Familia Coelho - Viseu - sec XVII

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Coelho - Viseu - sec XVII

#195465 | abento | 06 mai 2008 20:16

Caros Confrades,

Procuro informação acerca da Familia Coelho da Cidade de Viseu.

António Coelho de Sousa, natural Cidade Viseu (freg. ?) c.c. Catarina de Sousa (natural da Guarda) a 27.01.1709 na freg. Nª Sra Mercado, Guarda.

Faleceu a 27.02.1739 na freg. Nª Sra Mercado, Guarda. Foi sepultado na Sé da Guarda.

Filho de Manuel Coelho de Sousa e Isabel Dias, ambos naturais da Cidade Viseu, (freg. ?).

Desde já agradeço qualquer informação.

Cumprimentos

António Bento

Resposta

Link directo:

RE: Familia Coelho - Viseu - sec XVII

#195571 | mhssbc | 07 mai 2008 14:04 | Em resposta a: #195465

Não identifico qualquer dos nomes que indicou mas o meu marido é natural de Viseu e os apelidos são Bento Coelho. Também tem ligações na Guarda. É curioso, não é? Registo a sua nota aqui e se na minha procura (que só faço em férias, nos locais) encontrar alguma coisa que pense interessar-lhe, dir-lhe-ei. É natural que seja só coincidência já que Coelho é um apelido muito vulgar mas não deixa de ser curioso.

Entretanto deixo o meu mail: hsobral@netvisao.pt


Maria Helena Sobral Bento Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Coelho - Viseu - sec XVII

#195596 | magno | 07 mai 2008 15:52 | Em resposta a: #195465

A família do lado da minha esposa tem o apelido Coelho, mas todo ele vem desde o séc. XVII de Travassós de Cima, Travassós de Baixo, Britamontes, Mundão.

Cumprimentos,
Magno

Resposta

Link directo:

RE: Familia Coelho - Viseu - sec XVII

#195640 | abento | 07 mai 2008 21:28 | Em resposta a: #195596

Caro Confrade Magno,

Fica perto e não é de excluir essa hipotese.

Todos os registos que consultei dos filhos de António Coelho de Sousa, bem como o seu registo de casamento, dizem que Ele e seus Pais são da Cidade de Viseu (mas poderão ser dos arredores).

Tenho suspeitas, que gostaria de conseguir confirmar, que estes Coelhos descendem de Nicolau Coelho, célebre navegador português dos séculos XV e XVI que participou na viagem da descoberta do caminho marítimo para a Índia comandando a nau Bérrio, acompanhou D. Vasco da Gama em 1497. Tambem embarcou na esquadra de Cabral que descobriu o Brasil em 1500.



Cumprimentos

Antonio Bento

Resposta

Link directo:

RE: Familia Coelho - Viseu - sec XVII

#195702 | magno | 08 mai 2008 14:20 | Em resposta a: #195640

Os registos do apelido Coelho até cerca de 1600 vem de Travassós de Baixo, Rio de Loba, mas a pesquisa é efectuada nos Registos Paroquiais de Viseu Oriental.

1. O registo mais antigo de que disponho é de Maria Coelho, nascida por volta de 1650 em Travassós de Cima, casada com Manuel Dias.

2. Tiveram um filho António Coelho que terá nascido antes de 1688, também em Travassós de Baixo e casou com Catarina Ferreira em 12-Maio-1717, na Sé de Viseu.

Tiveram daqui 4 filhos - nasceram todos em Travassós de Baixo
Manuel Coelho (1708-1762) + Maria Gonçalves
Francisco Coelho (1712-?) + Madalena Rodrigues
Manuel Coelho (1734-?)
Antónia Coelho

3. Manuel Coelho (1708-1762) + Maria Gonçalves
Tiveram 2 filhos
José Coelho 1732 + Clara Almeida
António Coelho 1738 + Ana Maria

4. José Coelho 1732 + Clara Almeida
Tiveram 3 filhos
Manuel Coelho 1763 + Teresa Maria de Jesus
Macaria Coelho 1765
José Coelho 1767

5. Manuel Coelho 1763 + Teresa Maria de Jesus
Tiveram 8 filhos - Todos de Travassós de Baixo
António Coelho - 1795
José Coelho - 1797
João Coelho - 1799
Manuel Coelho - 1801
João Coelho - 1804
Maria de Jesus - 1807
Francisco Coelho - 1808
José Coelho -

Fico por aqui, uma vez que as datas que referiu eram do séc. XVIII

Já agora esse tal Nicolau Coelho, terá descendentes em Viseu ?
Já agora qual a ligação dos Coelhos do NFP - Nobiliário das Famílias de Portugal de Felgueiras Gayo - Carvalhos de Basto, 2ª Edição - Braga, 1989 com o ramos dos Coelhos de Viseu ?


Com os melhores cumprimentos
Magno

Resposta

Link directo:

RE: Familia Coelho - Viseu - sec XVII

#195732 | abento | 08 mai 2008 16:33 | Em resposta a: #195702

Caro Confrade Magno,

Muito obrigado pela informação.

Quanto à Maria Coelho (1650) pode ser irmã ou prima do Manuel Coelho de Sousa, dado que datam da mesma epoca e zona geográfica.

Quanto às suas questões, tambem eu busco respostas. Vamos ver se alguem nos consegue ajudar.

Cumprimentos

António Bento

Resposta

Link directo:

RE: Familia Coelho - Viseu - sec XVII

#213083 | magno | 12 nov 2008 15:10 | Em resposta a: #195732

Tenho pesquisado mais um pouco este ramos dos Coelhos e já encontrei mais uns quantos.

A minha pesquisa neste momento centra-se na ligação da minha família aos Coelhos descencentes do Egas Moniz e dos Coelho de Campos.

Se conseguirmos cruzar mais uns quantos dados seria muito bom. Aguardo uma resposta sua com mais dados de familiares seus para ver se conseguimos uma ligação perdida no tempo.

Magno

Resposta

Link directo:

RE: Familia Coelho - Viseu - sec XVII

#213129 | abento | 13 nov 2008 00:27 | Em resposta a: #213083

Caro Confrade Magno,

Tenho andado por outras bandas e desde Maio que não toco no assunto.

Quanto a pesquisas nos paroquais estou limitado ao que está da TT dado que moro em Lisboa. Só pesquisando em todas as freguesias da cidade de Viseu se poderá encontrar algo.

Quanto a António Coelho de Sousa, segundo a habilitação O.X. do seu neto Francisco Coelho e Sousa e São Paio (maço 22 nº 1), era "bom tronco, sem infamia de qualidade alguma...homem rico e abonado, vivendo de suas fazendas e que nam consta que por modo algum vivessem abatidos os seus ascendentes ou desendentes, nem de tal ha rumor algum".

Vou vasculhar em vários Fundos da TT para ver se encontro algo mais acerca Dele o de seu Pai.

Cumprimentos

Antonio Bento

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 13:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen