Portas Fraldas, Campelo,Baião, Porto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Portas Fraldas, Campelo,Baião, Porto

#196221 | M.Ribeiro | 12 mai 2008 23:52

Alguém saberá esclarecer-me se existiu ou existe alguma ligação entre Portas Fraldas e Campelo ou Portas Fraldas e Baião? Campelo sei que é freguesia e Baião, Concelho. Porta Fraldas é alguma designação nova para algum destes lugares?

Agradeço.

Marli Ribeiro
São Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Portas Fraldas, Campelo,Baião, Porto

#196222 | M.Ribeiro | 12 mai 2008 23:59 | Em resposta a: #196221

Enganei-me: é Portas Fronhas!

Mas a minha dúvida continua valendo.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Portas Fraldas, Campelo,Baião, Porto

#196231 | Jotarodrigues1979 | 13 mai 2008 01:07 | Em resposta a: #196221

Portas Fronhas e Campelo são nomes relativamente comuns de localidades em Portugal. Não vejo nenhuma relação directa entre as duas localidades, mas há o Lugar de Portas Fronhas na freguesia de Soalhães, Concelho de Marco de Canavezes.
E há uma freguesia denominada Campelo no concelho de Baião.
Esses dois concelhos têm estão "pegados". Será isso ?
Cumprimentos
João

Resposta

Link directo:

RE: Portas Fraldas, Campelo,Baião, Porto

#196233 | Jotarodrigues1979 | 13 mai 2008 01:18 | Em resposta a: #196221

depois de lhe ter respondido, descobri que existe um lugar de Campelo, na freguesia de Varzea de Ovelha e Aliviada, Concelho de Marco de Canavezes ( o mesmo onde existe um lugar de Portas Fraonhas)
João

Resposta

Link directo:

RE: Portas Fraldas, Campelo,Baião, Porto

#196259 | M.Ribeiro | 13 mai 2008 14:45 | Em resposta a: #196233

Caro João

O motivo da pergunta é que a minha irmã voltou de Portugal recentemente e disse que conheceu Portas Fronhas, onde o nosso pai nasceu, segundo os parentes que lá vivem. Acontece que no registro de nascimento do meu pai está que ele nasceu em Campelo, Baião, Porto. Portas Fronhas pode ainda ser alguma localidade de Campelo, Baião?

Agradeço.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Portas Fraldas, Campelo,Baião, Porto

#196356 | Cristina C | 14 mai 2008 12:54 | Em resposta a: #196259

Olá Marli.
Se você tem parentes que se lembram de seu pai, então questione-os. É provável que se lembrem dele como tendo vivido sempre em Porta Fronhas. Mas se calhar nasceu em Campelo, Baião, ou nessa igreja foi baptizado. O que lhe dizem os assentos de casamento a respeito das freguesias de origem de seus parentes? Também é costume fazerem referência a "fulano X", do lugar de "Y", da freguesia de "z". Poderá Portas de Fronhas, onde sua irmã esteve ser o Y?
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Portas Fronhas, Campelo, Baião, Porto

#196368 | M.Ribeiro | 14 mai 2008 15:05 | Em resposta a: #196356

Olá Cristina

Nas minhas pesquisas no Google só vi que Portas Fronhas é uma cidade do Porto. Por isso recorri ao fórum.

O assento de casamento dos pais é de Gôve, Baião. O de nascimento é de Campelo, Baião. Tenho ambos. O de nascimento veio da Conservatória do Registro Civil de Baião.

Foi em Baião que ele viveu até os dezesseis anos, quando veio para o Brasil. E é em Campelo, Baião, onde mora ainda a irmã dele, minha tia. Ela não usa Internet. Para esclarecer tudo isto vou ter que dar um longo telefonema ...

E até esclarecer vou considerar que os parentes, meus primos, filhos desta tia, e que levaram a minha irmã para conhecer Portas Fronhas, estão enganados...

Agradeço.

Cumprimentos.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Portas Fronhas, Campelo, Baião, Porto

#196373 | Jotarodrigues1979 | 14 mai 2008 15:24 | Em resposta a: #196368

Voltando ao asunto e depois de novas buscas, queria dizer-lhe o seguinte
a) As Portas Fronhas que Vc. deve encontrar com mais facilidade na Net são um lugar do Concelho de Vila do Conde. Bem longe de Baião e junto ao mar.
b)Mas há outras localidades do mesmo nome e ... ruas também. Há uma localidade com tal nome no sul do país e um lugar de Portas Fronhas na freguesia de Soalhães, Concelho de Marco de. Canavezes, que faz fronteira com o concelho de Baião.
c)Por outro lado, existe uma freguesia de Campelo, em Baião. Gove tb fica em Baião.

Não me parece difícil imaginar que tenha nascido e casado em Baião e vivido parte da sua vida na vizinha localidade de Portas Fronhas, Marco de Canavezes.

Sugiro-lhe uma busca através dos seguintes links:
www.mapadeportugal.net/concelho.asp?c=1302
www.mapadeportugal.net/concelho.asp?c=1307

Cumprimentos
João

Resposta

Link directo:

RE: Portas Fronhas, Campelo, Baião, Porto

#196379 | M.Ribeiro | 14 mai 2008 16:21 | Em resposta a: #196373

Caro João

Não, o meu pai nasceu na freguesia de Campelo, Baião, conforme o registro de nascimento, e casou no Rio de Janeiro. Morou na mesma casa, em Baião até os dezesseis anos, quando veio para o Brasil. Esta casa ainda existe e é onde mora a irmã dele.
Quem sabe Portas Fronhas é então o nome da rua, já que não é localidade de Campelo.
Vou ver isto com minha tia, na primeira oportunidade! Achei que pelo fórum conseguiria esclarecer, e por isso trouxe a questão.

Agradeço.

Marli
Brasil

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 mai 2024, 15:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen