As minhas avós Boavida

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

As minhas avós Boavida

#194367 | I.Boavida | 27 abr 2008 13:13

Caros amigos.

Sou uma Boavida, e tenho alguns dados e registos sobre os meus antepassados. Gostaria de ser ajudada em mais pesquisas, visto que me é impossível saber mais: os meus ascendentes directos já faleceram, apesar de me deixarem informações que julgo importantes.A origem é Zebreira, Alpedrinha e Vale de Prazeres.

A minha bisavó ISABEL (Salgueiro ?) BOAVIDA , que nasceu entre 1850 e 1860, casou com ANTÓNIO FREIXO ambos naturais de Zebreira e moradores na Rua da Porta, era filha de MARIA BOAVIDA e de FRANCISCO SALGUEIRO.

Esta minha bisavó ISABEL BOAVIDA teve vários filhos :
Só tenho conhecimento destes:

1 - VICENTE morreu jovem
2 - MANUEL
3- JOÃO - que viveu na Costa da Caparica ( filha Gabriela ? )
4- MARIA - filhas ? (Julieta e Nita )
5- EMÍLIA n. por volta de 1882/88( casada com um Galvão)mãe de Maria, Celestina e João Galvão

6 - JÚLIA BOAVIDA FREIXO(MENDES por casamento)-A minha avó paterna - n. em 17/6/1897 na Zebreira casou em 2/5/1915 com MANUEL MENDES n. 24/12/1889 em Vale de Prazeres.

DAQUI nasceram 11 filhos tendo só sobrevido(idade adulta):

1 - João Mendes Boavida - Falecido com 24 anos - 1 filho: Albano A.Cansado Mendes

2 - Manuel Mendes Boavida - ( n.14/1/1923)? f.em 2006- 1 filha: M.Helena dos Santos Boavida(Barbosa)

3 - António Mendes Boavida - n.16/1/1925 f.13/2/2007 - 2 filhas: Maria Teresa Morgado Mendes e Maria Cristina Gonçalves Boavida

4 - MEU PAI -José Mendes Boavida - n.7/2/1928 f.7/6/1994 - 2 filhos:MARIA ISABEL DOS SANTOS BOAVIDA (eu) e Manuel António Ferreira Mendes Boavida.

Tenho mais alguns elementos do período dos meus bisavós e trisavós, pequenos, e por isso gostaria e ficaria muito agradecida , se pudessem fornecer-me mais alguns dados por cruzamento com outros existentes. A certidão de nascimento de ISABEL(SALGUEIRO) BOAVIDA no registo de C.Branco não foi encontrada.
Espero ter contribuido também com alguns elementos convenientes ao estudo.
O meu muito obrigada, ficando a aguardar resposta, se possível.

Isabel Boavida

Resposta

Link directo:

RE: As minhas avós Boavida

#194374 | agp | 27 abr 2008 15:14 | Em resposta a: #194367

Cara Isabel Boavida

Eu sou descendente dos Boavidas de Vale de Prazeres, ramo a que já dediquei muitas horas de investigação, e tenho muitos dados que serão seguaramente do seu interesse.

O registo de nascimento de Isabel (Salgueiro) Boavida deve estar na Torre do Tombo, em Lisboa. Mas, do Arquivo de Castelo Branco, tenho nota do nascimento de Joaquim Salgueiro na Zebreira a 18.6.1876, irmão de Isabel, filho de Francisco Salgueiro e de Maria da Conceição Boavida, neto paterno de Domingos Salgueiro e da Ana Antunes e materno de José Roseiro e de Leonor Boavida, todos da Zebreira.

Domingos Salgueiro nasceu a 17.3.1800 na Zebreira filho de Domingos Salgueiro, de Penamacor, e de Sebastiana Martins (dos Santos). neto materno de Silvestre Salgueiro e de Maria da Costa, ambos de Penamacor, e materno de Amador dos Santos, da Zebreira, e de Maria Martins Chambino, do Rosmaninhal. Esta Maria Martins Chambino é filha de Manuel Martins Chambino e de Domingas Marques e neta paterna de outro Manuel Martins Chambino e de Isabel Fernandes Morgado. Estes em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1048856

De Ana Antunes não tenho o nascimento que deve ter ocorrido por volta de 1795. Mas tenho o nascimento de irmão João a 13.3.1807 na Zebreira e sei que são filhos de Francisco Gonçalves Ramos e de Maria Antunes de Jesus, netos paternos de Manuel Gonçalves Ramalho e de Maria Pires e maternos de Francisco Fernandes e de Catarina Antunes de Jesus que julgo serem todos naturais de Monsanto.

José Roseiro é filho de Manuel Roseiro e de Isabel Martins neto paterno de Luís Abril e de Maria Roseiro e materno de Matias Francisco (Gaiola?) e de Ana Martins Raposo, todos de Zebreira excepto Matias que julgo ser natural de Quintães.

Finalmente, Leonor Boavida nasceu a 17.10.1817 em Zebreira, onde faleceu a 6.9.1893, filha de Luís Antunes Boavida (nascido em Vale de Prazeres a 25.2.1785) e de Joaquina Barbosa (da Zebreira) neta materna de Amaro Leitão e de Maria Barbosa e paterna de Luís Antunes Boavida e de Antónia Luísa Russa, estes em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=335149

Manuel Antunes Boavida e Maria Salvada Incensa, pais do último Luís Antunes Boavida, são meus antepassados pelo filho João.

Cumprimentos,

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: As minhas avós Boavida

#194442 | I.Boavida | 27 abr 2008 23:04 | Em resposta a: #194374

Muito obrigada, António ( sinceramente não esperava uma resposta tão rápida). Sempre me interessei pela família porque por força de circunstâncias - a morte da minha mãe - vivi dos sete aos onze anos em lisboa, com a minha avó Júlia e ela contava-me muitas histórias de família e da sua própria juventude, o que é sempre um bom legado que nos deixam.

Últimamente o meu tio António andou a pesquisar pela Zebreira e C.Branco e daí os registos, certidões e datas que mencionei. Resolvi indagar eu porque ele faleceu há um ano e encontrei este site interessantíssimo. Engraçado é lembrar-me o que minha avó contava acerca de um Roseiro Boavida (primo dela) ter morrido em cima do cavalo e este transportá-lo a casa com todo o zelo, já cadáver.

Vou agora tentar traçar os ramos com todos esses ascendentes que me "apareceram" e provavelmente lembrar-me de outros.
Fico desde já na disponibilidade de, se souber, fornecer com todo o prazer mais elementos, por isso estarei ao dispor também de todos aqueles a quem interessar.

Cumprimentos,

Isabel Boavida

Resposta

Link directo:

RE: As minhas avós Boavida

#194519 | ALBoavida | 28 abr 2008 17:42 | Em resposta a: #194374

penso que de longe, mas somos primas, a pessoa melhor para lhe explicar é o meu marido que està a ocupar-se da minha arvore geneologica! eu nao tenho muito tempo pois este ano estou trabalhando como professora de ingles o que me ocupa muito tempo
O antonio Pereira tambem nos deu muitas informaçoes e foi muito gentil

sou descendentendo do primeiro Boavida que partio se casar à Orca José Antunes Boavida, nascido a Vale de Prazeres no dia 10-11-1782 e a Isabel decdende do irmao Luis Antunes Boavida nascido no dia 25-2-1785 também no Vale de Prazeres e que foi o primeiro a casar na Zebreira
Cumprimentos
ANA LUISA BOAVIDA..

Resposta

Link directo:

RE: As minhas avós Boavida

#194571 | agp | 28 abr 2008 22:42 | Em resposta a: #194442

Cara Isabel Boavida,

Pode adiantar-me os nomes dos pais de MANUEL MENDES n. 24/12/1889 em Vale de Prazeres?

Cumprimentos,

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Costados dos Boavida

#194576 | agp | 28 abr 2008 23:00 | Em resposta a: #194519

Cara Prima Ana Luísa Boavida,

Como têm passado? Pelo que acabei de ler, continuam interessados na genealogia.

Tenho novidades nos nossos antepassados o que interessa aos nossos parentes(pelos Boavidas) que frequentam este Fórum, nomeadamente à Isabel Boavida, ao Miguel Gorjão-Henriques da Cunha e ao Paulo Brehm.

Refiro-me aos pais de Maria Antunes:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=544478

que, quando casa, aparece simplesmente como filha de Brás Pires.

Ora, localizei o casamento de Brás Pires com Isabel Fernandes, a 7.2.1610 no Alcaide, sendo ele filho de Pedro Ramos e de Maria Antunes e ela de Francisco Vaz e de outra Isabel Fernandes, estes dois já defuntos.

A Maria Antunes (id=544478) foi, assim, buscar o nome e apelido à avó paterna.

Cumprimentos,

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: As minhas avós Boavida

#194589 | I.Boavida | 29 abr 2008 00:09 | Em resposta a: #194571

Boa noite antónio.


Tenho a fazer uma rectificação de data: O mau avô Manuel nasceu em 24/12/de 1890 e não em 1889 como referi por lapso, porque a certidão de casamento com Júlia Boavida Freixo Mendes refere Manuel Mendes como tendo 24 anos em 2 de Maio de 1915. Faleceu em 29 de Outubro de 1964 em Lisboa.
O meu avô era da Guarda Fiscal ( ou republicana ) e os meus avós viveram em Gouveia, Santarém e finalmente em Alvalade - Lisboa onde morreram.

Os pais de Manuel Mendes ,portanto meus bisavós paternos, são José Mendes e Maria de São Pedro.

Espero ter ajudado para descobrir outo ramo parental porque lembro-me das primas paternas do meu pai visitarem a minha avó mas não me recordo dos nomes.


Cumprimentos,

Isabel Boavida

Resposta

Link directo:

RE: Costados dos Boavida

#194592 | I.Boavida | 29 abr 2008 01:11 | Em resposta a: #194576

Olá António,

Surgiu um dado engraçado que gostaria de partilhar consigo e por isso pedi o seu email, esperando que não se importe, porque é uma outra ligação que não tem a ver com o nosso parentesco mas com um outro.

Cumprimentos,

Isabel Boavida

Resposta

Link directo:

RE: As minhas avós Boavida

#194596 | I.Boavida | 29 abr 2008 01:35 | Em resposta a: #194519

Boa noite Ana Luísa,

É verdade somos primas ( sempre ouvi dizer que os Boavidas são todos descendentes da mesma família), e realmente o António Pereira foi impecável com a ajuda. Apenas lhe disse os nomes das minhas bisavó e trisavó e logo descobri outros, como por exemplo o imão de minha bisavó- Joaquim Salgueiro Boavida, e todos os meus ascendentes até , pelo menos 1695 o que é fascinante. Tenho agora que arranjar tempo para pesquisar melhor o site.
Cumprimentos,

Isabel Boavida

Resposta

Link directo:

RE: Costados dos Boavida

#194616 | agp | 29 abr 2008 09:03 | Em resposta a: #194592

Cara Isabel Boavida,

Tem o meu contacto na minha página pessoal:

http://genealogia.netopia.pt/0185/

Eu tenho a ascendência do casal José Mendes e Maria de São Pedro. Vejo isso, quando terminar o meu dia de trabalho.

Cumprimentos,

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Costados dos Boavida

#194643 | I.Boavida | 29 abr 2008 13:47 | Em resposta a: #194616

Olá António.

Grande coincidência, pelos vistos somos primos pelos dois ramos, não é?

Aguardo se possível mais novidades.Bom trabalho.

Isabel Boavida

Resposta

Link directo:

RE: As minhas avós Boavida

#194807 | I.Boavida | 30 abr 2008 17:32 | Em resposta a: #194589

Olá António.




Um dado que poderá ter algum interesse por causa do meu avô paterno MANUEL MENDES n. em 24-12-1890 que mudava, por vezes de localidade, por causa da profissão.
O meu pai José Mendes Boavida Nasceu em 7-2-1928 em Gouveia.

Se puder fornecer-me dados da EMÍLIA nascida na Zebreira em 1882 ,irmã de (minha avó) Júlia, de João, Manuel, Maria, de Francisco, Vicente) todos filhos de ÁNTÓNIO FREIXO E ISABEL SALGUEIRO BOAVIDA, ficaria agradecida, para ver se consigo cruzar alguns dados.

Obrigada, cumprimentos



Isabel Boavida

Resposta

Link directo:

RE: As minhas avós Boavida

#195234 | agp | 04 mai 2008 22:39 | Em resposta a: #194807

Olá Isabel,

Eu da Emília só tinha o que lhe transmiti: a data de nascimento e os antepassados que lhe transmiti.

Vou tentar descobrir mais alguma coisa.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Costados dos Boavida

#201258 | mgorjaoh | 22 jun 2008 23:53 | Em resposta a: #194576

Caro António da Graça Pereira,

Muito obrigado por mais esta achega. Eu tenho andado pouco dedicado à genealogia, mas já descobri mais dois ramos - actuais (!) - de Boavidas, um proveniente de um irmão do meu bisavô António, outro proveniente do irmão da minha avó.

Quando recolher toda essa informação, enviar-lhe-ei os elementos, se nisso tiver interesse.

Abraço,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

Boavidas da Cortiçada e não só!

#201350 | agp | 23 jun 2008 21:20 | Em resposta a: #201258

Caro Miguel Gorjão-Henriques,

Sim essa informação interessa-me bastante, pelo que fico desde já agradecido.

As minhas idas à TT, que têm sido muito esporádicas, estão outra vez concentradas nos livros do Alcaide. Volta não volta, encontro boas surpresas, no que toca aos ascendentes dos nossos Boavidas. Assim:

- Do Pedro Fernandes Álvaro, que está em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=544477

só tinhamos, pelo assento do seu casamento a 12.2.1647 com a Maria Antunes referida anteriormente, o nome do pai: Álvaro Francisco. Nos assentos de baptizados localizei o nascimento de duas Marias (a 15.5.1626 e a 27.5.1635) filhas de Álvaro Francisco e de Violante Fernandes. Assim, ao que tudo parece indicar, a mãe de Pedro Fernandes Álvaro é esta Violante Fernandes.

- De Pedro Gomes Boavida e D. Maria Antunes sei que moravam no lugar da Cortiçada, então, pertencente à freguesia do Alcaide. Nunca localizei o respectivo casamento. Depois de procurar por Pedros, nascidos na Cortiçada, cheguei à conclusão que aquele Pedro Gomes só deve poder ser o Pedro nascido a 26.10.1642 e filho de outro Pedro Gomes e de Maria Fernandes. Em 26.5.1632 há outro Pedro a nascer filho dos mesmos. E a 14.7.1647 há uma Isabel Gomes, também filha de Pedro Gomes e de Maria Fernandes, a casar com Manuel Alves filho de Francisco Alves, do Alcaide, e de Domingas Esteves, de Alpedrinha. Deduzo que Pedro Gomes e Maria Fernandes devem casado por volta de 1625.

Na última mensagem referi alguns confrades que são nossos parentes pelos Boavidas: a Ana Luísa Boavida, a Isabel Boavida e o Paulo Brehm. Hoje lembrei-me da Margarida de Abreu, do R.Miguel Nunes, do Hélder Carvalho Salvado, do José Ventura Martins e ainda, de dois dos mais assíduos frequentadores do ANTT e distintos investigadores. Refiro-me ao Engº Manuel da Silva Castelo Branco e ao Doutor Joaquim Candeias da Silva, ambos naturais da Orca. Entretanto, no Arquivo Distrital de Castelo Branco travei conhecimento com outro Boavida, Joaquim Lalanda Roseiro Boavida, Mestre em Avaliação Educacional, e que descende dos Boavidas da Zebreira, cuja ligação aos demais Boavidas já foi conseguida. A lista de descendentes dos Boavidas não pára de aumentar ...

Um abraço,

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 jun 2024, 14:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen