Mexia - Assumar (Alentejo)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Mexia - Assumar (Alentejo)

#194779 | djabaf34 | 30 abr 2008 14:39

Caros confrades

Procuro informações de Domingos Mexia e de Catarina Barradas, segunda metade do séc. XVII em Assumar, um dos filhos deste casal de nome Diogo Barradas é natural de Assumar e meu ascendente; por motivos profissionais não tenho, neste momento, possibilidade de me deslocar ao Arquivo de Portalegre para fazer a respectiva pesquisa, se algum dos participantes poder disponibilizar-me alguma informação agradeço.

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Mexia - Assumar (Alentejo)

#194805 | GML | 30 abr 2008 17:16 | Em resposta a: #194779

Caro Daniel Andrade Ferreira,

Fiz em tempos um estudo cuidado sobre a ascendência dos Mexias (ditos de Mora) e cheguei até a um Manuel Mexia Galvão que terá sido Juiz ordinário e vereador em Assumar. Este Manuel casou uma primeira vez com Catarina de Miranda, natural dessa Vila, de que nasceu Domingos Mexia Galvão (ao que parece natural de São Domingos da Sarrazola, mas cujo assento de baptismo não encontrei).

Domingos casou com Maria Martins (ou Rodrigues) e teve larga descendência.

Dada a dimensão das freguesias em causa, julgo que será provável existir um parentesco entre estes Mexias e os seus antepassados. Se tiver novidades, gostaria de as saber.

Cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Mexia - Assumar (Alentejo)

#194838 | djabaf34 | 30 abr 2008 21:17 | Em resposta a: #194805

Caro Gui Maia de Loureiro

O Diogo Barradas que falo, é filho de Domingos Mexia e de Catarina Barradas ambos naturais de Assumar, casou 1ª vez na freg. do Rei Salvador (Monforte) com Catarina Barradas, filha de Gaspar Barradas e de Catarina Martins naturais da freg. do Rei Salvador, casou 2ª vez na mesma freg. aos 26/05/1695 com Maria Cidade, filha de Manuel Rei e de Maria Rodrigues, sendo testemunha Manuel Mexia de Assumar. Sabe por acaso se os paroquais de Assumar abrangem a segunda metade do séc. XVII? o problema é que Diogo Barradas terá nascido cerca de 1650-60.

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Mexia - Assumar (Alentejo)

#194860 | GML | 01 mai 2008 00:02 | Em resposta a: #194838

Caro Daniel Andrade Ferreira,

Tanto quanto sei, os registos mais antigos de Assumar são de 1673, pelo que dificilmente encontrará o baptismo de Diogo Barradas. Mas é possível que encontre o de um irmão!

Por outro lado, se bem me lembro da pesquisa que fiz, a mobilidade geográfica nestas freguesias de Portalegre era enorme, pelo que talvez um dia tenha sorte ao explorar freguesias vizinhas.

Cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Mexia - Assumar (Alentejo)

#194974 | Paulo | 02 mai 2008 03:54 | Em resposta a: #194860

Caros Gui e Daniel,

Caso vos possa interessar Manuel Mexia Galvão e Catarina Miranda, antepassados da minha sogra, viveram na herdade do Mato do Cavaleiro na freguesia do Assumar e tiveram (entre 1672 e 1680) os seguintes filhos:

Francisco (1672)
Maria (1675)
Isabel (1677)
António (1679)
Catarina (1689)

Se entenderem que vos posso ser útil agradeço que me contactem via email para jpalcobia@gmail.com

Cumprimentos,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Mexia - Assumar (Alentejo)

#195065 | djabaf34 | 02 mai 2008 23:13 | Em resposta a: #194974

Caro Paulo

Por acaso não "tropeçou" em Assumar com Inês Pereira Galvão, filha de Diogo Galvão Pereira e de Isabel Rodrigues; Diogo Galvão Pereira, de Assumar, filho de Manuel Sutil da Silva e de Maria Pereira Galvão.

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Mexia - Assumar (Alentejo)

#259624 | LBolacha | 30 jul 2010 11:26 | Em resposta a: #195065

Caro Sr Daniel

Gostaria muito de falar com o senhor sobre a sua Inês Pereira Galvão, filha de Diogo Galvão, pois sou descendente de Gregório Martins Broa e julgo sermos parentes.
Se puder, contacte-me.

Atenciosamente

Resposta

Link directo:

RE: Mexia - Assumar (Alentejo)

#331823 | bolas | 02 jul 2013 14:50 | Em resposta a: #195065

Caro Daniel
As pessoas que refere são meus antepassados diretos.
Cumprimentos
Maria João passão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 21:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen