Morgadio de São Francisco

Este tópico está classificado nas salas: Património | Famílias

Morgadio de São Francisco

#197538 | gmg | 22 mai 2008 16:23

Caros Confrades,

Procuro informações sobre o Morgadio de S. Francisco, relacionado com a Família MEDEIROS, ao que parece.

Cumprimentos,
GMG

Resposta

Link directo:

RE: MORGADIO DE S. FRANCISCO

#197629 | manelsp | 23 mai 2008 10:06 | Em resposta a: #197538

Caro Confrade
Qual Morgadio de S. Francisco? Ou melhor, em que terra? Talvez assim seja mais fácil ajudá-lo
cumprimentos
Manel

Resposta

Link directo:

RE: MORGADIO DE S. FRANCISCO

#197637 | gmg | 23 mai 2008 11:52 | Em resposta a: #197629

Caro Manuel,

Julgo que está ligado à região de Valapaços. À Família MEDEIROS. Pode ver no tópico "Valpaços". Lá encontra mais informações sobre esta linha de morgados que estaria aparentada com os Medeiros, se fizer o favor.

Cordialmente,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Capela de São Bartolomeu.

#203391 | gmg | 16 jul 2008 22:35 | Em resposta a: #197629

Caro Manuel,


Dispõe de mais dados sobre a instituição da Capela de São Bartolomeu, perto de Alpande, Ervões, Valpaços e sobre o Padre António Coelho de Mello?

Este Padre deixou vinculadas 5 missas a ser rezadas na dita Capela, sendo que estas missas estavam associadas a uma propriedade que foi sempre transmitida entre os descendentes mais directos e sacerdotes da sua Família.

Começa com António Coelho de Mello, que faz testamento em 1667, passa para o seu sobrinho P.e Pedro Coelho, deste passa para o Padre Gregório Coelho de Mello e deste para o seu sobrinho o Padre Pedro Coelho Teixeira; deste passa para seu irmão o Padre Francisco Coelho Fontoura a propriedade que se chamava "Castanheiro", em 1724.

Gostava de saber mais dados desta ascendência. Sabe-se que o Padre Francisco Coelho Fontoura nasceu em 1697 em Alpande (Ervões, Valpaços) e que era filho do Capitão Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello.

Cordialmente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

Testamento - Ajuda na paleografia!

#203435 | gmg | 17 jul 2008 12:11 | Em resposta a: #197629

Tenho uma reprodução, em imagens devidamente autorizadas, de um Testamento mas cuja paleografia é difícil de decifrar!

Apelo aos utilizadores aqui do fórum a gentileza de me poder ajudar a decifrar tal documento.

Cordialmente,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Capela de São Bartolomeu.

#203463 | manelsp | 17 jul 2008 16:48 | Em resposta a: #203391

Caro Luis
Nao sei nada da capela de S. Bartolomeu. O que lhe tinha perguntado era sobre a localização da Capela de S. Francisco, que assim poderia ter mais luzes.
Lamento nao o poder ajudar.
Cordialmente
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Testamento - Ajuda na paleografia!

#203464 | manelsp | 17 jul 2008 16:49 | Em resposta a: #203435

algo sei de paleografia, ao seu dispor, acho que ainda tem o meu mail. se nao envie para
msarmentopizarro arroba gmail ponto com

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Testamento - Ajuda na paleografia!

#203483 | gmg | 17 jul 2008 19:02 | Em resposta a: #203464

Caro Manuel,

Os ficheiros são muito pesados. Não consegui enviar. Estive 20 minutos à espera que enviasse para o seu e-mail e nada.

Mesmo assim, agradeço-lhe a ajuda e disponibilidade que demonstrou.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de São Francisco

#203484 | jsarmento | 17 jul 2008 19:06 | Em resposta a: #197538

Caro Luis GMG

Se não me falha a memória os Magalhães Pinto de Valpaços eram senhores de um Morgadio de S. Francisco em Valpaços. Não tenho, neste momento hipótese de consultar nada, mas se não me falha a memória penso que pode consultar quer o Familias Transmontanas do Eng Francisco Xavier Moraes Sarmento e o "Fidalgos de Vila Real...." de Júlio Teixeira. Penso que ambos tratam esta família.

Em alternativa recordo também António de Sá Pereira do Lago, Morgado de S.Francisco do Convento de Monforte de Rio Livre, COC, FSO etc.....

Este António de Sá Pereira do Lago era dos Pereiras do Lago de Sanfins da Castanheira e casou com sua prima D.Francisca de Moraes Castro da Casa dos Ciprestes em Santa Valha.

Tem mais informação sobre este morgadio no Familias Transmontanas

Melhores cumprimentos

Jose Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de São Francisco

#203485 | gmg | 17 jul 2008 19:16 | Em resposta a: #203484

Caro José Sarmento,

Muito obrigado pela sua amável resposta.

Já consultei o Famílias Transmontanas e nada tem relacionado com os MEDEIROS, de Valpaços.

Já agora tem notícia de uma BRITES DE MEDEIROS, casada que foi com MATIAS GONÇALVES, entre 1680 - 1700 em Valpaços (ou arredores, Rio Torto, Possacos) e que foram Pais de Jacinta de Medeiros e Páscoa de Medeiros? Procuro a ascendência deste casal, que estaria (suponho) ligado ao Morgadio de S. Francisco.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de São Francisco

#212888 | gmg | 09 nov 2008 18:34 | Em resposta a: #203484

Caro José Sarmento,

Muito obrigado pela sua amável resposta.

Já consultei o Famílias Transmontanas e nada tem relacionado com os MEDEIROS, de Valpaços.

Já agora tem notícia de uma BRITES DE MEDEIROS, casada que foi com MATIAS GONÇALVES, entre 1680 - 1700 em Valpaços (ou arredores, Rio Torto, Possacos) e que foram Pais de Jacinta de Medeiros e Páscoa de Medeiros? Procuro a ascendência deste casal, que estaria (suponho) ligado ao Morgadio de S. Francisco.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: MORGADIO DE S. FRANCISCO

#212929 | gmg | 10 nov 2008 12:41 | Em resposta a: #197629

Caro Manuel Pizarro,

Tem notícia de uma BRITES DE MEDEIROS, casada que foi com MATIAS GONÇALVES, entre 1680 - 1700 em Valpaços (ou arredores, Rio Torto, Possacos) e que foram Pais de Jacinta de Medeiros e Páscoa de Medeiros? Procuro a ascendência deste casal, que estaria (suponho) ligado ao Morgadio de S. Francisco.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: MORGADIO DE S. FRANCISCO

#213159 | manelsp | 13 nov 2008 13:05 | Em resposta a: #212929

Caro Luis
Peço desculpa mas de momento não sei nada. Estou longe dos meus apontamentos. Mas os nomes~não me soam. Desculpe.
Cumprimentos
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de São Francisco

#215437 | pachancho | 13 dez 2008 22:37 | Em resposta a: #212888

Caro Luis,

Memorias archeologico-historicas do districto de braganca‎ - Página 177
1928

Outro tombo do morgadio de S. Francisco pertencente a Domingos de Morais
Madureira e Pimentel, de Bragança É um códice de papel ...

Domingos Morais Madureira Pimentel, casado com D.Luisa Caetana de Mesquita, filho de D.Brites de Sá e José de Morais Madureira.

Cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de São Francisco

#220308 | gmg | 03 fev 2009 17:28 | Em resposta a: #197538

Caros Confrades,

Procuro informações sobre o Morgadio de S. Francisco, relacionado com a Família MEDEIROS, ao que parece.

Cumprimentos,
GMG

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de São Francisco

#221239 | gmg | 14 fev 2009 21:50 | Em resposta a: #220308

Caros Confrades,

Procuro informações sobre o Morgadio de S. Francisco, relacionado com a Família MEDEIROS, ao que parece.

Cumprimentos,
GMG

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de São Francisco

#221356 | gmg | 16 fev 2009 13:02 | Em resposta a: #221239

Caros Confrades,

Procuro informações sobre o Morgadio de S. Francisco, relacionado com a Família MEDEIROS, ao que parece.

Cumprimentos,
GMG

Resposta

Link directo:

RE: Morgadio de São Francisco

#236298 | gmg | 11 ago 2009 23:25 | Em resposta a: #221356

No processo de Escritura de Património Eclesiástico do meu antepassado P.e FRANCISCO COELHO FONTOURA, uma das testemunhas refere o seguinte:


Amaro Rodrigues, lavrador, inquirido respondeu que ouvira dizer “de seus Pais e Antepassados que hum Padre Antonio Coelho de Fayoens desta freguezia por sua morte fizera testamento e deixara sinco mi∫sas perpertuas em cada anno quatro Rezadas e huma cantada em vespera de São Bartholomeu para cuja satisfação deixara um chão o que leva dezoito alqueires de sementeira sito aonde chamão ao Castanheiro […] e logo instituhira por Capelão a seu sobrinho o Padre Pedro Coelho do mesmo lugar e que morto este ficasse o dito chão com a mesma obrigação ao Sacerdote parente mais chegado, e morto o dito P.e Pedro Coelho sucedeu no dito chão e ocupação o Padre Gregório Coelho Tyo do Dotador e doado, e morto elle entrou a pe∫suhir o dito chão o dito Dotador o Padre Pedro Coelho Teyxeyra por todos estes serem os sacerdotes parentes mais chegados ao Testador e outro∫im deste sahia que ordenandosse o justificante dotado por forca do tal Testamento ficara sucedendo no dito chão, morto o dito Dotador seu Irmão por quanto na linha e descendencia não há outros parentes clerigos mais chegados nem em igual grão a quem sucede o dito chão e que supposto por morte do dito P.e Gregório Coelho houvesse mais herdeyros legitimos que entrassem […] a Suceder na herança do seus bens, nem por isso, entrarão a Suceder na herança do cham mencionado asim por não ∫erem ∫acerdotes mais a que o Dotador a quem pertencia […] pello dito chão e ter avinculado as ditas Mi∫sas e ser impartivel; e o dito Dotador por morte do dito P.e Gregorio Coelho seu Tyo tomou posse do dito chão athe agora o pessuhio e uzufrutorou”.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 01:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen