Manoel Pereira Rodrigues

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Manoel Pereira Rodrigues

#194814 | thiagosantosvr | 30 abr 2008 18:26

Ola Ana!

Meu tataravô, de nome Manoel Pereira Rodrigues, desembarcou em Santos - SP no dia 05 de julho de 1895 com a idade de 37 anos.

Não sei qual é a freguesia mas minha bisavó sempre cantava uma musica chamada COIMBRA que ela sempre dizia que era o nome da terrinha do seu pai.

Como eu poderia, de alguma forma, descobrir onde ele nasceu, ou requerer uma busca a respeito dele.

No caso, ele nasceu em 1858 em Coimbra.

Agradeço por qualquer informação.

Thiago Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Pereira Rodrigues

#194818 | M.Ribeiro | 30 abr 2008 18:43 | Em resposta a: #194814

Olá Thiago Santos

Enquanto a "Ana" não lhe responde, deixe-me dizer-lhe que no site do Museu da Imigração, de São Paulo, fazendo-se a pesquisa online, consta o nome Manoel Pereira Rodrigues, como tendo vindo sozinho de Portugal, em 7 de maio de 1895 e não em 5 de julho de 1895. Como você pode ver há apenas inversão do dia e do mês. Possivelmente trata-se do seu parente. Ele veio sozinho? Entrando em contato com eles e pedindo uma Certidão de Desembarque, ou um Certificado, pode ser que você descubra mais algum detalhe da "terra" (freguesia) dele, porque só com "Coimbra" vai ficar difícil.

Para confirmar entre no site do Museu do Imigrante e digite o sobrenome Rodrigues. Não coloque os outros dados, como nome e datas, porque isto tem inviabilizado qualquer pesquisa no site. Você verá toda a relação de pessoas com o sobrenome Rodrigues que desembarcaram em São Paulo.

Marli Ribeiro
São Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Pereira Rodrigues

#194820 | M.Ribeiro | 30 abr 2008 18:50 | Em resposta a: #194818

http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/

Entrar em "Pesquisa de Nomes - Pesquisas on-line"

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Pereira Rodrigues

#194853 | M.Ribeiro | 30 abr 2008 23:09 | Em resposta a: #194820

Caro Thiago

Enganei-me na interpretação da data! Para mim não há dúvida de que trata-se sim do seu parente. Mas isto não deve ser novidade para você. Eu tenho a curiosidade de saber quais os "detalhes" que trazem uma Certidão ou Certificado de Desembarque. Será que consta a freguesia?

Marli Ribeiro
São Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Pereira Rodrigues

#194856 | thiagosantosvr | 30 abr 2008 23:21 | Em resposta a: #194818

eu que inverti eu ja possuo estes documentos mas nao tem dados suficientes para efetuar quaisquer buscas...

eu que devo ter invertido a data, eu ja solicitei este documento como disse.

Entao confirmando, Ana, ele veio no dia 07 de maio de 1895.

Aguardo retorno e Marli, muito obrigado Por sua atençao.

Thiago Santos

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Pereira Rodrigues

#194861 | M.Ribeiro | 01 mai 2008 00:16 | Em resposta a: #194856

Não Thiago, desculpe-me por insistir, mas você estava certo. Compare com as outras datas da relação de desembarcados. É mesmo 5/7/1895. Desculpe-me tê-lo induzido a erro.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Pereira Rodrigues

#194864 | thiagosantosvr | 01 mai 2008 00:46 | Em resposta a: #194853

bom tem o campo freguesia mas o do meu parente nada consta...

meu msn thiagoedanivr4ever@hotmail.it

qualquer coisa...

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Pereira Rodrigues

#194865 | thiagosantosvr | 01 mai 2008 00:48 | Em resposta a: #194856

Corrigindo Ana... a data realmente é 05 de julho de 1895...

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Pereira Rodrigues

#194874 | ksaraujo | 01 mai 2008 03:37 | Em resposta a: #194814

Olá, Thiago.

Li as mensagens do seu tópico e espero que consiga as informações detalhadas acerca do seu trisavô português.

Apenas uma pergunta, se não for indiscrição: você está em busca dessas informações do seu ascendente português com vistas a iniciar um processo de obtenção da cidadania portuguesa? Se for esse o caso, tenho informações a lhe dar com base na minha própria experiência de bisneto de portugueses, OK?

Abraços,

Kelson dos Santos Araújo
Braga - Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Pereira Rodrigues

#194877 | thiagosantosvr | 01 mai 2008 05:01 | Em resposta a: #194874

sim isso mesmo.
gostaria de obter a cidadania.
mas faltam os documentos deste meu antepassado...

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Pereira Rodrigues

#194908 | ksaraujo | 01 mai 2008 14:10 | Em resposta a: #194877

Prezado Thiago,

Grato pela resposta. Vou oferecer-lhe o meu depoimento a respeito do que aconteceu com o meu processo de Naturalização.

Tenho bisavô e bisavó paternos, ambos portugueses das Freguesias de Guifões e Senhora da Hora, com toda a documentação localizada (nascimento, casamento, passaporte da ida deles para o Brasil), para além de dois outros bisavôs pelo lado materno (porém, ainda não encontrei os documentos destes).

Moro em Portugal já há quase dois anos em apartamento T2 arrendado, sou Licenciado em Letras - Português/Inglês e, actualmente, tiro um Mestrado em Educação na Universidade do Minho.

Apresentei cartas de referência de vários amigos nacionais portugueses, inclusive do Professor Catedrático, Coordenador do meu Curso de Mestrado, a atestarem os meus fortes vínculos já estabelecidos com Portugal e os nacionais portugueses, tenho confortável situação financeira, investimentos na Bolsa de Valores portuguesa, carro novo próprio, demonstrei sem sombra de dúvidas a minha vontade de estabelecer-me definitivamente em Portugal e abrir uma empresa de traduções técnicas, inclusive contratando profissionais tradutores portugueses para trabalharem em parceria comigo, porém, nada disso foi suficiente para o deferimento do meu processo de Naturalização junto à Conservatória dos Registos Centrais.

O Exmo. Sr. Conservador-Auxiliar atestou que o processo foi todo instruído correctamente, mas exigiu-me o período mínimo de seis anos de residência no país como condição principal para o efeito.

A Conservatória dos Registos Centrais (para onde são remetidos todos os processos de naturalização/cidadania, quer tenham sido iniciados nos Consulados quer em Portugal) é implacável nos indeferimentos dos processos de bisnetos, não abrindo mão do período mínimo de seis anos de residência em Portugal.

A não ser que apareça um testemunho de algum bisneto que conseguiu naturalizar-se antes de ter os seis anos no país, e sob quais condições, continuarei a acreditar que não adianta aos bisnetos e a outros com ascendentes anteriores a bisnetos perderem tempo e dinheiro com um processo de naturalização pois, ao final, depois de meses de espera angustiante, acabarão se decepcionando.

Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araújo
Braga - Portugal

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 set 2024, 22:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen