História do Serviço Militar Obrigatório

Este tópico está classificado nas salas: Formação

História do Serviço Militar Obrigatório

#194833 | Rosadelli | 30 abr 2008 20:17

Caros Confrades,

Encontro-me numa fase relativamente inicial da minha pesquisa genealógica da minha família, por isso peço desculpa se a minha pergunta é básica, mas de facto tenho neste momento esta dúvida.

Para além do registos de baptismo, casamento, óbito, etc., estou a tentar complementar a informação que até agora possuo, com a informação militar dos meus ascendentes.
Já tenho informação de alguns deles, outros ainda não, e é nesse sentido que vai a minha pergunta.

Não tenho conhecimento das patentes militares, nem sei se eventualmente cumpriram serviço militar, por isso gostaria de saber, se porventura contactar o Arquivo Histórico Militar, para obter as respectivas fichas militares, a partir de quando em Portugal começou a existir uma obrigatoriedade dos mancebos cumprirem um serviço militar obrigatório?

A partir da vossa resposta, conseguirei mais ou menos balizar o intervalo de tempo que posso pedir dados militares.

Desde já agradeço a vossa ajuda.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: História do Serviço Militar Obrigatório

#194847 | chartri | 30 abr 2008 22:18 | Em resposta a: #194833

Cara Rosadelli

Faz muito bem procurar nos arquivos militares. Se tiverem sido oficiais( e tiverem mais de 100 anos) pode procurá-los nos ficheiros que o Arquivo Histórico Militar tem nas suas instalações no edifício do Museu Militar (entrada pelo Largo de Santa Apolónia, em frente da estação de comboios das 11h às 19h). Eles tem dossiers desde começo do século XIX.
Quando encontrar a ficha, tem de requesitar o dossier que lhe sera disponibilizado dentro de dois dias pois o arquivo está em Chelas.