Família Camara

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos

Família Camara

#192447 | miquimba | 14 abr 2008 01:59

Gostaria de saber como conseguir na íntegra a carta de naturalização de Tristão da Cunha Camara, de 23 - 12 1863. Era meu bisavô e não tenho nenhuma informação sobre sua origem na Ilha de São Miguel, nos Açôres.

Grato por qualquer informação,
Evaldo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Camara

#192465 | Gilson Nazareth | 14 abr 2008 11:10 | Em resposta a: #192447

Evaldo,
Tudo certo?
As naturalizações costumam estar no Arquivo Nacional do RJ.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família Camara

#192467 | set1405 | 14 abr 2008 11:20 | Em resposta a: #192447

Caro Evaldo
Estará a referir-se à mesma pessoa que é tratada em
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=29627#lista?
Cumprimentos
Ricardo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Camara

#192514 | miquimba | 14 abr 2008 16:43 | Em resposta a: #192465

Caro Gilson,

grato pela atenção, assim que puder vou à Corte pesquisar o assunto.

Abraço,
Evaldo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Camara

#192535 | Gilson Nazareth | 14 abr 2008 19:53 | Em resposta a: #192514

Evaldo,
Corte? Vc mora onde, em que século?
Abração
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família Camara

#192549 | miquimba | 14 abr 2008 22:17 | Em resposta a: #192535

Acho que estou levando muito à sério os 200 anos da chegada da família real ao Brasil e olha que minha cidade, Petrópolis, nem existia ainda... Aproveitando o ensejo, nas cartas de naturalização consta o nome dos pais do registrado ou outras informações além-mar?

Abraços,
Evaldo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Camara

#192561 | Gilson Nazareth | 14 abr 2008 23:30 | Em resposta a: #192549

Evaldo,
Quem mora fora do RJ pode consultar por fax o AN.
Por vezes tem até o passaporte com foto e tudo.
Tenho uma grande amiga em Petrópolis:Candida Corbett,professora da Católica.
VC já pesquisou na Cúria de Petrópolis?
Abraço
Gilson
P.S. VC conhece o CBG?

Resposta

Link directo:

RE: Família Camara

#192566 | miquimba | 15 abr 2008 00:15 | Em resposta a: #192561

Vou tentar esse contato via fax, pena não disponibilizarem pela internet.
Não conheço a Candida - professora de quê?
Pesquisei na cúria ano passado mas só encontrei sobre meu avô, pai de meu pai (registro de casamento), aliás interessante por falar de laços de parentesco entre eles por parte das avós, mas nada sobre Tristão Câmara (avô materno de meu pai), o que é estranho porque ele teve nove filhos e várias fazendas de café na região de São José do Vale do Rio Preto, e segundo o Almanak Laemmert, foi juiz e mesário na Irmandade de Nossa Senhora de Conceição em Bemposta. Consegui com um pesquisador daqui dados sobre ele colhidos no livro de estrangeiros sobre sua chegada em São José em 1853 e com sua descrição física, fora isso nada sobre sua família nos Açôres.
CBG? Não conhêço - é sobre genealogia?

Abraços,
Evaldo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Camara

#192567 | Gilson Nazareth | 15 abr 2008 00:22 | Em resposta a: #192566

Alô,
Candida é professora de Histótia da Arte e mestre em educação.
CBG-Colégio Brasileiro de Genealogia,tem pouco mais de 50 anos e funciona no 12ºandar(parte) do IHGB.Abre 4ª feiras às 14h:todosd podem consultar.O presidente é Carlos Eduardo Barata.
O arquivo é fabuloso e um antigo presidente,Rheingatz,morava em Petrópolis e levantou muita coisa dai.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família Camara

#192572 | miquimba | 15 abr 2008 00:42 | Em resposta a: #192567

Ok,
tem muita gente boa que não conheço em Petrópolis, parece que a Candida é uma delas.
Estive ajudando numa pesquisa no IHGB há uns três anos, inclusive no CBG. Na época aproveitei para consultar sobre o Tristão mas não havia nada lá, recomendaram que eu procurasse registros na cúria metropolitana, coisa que acabei não fazendo, aliás estou para voltar ao IHGB para pesquisar mais sobre um bisavô materno, Miguel Joaquim Ribeiro de Carvalho.

Abraços,
Evaldo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Camara

#266617 | cristovam66 | 11 dez 2010 01:32 | Em resposta a: #192549

Caro Evaldo!

Tenho pesquisado muito sobre Tristão da Cunha Câmara que é meu trisavô por parte de pai. Galdina Câmara, uma de suas filhas é minha bisavó! Acredito que vc seja neto de Georgina Câmara por parte materna e neto de Ambrosina Rangel da Silveira por parte paterna...estou certo? Apesar do meu trisavô ter sido uma figura bastante importante na época, são muito poucas as referências a ele nas fontes históricas disponíveis. Meu primo Ricardo Câmara, que há pouco conheci através de um blog na Net e que também tem pesquisado sobre nossa família, possui alguns documentos e fotos relacionadas a nossos antepassados. Gostaria muito de poder estabelecer contato com vc e poder colaborar nessa pesquisa. Se preferir poderá escrever diretamente para José Marcio de Souza da Cruz Alves através do meu e-mail pessoal : jose_alves66@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 23:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen