Camelo/Moura, de Baião

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Camelo/Moura, de Baião

#191737 | jaboo | 09 abr 2008 03:08

Caros amigos,

Peço aos investigadores do concelho de Baião se se depararam com Camelos ou Mouras, naturais da freguesia de Santa Marinha de Zêzere. Tenho de facto antepassados com esses apelidos nesta zona.

Brigida Camela de Moura, nascida c.1677 em Santa Marinha de Zêzere, filha de Domingos Camelo e de Luisa de Moura. Haverá ligação com os "Moura Coutinho" dessa freguesia?

Brigida Camela de Moura tinha casado com Antonio Teixeira, de S. Domingos de Vila Real, filho de Antonio Teixeira e Ana Luis, e deixaram muita descendência em Vila da Rua, da qual o meu ramo faz parte.

Desde já um grande bem-haja por qualquer ajuda com essa gente de Sta Marinha de Zêzere.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Camelo/Moura, de Baião

#199522 | jaboo | 06 jun 2008 17:59 | Em resposta a: #191737

Caros amigos,

Peço aos investigadores do concelho de Baião se se depararam com Camelos ou Mouras, naturais da freguesia de Santa Marinha de Zêzere. Tenho de facto antepassados com esses apelidos nesta zona.

Brigida Camela de Moura, nascida c.1677 em Santa Marinha de Zêzere, filha de Domingos Camelo e de Luisa de Moura. Haverá ligação com os "Moura Coutinho" dessa freguesia?

Brigida Camela de Moura tinha casado com Antonio Teixeira, de S. Domingos de Vila Real, filho de Antonio Teixeira e Ana Luis, e deixaram muita descendência em Vila da Rua, da qual o meu ramo faz parte.

Desde já um grande bem-haja por qualquer ajuda com essa gente de Sta Marinha de Zêzere.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Camelo/Moura, de Baião

#199530 | Jotarodrigues1979 | 06 jun 2008 19:00 | Em resposta a: #199522

Na minha base de dados tenho umas 15 entradas com o apelido Camelo, mas nenhuma de Santa Marinha do Zezere : apenas Ancede, Ceira, Lageosa do Mondego e Vila Nova de Gaia. Tem interesse ?
Cumprimentos
João

Resposta

Link directo:

RE: Camelo/Moura, de Baião

#199556 | DAlmeida | 06 jun 2008 23:51 | Em resposta a: #199522

Na minha base de dados tenho

Maria Camella , de Santa Cristina de Mezão Frio, Vila Real , casada com Manoel Monteiro, do Lugar Rede, da mesma freguesia. terão nascido antes de 1705 .
Foi seu filho , Francisco Pinto da Fonseca, da mesma freguesia, que casou com Quiteria Luisa de Carvalho, em S.Pedro da Teixeira.

Agradeço também quaisquer elementos sobre estes
Cumprimentos
DAlmeida

Resposta

Link directo:

RE: Camelo/Moura, de Baião

#199570 | jaboo | 07 jun 2008 04:09 | Em resposta a: #199530

Caro João,

Os meus Camelos são de Zezere mas quem sabe ... talvez eles tenham ligaçoes com os Camelos das freguesias vizinhas. Pode deixar os seus dados aqui se quiser. Se não me ajudarem a mim, talvez ajudem outros colegas do forum.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Camelo/Moura, de Baião

#199650 | pachancho | 08 jun 2008 09:24 | Em resposta a: #199522

Caro João,

na minha base de dados tenho
Domingos Alves Feyo, Procurador do Concelho de Vila Real, casado com Luisa Teixeira Camelo. Não sei naturaldidade mas eram da zona de Vila Real, seu filhos nasceram na fregª S.Pedro, Vila Real, o 1º filho nasce em 1719.


Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Camelo/Moura, de Baião

#199669 | fertelde | 08 jun 2008 15:53 | Em resposta a: #191737

Estimado Joâo Braz:
Este seu antepassado nâo será o mesmo que aparece nas páginas do Geneaal em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=282345

Agradecido de antemâo,
Cumprimentos,
Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Camelo/Moura, de Baião

#199702 | jaboo | 08 jun 2008 20:29 | Em resposta a: #199669

Caro Fertelde,

Repare que o meu Antonio Teixeira é muito mais remoto que esses. Por isso não são os mesmos não.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Camelo/Moura, de Baião

#200855 | fertelde | 18 jun 2008 14:53 | Em resposta a: #199702

Estimado Joâo:
De qualquer forma obrigado por ter conferido.
M. Cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Camelo/Moura, de Baião

#201071 | macp | 20 jun 2008 18:30 | Em resposta a: #199522

Caro João Braz: é um enorme prazer "vê-lo" por aqui mais uma vez. Também tenho o apelido Camelo na família. Como segue:
-Manuel Pinto Carneiro, casado em 1782, com Josefa Maria, filha de Manuel Camelo e Maria da Fonseca de S. Pedro, Santa Marinha do Zêzere ( testemunha de casamento Carlos da Cunha Coutinho);
- Josefa Maria ( que casou com João Ferreira), nasceu em 1725, filha de Jerónimo Carneiro e Teresa Camelo, de Passos, Santa Marinha do Zêzere;
- Manuel Camelo, irmão da anterior, nasceu em 1718 , em Passos, Santa Marinha do Zêzere ( casou com Isabel Loureiro)
-António Ferreira Soares nasceu em 1781
Filho legítimo de António Ferreira e sua mulher Ana Maria Soares
Neto paterno de Manuel Gomes e sua mulher Antónia Maria
Neto materno de Domingos Soares e Antónia Camella, todos naturais de S. Pedro, Santa Marinha do Zêzere
- António José Camello, nasceu em 1749, do lugar e freguesia de S. Vicente de Cunhados, Cidadelhe
Filho de Domingos José ( Mendes), natural da freguesia de S. Giraldo e de sua mulher Maria Camella, natural do lugar e freguesia de Cidadelhe

Os seus são anteriores, mas será que há algum elo???

Cumprimentos
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Camelo/Moura, de Baião

#201163 | jaboo | 21 jun 2008 21:53 | Em resposta a: #201071

Cara Maria Pinto,

Um dia destes encontraremos um antepassado comum. Talvez será um desses Camelos. A probabilidade dos Camelos de Santa Marinha de Zêzere serem parentes uns dos outros deve ser grande.

Pedi a copia (aos mormons) do microfilme de Santa Marinha de Zêzere com baptismos entre 1586 e 1757. Tomei nota dos seus Camelos. Se encontrar algum depois digo alguma coisa.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Camelo/Moura, de Baião

#201233 | macp | 22 jun 2008 19:06 | Em resposta a: #201163

caro João Braz: fico-lhe muito grata.Quem sabe se realmente o nosso sangue ainda tem algum elo idêntico?
Já consultou com certeza o trabalho de Manuel Abranches Soveral ( está na net) sobre os "Pinto e Moura Coutinho de Santa Marinha do Zêzere". Há alguns indivíduos com apelido Camelo e Moura, a maioria destes Moura Coutinho... Não consegui ainda cruzar os meus Pinto e outros com os desse trabalho, mas ando a passar-lhes tangentes, isto é, alguns indivíduos aparecem como padrinhos dos meus, o que não é de admirar, porque nesses séculos a freguesia , embora seja ainda hoje a maior de Baião, não devia ser muito populosa... e, se nos reportamos a lugares ainda há mais probabilidade de nos cruzarmos, se bem que a maioria dos indivíduos da minha família eram pessoas humildes... com ligações a algumas famílias mais ricas por ligações, algumas vezes extra-casamento...que, felizmente para a minha História ficaram registadas.
Sucesso nas suas pesquisas e obrigada. Cumprimentos
Maria Alexandrina Pinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 19:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen