Charrua Santos / Arronches/PIDE/ Nobreza

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Cargos | Arquivos | Formação

Charrua Santos / Arronches/PIDE/ Nobreza

#191276 | FMSC | 05 abr 2008 23:39

Caros Confrades,

Gostaria de saber se existe algum utilizador que conheça Arronches ou/e arredores, e se me poderia fornecer informações sobre um distinto homem de Arronches, Manuel Charrua Santos.
Este homem, acusado pelos fascistas de ser comunistas e vice-versa, constava na lista 'negra' da PIDE. Professor de profissão, leccionou em Arronches e Portalegre, na área de Ciências. Charrua Santos , com a ajuda de outros professores, tornou Arronches uma vila culta, onde a taxa de analfabetismo desceu drásticamente. Actualmente morador num solar novecentista, na zona da Moagem, este homem foi homenageado com o prémio Orgulho(ou Prestígio) do Concelho. Home de vastíssima cultura e imensamente religioso, Manuel Charrua Santos foi excumungado pela simples razão de ajudar os pobres( na altura em que isto aconteceu, a elite arronchense regia a igreja e tinha medo de que os pobres chegassem à sua situação financeira por meio da ajuda de Charrua Santos).
Este homem e respectiva mulher é padrinho de casamento de mais de 150 casais de Arronches. Teve três filhos, Fernando Manuel Bigares Charrua Santos, engenheiro e professor universitário, Cristina Maria Bigares Charrua Santos, Lincenciada em Estética e Massagem, e Júlia Maria Bigares Charrua Santos, gestora de vendas numa multinacional.
Outrora detentor de uma vasta fortuna, Charrua Santos sempre pensou (muito)mais nos outros do que em si próprio. Doou terrenos à Câmara Municipal de Arronches e tirou a fome a imensos indivíduos arronchenses.
Invejado por muitos, respeitado e reconhecido por muitos mais, Manuel Charrua Santos é dos poucos homens bons que existem à face da Terra.
Outra questão por mim proposta é a seguinte: D.Duarte pode conceder títulos?
Sei que, outrora, um individuo que prestasse um serviço significativo ao país ou à sua cidade/vila poderia merecer um título. Gostaria de saber se esta 'medida' se mantém actualmente.

Muitíssimo obrigado,
FMSC

Resposta

Link directo:

RE: Charrua Santos--> esclarecimento

#191370 | FMSC | 06 abr 2008 21:29 | Em resposta a: #191276

Peço desculpa, pois no post anterior, não formulei bem a pergunta relativa a Manuel Charrua Santos...
O que realmente gostaria de saber, é se este homem mereçe ou não um título, e se alguém já ouviu falar dele e me pode dar mais informações...

Um pedido de desculpas e um obrigado,

FMSC

Resposta

Link directo:

RE: Charrua Santos--> esclarecimento

#191424 | joão pombo | 07 abr 2008 10:42 | Em resposta a: #191370

Caro FMSC:

Não tenho a certeza se percebi a s/pergunta, pelo que o aconselho a ser mais preciso, sob pena de o tópico não merecer muitas respostas.
Na m/opinião e caso ainda vivessemos em Monarquia, o Sr. Manuel Charrua Santos mereceria certamente um título, isto tendo em conta o que relata na sua mensagem e que eu desconhecia.
E não é pelo facto de vivermos em República que digo o contrário, até porque o senhor em causa já foi, pelos vistos, agraciado com uma medalha pelo seu município.
Mas uma coisa é merecer e outra é ter, ou ter direito.
Uma vez que vivemos em República, não creio que seja possível a concessão de um título de nobreza à pessoa em causa, isto não obstante o facto de já terem sido concedidos títulos pelo Chefe da Casa Real.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 jun 2024, 10:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen