Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitalizados

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia

Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitalizados

#196835 | pedroacpinto | 17 mai 2008 21:44

Li no último boletim da TT que está em curso a disponibilização em linha de todos os registos paroquiais de Torres Vedras, no âmbito de um protocolo celebrado pela TT com a Câmara Municipal :
link do Boletim, p. 2
http://www.dgarq.gov.pt/downloads/DGARQBoletim-4web.pdf
link do Arquivo de Torres Vedras
http://www.arquivodetorresvedras.net/eventos/detalhe/?id=8

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitalizados

#197097 | IsabelFont | 19 mai 2008 19:08 | Em resposta a: #196835

Caro confrade
Pedro Pinto,

Na tentaiva de encontrar informação que preciso para as zonas de Turcifal, Carvalhal, A-dos-Cunhados, etccc. pertencentes ao concelho de Torres Vedras, fui pesquisarna TT Online.
Seria aqui que deveria estar a informação digitalizada?
Mas, ou estou a pesquisar erradamente, ou então a verdade é que a informação disponível com imagens digitalizadas da área de Torres Vedras não dispõe de qq. classificação; ou seja, não consigo achar a informação por paróquia ou freguesia, ou qq. outro critério aceitável: datas, etc..
Só cheguei á conclusão de que alguma informação existia ao pesquisar por PT-ADLSB, onde me aparecem essas e outras imagens.
Será que o trabalho ainda não está completo?
Ou estarei a pesquisar mal?

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#197102 | pedroacpinto | 19 mai 2008 19:38 | Em resposta a: #196835

Boa tarde ,creio que no boletim da TT cujo link enviei poderáencontrar a data de disponibilização das imagens .Cumprimentos. Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#208993 | pbrehm | 23 set 2008 09:02 | Em resposta a: #197102

Caros Confrades,

Não consigo aceder ao link da TT referido. Sabem-me dizer onde posso consultar detalhes destes paroquiais de Torres Vedras, freguesias e extremas?

Obrigado/Cumprimentos,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#209037 | amrr | 23 set 2008 15:04 | Em resposta a: #208993

Caro Paulo Brehm,

Veja em:

http://www.dgarq.gov.pt/downloads/BolDGARQ04.pdf


Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#209038 | pbrehm | 23 set 2008 15:20 | Em resposta a: #209037

Caro Arlindo Rodrigues,

Muito Obrigado, agora sim. Boas noticias estas, uma iniciativa a todos os titulos louvavel.

Cumprimentos,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#221283 | jomimota | 15 fev 2009 15:51 | Em resposta a: #209038

Caros Confrades,

Alguém sabe para quando a disponibilização das restantes freguesias do concelho de Torres Vedras para além de A-Dos-Cunhados e Carmões?
Estando todos os livros já digitalizados, e disponíveis localmente através do Arquivo Municipal (o que é de louvar), não se percebe porque não são disponibilizados online.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#221801 | Newton Herculano | 21 fev 2009 18:26 | Em resposta a: #197102

Senhor Pedro
Vi a abreviatura de seu sobre nome seria Carneiro Pinto?

Newton

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#221869 | pedroacpinto | 22 fev 2009 22:22 | Em resposta a: #221801

Caro Newton,

Sou Correia Pinto, lamento!
Cumprimentos
P

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#221925 | Newton Herculano | 23 fev 2009 15:41 | Em resposta a: #221869

Sr. Pedro

Obrigado pelo retorno.

Pena mesmo.
Newton

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#222078 | jomimota | 25 fev 2009 00:45 | Em resposta a: #196835

Boa Noite,

Pelos menos hoje detectei que no DigitArq (digitarq.dgarq.gov.pt), já estão disponiveis para além de A-Dos-Cunhados e Carmões as seguintes freguesias:

- Carvoeira
- Dois Portos
- Freiria
- Matacães
- Maxial
- Monte Redondo
- Ponte do Rol
- Ramalhal
- Runa

Pelos menos estas ...

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#222653 | jomimota | 02 mar 2009 19:02 | Em resposta a: #196835

Caros confrades,

Aparentemente todos os registos paroquiais do concelho estão online no DigitArq, embora ainda existem alguns problemas, nomeadamente com a ordenação das imagens.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#229671 | LBolacha | 18 mai 2009 14:58 | Em resposta a: #222653

Caros Confrases

Alguém me sabe informar se têm conhecimento de alguém que esteja a construir uma base de dados com os assentos já disponíveis para o Concelho de Torres Vedras?

Caso a resposta seja negativa, pedia sugestões sobre que software usar para realizar uma mini base de dados sobre algumas freguesias, que posteriormente poria à vossa disposição.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#229682 | zedamas | 18 mai 2009 17:53 | Em resposta a: #229671

tenho uma base de dados relativa à actual freguesia de Campelos, com levantamentos feitos nos Registos paroquiais das paróquias vizinhas, pois a de Campelos é já do Sec XX. A maioria dos registos é da freguesia de Miragaia, Lourinhã, mas também muitos da de Santa Maria, de Torres Vedras, de onde Campelos foi desanexada.
Tenho também vários registos das freguesias de Ramalhal, de A dos Cunhados, Maxial, de Torres Vedras, e do Vimeiro, Lourinhã.
actualmente a base de dados tem 10200 individuos, o software é o The Master Genealogist, mas depois de ter visto uma apresentação e na linha do que me parce mais interessante para este levantamento seria o que é usado pelo NEPS/Univerdsidade do Minho, pois estuda melhor as familias e a sociedade.

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#229684 | jomimota | 18 mai 2009 18:16 | Em resposta a: #229682

Caros Confrades,

Também concordo com que a utilização do SRP (Sistema de Reconstituição de Paróquias) do NEPS da Universidade do Minho, fará muito mais sentido que qualquer outro software genealógico de base familiar, quer por ser gratuito, quer porque foi desenvolvido especificamente para a realidade dos registos paroquiais portugueses.
Já agora e como tenho família baseada em Torres Vedras, para além de Ansião, Soure e Vila Verde (Braga), etc.., se e quando houver confrades dispostos a partilhar a informação eu agradecia.
Como acho que este tipo de intenções é louvável, sugeria até a abertura de um tópico onde fossem colocadas todas as partilhas de dados informatizados a nível nacional, informatização essa para a qual estaria disposto a colaborar.

Cumprimentos,

Jorge Mota

P.S.: Pessoalmente nos meus incipientes estudos genealógicos também uso o TMG, que deve ser provávelmente o melhor.

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#229692 | LBolacha | 18 mai 2009 20:15 | Em resposta a: #229682

Embora tenha muito poucos ascendentes em Torres Vedras, gostei tanto do facto de já estarem online (os primeiro que efectivamente me afectam) que sinto ser um desperdicio de tempo não se começar a tentar organizar maneiras de, tal como o caro confrade Nuno Inácio e outros estão a fazer para o Algarve, se começar a tratar destes Concelhos.
Curiosamente, os meus interesses principais dessa zona recaiem sobre o Vimeiro da Lourinhã e São Pedro da Cadeira e Ventosa de Torres Vedras.
Irei procurar o tal software e verificar se consegue fazer correspondências melhor do que actualmente uso (RootsMagic)

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#229698 | jomimota | 18 mai 2009 21:50 | Em resposta a: #229692

Caro Confrade,

Antes de mais aproveito para saudar a sua manifestação de vontade no que respeita à informatização dos registos paroquiais que a todos aproveita e é pena que não se generalize de forma organizada aos demais concelhos deste nosso país. Pelo que desde já, e mais uma vez me disponibilizo para colaborar.

Aproveitando o facto de referir freguesias deste concelho de Torres Vedras (Ventosa e S. Pedro da Cadeira), aproveito para lhe perguntar quais os ramos / apelidos que o interessam mais.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#229748 | LBolacha | 19 mai 2009 12:27 | Em resposta a: #229698

Caro Confrade

Coloco-lhe aqui a minha mui breve ligação a essa zona, mas com uma adenda, que é o que irá estar entre parêntesis são dados que encontrei nos assentos online mas que ainda não me fazem sentir totalmente confiante sobre serem as pessoas que eu procuro.

1. João de Alves n. 01/06/1773 São Miguel do Vimeiro, Lourinhã, b. 15/06/1773 São
Miguel do Vimeiro, Lourinhã.

2. Pedro Francisco Rol n. São Miguel do Vimeiro, Lourinhã ou São Pedro da Cadeira, Torres Vedras.
3. Ana Maria Marta n. São Miguel do Vimeiro, Lourinhã.

4. João Rol n. 13/051689 São Pedro da Cadeira, Torres Vedras. João Rol e Maria Francisca c. 26/10/1711 São Miguel do Vimeiro, Lourinhã.
5. Maria Francisca n. São Miguel do Vimeiro, Lourinhã.
6. Sebastião Alves n. Fonte Grada, São Pedro e Santiago, Torres Vedras.
7. Domingas Maria n. Fonte Grada, São Pedro e Santiago, Torres Vedras.

8. João Alvares Rol n. São Pedro da Cadeira, Torres Vedras. (João Francisco Alvares Rol e Isabel Antunes c. 23/05/1684 São Pedro da Cadeira, Torres Vedras.
9. Isabel Antunes.
10. João Francisco.
11. Margarida Delgado.

(16. Pedro João n. São Pedro da Cadeira, Torres Vedras.)
(17. Domingas Francisca n. São Pedro da Cadeira, Torres Vedras.)
(18. Domingos Rol n. Ventosa, Torres Vedras.)
(19. Domingas Antunes n. Ventosa, Torres Vedras.)

Como pode ver é bem pouco, mas tem sido o suficiente para me dar vontade de atacar os registos e encerrar de vez este pequeno ramo.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#229758 | jomimota | 19 mai 2009 14:29 | Em resposta a: #229748

Caro Levi,

Dos apelidos apresentados, apenas tenho o Antunes da Ventosa.

As freguesias com maior predominância dos meus antepassados são:

Torres Vedras

- Turcifal (Alves / Alvares, Rodrigues, Oliveira)
- Ventosa (Carvalho , Antunes)
- S. Pedro e Santiago (Veiga)
- Carmões (Canha, Baptista)
- Freiria (Fialho)

Soure

- Pombalinho (Sá, Motta)


Vila Verde (Braga)

- Barros (Motta, Cerqueira)

Ansião

- Alvorge (Lopes, Vieira, Lopes Vieira)

Nota: Verifiquei que tem um tópico sobre Vila Verde, quem sabe se aí teremos algum tronco comum.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#229762 | zedamas | 19 mai 2009 15:15 | Em resposta a: #229748

Boa tarde

na minha base de dados, tenho alguns nomes, mas sem clara ligação, embora de locais confinantes com a Freguesia do Vimeiro, são.
Maria Delgada, mãe da noiva, em casamento de 1708, com Silvestre Henriques, que já tinha casado com Domingas Antunes, no Ramalhal, em 1698.
Thomas Delgado, pai em 1706, no Casal da Amieira, no limite da freg do Vimeiro.

Não consigo cruzar com a sua informação.

Damas

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#229801 | LBolacha | 19 mai 2009 21:43 | Em resposta a: #229758

Caro Jorge

Tenho sim, embora porque ainda não tive maneira de me deslocar a Braga ainda é um ramo muito pouco desenvolvido, estando efectivamente tudo o que tenho colocado aqui no forum.

Atenciosamente

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#229803 | jomimota | 19 mai 2009 21:49 | Em resposta a: #229801

Caro Confrade,

Julgo que em relação a Braga mais vale comprar a digitalização dos livros completos do que pedir cópias dos assentos, pois que ao invés dos 0,15€ normais, no ADB custam 5,00€.
Por isso acabei de pedir orçamento para uma cópia completa de um Livro de Barros, que eventualmente me sairá mais barato.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#229805 | LBolacha | 19 mai 2009 21:52 | Em resposta a: #229803

Eu por enquanto apenas sei algumas freguesias onde poderei ter ascendentes, pelo que o que desejava mesmo era me deslocar até lá para ter a calma de efectuar as minhas pesquisas ao meu tempo... isso ou esperar que disponibilizem em online =P

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#229807 | jomimota | 19 mai 2009 21:59 | Em resposta a: #229805

Caro Confrade,

A outra solução será talvez usar as Bibliotecas Mormons, se estiverem mais perto.
Infelizmente hoje mesmo contactei com a de Lisboa, mas não tinham o microfilme de Barros, mas parece-me que terão outros, dado que o Sr. que me atendeu fez o favor de verificar, e para Braga havia mais qualquer coisa sem ser preciso encomendar ...


Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#229810 | LBolacha | 19 mai 2009 22:29 | Em resposta a: #229807

Caro Jorge

Tenho efectivamente a sorte de ter uma a uns 200 m de casa, mas apenas me desloquei lá uma vez e acabei por não consultar nada. Mas é realmente uma boa solução para tempo de férias. Obrigado pela lembrança e boa sorte para as suas pesquisas.

Atenciosamente
Levi

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#231123 | Natália Si | 02 jun 2009 21:52 | Em resposta a: #229762

Boa noite

Não sei se os participantes deste fórum que mantiveram conversações em Maio último ainda estão interessados em informações sobre os registos paroquiais de Torres Vedras. Caso estejam interessados posso informar que estão digitalizados e à disposição do público no Arquivo Municipal de Torres Vedras. Também existe uma publicação sobre Torres Vedras "Poder e Família em Torres Vedras no Antigo Regime" que faz a reconstituição de algumas famílias torrienses, sobretudo 2ª metade Séc. XVII e inícios de XVIII.

N.Silva

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#231137 | jomimota | 02 jun 2009 23:03 | Em resposta a: #231123

Cara Confrade,

Conforme vem explicitado em outras mensagens deste mesmo tópico, os paroquiais de Torres Vedras, para além de estarem disponíveis no Arquivo Municipal, também se encontram disponíveis em linha através do endereço: "http://digitarq.dgarq.gov.pt".
Quanto ao livro que refere, de que tenho um exemplar, é de grande utilidade para quem estuda a região, bem como outros da colecção "Linhas de Torres", da mesma Editora.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitalizados

#242521 | jomimota | 22 out 2009 09:54 | Em resposta a: #196835

Caros Confrades,

Alguém sabe onde se encontram Arquivados os testamentos cerrados efectuados nas paroquias do concelho de Torres Vedras (nomeadamente na freguesia do Turcifal, onde eram muito comuns), dos Sec. XVII e XVIII, isto claro, caso os referidos documentos ainda existem. Neste último caso, alguém já os consultou?

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#281457 | DiogoGomesdeAraújo | 12 jul 2011 18:38 | Em resposta a: #229758

Caro Jorge Mota,

Entendo que dispõe de informação sobre a família Oliveira do Turcifal. Eu procuro informação sobre o Capitão Pedro António Oliveira e da sua filha Joaquina Vitória Peregrina de Oliveira, falecida no Turcifal a 12.06.1799, casada com Manuel Gomes de Araújo e moradora na freguesia de São Nicolau, em Lisboa.

Será que já se cruzou com alguma destas pessoas?

Melhores cumprimentos,
Diogo GA

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#281491 | jomimota | 12 jul 2011 21:55 | Em resposta a: #281457

Caro Confrade,

Lamento desiludi-lo, mas os Oliveiras de que descendo, na freguesia do Turcifal, são originários do lugar da Freixofeira, e os nomes que me indica, se não me engano e estou a falar de cabeça parece-me que serão do próprio Turcifal.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#281539 | DiogoGomesdeAraújo | 13 jul 2011 11:12 | Em resposta a: #281491

Caro Confrade Jorge Mota,

Muito obrigado pela resposta. Este Oliveiras de que lhe falo também são da Freixofeira, como atesta o registo de óbito de D. Vitória:

"No lugar de Freixofeira Freguesia de Sta Madalena, em casa de seu pai o capitão Pedro António Oliveira, faleceu da vida presente com os sacramentos de Penitência e Extrema Unção, pela brevidade da moléstia a mais não deu lugar. D. Vitória casada com Manuel Gomes Araújo, moradores na Freguesia de São Nicolau de Lisboa, foi no dia seguinte sepultada nesta Igreja, sendo a mortalhada à Conceição, levada em caixão, acompanhada po 8 padres?pálios, 6 cruzes das Irmandades e confrarias desta Igreja e por mim encomendada, de que fiz este assento que assinei no dia, mês e ano supra."

Como lhe disseque noutros documentos estas pessoas aparecem referidas como:
- capitão Pedro António de Oliveira Mateus
- Joaquina Vitória Peregrina de Oliveira

Se tiver conhecimento de algum Pedro António cujo ramo não se tenha dado seguimento, diga-me para ver se consigo investigar.

Obrigado e melhores cumprimentos,
Diogo GA

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Torres Vedras Digitaliz

#281581 | jomimota | 13 jul 2011 16:40 | Em resposta a: #281539

Caro Confrade,

Tenho um Pedro António de Oliveira, nascido na Freixofeira a 01-08-1739, filho do Capitão António de Oliveira e de Francisca Antónia da Silva, casados em 21-08-1731, na Igreja do Turcifal.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 18:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen