Família Sarre

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Sarre

#14935 | rmfrp | 30 dez 2001 14:40

Boa tarde.

Procuro informações sobre a origem da família Sarre, da região de Castro Marim e Tavira.

Nos registos do século XVII encontram-se várias pessoas com este apelido, sendo frequente o conjunto "Velho de Sarre". Os mais antigos que conheço são:

- Cristóvão Velho de Sarre que casou em 1648 em Tavira com Brites de Paiva (o registo não indica os pais).
- O Cap. Francisco Velho de Sarre, natural de Castro Marim, filho de Gaspar Lourenço de Gusmão e de Maria de Gusmão, que casou em 1658 em Cacela com Maria Correia.
- João Velho de Sarre, de Castro Marim, que casou com Inês Rodrigues. Tiveram pelo menos dois filhos: Leonor de Sarre (casou em 1694) e Cristóvão Velho (casou em 1706).

Agradeço desde já qualquer informação sobre este assunto.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Sarre

#14949 | rafael mião | 30 dez 2001 18:11 | Em resposta a: #14935

cARO Rui Pereira

O apelido-SARRE e Sarreja-não posso precisar onde,mas quase e certeza nos Liv. Paroq.de Guia e Albufeira e ligado a Samoras,Alvaleydes,Prettos,nobres e principais.Sei que não devia esc.na forma original,como gosto,e actualizar a grafia,mas não vai agora p/C escrevo assim.
rAFAEL Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Sarre

#14956 | rmfrp | 30 dez 2001 22:10 | Em resposta a: #14949

Caro Rafael Carvalho:

Agradeço as indicações que me forneceu. Não me surpreenderia se Sarre fosse uma variante do apelido Sárrea, que como sabe existe no Algarve.

Sobre o estatuto social desta família tenho indicações seguras da habilitação para Familiar do Santo Ofício (1751) de Diogo de Sousa e Sarre (neto do Cap. Francisco Velho de Sarre). Aí se indica que o avô do habilitando tinha sido capitão da Fortaleza de S. Sebastião, em Castro Marim. Era uma de três pessoas com o mesmo nome, o que poderia suscitar confusões, mas eram todos tão bons e limpos de sangue, além da nobreza que tinham, que bastava ouvirem-lhe só o nome para todos o julgarem por pessoa principal e muito cristã-velha sem haver a menor dúvida.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Sarre

#14957 | rafael mião | 30 dez 2001 22:45 | Em resposta a: #14956

Eu pensei nisso e suponho que seja "corruptela"os padres e pessoas do"povo"iam pela "lei do menor esforço".SÁRREA-família muito ilustre do Algarve como sabe e temos ramos a ela ligados.
R C

Resposta

Link directo:

RE: Família Sarre

#14958 | rafael mião | 30 dez 2001 22:59 | Em resposta a: #14957

No penúltimo mail que enviei deve ler-se também:Sequeira Preto.
R C

Resposta

Link directo:

RE: Família Sarre

#14964 | rafael mião | 31 dez 2001 01:00 | Em resposta a: #14958

Caro Rui Pereira
É defeito meu,mas nem tudo lembra na oportunidade,para mais informação sobre-Sárrea:a Senhora Marquesa e Condessa de São Payo-D.Maria do Carmo é-Sárrea-de seu nome- D.Maria do Carmo de Sárrea Caldeira Castel-Branco(Nobreza de Portugal-Vol.III-Edit.Enc.)E na 1.ªparte de Famílias Nobres do Algarve-de Sanches de Baena,
no Quadro Genealogico vê-se que é descendente da fAMÍLIA-Martins Cavaco,de Benafim e Alte,por D.Catarina Martins Cavaco casada com Manuel Lopes Guisado,da Casa do Paço,em Algoz e Pagador da Gente de Guerra do Algarve.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Sarre

#15369 | linhagens | 07 jan 2002 00:34 | Em resposta a: #14935

Aconselho-lhe as Famílias Nobres do Algarve, do Visconde de Sanches de Baena. Julgo que refere os Sarres.
Cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Família Sarre

#15417 | rmfrp | 07 jan 2002 15:07 | Em resposta a: #15369

Caro Jacinto Bettencourt:

Muito obrigado pela sua informação. O livro "Famílias Nobres do Algarve" já me foi útil no estudo de outros ramos, mas desta vez não me ocorrera consultá-lo.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Sarre

#117002 | jcteixeira | 20 abr 2006 22:00 | Em resposta a: #14935

Caro Primo Rui Pereira,

Nos registos de baptismo de Mértola, freguesia de Mértola encontrei o seguinte:

RP MF nº21, item B2, página 28 - 20/11/1786
Angelica, filha de José Velho de Sarre e de Maria da Conceição, ambos de Mértola. Neta paterna de João (ou José) Velho de Sarre natural de CM e de Maria das Neves desta freguesia. Neta materna de Bento Gonçalves e de Maria ... desta freguesia de Mértola.

RP MF nº 21, item B2, página 75 - 15/3/1789
José, filho de Manuel Velho e de Teresa Maria ambos naturais de Mértola. Neto paterno de João Velho de Sarre natural de CM e de Maria Dorta desta vila de Mértola. Neto materno de Marcos Lourenço, natural do termo da cidade de Beja e de Catarina Maria desta freguesia. Padrinhos, Rita Rosa do Rosário e José de Lima, ambos naturais desta freguesia.

RP MF nº 21, item B2, página 82 - 12/8/1789
Rita, filha de José Velho de Sarre e de Maria da Conceição, ambos naturais de Mértola. Neta paterna de João (?) Velho de Sarre natural de Santa Maria da cidade de Tavira e de Maria das Neves natural de Mértola. Neta materna de Bento Gonçalves e de Florência (?) Martins (?), ambos naturais de Mértola. Padrinhos, José de Lima (viuvo) e Rita do Carmo, ambos desta freguesia.

Será que tem mais dados sobre os "nossos" Sárreas e me sabe dizer como entroncam estes registos com os que já me enviou.

Um abraço,
José Carlos Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Sarre

#200382 | DAlmeida | 15 jun 2008 00:20 | Em resposta a: #117002

Tenho um ramo de Sarre de Castro Marim que entronca na árvore do Genea , como em seguida refiro.


1 . Cristovão Velho de Sarre, casou com Maria Pereira, em 1635.
..........2 . João Velho de Sarre, nascido em 1645, casou com Inês Rodrigues.
....................3 . Cristovão Velho de Sarre, nascido em 1674, casou com Agueda
...............................................Lopes e tiveram:
............................-.Catarina Lopes, nascida em 1708, casou com Joze Rodrigues
...........................................................................................Mascarenhas.
..........................4 .Fernando Annes, casou com Francisca Xavier Rodrigues.
Tiveram pelo menos :

………. - . Francisco Velho de Sarre , casou em 1783 com Anna Maria.
……...5 . Catarina Lopes Xavier, nascida em 1748 em Castro Marim . Casou em
............................................................................1766 com Joze da Palma.
…………….. 6. Anna Maria, casou com Francisco Fernandes em 1810.
…………………….7 . Catarina da Conceição, casou com António dos Reis em 1846.
…………………………8 . José António (marítimo) , casou com Maria do Nascimento, de
....................................................................................S.Salvador,Ayamonte.
…………………………………9 . José António (trabalhador), nasceu em 1886, em Cacela, Vila
.....................................................Real de St.António; casou com Maria Augusta
.................................................... Noia . Tiveram filhos, nascidos em Cacela.

Desejava ainda saber
- se algum confrade, em tem mais elementos relação com estes aqui registados, e
- se há notícia dos antepassados de Cristóvão Velho de Sarre e Maria Pereira.

- Tenho outro ramo de Sarre, mas de Cacela e Conceição de Tavira - sobre os quais também desejava troca de informação.

Os meus cumprimentos
DAlmeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Sarre

#200423 | rmfrp | 15 jun 2008 17:13 | Em resposta a: #200382

Cara DAlmeida:

Os dados dos Velho de Sarre mais antigos que estão na base de dados do GeneAll foram enviados por mim. Eu descendo destas pessoas pelo ramo de Catarina Lopes c. c. José Rodrigues Mascarenhas.

O Cristóvão Velho de Sarre que casou em 1635 era filho de Jorge Colaço Velho e Ana de Orta. Sua esposa Maria Pereira era filha de Luís de Castro e Joana Pereira. À mesma família pertencia certamente o Padre Jorge Colaço de Sarre, de Castro Marim, antepassado mais antigo confirmado na ascendência dos Colaços de Tânger:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=121760

Há muitos Sarres em Castro Marim nos séculos XVII e XVIII, quase todos usando o apelido duplo "Velho de Sarre". Nem todos se conseguem entroncar, pois a origem comum de todos os ramos é certamente anterior aos registos paroquiais existentes.

Tenho mais dados sobre Sarres de Castro Marim e localidades vizinhas. Se me indicar quais as pessoas que lhe interessam de Cacela e Conceição poderei verificar se já tenho esse ramo Sarre estudado.

Melhores cumprimentos do parente,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Sarre

#200992 | DAlmeida | 19 jun 2008 23:32 | Em resposta a: #200423

Caro Rui Pereira

Agradeço a informação sobre a família de Cristovão Velho de Sarre. De facto eu também encontrei o assento desse casamento mas tive dificuldade na leitura . E durante as pesquisas que fiz, também eu fiquei com uma lista de Sarres com dificuldade de ligação. Sobre o Padre Jorge Colaço, nada sei.
De facto não sou eu quem é sua parente , mas duas netas para quem tenho pesquisado os antepassados maternos que contam com um ramo algarvio; e eu sou avó paterna. Mesmo assim é interessante este parentesco com distância de uns séculos.

Temos aqui duas linhas separadas de Sarre, ambas de conotação mais popular. Enviei os de Castro Marim.
Aqui vão os de Cacela ; curiosa a corruptela do nome para Sares, que me levou na altura a prestar-lhe mais atenção. Parece então que não é conhecida a origem ?
……………………………………………………………………………………………………………..
Luiz Gonçalves (de Conceição-Tavira, lugar Malhada da Figueira) , casou com Maria
...............................................................................de Sarre (do mesmo local)
Pais de
Ignez Gonçalves (bapt.1696 – Cachopo-Tavira) , casou em 1716 com Antonio
......................................................................Fernandes (de Conceição-Tavira).
Pais de
Domingos de Sarre (de Conceição-Tavira) , casou em 1767 com Maria Pereira (de
..................................................................................Cacela, sítio do Buraco).
Pais de
Manoel de Sarre (bapt.1776 – Cacela) , casou com Custodia Maria ou Gonçalves
............................................................................(de Azinhal – Castro Marim).
Pais de
Antonio Sarre , ou Sares, ou Sargis (bapt. 1816 –Giões –Alcoutim) , que casou 1853
.............................................................................com Maria Lopes (de Cacela).
Pais de
Sebastião Sares (bapt. 1855 – Cacela) , que casou com Mariana de Assumpção (do
.................................................................................................. mesmo local).
Pais de
Leccinia da Natividade Sares (bapt. 1888 – Cacela),que casou 1910 com Joze Matias
………… O nome saíu de uso nos descendentes.

Os meus cumprimentos
DAlmeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Sarre

#201094 | rmfrp | 20 jun 2008 22:47 | Em resposta a: #200992

Cara DAlmeida:

Muito obrigado pela sua resposta.

De facto a origem do nome Sarre não é conhecida. Existe também no Algarve o apelido Sárrea. Talvez a origem de ambos seja comum, mas essa origem será certamente muito remota.

O apelido Sarre parece estar hoje praticamente extinto. Não conhecia o ramo de Cacela que refere nem a sua passagem a Sares. Sei de casos em que passou a Sárrea.

Da Conceição de Tavira tenho apenas referenciados João Domingues da Costa e Beatriz de Sarre que têm um filho, Domingos João de Sarre, com descendência que consta da base de dados do GeneAll:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1044433

Tenho bastante informação sobre várias famílias do Algarve e em particular de Castro Marim, e estou à sua disposição para prestar mais informações.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Sarre

#201218 | DAlmeida | 22 jun 2008 16:31 | Em resposta a: #201094

Lembei-me de pesquisar na Net sobre a possível origem dos Sarre .

Encontro um site “rootsweb”
http://worldconnect.rootsweb.ancestry.com
………com uma extensa família SARRE, a partir de 1500, a maioria de St.John Jersey, Channel Islands.
Aqui aparecem também alguns trabalhos de genealogia de famílias portuguesas.

1
Recolhi ainda na Net a informação de que actualmente em Jersey -
….“A população é de 87 mil habitantes, sendo 10% imigrantes portugueses vindos de outra ilha, a Madeira. A influência portuguesa e madeirense é forte e notada principalmente nos restaurantes típicos oferecendo espetada, bacalhau e outra delícias da cozinha portuguesa. Além disso é comum ouvir português nas ruas, bares, enfim, com 8 mil portugueses na ilha não é difícil encontrar um Manuel ou um Joaquim. Em menor escala há imigrantes da França (pela proximidade) e da Polônia (para trabalhar nos hotéis e construção).”

2
E do livro (na Net)
“O arquipélago da Madeira no séc.XV “- Luis de Albuquerque e Alberto Vieira
…..
…. “A Madeira atraiu a partir de meados do século XV uma vaga de
forasteiros, mercê da prioridade na ocupação e na exploração do
açúcar. Só o impediam as ordenanças limitativas da residência na
ilha, resultante da sua rápida fixação da sua intervenção nos circuitos
comerciais madeirenses.
Em meados do século XV a coroa facultava a entrada e a fixação
de italianos, flamengos, franceses e bretões, por meio de privilégios
especiais, como forma de assegurar um mercado europeu para o
açúcar; mas a grande influência que esses estrangeiros rapidamente
alcançaram, tornou-se lesiva para os mercadores nacionais e para a
coroa, pelo que se mostrou necessário impedir que eles pudessem
«assim soltamente tratar todos»; deste modo o senhor ordenou a proibição
da sua permanência na ilha como vizinhos. O problema foi
levado às cortes de Coimbra, em 1472-1473, e às de Évora, em 1481,
reclamando a burguesia do reino contra o monopólio, de facto, dos
mercadores genoveses e judeus no comércio do açúcar; para isso
propunha a exploração de tal comércio a partir de Lisboa e nas mesmas
condições.”…

3
Fiquei a pensar numa relação entre a Jersey / Madeira / Continente - algum desses comerciantes poderia mais tarde estabelecer-se no Algarve.

4
Talvez o assunto seja do conhecimento de um confrade historiador , muito agradeço a quem possa ajudar.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sarre

#201578 | rmfrp | 25 jun 2008 22:28 | Em resposta a: #201218

Cara DAlmeida:

Muito obrigado pela sua mensagem.

De facto não sei qual será a origem do apelido Sarre em Portugal. Sendo as referências mais antigas que conheço de uma região costeira, não seria difícil que proviesse de algum estrangeiro que aí se fixasse. Por outro lado, tenho a ideia de que o apelido Sárrea é de origem espanhola, e Sarre poderia ser uma variante deste.

Não deixarei de a informar caso encontre novas pistas quanto à origem desta família.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Sarre

#286997 | d.clemente | 10 set 2011 18:26 | Em resposta a: #200382

Caro confrade.
A sua mensagem tem 3 anos mas para mim é importante.
Sou novato nestas andanças e verifiquei que Cristóvão Velho de Sarre e Águeda Lopes são meus antepassados (7ºs. avós).
Ouso perguntar-lhe se tem elementos sobre o casamento deles e do filho (Fernando Annes) com Francisca Xavier Rodrigues e se os pode facultar.
Entretanto, descobri que Francisco Velho de Sarre casou com Anna Maria em 1783.10.06 mas ficou viúvo em 1790.10.06. Por pouco tempo, dado que voltou a casar, em 1791.10.06, desta vez com Francisca Luiza, também em Castro Marim.
Na hipótese de outro confrade acrescentar algo, fico reconhecido.
Muito obrigado, desde já.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sarre

#287000 | d.clemente | 10 set 2011 19:17 | Em resposta a: #286997

Caros confrades
Rectificação: a data do óbito de Anna Maria é 1790.05.29.
As minhas desculpas

Resposta

Link directo:

Família Sarre

#422180 | sspca | 29 fev 2020 16:05 | Em resposta a: #14935

(...) Segundo a opinião de alguns membros da minha família Colaço e de um outro genealogista, a possibilidade do nome SARRE ligado ao nome Colaço decorrer de uma aglotinação das iniciais de S: A: R: (sendo esta sigla a abreviatura de Sua Alteza Real) dando "Colaço de Sarre" como sendo - O Irmão de Leite de Sua Alteza Real - uma vez que se sabe que o nome "Colaço" significará Co-Late - o mesmo leite - ou seja - o filho da ama de leite em relação à pessoa que foi amamentada por esta.

Sabe-se que há várias famílias Colaço que não têm qualquer ligação entre elas por ser um nome que se gera da forma descrita. (O colaço do Duque de Cadaval, o colaço do Duque de Aveiro, o colaço de Sua Alteza Real que teria obrigatóriamente de ter um "irmão" colaço.

(...)

Tomás Colaço

Resposta

Link directo:

Família Sarre

#422181 | sspca | 29 fev 2020 16:09 | Em resposta a: #422180

Entrando pela (algo conhecida) lenda e ligação da família Colaço ao rei D Sebastião, teria sido o seu irmão colaço (o colaço de Sua Alteza Real) a substituir o rei no campo de batalha e a morrer na sua vez sendo este o seu escudeiro de confiança. O rei teria saído do campo de batalha e ficado incógnito em Marrocos. Teria tido descendência e escondido a sua origem sob o nome Colaço por ter sido este que teria morrido no seu lugar.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 01:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen