Aos amigos para os quais já pesquisei

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos

Aos amigos para os quais já pesquisei

#195893 | Gilson Nazareth | 09 mai 2008 20:05

Amigos,
Pesquisar famílias do Nordeste brasileiro é um desafio,fica-se a mingua de documentos.
Todos meus avanços foram em documentos nordestinos depositados em outros estados brasileiros ou em Portugal.
Peço aos amigos,sobretudo àqueles com que já mantive correspondência,que,sendo possível,me copiem os dados destes documentos:
1-ANTT-Diligências de habilitação de Matias da Silva Freitas Tavates(1765-69).Habilitações imcompletas doc.4849.
2-ANTT-Matias da Silva Freitas-Registro Geral das Mercês -D.José Iº Lº18/fls.89v.Carta de confirmação de terras em Goiaz- 1783.
è um estudo sobre o deslocamento de famílias nordestinas para o sul.
Desde já agradecido,
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Aos amigos para os quais já pesquisei

#195896 | Vieira-SimõesIII | 09 mai 2008 20:40 | Em resposta a: #195893

Caro Gilson Nazareth

Se quiser esperar, próxima segunda feira posso tentar ver o 1). a referencia está correcta?O quer que eu copie em concreto?

Cmpts
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Aos amigos para os quais já pesquisei

#195933 | Gilson Nazareth | 10 mai 2008 00:18 | Em resposta a: #195896

Caro Edmundo,
Muitíssimo obrigado.
O Matias da Silva Freitas Tavares só aparece no Pedro Taques,biblia da genealogia
paulistana,ainda menor.Sua ascendência paterna só a tenho da leitura de bacharel do pai.Os sobrinhos do pai "Santos Silva" são meus tios.
Portanto o que houver de genealógico e biográfico.
O outro documento se refere ao pai deste,o Ouvidor Matias da Silva Freitas,meu tio uma geração acima, que recebeu terras em Goiaz ,onde creio que se fixou a descendência.Neste segundo documento é a localização geográfica o mais importante,para mim.
Até segunda e que deus te recompense,
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

Matias da Silva e Freitas Tavares

#196208 | Vieira-SimõesIII | 12 mai 2008 22:00 | Em resposta a: #195933

Caro Gilson Nazareth


Resumo das Diligigências de Habilitação de Génere de Matias da Silva Freitas Tavares


1 - Matias da Silva e Freitas Tavares.

nasceu em 1721, em Santos. baptizado em 26.7.1721, na Ermida de Santa Ana. Padrinhos: Francisco Tavares Cabral e Inês Correia.
Em Santos, "sempre viveu debaixo do parrio poder mostrando-se à Lei da nobreza.."
Foi com os seus pais para o Arraial de Nossa Senhora do Pilar, Minas, comarca de Goiaz.
As testemunhas inquiridas declararam:
"tem padecido neste freguesia de fama de concubinato com Felícia Xavier Piçarra, negra forra,de quem tem uma filha mulata, que vive com os seus pais".... "parece não ser capaz de servir no Santo Ofício por ser um tanto leve.." "..vive pobremente da sombra de seu pai.." "..vive com misérias.." "..vive com muitas misérias e arrastos.." "tem sido estragado com mulheres, vive limpo, mas pouco abastado, por ser pobre.."
"está com os seus pais, que vivem com seus escravos, de minerar"..
"padece de enfermidade de vertigens e na cabeça e tremores.." "..sempre doente de certa enfermidade de que padece.."


2 - Doutor Matias da Silva Freitas

Nasceu no Recife, em 1686. baptizado por seu tio materno, o Padre Luís de Freitas Coelho, em 2.4.1686. Padrinhos: Francisco Gomes e Dona Catarina Cardosa.
Foi com os seus pais para Olinda. Casou em 15.10.1720, em Santos.
"serviu a Sua Majestade em vários lugares de letras, para cujo ófício lhe tirarão a Inquirição em Lisboa e em Pernambuco"
Foi Juiz de Fora e Ouvidor na comarca de São Paulo.
Foi com sua família para as Minas, onde viveu com escravos, da mineração.

3 - Maria da Silva Tavares
nasceu em Santos, em 1698. baptizada em 10.9.1698 Padrinhos: Rafael Carvalho e Margarida da Silva.





4-Alferes Matias da Silva
nasceu em Lisboa. baptizado na freguesia de São Paulo. Morou algum tempo no Recife e depois foi com sua familia para Olinda, onde viverão "mais de 40 anos" ate falecer.
foi boticário.

5-Madalena de Freitas
nasceu no Recife.

6-Capitão Francisco Tavares Cabral
Nasceu em Santos em 1663. baptizado a 16.5.1663, Padrinhos André de Goes de Sequeira e Leonor de Sequeira.
1º casamento com Isabel da Silva Ribeira
2º casamento com Inês Correia,prima da anterior, em 9.2.1712, em Santos. Esta, de Santos, filha de do Capitão Domingos de Castro Correia e de Isabel da Silva.

7- Isabel da Silva Ribeira
nasceu em Santos, em 1666. baptizada a 26.5.1666. Padrinhos: Belchior Ferres(?) de Araujo e Isabel da Silva. faleceu antes de 1712.





10- Manuel de Freitas

11- Grácia Dias da Rocha

12- Capitão-Mor Cipriano Tavares

13- Ana de Sequeira

14- Gaspar Teixeira de Azevedo

natural de Baião, bispado do Porto.

15-Catarina ou Maria da Silva
natural de São Paulo? nasceu ou foi baptizada em 24.12.1652, segundo declarações do requerente.




22-António Coelho

Veio de Évora para Pernambuco com os filhos de sua primeira mulher.
casou pela segunda vêz com Andreia da Rocha.

23- Andreia da Rocha





46- Manuel da Rocha

Foi de Lisboa, com sua mulher,Grácia Dias, para Pernambuco, no ano de 1602. Morou na vila de São Cosme, e Damião de Igaraçu vila, bispado de Pernambuco. nela serviu como tabelião das notas, e tambem serviu como juiz do ordinário na mesma vila.

47- Grácia Dias



o nº2 teve uma irmã, Dona Córdula da Silva Freitas, nascida em Olinda em 1705. baptizada em 18.5.1705.Padrinhos o Padre João de Torres e Felícia da Silva.
casou com Manuel de Bastos.
Tiveram a Dona Madalena Severino de Bastos, nascida em Paraíba em 1734. baptizada em 4.7.1734 Padrinho o Capitão Teodoro de Lemos Duarte.
Esta casou em 30.6.1751 com o FSO e "homem de negócio" João da Silva Ferreira, natural da cidade de Braga (freguesia de S.Vítor), filho de Custódio da Silva e Jerónima Ferreira.


a nº5 teve um irmão, o Padre Luís de Freitas Coelho.

o nº6 teve um irmão, o Padre Estevão Tavares, da Companhia de Jesus.

a nº7 teve uma irmã, Catarina da Silva, nascida em Santos em 1672.baptizada em 30.11.1672, Padrinhos: Francisco da Fonseca Falcão e Florencia Pires.
esta Catarina casou com o FSO Gaspar Leite César. tiveram o Padre João Caetano Leite César, que faleceu sendo sacerdote nas minas de Cuyabá (?)


o nº22 teve 2 filhos de sua primeira mulher, que trouxe consigo para Pernambuco: um foi Manuel Coelho de Lemos, nascido em Évora,e outro que "se tornou a embarcar para Lisboa".
Este Manuel Coelho de Lemos casou com Grácia Dias de Albuquerque, de Lisboa, filha de Manuel Rodrigues de Albuquerque e Catarina Mendes.
Tiveram,em Pernambuco, entre outros, Francisco Coelho de Lemos, que foi para Lisboa onde casou com Maria Moniz, de quem teve três filhos: Frei Manuel da Trindade, religioso do Carmo, em Lisboa; Soror Maria de Jesus, freira no convento do Salvador, e José Coelho Moniz, ourives de ouro e FSO.



Espero que estas informações lhe sejam úteis!!!!
Cumprimentos
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Matias da Silva e Freitas Tavares

#196234 | Gilson Nazareth | 13 mai 2008 01:33 | Em resposta a: #196208

Eduardo Simões,
Não sei como agradecer-lhe a pesqisa.
Deu-me muitos elementos para continuar.
Aqui estou à sua disposição.
Grande abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Matias da Silva e Freitas Tavares

#196236 | Gilson Nazareth | 13 mai 2008 01:35 | Em resposta a: #196208

PERDÂO :EDMUNDO,ainda estou de cabeça tonta.
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Matias da Silva e Freitas Tavares

#196322 | Gilson Nazareth | 14 mai 2008 02:36 | Em resposta a: #196236

Edmundo,
Estou conectando PE, por livro e pesaquisadsor, e Pilar de Goiás via museu histórico.
A pesquisa estava parada havia oito anos,vc me deu outro alento.
Gostaria de pesquisa para vc.
Vou colocar a pesquisa no Genea e estou lhe enviando meu email,gostaria de seu.
deventer@uol.com.br
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Aos amigos para os quais já pesquisei

#196338 | Gilson Nazareth | 14 mai 2008 11:01 | Em resposta a: #195896

Edmundo,
Tenho respondido para o forum mas clicado em mensagem minha...
vc já sentiu que informática não é minha área,queira ver os comunicados .
Abraçp
Gilson

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 14:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen