Ajuda- Busca de Mapas Antigos
Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação
Ajuda- Busca de Mapas Antigos
Caros Confrades
Nas minhas buscas e pesquisas para tentar ir completando um pouco mais da minha árvore genealógica, encontro muitas vezes referencias a lugares que não consigo encontrar em mapas actuais, como me fica muitas vezes a curiosidade em saber como seriam os "lugares" tantas vezes referidos que eu conheço actualmente por serem aglomerados de prédios e casas.
Sendo assim, gostaria de saber onde e como é possível consultar mapas antigos, tanto a nivel nacional como local, em variadas épocas da nossa historia nacional (caso eles existam claro), pois a minha curiosidade sobre estes assunto anda bastante aguçada.
Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha
Link directo:
RE: Ajuda- Busca de Mapas Antigos
Caro Levi,
O site da Biblioteca Nacional Digital tem uma série de mapas que poderão ser do seu interesse, como o mapa de Portugal de Álvaro seco de 1579, o de Pedro Teixeira de 1634, entre outros com a designação de Portugalliae que rondam 1500 e 1700 (Não querendo ser impreciso, alguns serão cópias de outros e nem sempre actualizados ou rigorosos, como me parece, seria de esperar á época).
Link directo:
Cara Sra Maria
Eu ainda sou bastante novato nesta área, e admito que em toda a minha vida so devo ter visto uma ou duas cartas militares. Será que me podia dar mais informações sobre onde exactamente os obter e sobre as varias versões ao longo dos anos (caso saiba).
Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha
Link directo:
Caro Sr MarioBC
Admito que não me tinha ocorrido ir procurar ai, e por isso o meu muito obrigado pela sugestão.
Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha
Link directo:
Caro Levi R Bolacha,
Se escrever no motor de busca do Google, cartas militares, vai encontrar o site do Instituto Geográfico do Exército. Aí encontrará as moradas necessárias e poderá pedir todas as informações.
Cpts
Maria
Link directo:
RE: Ajuda- Cartas Militares
Todos os lugares referidos nas cartas militares podem ser procurados nesta base:
http://scrif.igeo.pt/asp/toponim.asp
Peixeira Marques
Link directo:
Bom dia.
Eu costumo consultar o site do Instituto Geográfico do Exército: w w w .igeoe.pt
Pode procurar por Distrito>Concelho>Freguesia. Estes mapas têm a maior parte dos lugares de cada Freguesia assinalados, por exemplo.
Helena B.
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 nov 2024, 01:18