familia barao de alvoco da serra ou de sao domingo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Títulos

familia barao de alvoco da serra ou de sao domingo

#194434 | cabalhanas | 27 abr 2008 22:18

Agradedecia que alguem me informasse se existem descendentes deste Barao e tambem se posso adotar este nome de Barão de Alvoco para designar uma pequena hospedaria
obrigado

Resposta

Link directo:

RE: familia barao de alvoco da serra ou de sao domingo

#194562 | ffarrajota | 28 abr 2008 21:30 | Em resposta a: #194434

Boa noite,
o primeiro Barão de Alvôco e 1º de S.Domingos foi o António Luís Monteiro Pina que morreu solteiro, foram seus herdeiros os irmãos. O segundo barão de Alvôco foi seu irmão Joaquim Monteiro Pina cc. Rita de Jesus Figueiredo, morreu sem descendência, sendo seus herdeiros os sobrinhos netos. Dos sobrinhos netos só uma está viva com 90 anos. Sei que um sobrinho bisneto quis usar o título de barão, neste momento está num lar com alzheimer.
Quanto a usar o nome numa hospedaria não o posso informar.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

familia barao de alvoco da serra ou de sao domingo

#445250 | tosousa | 12 jan 2023 10:16 | Em resposta a: #194434

Eu só não percebo é de onde surge o nome Monteiro. O pai dos barões era Pina, de Loriga. A mãe era Francisca Maria ( no assento do barão António), no do irmão Joaquim era Francisca Luís de Brito. Avós maternos eram Martinho João de Brito e Brízida Luís, de Alvoco. Bisnetos de Domingos Luís de Gouveia e Ana Marques, de Alvoco.

No assento de óbito da Francisca já aparece o apelido Monteiro e até diz que o marido era Pina Monteiro.

O apelido Monteiro surge assim do nada, por vontade do padre?

Resposta

Link directo:

familia barao de alvoco da serra ou de sao domingo

#445260 | joaocarreira | 12 jan 2023 22:53 | Em resposta a: #445250

Caro Confrade Tó Sousa,

De momento, não sei precisar com exactidão, o documento ou onde li o apelido Monteiro, que também consta da base Geneall, mas já existia no lado materno dos barões de Alvoco da Serra, veja por favor, https://geneall.net/pt/nome/2296108/brigida-maria-luiz-monteiro/.

Sei também que o mesmo apelido existe em Loriga, tendo o meu avô materno, primas com o mesmo apelido e que eram parentes dos barões. O meu avô, não sendo Monteiro, também era e a minha avó também era parente pelos ramos Pina e Grifo, pois como já foi referido e repetido por muitos, na Beira somos todos primos, incluindo de nós mesmos.

Com os melhores cumprimentos,

João Carreira

Resposta

Link directo:

familia barao de alvoco da serra ou de sao domingo

#445357 | joaocarreira | 17 jan 2023 23:16 | Em resposta a: #194434

Caro confrade Tó Sousa,

Fui pesquisar mais um pouco sobre o assunto e posso acrescentar que Martinho João de Brito, nascido a 1 de Setembro de 1752, baptizado no dia 5 do referido mês e falecido, 61 anos depois, a 17 de Fevereiro de 1814, avô materno dos Senhores Barões de Alvoco da Serra casou em 1792, a 22 de Junho com a sua parente Brízida, em 3.º e 4.º graus, sendo o avô paterno de Martinho, Gregório João de Gouveia, o Velho, tio da avó paterna de Brízida, Maria João.
Enfim, poupando-o a todo o emaranhado familiar das árvores, tem toda a razão, o apelido Monteiro não existe na família e os primeiros a usar são Francisco e D. Francisca Maria Luís Monteiro, conforme assinava as suas cartas. Outros filhos de Martinho João de Brito não têm o apelido Monteiro, nomeadamente Brízida Maria José, Ana de Gouveia, Maria de Gouveia e António de Brito.
Martinho faleceu a 17 de Fevereiro de 1814, mas a sua esposa era conhecida por ser a mulher do Monteiro, deduzindo eu que fosse uma alcunha de Martinho. Obviamente poderei estar profundamente enganado neste último pormenor. Afirmo isto por conhecer várias alcunhas que passaram a apelidos, tal como o meu próprio apelido Carreira que nada se assemelha ao apelido de origem que era Quina.
Fica pelo menos esta mensagem, esperando que lhe possa ser útil.
Com os melhores cumprimentos,

João Carreira

Resposta

Link directo:

familia barao de alvoco da serra ou de sao domingo

#445363 | tosousa | 18 jan 2023 14:06 | Em resposta a: #445357

Caro confrade

Situações dessas de alcunhas, que mais tarde se tornaram nome, era o que mais acontecia antigamente. Nos ancestrais minha família paterna houve o nome "nobre" de alcunha e que depois foi seguindo como apelido até hj, diversificando se por vários ramos.

Em relação á família dos barões, foi hipótese que também já me tinha ocorrido, pois tendo os ancestrais de Brízida pertencendo aos Luís ( avós Domingos Luís de Gouveia 12/2/1724 - 5/11/1788 e Ana Marques, falecida também em Alvoco Serra a 4/1/1771) e sendo o domingos filho dos meus ancestrais em 8 grau Domingos Luís ( 4/5/1692 - 3/5/1772 ) e de Maria João, natural de malhada Cilhas (vide) , 8/10/1699 - 31/8/1771 ) e o de Martinho pertence á família João, tendo ancestrais o Manuel João e Maria João da Barriosa ( vide) não estava a ver onde poderia surgir o nome Monteiro.

Uma curiosidade que reparei e que o caro confrade já realçou, era as relações de parentesco da família João, pois ambos os lados tem ancestrais João, e vários dos meus ramos tem encontros com esta família, que se torna um pouco confuso as vezes.

Cumts

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 00:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen