na minha opinião, puramente especulativa e baseada nas datas, o seu antepassado Manuel Dias Maçãs será irmão ou primo de 2.1 – Isabel Rodrigues (ou Dias) Maçãs. Se reparar a diferença entre a data de casamento dos pais desta senhora e a data do seu nascimento é enorme, o que certamente indicia a existência de mais filhos.

De qualquer forma, tal como disse anteriormente, pretendo continuar a investigação iniciada pela nossa parente, com os novos dados que aqui me forneceu já tenho uma ideia do que procurar. Quando encontrar algo novo avisá-lo-ei, e como vai demorar algum tempo por falta de disponibilidade, se encontrar algo antes de mim diga-me qualquer coisa, se não se importar.

Muito Obrigada pelos dados novos,

Cumprimentos,

Maria Maçãs

Resposta

Link directo:

RE: Família Maçãs

#197458 | MMacas | 21 mai 2008 20:06 | Em resposta a: #197457

Peço desculpa pela formatação dos dados, no fórum desapareceram os espaçamentos, se tiver dúvidas contacte-me.

Maria

Resposta

Link directo:

Família Maçãs

#232041 | turquesa | 16 jun 2009 16:18 | Em resposta a: #197121

Eu chamo-me Eva Maçãs

Resposta

Link directo:

RE: Família Maçãs

#232113 | MMacas | 17 jun 2009 14:47 | Em resposta a: #232041

Cara Eva,

Agradeço a informação, mas como deve calcular preciso de algo mais para a poder encaixar nos meus dados.

Se quiser dar-me esses dados ou pedir outras informações sobre a família, estou à disposição, tanto neste fórum como por email:

maria ponto macas arroba gmail ponto com

Cumprimentos,

Maria Maçãs

Resposta

Link directo:

Família Maçãs

#232115 | turquesa | 17 jun 2009 15:12 | Em resposta a: #232113

Olá Maria

Como lhe disse o meu nome é Eva Maçãs nasci na Ribeira de Nisa ano 1967, filha de Soledade Maçãs (nasceu a 1945) e neta de Antonio dos Santos Maçãs ( nascido 1915) ambos nascidos na Ribeira de Nisa

Resposta

Link directo:

Família Maçãs

#232117 | turquesa | 17 jun 2009 15:30 | Em resposta a: #232115

Maria mais uma informação :

Joaquim Lourenço Maçãs este senhor era o meu bisavô (pai de Antonio dos Santos Maçãs) e penso que terá nascido em 1870 que era casado com Joaquina Rita Santos

Resposta

Link directo:

Família Maçãs

#232126 | turquesa | 17 jun 2009 17:44 | Em resposta a: #232117

Maria, respondeu à minha curta informação? é que recebi uma notificação de resposta na n consigo visualizar.
obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Maçãs

#232142 | MMacas | 17 jun 2009 21:56 | Em resposta a: #232126

Cara Eva,

Só vi as suas mensagens agora, e agradeço.

Somos primas em 3º grau, por coincidência estive com os seus Pais este fim de semana num baptizado familiar.

Já calculava que pudesse ser quem é por causa do nome da sua avó Eva, que conheci.

Estou a estudar os ascendentes todos do meu avô José, irmão do seu avô António. Já tenho imensos dados, tanto do lado materno (Santos), como paterno (Maçãs).

Peço-lhe que me contacte por email para mais detalhes (inclusive a minha identificação completa) ou então deixe aqui o seu email para a contactar.

Fico a aguardar,

Cumprimentos,

Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 abr 2024, 00:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen