Padreiro S.Salvador -Arcos de Valdevez

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Padreiro S.Salvador -Arcos de Valdevez

#195249 | alexandrabacelar | 05 mai 2008 01:44

Caros Confrades,

Gostava que se discutisse neste tópico famílias de S.Salvador de Padreiro – Arcos de Valdevez
Tenho um ramo na Casa de Tavarez .

Deixo aqui alguns nomes para que se inicie a discussão.
a) Beatriz Pereira Morais Bacelar casada com Manuel Cândido Araújo Pinto

b) Hermínia Amália de Moraes Bacelar casada com Francisco José Pereira de Azevedo

c) João Filipe Quezado Bacelar d'Araújo casado com Maria Antónia de Moraes Sarmento

d) Geraldo Luís Bacelar d' Araújo casado com D. Maria Luísa d'Araújo Quezado

e) Manuel José Bacelar Araujo ( ou Padre Manuel Quezado Bacellar)
Baptizado aos 7/2/1746 nascido no Lugar da Fonte – freguesia de S. Salvador de Padreiro

f) Pedro Barbosa Amorim ( natural de S. Vicente de Távora) e de Antónia Maria de Araujo

g) Silvestre Barbosa e de Anna Barbosa da freguesia de S. Salvador de Padreiro

h) Manoel Quezado (ou Cazado) de Araújo casado com Helena Josefa da Rocha moradores na mesma freguesia

i) Francisco de Araújo Bacelar casado com Lourença de Amorim natural do Lugar da Fonte do Rey – S.Salvador de Padreiro

j) Gregório Rodrigues e de Catarina de Araújo , nasceu e morou na freguesia de Santo André de Guilhadezes concelho de Coura .

l) Francisco Soares e de Maria Amorim do Lugar de Fonte do Rey da freguesia de Padreiro

os meus cumprimentos
Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Padreiro S.Salvador -Arcos de Valdevez

#205097 | alexandrabacelar | 10 ago 2008 16:14 | Em resposta a: #195249

renovo o pedido
Os meus cumprimentos
Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Padreiro S.Salvador -Arcos de Valdevez

#205421 | casadalage | 15 ago 2008 13:25 | Em resposta a: #195249

Cara Alexandra Bacelar
Desculpe só agora responder mas estava a ver se alguém, com mais elementos do que eu, o fazia.
Nunca estudei especificamente a freguesia de s. Salvador de Padreiro e sobre Bacelares, nessa zona, nada lhe sei dizer.
No entanto, tenho vindo a aprofunfar os meus conhecimentos sobre a Casa da Raposeira (freguesia de S.ta Maria de Miranda), que é próxima. É possível que os seus Barbosas sejam descendentes desta casa.
Quanto aos Araújos, existe em S. Vicente de Távora a Casa de Picouços (solar de um ramo de Araújos descendentes de Álvaro Rodrigues de Araújo, Comendador de Rio Frio).
É tudo o que lhe sei dizer pois nunca estudei, nem conheço a Casa de Tavarez, bem como as pessoas que menciona.
Penso que deveria organizar melhor a sua informação, sobretudo consultando os registos paroquiais.
Votos de boa sorte,
José Adolfo da Costa Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Padreiro S.Salvador -Arcos de Valdevez

#205541 | alexandrabacelar | 17 ago 2008 16:12 | Em resposta a: #205421

Caro José Azevedo

Obrigado pelos seus votos.
Vou seguir a sua informação.Penso que poderá ser útil.
Comecei há pouco nestas lides por mera curiosidade e com os dados que me foram indicados por familiares dei por mim a consultar o genea, o Felgueiras Gayo e inquirições de genere no Arquivo de Braga.
Pretendo agora seguir os registos paroquiais junto do Arquivo de Viana onde me é difícil deslocar por falta de disponibilidade.

A Casa de Tavarez fica em Padreiro S.Salvador junto à Fonte do Rei. Está rodeada de cedros pelo que não é visível. Segundo excertos de < A Terra de Valdevez> de José Cândido Gomes Volume III Cap. VII e a respeito da freguesia do Padreiro (Salvador) dizia: No lugar da Fonte do Rei há uma quinta de 1744 da pertença do sargento-mor Manuel Quesada de Araújo.

Se porventura no seu estudo se cruzar com algum destes Araujos desde já agradeço a informação que me possa disponibilizar

. Sou bisneta de :
- Beatriz Pereira Morais Bacelar, natural de S.Salvador de Padreiro casada com Manuel Cândido Araújo Pinto, natural de Calendário-V.N.Famalicão, residentes que foram em Aborim – Barcelos
Filha de:
Hermínia Amália de Moraes Bacelar natural de Padreiro casada com Francisco José Pereira de Azevedo natural de Pedregais-Vila Verde

Ela filha de:
João Filipe Quezado Bacelar d'Araújo casado com Maria Antónia de Moraes Sarmento (Azevedo Araújo Gama) natural de Refoios do Lima
- filho de :
GERALDO LUIS BACELAR ARAUJO casado com MARIA LUISA ARAUJO natural de S.Salvador de Padreiro – Arcos de Valdevez ( informação no gene)

Avôs maternos :
PEDRO BARBOSA DE AMORIM ( natural de Lugar de Barbas ? S. Vicente de Távora e de ANTONIA MARIA DE ARAUJO
O Pedro Barbosa Amorim é filho legitimo de Silvestre Barbosa e de Anna Barbosa moradores no Lugar de tavaz ou javaz ? tavarez ? da freguesia de S. Salvador de Padreiro e a Antónia Maria de Araújo Rocha filha legitima de Manoel Cazado (Quesado) de Araújo e de Helena Josefa da Rocha moradores na mesma freguesia
Avôs paternos
FRANCISCO DE ARAUJO BACELAR e de LOURENÇA DE AMORIM natural do Lugar da Fonte do Rey – S.Salvador de Padreiro
O Francisco de Araújo Bacelar é filho de Gregório Rodrigues e de Catarina de Araújo , nasceu e morou no Lugar de Cadorcas (cadoras? ) freguesia de Santo André de Guilhadezes concelho de Coura .
A primeira mulher, Maria Pereira faleceu e casou em 2ªs núpcias com Lourença de Amorim na freguesia de Padreiro S. Salvador
Maria Pereira é filha legitima de BENTO BARROS e de BEATRIZ FERNANDA da freguesia de Bico termo de Coura
LOURENÇA AMORIM é filha de
FRANCISCO SOARES e de MARIA AMORIM do Lugar de Fonte do Rey da freguesia de Padreiro
Residentes todos em S. Salvador de Padreiro – Arcos de Valdevez – comarca de Valença e Arcebispado de Braga.


Cumprimentos
Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Padreiro S.Salvador -Arcos de Valdevez

#207458 | MP | 06 set 2008 01:35 | Em resposta a: #205541

Caríssima Alexandra Bacelar,

Reparei que fala na obra «Terras de Valdevez», de José Cândido Gomes, nesta última intervenção no fórum do Geneall... Se não for abuso de minha parte, por acaso não possui um exemplar dessa mesma obra'?

Melhores cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Padreiro S.Salvador -Arcos de Valdevez

#207548 | alexandrabacelar | 07 set 2008 01:33 | Em resposta a: #207458

Caro Mário Pimentel

Tenho pena mas não possuo a obra!
A casa foi descrita por uma familiar que consultou excertos da mesma, mas desconheço se a possui. Vou indagar e em caso afirmativo comunico.

Cumprimentoss
Alexandra Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Padreiro S.Salvador -Arcos de Valdevez

#207575 | Samuel C O Castro | 07 set 2008 12:38 | Em resposta a: #207548

Cara Alexandra Bacelar,

Indagando sua familiar se a ela tem a obra "Terras de Valdevez", de José Cândido Gomes, peço-lhe o favor, caso ela possuir, ver se a mesma retrata algum ramo da família Castro. Caso positivo, peço sua gentileza informar apenas os dados do casal mais antigo da linhagem ali retratada.

Fico-lhe muito grato no que for possível informar. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Padreiro S.Salvador -Arcos de Valdevez

#207646 | MP | 07 set 2008 22:45 | Em resposta a: #207548

Cara Alexandra,

Muito obrigado pela sua amabilidade. Cá aguardo.

Melhores cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Padreiro S.Salvador -Arcos de Valdevez

#207656 | amoura | 08 set 2008 00:04 | Em resposta a: #207646

Prima Teresa Alexandra

Já consultou o seguinte tópico:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=53155#lista





Beijinhos
Alexandra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 15:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen