Ajuda pesquisa

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Ajuda pesquisa

#196355 | Cristina C | 14 mai 2008 12:41

Boas.
Será que alguém pode pesquisar por mim no AD Braga? Estou longe, não consigo lá ir. A pesquisa por correio é dispendiosa. É um apelo que faço à boa vontade dos utilizadores deste fórum.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa

#196360 | ksaraujo | 14 mai 2008 13:26 | Em resposta a: #196355

Olá, Cristina.

Não posso garantir nada, pois estou com a minha dissertação de Mestrado na UMinho em pleno andamento, mas se me for possível ajudar neste sentido, por favor, peça ao moderador a minha direcção de e-mail para contacto, está bem?

Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araujo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa

#197157 | papainoel | 20 mai 2008 00:40 | Em resposta a: #196355

PREZADA CRISTINA CARVALHO:
VENDO ALGUMAS DE SUAS MENSAGENS, TOMO A LIBERDADE DE LHE PERGUNTAR SOBRE COMO POSSO CONTAR COM A AJUDA DE PORTUGUESES, DISPOSTOS A COLABORAR EM ENCONTRAR MEUS ANTEPASSADOS, AÍ EM PORTUGAL. FAZ TEMPO, INICIEI CONTATOS COM O "GENIA-PORTUGAL" QUE AGORA SE TRAVESTIU DE "GENEALL", POR MODERNIDADE, NA ESPERANÇA DE ENCONTRAR DOCUMENTOS E BASES PARA UMA PESQUISA DE MEUS ANTEPASSADOS PORTUGUESES.
MEU PAI PORTUGUÊS, FOI GERADO NO BRASIL E PARIDO AÍ, VIVEU EM PORTUGAL ATÉ AOS 14 ANOS, QUANDO VIAJOU DE NAVIO,DESACOMPANHADO PARA O BRASIL. SUA MÃE NATURAL, ERA NASCIDA E DE FAMÍLIA AÍ DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS E SEU PAI, "INCÓGNITO" EM SUA CARTEIRA MOD.19 AQUI NO BRASIL, NÃO VEM AO CASO, EMBORA SOUBESSEM QUEM ELE ERA, NÃO LHE DEU PATERNIDADE.
MINHA MÃE BRASILEIRA, FILHA DE PAIS PORTUGUESES, DA LOCALIDADE DE ESGUEIRA/AVEIRO, MOROU E FOI EDUCADA AÍ EM PORTUGAL E PODE-SE DIZER QUE ERA MAIS PORTUGUESA QUE MEU PAI, FATO QUE IMAGINO SER MENOS PROBLEMÁTICO ACHAR SUAS ORIGENS, BEM LUSITANAS.
BEM,GOSTARIA DE PODER CONTAR COM AJUDA DE QUEM MELHOR ME PUDESSE ORIENTAR, UMA VEZ QUE QUANDO EM OLIVEIRA DE AZEMÉIS (2006), PERGUNTARAM POR MINHA AVÓ PATERNA, SEUS PARENTES FICARAM MUITO ASSUSTADOS, DIGO FECHADOS, POIS ACHO QUE ESTÁVAMOS QUERENDO ALGUMA HERANÇA PASSADA! HAHA! DESSA GENTE POUCO POSSO QUERER, UMA VEZ QUE COM CARTA REGISTRA E TUDO MAIS, A RESPOSTA FOI O SILÊNCIO. ACHO QUE SÃO MEUS PRIMOS DIRETOS(CARDIOLOGISTA EM OLIVEIRA DE AZEMÉIS), COM VERGONHA DA ARTE QUE FEZ SUA TIA-BISAVÓ EM 1903, AQUI NO BRASIL. PODE?
BEM, DESCULPE MINHA INTROMISSÃO, MAS DIANTE DE MUITAS MENSAGENS DA QUAL A SENHORA PARTICIPA, E NÃO TENDO A QUEM MAIS A RECORRER, VENHO SOLICITAR SUA GRAÇA, OU DE QUEM MAIS PUDER ME SOCORRER NO MEU PROPÓSITO.
MUITO OBRIGADO, SÍLVIO ALBANO MOREIRA CAMPOS.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa

#197381 | Cristina C | 21 mai 2008 12:22 | Em resposta a: #197157

Prezado Sílvio,

Veio ao sítio certo, pois aqui no fórum sempre me pareceu que quem procura ajuda, encontra. Mais ainda se fôr brasileiro. Não me leve a mal mas, são "n" mensagens com "n" respostas sempre a ajudar quem pede daí desse lado. Acho até que é mais simples que para quem está cá, como vê por esta mensagem de ajuda que coloquei. Uma simpática resposta.

Fiquei confusa. Não entendo bem o que quer. Penso que pretende "apenas" fazer a sua árvore geneológica, pai e mãe, certo? Mas já sabe muita coisa e inclusive encontrou cá parentes com quem conversou. Daí ficar confusa. No que puder ajudar, não me incomoda tentar. Não disponho de muita disponibilidade mas boa vontade não falta.

Tudo começa por aquilo que já sabe, dos documentos que possui, e aí tem de regredir. Como disse, percebo que são muitas as pessoas no Brasil a fazer os estudos dos antepassados por este fórum, muitas com objetivos de nacionalidade dupla ou cidadania, e sempre há quem explique os passos a dar, consoante os obstáculos que se encontram. Por isso acredito que muitas mãos se estenderão até si. Mas já que especificou a minha, o que lhe posso dizer é que tem de ir pedindo aos devidos locais, os registos de baptismo e de casamento dos seus familiares.

Primeiro, vou deduzir que conhece a estrutura portuguesa. Os registos paroquiais e os das conservatórias. Estes últimos, é onde vai encontrar os documentos dos últimos 100 anos. Normalmente, abrange só a geração dos seus pais e avós. Para além disso, a instituição a contactar são os ARQUIVOS DISTRITAIS. Portugal continental divide-se em 18 distritos, depois em inúmeros concelhos, que têm freguesias.

Se ficar confuso, pesquise na net em sites como estes: http://www.mapadeportugal.net/mapadeportugal.asp
http://portugal.veraki.pt/index.php

Oliveira de Azeméis, que é Freguesia do Concelho de Oliveira de Azeméis, do distrito de Aveiro, é o seu ponto de referência. Aí dirige-se ás duas organizações que falei (Arquivo Distrital ou Conservatória do Registo Civil), consoante o documento que procura. Pode fazê-lo por email ou carta, porque cá também o fazemos dessa forma. Não sei quanto custa tal pequisa intercontinental mas qualquer coisa aqui no fórum decerto encontrará muita gente, até seus conterraneos, que podem ajudar.

Tem de fornecer o máximo de informação possível e certificar-se na medida do possível da veracidade dos dados. Caso contrário, uma pesquisa de "agulha no palheiro" torna-se dispendiosa. Se não fôr esse o caso, é relativamente barato e pode aprofundar a sua árvore genealogica sem grandes despesas.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa

#197383 | Cristina C | 21 mai 2008 12:27 | Em resposta a: #196360

Prezado Kelson,

que uma pessoa no meio da dissertação de Mestrado avançasse para me ajudar comove-me muito. Mas não o quero atrapalhar e receio que a tarefa implique isso. No entanto, se acha mesmo que ajudar não lhe causa muito transtorno, e já que foi até agora a única simpática pessoa a avançar com os préstimos, indico-lhe eu o meu endereço, já que pelo moderador parece que nem sempre a coisa é atendida.

familia--carvalho @ h o t ma i l . com

Meus cumprimentos e boa sorte!

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa

#197432 | M.Ribeiro | 21 mai 2008 17:14 | Em resposta a: #197381

Cara Cristina

Por que você não entra em algum tópico "pachancho"? A Paula faz pesquisa em Braga e é extremamente prestativa, além de ser rápida nas respostas.


Abraço

Marli
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa

#197440 | Cristina C | 21 mai 2008 18:30 | Em resposta a: #197432

Cara Marli,

Obrigada pela sugestão. Já conheço a "pachancho". Na verdade, ela já me ajudou no passado. Há mais de um ano. Creio até que fui a sua "primeira" :), ou quase. Pela sua ajuda nem com insistência minha quis qualquer recompensação. Tanto insisti, que pediu-me apenas um documento da conservatória. Mas embora ficasse de continuar a ajuda, nunca mais o fez e nem no natal consegui por email retribuir uma mensagens de "boas festas". Por isso não a quis oportunar.

Tenho pena de não poder lá ir eu, assim como a Baião e a outras localidades de ascendência, ia gostar muito. Mas não perco a esperança!

Agradeço-lhe a si, pela boa intenção e novamente à Paula, pela ajuda no passado, que tanta alegria me proporcionou.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa

#197449 | TYCK | 21 mai 2008 19:19 | Em resposta a: #197440

Sou mais uma navegante a deriva num mar de informações.
Vendo aqui tanta cordialidade, me arrisco a pedir uma informação para que minha nau tome o norte outravez.
Em minha pesquisa familiar, Cesar, chego a informação de um parente nascido e batizado na Igreja Nova da Villa de Alcobaça no Patriarcado de Lisboa. No entanto, através de leituras verifiquei que esta Igreja teria sido demolida em 1915. Petgunto: Como poderei ter acesso a documentação deste batismo. Houve transferência dos documentos desta Igreja para algum arquivo central? Desculpe a intrometer-me e muito obrigada pela atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa

#197450 | papainoel | 21 mai 2008 19:26 | Em resposta a: #197381

Cara Cristina Carvalho,
Muito obrigado pelo pronto atendimento. Adianto que não fui eu que estive aí a procura de antigos parentes meus. Foram amigos meus em viagem por Oliveira de Azeméis. Mas nada conseguiram onde procuraram. Os dados dos meus pais para iniciar a genealogia, eu já tenho alguns, ou melhor sei o endereço mas não tenho o documento de origem, o original. A fim de corrigir documentos aqui no Brasil, devido a nomes trocados ou inesistentes, erradamente informados quando do óbito de meu pai, necessito do documento original daí a fim de, em juizo, alterar os documentos daqui. Por agora é basicamente o "assento de nascimento" que necessito. Meu pai: Sr. Joaquim Hipólito Moreira Campos, nasceu em Oliveira de Azeméis, em 30/01/1904, filho natural de Amélia Augusta Moreira Campos, da mesma localidade, como consta de seu documento de estrangeiro, carteira mod.19, aqui do Brasil. Quanto ao seu pai, meu avô, consta "incógnito" nesse documento. Já solicitei seu "assento de nascimento" nas repartições competentes daí e nada encontraram. Bem, quanto a Sra Amélia Augusta Moreira Campos, ou só Amélia Moreira Campos, era ela quem tinha e tem ainda "parentes" aí em Azeméis. Não conheço ninguem desse ramo, pois quando nasci em 1945, ela já estava morta há alguns anos e, meu pai pouco contava dela e de seu passado. "Tinha muita vergonha e ao mesmo tempo muita ráiva". Quando foram procurados por meus amigos, seus parentes se limitaram a ficar assustados quando foram perguntados pela sua provável tiabisavó, se é assim que se pode concluir. Da senhora Amélia, apenas tenho o convite da missa de setimo dia de seu falecimento, ocorrido aqui no Brasil. Bem, Cara Confrade, vou novamente percorrer a "via sacra" para a localização deste e dos demais documentos que necessito. Se, por gentileza, a Senhora puder me fornecer o "roteiro da pesquisa", será bem vinda, pois ao contrário do que pode parecer, realmente não conheço a "estrutura portuguesa" para tal conquita. "É sempre muito embaraçoso tocar nesse assunto tão delicado. A história que eu sei é até bonita, mas muito triste e fez sofrer a quem menos tinha culpa do fato". Reunirei mai informações e oportunamente entrarei em contato.
Por enqunto muito obrigado e fca com Deus. Grato, Sílvio Albano Moreira Campos.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa

#197477 | M.Ribeiro | 21 mai 2008 23:21 | Em resposta a: #197440

Cara Cristina

Eu entendo. Uma das minhas irmãs do Rio de Janeiro esteve em Baião no mês passado, onde foi conhecer a terra dos antepassados, e eu fiquei sem jeito de pedir-lhe para ir ao ADP para mim ...
(Mas fiquei contente porque ela se entusiasmou depois que eu comecei a mexer com os antepassados e resolveu então ir a Portugal! Chegou a me oferecer a passagem para acompanhá-la mas eu não poderia ir na ocasião.)

Eu já vi o Kelson, que se ofereceu para fazer a sua pesquisa do ADB, dar resposta positiva a uma pesquisa feita por ele, para alguém.

É aguardar então.

Abraço.

Marli
São Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa

#197484 | Cristina C | 22 mai 2008 00:31 | Em resposta a: #197449

Já tem esse documento de baptismo ou procura-o?

Bom, o facto não altera a regra geral de arquivamento de documentos. Os com menos de 100 anos encontram-se nas conservatórias dos registos civis da cidade (normalmente os de 1900 para adiante). Em casos raros, as datas que ficam na margem já se encontram nos arquivos distritais. Como não refere qual o ano de baptismo, terá de ver a qual das instituições deve dirigir-se.

Qualquer problema, estas devem indicar-lhe uma alternativa para a busca.

Confesso que não percebi de onde é a pessoa natural. De Lisboa ou de Leiria? Aqui tocou no meu ponto fraco... patriarcados e dioceses e alguma confusão geográfica.

http://portugal.veraki.pt/pesquisa/indexpq.php?search=igreja+vila+alcoba%E7a&tema=terras

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa

#197489 | Cristina C | 22 mai 2008 00:45 | Em resposta a: #197450

Caro Sílvio,

Pelos vistos precisa desse documento original para um propósito legal. E já o procurou e não foi encontrado. Isso é mau. Porque não tem outro ponto de partida para descobrir se os dados que possuí são autênticos. Com avô incógnito, não existe casamento, não existe outro documento com informações que confirmem essas. Só o posso aconselhar a tentar de novo ambas as instituições: a conservatória do registo civil e o Arquivo Distrital, já que a data encontra-se na margem de risco. Nunca queremos que aconteça mas a verdade é que alguns documentos não sobrevivem ao tempo. E aí não terá como comprovar a sua ascendência. VOcê tem o caso mais complicado, porque lhe trocaram os dados e pelo que já li de outros casos aqui no fórum, não são coisas nem rápidas nem fáceis de resolver. Temo que não o possa ajudar como gostaria. Mas decerto que neste fórum encontrará mais alguém, quiça com experiências parecidas e com alguma sugestão de intervenção.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda pesquisa

#197617 | TYCK | 23 mai 2008 05:47 | Em resposta a: #197484

Olá, Cristina!
Obrigada por sua atenção.
O registro de casamento de meu parente Francisco Antônio Cesar, em 1839, no Rio de Janeiro, onde vivia há 11 anos, diz que ele "nasceu e foi batizado na Igreja Nova da Villa de Alcobaça no Patriarcado de Lisboa. No registro não há menção a Leiria. No entanto, se eu entendi corretamente, Leiria também faz parte do Patriarcado.
Me corrija se eu estiver errada.
Os pais de Francisco eram José Cesar e Luiza Maria.

O que vc quiz dizer com "meu ponto fraco por patriarcados e dioceses e alguma confusão geográfica"? É área de seu interesse ou de seu desinteresse? Fiquei curiosa.
Mais uma vez obrigada,
Valéria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 08:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen