Processos de Casamento / Dispensas Matrimoniais

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Arquivos

Processos de Casamento / Dispensas Matrimoniais

#191264 | amrr | 05 abr 2008 22:30

Caros Confrades,

Do que tratavam, exactamente, e quais as suas diferenças/semelhanças entre os seguintes tipos de documentação:

- SUMÁRIOS MATRIMONIAIS;

- DISPENSAS MATRIMONIAIS;

- PROCESSOS DE CASAMENTO;

- BANHOS.

Cptos.
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Processos de Casamento / Dispensas Matrimoniais

#191387 | amrr | 06 abr 2008 23:35 | Em resposta a: #191264

?

Resposta

Link directo:

RE: Processos de Casamento / Dispensas Matrimoniais

#191416 | tmacedo | 07 abr 2008 09:09 | Em resposta a: #191264

Caro Arlindo Rodrigues:

Salvo melhor opinião, e para não ficar sem resposta:

SUMÁRIOS MATRIMONIAIS - resumos de processos de casamento.

DISPENSAS MATRIMONIAIS - são dispensas de parentesco, concedidas pela igreja para casamento entre parentes em grau proibido (até um terceiro avô comum). Mas também dispensas de afinidade (p. ex. entre compadres)

PROCESSOS DE CASAMENTO - o conjunto de toda a documentação dum casamento: certidões de baptismo, confirmação da publicação dos banhos nas paróquias de origem (e de residência) sem obstáculos, eventuais dispensas matrimoniais que seriam necessárias, autorizações para casar numa paróquia que podia ser diferente da residência, autorização para ser casado por um pároco que podia não ser o vigário da igreja em causa...Enfim, toda a papelada que teve de ser pedida para aquele casamento se efectuar.

BANHOS - Publicação de editais nas igrejas dos nubentes, bem como nos locais onde tinham residido, anunciando publicamente o noivado, que se realizaria se não houvesse impedimentos.


Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Processos de Casamento / Dispensas Matrimoniais

#242790 | amrr | 25 out 2009 16:09 | Em resposta a: #191416

Caro António Taveira,

Muito obrigado pelos seus esclarecimentos.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

Processos de Casamento

#343044 | paguiar | 28 fev 2014 16:00 | Em resposta a: #191416

Caro António Taveira
e a todos os confrades

Recupero este tópico para colocar uma questão relacionada com um processo de casamento.

Tenho um antepassado irlandês da cidade de Cork que imigrou para Portugal, vindo a casar em 1773 com uma portuguesa, numa freguesia de Loures.

No assento do seu casamento é referida a freguesia da sua naturalidade e baptismo.

Infelizmente, fazendo uma busca na NET, constatei que os registos paroquiais daquela freguesia/ paróquia (parish), correspondentes ao período em questão e que estiveram depositados no arquivo central em Dublin, no edifício Four Courts, foram todos destruídos num incêndio durante a guerra civil irlandesa de 1922-1923 quando aquele edifício foi bombardeado.
Reconstruiu-se depois o edifício mas o arquivo perdeu-se para sempre.

Lembrei-me que certamente o seu processo de casamento em Loures, se ainda existir, inclua a sua certidão de baptismo.
Pergunto se sabem onde estes processos matrimoniais estarão arquivados e se se podem consultar.

Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Processos de Casamento

#343047 | saintclair | 28 fev 2014 16:41 | Em resposta a: #343044

-
Caro António;
... É muito provável que no processo de casamento
se encontrem elementos desse Cidadão Irlandês.
Sugiro que consulte o ADL/ TT.
http://www.adlisboa.org/
Melhores cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

RE: Processos de Casamento

#343050 | saintclair | 28 fev 2014 18:05 | Em resposta a: #343047

-
Livro de registo de casamentos-Paróquia Stª Maria de Loures
Anos 1599 a 1905:

http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4810063
-
http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4810063
-
http://www.quinta-do-mosteiro.com/linksparq.htm
-
Saintclair

Resposta

Link directo:

RE: Processos de Casamento

#343056 | peninha | 28 fev 2014 19:50 | Em resposta a: #343044

Caro António Pimenta de Aguiar

Aqui deixo o link que o Confrade Mário César Navarro teve a gentileza de me deixar no tópico “Ao Mário César Navarro”.

http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=1281068

Pode ser que seja uma janela de oportunidade não só nesse seu caso, como em muitos outros.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Processos de Casamento

#343196 | paguiar | 03 mar 2014 18:52 | Em resposta a: #343050

Caro Saintclair

Muito obrigado pela prontidão da sua resposta que só hoje tive oportunidade de consultar.

Na realidade, já tenho cópia do assento de casamento, mas aquele meu antepassado irlandês aportuguesou o apelido, bem como os dos pais, citados naquele assento, e o meu interesse era ter acesso ao seu assento de baptismo que agora já sei que poderá estar no seu Sumário Matrimonial, para perceber qual era efectivamente o apelido em inglês.

De qualquer forma agradeço a ajuda
Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

Processos de Casamento

#343202 | paguiar | 03 mar 2014 19:27 | Em resposta a: #343056

Caro António Pena Monteiro

Muito obrigado pela informação.
Na próxima vez que for a Lisboa e tiver oportunidade tentarei encontrar o Sumário Matrimonial deste casamento.

Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

Processos de Casamento / Dispensas Matrimoniais

#446526 | facap | 15 mar 2023 12:35 | Em resposta a: #191264

Desde que jogo, não fico aborrecido! Fizeram um excelente trabalho, de forma inteligente - os levantamentos são rápidos, há muitos jogos, e são reabastecidos com frequência. Também trabalham de uma forma limpa, sem qualquer esquema. Já tive alguns casos com os meus amigos quando pensavam que tinham sido enganados. Mas tiveram situações difíceis e o nosso apoio https://melhoronlinecassino.com.br/rabona/ sempre os ajudou. Todos estão a salvo, todos estão felizes e todos têm dinheiro nos bolsos).

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 15:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen