Família de Pedro Lopes (de Portugal)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Família de Pedro Lopes (de Portugal)

#196591 | otaviolopes | 16 mai 2008 04:14

Caros amigos,

Estou procurando informações de meu bisavô. Tenho todos os dados de minha bisavó (Maria de Jesus Gomes), mas não sei de onde é meu bisavô (Pedro Lopes). Vocês podem me ajudar? Procurei muito, o que dificulta um pouco é que mesmo tendo vivido juntos toda a vida eles nunca foram casados.

Meu avô Pedro Lopes Júnor (Brasileiro)
Filho de:
Pedro Lopes (Português - Lugar ??) Nascido em 1897 ou 1898
Maria de Jesus Gomes (Portuguesa - de Viseu, Penalva do Castelo, Lusinde) nascida em 1903


Não sei por onde procurar, meu avô (Pedro Lopes Júnior) me deu o único documento que tem de meu bisavô, sua certidão de óbito no Brasil. Ele conta que meu bisavô saiu de Portugal muito novo entre 15 e 20 anos e foi trabalhar na África para só depois vir ao Brasil. Sei que em Julho de 1930 ele estava em Coimbra com minha bisavó e em Novembro de 1930 voltaram ao Brasil para que meu Avô nascesse aqui (no Rio de Janeiro) Quando meu Avô fez 1 ano (1931) toda a família voltou a Portugal para viver na região perto da Batalha, Fátima e Leiria por cerca de 2 a 3 anos antes de voltarem ao Brasil. Segundo a história creio que a certidão de nascimento ou registro de batismo de meu bisavô esteja nos registros de um desses três locais. Acredito também que haja algum registro de passaporte ou viagem dele, mas não onde procurar e a quem perguntar.

Talvez mesmo o óbito desse meu bisavô já tenha sido feito em Portugal, pois há muito tempo parentes que já morreram tentaram registrar o óbito de meu bisavô lá, porém não tenho certeza sobre esta informação.
Ele morreu em 4 de Fevereiro de 1961 aos 63 anos em Porto Alegre, RS - Brasil.

Agradeço muito qualquer ajuda.
Li muitos casos e passei a ter mais fé que posso encontrar minhas raízes.

Muito Obrigado,

Otávio Lopes

Resposta

Link directo:

Família de Pedro Lopes (de Portugal)

#196593 | Lourval | 16 mai 2008 05:01 | Em resposta a: #196591

Caro Otávio,

Tente localizar o prontuário de estrangeiro de seu avô no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. Você só tem de precisar exatamente a cidade que ele vivia (Porto Alegre?). Dê a eles os demais dados que tem: nome da esposa, etc. Escreva para consultas@arquivonacional.gov.br

Boa sorte
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família de Pedro Lopes (de Portugal)

#196659 | otaviolopes | 16 mai 2008 17:50 | Em resposta a: #196593

Caro Lourval,

Já agradeço muito a ajuda. Vou enviar um e-mail ao arquivo nacional. No entanto sei que meu bisavô viveu em muitos endereços diferentes sendo a maioria deles em São Paulo e em Porto Alegre. Ele e minha bisavó estavam a caminho do porto de Santos, no entanto como meu Avô iria nascer eles desembarcaram no Rio de Janeiro para que o parto fosse feito. Soma-se a isso o fato de eles não serem casados oficialmente.

Mandarei o e-mail agora, espero que eles possam me ajudar.

Muito agradecido,

Otávio

Resposta

Link directo:

RE: Família de Pedro Lopes (de Portugal)

#196975 | otaviolopes | 18 mai 2008 22:10 | Em resposta a: #196659

Talvez alguém tenha mais informações sobre o caso? Ou saiba indicar um possível caminho como Lourval me mostrou? Talvez alguém em Portugal ou Porto Alegre. Eu agradeço muito qualquer ajuda.

Grato,

Otávio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 set 2024, 07:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen