História do Serviço Militar Obrigatório

Este tópico está classificado nas salas: Formação

História do Serviço Militar Obrigatório

#194833 | Rosadelli | 30 abr 2008 20:17

Caros Confrades,

Encontro-me numa fase relativamente inicial da minha pesquisa genealógica da minha família, por isso peço desculpa se a minha pergunta é básica, mas de facto tenho neste momento esta dúvida.

Para além do registos de baptismo, casamento, óbito, etc., estou a tentar complementar a informação que até agora possuo, com a informação militar dos meus ascendentes.
Já tenho informação de alguns deles, outros ainda não, e é nesse sentido que vai a minha pergunta.

Não tenho conhecimento das patentes militares, nem sei se eventualmente cumpriram serviço militar, por isso gostaria de saber, se porventura contactar o Arquivo Histórico Militar, para obter as respectivas fichas militares, a partir de quando em Portugal começou a existir uma obrigatoriedade dos mancebos cumprirem um serviço militar obrigatório?

A partir da vossa resposta, conseguirei mais ou menos balizar o intervalo de tempo que posso pedir dados militares.

Desde já agradeço a vossa ajuda.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: História do Serviço Militar Obrigatório

#194847 | chartri | 30 abr 2008 22:18 | Em resposta a: #194833

Cara Rosadelli

Faz muito bem procurar nos arquivos militares. Se tiverem sido oficiais( e tiverem mais de 100 anos) pode procurá-los nos ficheiros que o Arquivo Histórico Militar tem nas suas instalações no edifício do Museu Militar (entrada pelo Largo de Santa Apolónia, em frente da estação de comboios das 11h às 19h). Eles tem dossiers desde começo do século XIX.
Quando encontrar a ficha, tem de requesitar o dossier que lhe sera disponibilizado dentro de dois dias pois o arquivo está em Chelas.

Caso não sejam oficiais ou tiverem menos de 100 anos, têm de ser familiares directos. Devera deslocar-se ao Convento de Chelas, em Chelas e solicitar uma autorização para consultar o dossier de um determinado indivíduo, explicando porque o quer. Recebe a resposta de "sim" ou de "não" em casa uns 16 dias depois do pedido.

Se quizer consultar um dossier de um indivíduo do século XVIII (ou inícios do seculo XIX )ou para traz, e ele tenha sido oficial de Ordenanças ou das Milicias, aconselho a consultar o livro do Nuno Borrego "As Ordenanças e as Milícias em Portugal-Subsídios para o seu Estudo" que pode comprar em: http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=440

Se foi soldado, pode encontrar os registos dos soldados nos livros dos regimentos que existem no Arquivo Histórico Militar em Santa Apolónia. No entanto esses livros não existem para todos os regimentos, pois alguns desapareceram, ou ainda não apareceram.

Aqui fica a minha experiencia

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: História do Serviço Militar Obrigatório

#194884 | Rosadelli | 01 mai 2008 08:35 | Em resposta a: #194847

Caro Ricardo,

Desde já agradeço todas as dicas que me forneceu, que serão muito importantes na minha pesquisa.

Depreendo portanto das suas palavras, que de uma forma mais ou menos sistemática, conseguirei pelo menos recuar até aos princípios do séc. XIX, consequentemente, terá sido nessa altura que foi instituído o serviço militar obrigatório correcto?

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: História do Serviço Militar Obrigatório

#194896 | chartri | 01 mai 2008 11:54 | Em resposta a: #194884

Cara Rosadelli

Não,
Pode concluir que poderá recuar "muito" se os seus antepassados tiverem sido oficiais das miicias e das ordenanças e existirem registos (ver o livro do Nuno Borrego). Mas se tiverem sido soldados terá sorte se encontrar registos antes do século XX.

Como pode comprender não é a questão de serviço obrigatório ou não que é importante, mas sim se ha registos ou não.
Aconselho a começar as suas pesquisas e ira vendo o que encontra, pois tal depende tambem das zonas do pais que lhe interessa.
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: História do Serviço Militar Obrigatório

#194947 | Rosadelli | 01 mai 2008 19:41 | Em resposta a: #194896

Caro Ricardo,

Mais uma vez muito obrigado pelos seus valiosos esclarecimentos, vou seguir o seu conselho e ver até onde consigo ir...

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: História do Serviço Militar Obrigatório

#196303 | Rosadelli | 13 mai 2008 22:06 | Em resposta a: #194947

Caros Confrades,

Contactei o Arquivo Histórico Militar no sentido de obter alguma informação militar sobre os meus antepassados, e os esclarecimentos que obtive são úteis não só para mim, como para outros investigadores que ainda não estão familiarizados com as pesquisas de registos militares:

"Informa-se que os Processos Individuais de Sargentos e Praças, bem como os Livros de Recenseamento, encontram-se à guarda da seguinte entidade, com a qual sugerimos um contacto:

• Arquivo Geral do Exército
Largo de Chelas (Antigo Convento)
1949-010 Lisboa
Tel: 21 839 16 00
E-mail: arqgex@mail.exercito.pt

Por seu lado, o Arquivo Histórico Militar (AHM) possui os Processos Individuais dos Oficiais do Quadro Permanente falecidos até 1969 (inclusive). A partir dessa data, os mesmos encontram-se, também, no organismo acima referido."

Cumprimentos,

Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 mai 2024, 16:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen