quero localizar o RE do meu Avô. Como faço?

Este tópico está classificado nas salas: Formação

quero localizar o RE do meu Avô. Como faço?

#194509 | LITIANE | 28 abr 2008 16:43

Boa Tarde

Me disseram que para solicitar a CNN em brasilia é necessario mandar o REGISTRO DE ESTRANGEIRO como faço para localizar?O local que faz a busca em SP no arquivo da PF fica aonde ?
Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: QUERO LOCALIZAR O RE DO MEU AVÔ COMO FAÇO

#194578 | Forget20 | 28 abr 2008 23:11 | Em resposta a: #194509

Litiane,
dirija-se ao Museu do Imigrante (pode ser pelo site), na Rua Visconde de Parnaíba, no Brás, com os dados do seu avô : Nome, filiação e data de nascimento(se tiver) e solicite a emissão de um documento chamado Declaração de Registro de Estrangeiro, a qual lhe fornecerá o nº da Carteira de Identidade e do Registro do seu avô. De posse desses dados, solicite ao ARquivo Nacional (pode ser pelo site também) cópia dos documentos do Prontuário de Registro de Estrangeiros em S.Paulo. Este serv~çco funciona muito bem e a um preço justo. Foi assim que localizei o lugar onde meu avô nasceu, e partir daí achei seu registro d enascimento em Portugal. Boa sorte. Vilma Araujo - SP/SP

Resposta

Link directo:

RE: QUERO LOCALIZAR O RE DO MEU AVÔ COMO FAÇO

#194921 | M.Ribeiro | 01 mai 2008 16:27 | Em resposta a: #194578

Olá, Vilma

Não sei se você já viu a resposta que lhe dei no outro tópico, o do Markolas, intitulado Registro de Nascimento.

Agora sou eu que quero fazer-lhe uma pergunta: O Museu do Imigrante, para fornecer o documento chamado Declaração de Registro de Estrangeiro que você fala precisa estar vinculado a quê? O fato de não encontrar os nomes dos meus bisavós portugueses quando faço a Pesquisa Online no site do Museu leva-me a crer que lá não há registro deles. Posso estar enganada? É que você não indicou à Litiane a pesquisa, orientando-a logo a pedir o documento de Declaração de Registro de Estrangeiro. O nome, a filiação e as datas de nascimentos dos meus bisavós eu tenho, mas, como disse, seus nomes não constam da Pesquisa online. Qual o meio então para obter tal documento?

Agradeço antecipadamente.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: QUERO LOCALIZAR O RE DO MEU AVÔ COMO FAÇO

#195019 | Forget20 | 02 mai 2008 15:24 | Em resposta a: #194921

Olá, Marli, bom dia
O Registro de Estrangeiro tornou-se obrigatório somente a partir do Dec-Lei nº 3010, de agosto de 1938 ,para todos os estrangeiros, em caráter permanente no país, que tivessem 60 anos ou menos à época do referido decreto. Portanto, não solicite ao Arquivo Nacional consultas relativas a RE (ou SRE ou carteira modelo 19) anterior a agosto de 1938.
No Museu do Imigrante estão as Fichas que todo estrangeiro residente em S.Paulo, Capital, na época com até 60 anos teve que preencher para dar início ao processo de emissão do RE. Os prontuários de registros de estrangeiros (ou processos propriamente ditos) feitos na cidade de S.Paulo estão arquivados no Arquivo Nacional-RJ, e somente podem ser localizados pelo número de registro, o qual poderá ser solicitado ao Memorial do Imigrante, rua Visconde de Parnaíba, 1.316 - Moóca. No AN, encontram-se os docs dos estrangeiros que fizeram o registro nos Estados das REgiões Sul e Sudeste. No caso dos Estados das REgiões Norte, NE e C-O, deve-se procurar a Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal (arquivonacional.coreg@in.gov.br.
No meu caso também não consegui achar nada on line e fui até lá, preenchi um formulário de solicitação e +/- 20 dias depois ligaram que o doc estava pronto.
Embora não tenha localizado on line, você pode preencher o formulário on line e enviar a solicitação de pesquisa. Ou talvez seus bisavós tivessem mais de 60 anos em 1938 e não tivessem sido obrigados e tirar o RE?
Muito obirgada pelas suas orientaçõe sno outro tópico. Acabei de voltar do correio. Enviei os 18,30 euros e vou enviar agora o recibo.
Espero tê-la ajudado, d amesma forma que vc me ajudou.
Um forte Abraço.
Vilma

Resposta

Link directo:

RE: QUERO LOCALIZAR O RE DO MEU AVÔ COMO FAÇO

#195216 | M.Ribeiro | 04 mai 2008 19:24 | Em resposta a: #195019

Olá, Vilma

Os meus bisavós já estavam sim fora da exigência dos 60 anos em 1938.

O pedido de solicitação de pesquisa que fiz foi ao Museu do Imigrante foi para ver se desembarcaram em São Paulo, e nada encontraram, assim como os nomes não aparecem na pesquisa online .

O nome de sua avó não consta das relações de desembarcados? Entrando no site deles e digitando todos os dados, como nome e sobrenome e datas, não vem retorno. É preciso colocar só o sobrenome para ver as imensas listas de cada um.


Um abraço.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: QUERO LOCALIZAR O RE DO MEU AVÔ COMO FAÇO

#195321 | LAMBERT | 05 mai 2008 20:16 | Em resposta a: #195216

Marli:

Na intenção de auxiliá-la.

Extraído de sua mensagem : RE: QUERO LOCALIZAR O RE DO MEU AVÔ COMO FAÇO - 01-05-2008, 16:27

Agora sou eu que quero fazer-lhe uma pergunta: O Museu do Imigrante, para fornecer o documento chamado Declaração de Registro de Estrangeiro que você fala precisa estar vinculado a quê?
R: Ao pedido do referido documento.

O fato de não encontrar os nomes dos meus bisavós portugueses quando faço a Pesquisa Online no site do Museu leva-me a crer que lá não há registro deles. Posso estar enganada?
R: Está correta. O arquivo que você pesquisou on-line corresponde aos livros de registros da antiga Hospedaria de Imigrantes; quer dizer que seus ascendentes portugueses pesquisados, assim como a maioria dos meus ascendentes portugueses não passaram pela Hospedaria na cidade de São Paulo.

É que você não indicou à Litiane a pesquisa, orientando-a logo a pedir o documento de Declaração de Registro de Estrangeiro. O nome, a filiação e as datas de nascimentos dos meus bisavós eu tenho, mas, como disse, seus nomes não constam da Pesquisa online. Qual o meio então para obter tal documento?
R: Pedir o documento de Declaração de Registro de Estrangeiro, pois trata-se de outro arquivo, sem possibilidade de pesquisa on-line.

No antigo site do Arquivo Nacional havia uma orientação para aqueles, cujos ascendentes registraram-se na cidade de São Paulo, que fizessem inicialmente a pesquisa do NUMERO do registro, para só de posse desse número solicitar as informações ao Arquivo Nacional.

Pode ter havido uma mudança no procedimento, uma vez que não mais encontro essas informações no site atual e sim as orientações abaixo:
A solicitação de informações é realizada por meio de Formulário. Assim, no campo Assunto, é importante fornecer o maior número possível de dados visando a agilidade do atendimento. Caso o objeto da consulta seja a documentação de estrangeiros/imigrantes, é importante ler o texto perguntas freqüentes, antes de preenchê-lo. Ele servirá de orientação para a pesquisa.
Em que consiste a carteira de identidade de estrangeiro?
É o documento obrigatório para todos os estrangeiros residentes em caráter permanente
no país, não naturalizados.

Quando foi instituída a obrigatoriedade deste documento?
A partir de agosto de 1938, com o Decreto nº 3010. Neste decreto, todos os estrangeiros
com até 60 anos foram obrigados a se cadastrar no Serviço de Registro de Estrangeiros
da cidade onde viviam no Brasil.

Quais informações podem ser encontradas nos prontuários de registro de estrangeiro?
O prontuário de RE geralmente apresenta data de nascimento, nacionalidade,
naturalidade. Em alguns consta filiação, profissão, estado civil, local de emprego e
residência, data de chegada ao Brasil, porto e navio.

Que dados são necessários para o exame dos fichários nominais de prontuários de
registros de estrangeiros (RE, SRE, Carteira modelo 19)?
Nome completo do estrangeiro, a filiação e a cidade / estado em que o estrangeiro fez o
registro no Brasil.

Atenciosamente
Lambert

Resposta

Link directo:

RE: QUERO LOCALIZAR O RE DO MEU AVÔ COMO FAÇO

#195414 | M.Ribeiro | 06 mai 2008 15:12 | Em resposta a: #195321

Caro Lamberto

Caro Lambert

Agradeço as observações.

Um antepassado meu, que chegou ao Rio de Janeiro em 1912 ou 1913, falecido ainda muito novo em 1919 não deverá ter RNE (Registro Nacional de Estrangeiro), já que isto só passou a existir a partir de 1938.

Se for assim então os meus bisavós, que chegaram aqui em 1910 ou 1911 por volta dos 40 anos, também não deverão ter.

Você sabe se os únicos registros da época eram as listas de desembarque? Ou havia alguma instituição tipo um "Serviço de Estrangeiros", mesmo que rudimentar, na segunda década de 1900?

Agradeço.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: QUERO LOCALIZAR O RE DO MEU AVÔ COMO FAÇO

#195415 | M.Ribeiro | 06 mai 2008 15:14 | Em resposta a: #195414

Queira desculpar o engano no nome, que não foi deletado a tempo.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: QUERO LOCALIZAR O RE DO MEU AVÔ COMO FAÇO

#195617 | LAMBERT | 07 mai 2008 18:45 | Em resposta a: #195414

Cara Marli:

Na falta do nº de registro de estrangeiro, para uns ascendentes, localizei o Registro de Óbito no Arquivo Histórico Municipal Washington Luiz.
Cemitérios na capital de São Paulo.

Na Introdução do Livro "Presença Portuguesa em São Paulo" de Sonia Maria de Freitas, num dos trechos, ela menciona: "Sentíamo-nos como garimpeiros de cacos em busca de uma memória quase extinta".

Lambert

Resposta

Link directo:

RE: QUERO LOCALIZAR O RE DO MEU AVÔ COMO FAÇO

#195632 | M.Ribeiro | 07 mai 2008 20:32 | Em resposta a: #195617

Caro Lambert

Já fiz o levantamento do endereço do Arquivo Histórico Municipal. Vi no site que a data limite para pesquisas nos registros de sepultamento em cemitérios paulistanos é de 1940. Então me interessa.

É verdade que estamos diante de "uma memória quse extinta". Há alguns anos, o Museu da Imigração, em São Paulo, era basicamente voltado para a imigração italiana.
Lembro que na época eu "reclamei" com eles ...

Grata pelas informações.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: QUERO LOCALIZAR O RE DO MEU AVÔ COMO FAÇO

#201559 | karlaslourenco | 25 jun 2008 18:40 | Em resposta a: #195632

Olá,

Sou bisneta de portugueses e espanhóis. Atualmente moro em portugal , porto, há uma ano e gostaria de encontrar o registro dos meus bisavós, que já são mortos, para requerer a nacionalidade.....Meus avós também são mortos e meu pai está vivo. Tenho 27 anos. Tenho alguma chanche??

São a família quaresma e a lourenço....

Obrigada

Karla Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: QUERO LOCALIZAR O RE DO MEU AVÔ COMO FAÇO

#201669 | small | 26 jun 2008 23:12 | Em resposta a: #201559

Cara Karla

Concerteza que sim! Comece pelo seu Pai. Na certidão de nascimento de se Pai tem todas as indicações para chegar aos seus Avós, e assim sucessivamente, vai recuando até chegar aos seus bisavós. Em relação a requerer a sua nacionalidade haverá decerto neste fórum pessoas mais habilitadas que eu para a ajudar.
Para começar, o seu Pai é natural de......, aí encontra as respostas.
Se precisar de mais alguma informação disponha e boa sorte

Stella

Resposta

Link directo:

RE: QUERO LOCALIZAR O RE DO MEU AVÔ COMO FAÇO

#201774 | karlaslourenco | 28 jun 2008 13:28 | Em resposta a: #201669

Olá,


Meu pai é brasileiro do rio de janeiro e minha avó e avô são falecidos e meu pai não tem a certidão deles....mas obrigada

Karla

Resposta

Link directo:

RE: QUERO LOCALIZAR O RE DO MEU AVÔ COMO FAÇO

#201846 | small | 29 jun 2008 16:26 | Em resposta a: #201774

Carla Karla

Desculpe insistir.Seu Pai é brasileiro, mas na certidão de nascimento dele vem os nomes dos Pais dele, seus Avós, e naturalidade, só através do nome de seus Avós e naturalidade, poderá conseguir aceder aos documentos deles, imprescindíveis para seu Pai pedir a nacionalidade Portuguesa, depois de seu Pai terminar esse processo, penso eu....voçê poderá tentar requerer a sua.
Um abraço e disponha, haverá concerteza neste fórum brasileiros que poderão informar melhor que eu como se processa o pedido.

Stella

Resposta

Link directo:

RE: QUERO LOCALIZAR O RE DO MEU AVÔ COMO FAÇO

#201864 | ksaraujo | 29 jun 2008 20:14 | Em resposta a: #201774

Olá, Karla.

Também sou bisneto de portugueses e o meu caso é semelhante ao seu.
Mande-me uma mensagem para k e l s o n (arroba) h o t m a i l . c o m (escreva tudo junto) para eu ver o que poderei fazer para lhe ajudar com base na minha própria experiência, está bem?

Abraços e boa sorte,

Kelson dos Santos Araújo

Resposta

Link directo:

quero localizar o RE do meu Avô. Como faço?

#385307 | Crisscuolo | 12 out 2017 18:13 | Em resposta a: #195019

Meu bisavô já tinha 71 anos em 1938, qdo surgiu a obrigatoriedade de cadastro no Museu de Imigração para conseguir a carteira modelo 19.
Você tem alguma dica de como encontrar algum documento dele? Pq eu não tenho informação alguma da entrada dele no Brasil

Resposta

Link directo:

quero localizar o RE do meu Avô. Como faço?

#390918 | ALBROD306 | 10 abr 2018 20:24 | Em resposta a: #194509

GOSTARIA DE SABER COMO POSSO LOCALIZAR OS DOCUMENTOS DO MEU AVô:
JUAN PEÑA GONZALEZ - JOÃO PENHA GONÇALVES
NATURAL DE GRANADA - ESPANHA ENTRADA NO PORTO DE SANTOS INICIO DE 1900

Resposta

Link directo:

quero localizar o RE do meu Avô. Como faço?

#411228 | helder6 | 13 jan 2019 21:04 | Em resposta a: #194509

GOSTARIA DE SABER COMO POSSO LOCALIZAR OS DOCUMENTOS DO MEU AVô:
AMERICO PEDROZO
NAS: 27:02:1917
PAI: JULIAO PEDROZO
MAE: MARIA DA GLORIA PEDROZO
NATURAL DE FRIUEMES - PORTUGAL

Resposta

Link directo:

quero localizar o RE do meu Avô. Como faço?

#411233 | Jorge Resende | 14 jan 2019 00:25 | Em resposta a: #194509

Envie um email para a CONSERVATORIA DO REGISTO CIVIL DE PENACOVA (COIMBRA)
concelho a que pertence Friumes.
Veja na net os contatos da conservatoria

Resposta

Link directo:

quero localizar o RE do meu Avô. Como faço?

#411234 | LAMBERT | 14 jan 2019 00:27 | Em resposta a: #194509

https://www.familysearch.org/search/collection/1932363

Brasil, Cartões de Imigração, 1900-1965
Descrição
Índices e imagens de cartões de imigração criados por consulados brasileiros em vários países do mundo e apresentados ao porto de entrada por estrangeiros visitando ou imigrando para o Brasil. Esses registros se encontram no Arquivo Nacional em Rio de Janeiro. Os índices se vão publicando à medida que estão disponíveis.

É uma tentativa.
Lambert

Resposta

Link directo:

quero localizar o RE do meu Avô. Como faço?

#411455 | tiagoferreira | 21 jan 2019 15:21 | Em resposta a: #194509

Boa tarde,

Estou à procura do meu bisavô que emigrou para o Brasil - Rio de Janeiro a 17/10/1928. O nome dele é António Teixeira, filho de António Teixeira e Justina Rosa, nascido a 28/05/1907 em Paredes.

Procuro o nome do navio em que embarcou e o local onde desembarcou.

A quem me puder ajudar agradeço muito, visto que a filha dele (minha avó) está quase a morrer e não conheceu o pai. O que pretendo é descobrir depois, é uma fotografia dele para mostrar à minha avó.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 18:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen