pesquisa familia magalhães

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

pesquisa familia magalhães

#198070 | guerra1 | 26 mai 2008 20:07

Confrades:necessito vossa ajuda para conhecer origens de meu 4 Avô-Diogo Pinto Pereira de Magalhães,natural de S.Thomé Covelas(Baião)bispado Porto,filho de António Luiz de Magalhães e Maria Pinto,do Outeiro,S,Thomé Covelas.Casou em 2 Maio de 1807 em Tarouca com Inácia Emilia.Muito grato pela vossa disponibilidade e ajuda J.G.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa familia magalhães

#198079 | mosorio | 26 mai 2008 21:26 | Em resposta a: #198070

Caro J.G


Cá estou eu novamente, só para lhe dar uma dica , peça a algum confrade do forum
que possua a obra " Azeredos de Mezão Frio" de Alvaro de Azeredo Leme Pinto , para se possível o ajudar.Não abra novos tópicos, por razões óbvias, os outros passam rápidamente para outra pág. não ficando fácilmente visiveis . Acho que só precisa de um "golpe de mestre" , por isso lhe falei em arranjar um genealogista, aqui mesmo no forum encontra.

Cumprimentos

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa familia magalhães

#198125 | guerra1 | 27 mai 2008 03:11 | Em resposta a: #198079

M.Emilia:muito obrigado pela preciosa ajuda.Até a data ninguém se pronunciou,Acha que devo pedir consulta da obra,a algum confrade?fá-lo-ei neste tópico.Abraço do J.G.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa familia magalhães

#198126 | guerra1 | 27 mai 2008 03:19 | Em resposta a: #198125

Confrades:
Venho solicitar-vos ajuda no sentido de consultarem a obra "Azeredos de Mezão Frio"de Álvaro de Azeredo Leme Pinto para investigar origens de meu 4 avô-Diogo Pinto Pereira de Magalhães,filho de António Luiz de Magalhães e Maria Pinto,naturais de S.Thomé de Covellas,bispado do Porto.O Diogo casou em Tarouca em 2 Maio de 1807 com Inácia Emilia.Muito grato pela vossa ajuda.J.G.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa familia magalhães

#198135 | guerra1 | 27 mai 2008 09:18 | Em resposta a: #198079

Maria Emilia:cá estou novamente.Já solicitei aos Confrades que consultassem a obra,mas...não vejo qualquer relação com minha 5 Avó Maria Pinto.O citado meu tio-avô Alberto Azeredo Albergaria P.Martins de Tarouca era por "afinidade"casado com a irmã de meu avô Maria do Patrocinio(descende dos Magalhães).Tenho suspeitas que meu 4 avô Diogo Pinto Pereira de Magalhães filho de António Luiz de Magalhães e Maria Pinto,naturais do Outeiro,S Thomé de Covellas,estão directamente relacionados com Diogo Pinto de Magalhães.Esse Diogo Pinto de Magalhães(vidé árvore de costados no genea)nasceu em 1719 e faleceu em 1762.Era Senhor da casa de Sobreigreja(no Outeiro)S.Tomé Covelas.É referida como fonte o NFP de F.Gayo "Barbosas"e "Azevedos"(vidé árvore de costados de Diogo Pinto Magalhães *1719 e +1762).Será possivel a M.Emilia ver a obra do Felgueiras.Agradeço,pois estou com imensa actividade forense.A propósito sou amigo de infancia do J.Castro Osório,condiscipulo da Fac.Coimbra,colega de profissão,delegado O.A.Sesimbra.È seu Parente?Atenciosamente J.G.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa familia magalhães

#200545 | guerra1 | 16 jun 2008 14:46 | Em resposta a: #198070

Caros Confrades:recebi o assento baptismo de meu 4 avô Diogo Pinto Pereira de Magalhães,nascido em Covellas,Baião em 1783.Era filho de Antonio Luiz de Magalhães e Maria Pinto do mesmo lugar de Outeiro.Neto paterno de Álvaro Luiz(Álvaro está rasurado...)e de Roza de Magalhães de Covelas e neto materno de Alexandre Pereira e Guiomar Maria do lugar do Rio,Lamego.Foi baptizado pelo padre Manuel de Magalhãe,"cura"de Covellas na época,sendo afilhado de Diogo Pinto de Magalhães da Foz e de D....(inintelegivel...).Solicito,pois,aos Confrades para saber os antecessores dos meus Familiares por varonia.Em especial solicito...ao Confrade V-Magalhães(com dados da Familia Magalhães...)ajuda para me elucidar.Muito grato pela ajuda.JG.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa familia magalhães

#201693 | guerra1 | 27 jun 2008 10:40 | Em resposta a: #200545

Caros Confrades:ainda não consegui dados do ADP...verdadeira via crucis.Apenas soube por via telefónica...após muita insistencia que a Avo´paterna do meu 4 avô Diogo,a Rosa de Magalhães é filha de Jerónimo de Cerqueira e Maria de Magalhães de Covelas,isto pelos anos de 1700 a 1730.Caso os Confrades me possam ajudar a elucidar as origens de Maria de Magalhães e marido Jerónimo de Cerqueira(anos de 1700 a 1730...)agradeço.J.Guerra

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa familia magalhães

#201719 | luizsillos | 27 jun 2008 14:39 | Em resposta a: #201693

Caro J. Guerra,

Passe-me a data de batismo de seu 4.o avô Diogo, pois acho que somos parentes! Meu ancestral José Cardoso, tinha uma irmã casada em 1707 em Covelas com um Jerônimo de Cerqueira. Porém, ela se chamava Brígida de Magalhães. Todavia, esse Jerônimo era viúvo de Maria Soares, prima da segunda esposa, de forma que Maria Soares poderia ser uma "Maria (Soares) de Magalhães.

Posso afirmar que em Covelas, não havia outro Jerônimo de Cerqueira, e este, era morador no lugar do Gem, filho de António Cursino e Catarina Coelho Pinto, da freguesia de S. Salvador Resende, bispado de Lamego.

Abraços,
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa familia magalhães

#201732 | guerra1 | 27 jun 2008 16:10 | Em resposta a: #201719

Caro Confrade Luiz:o meu 4 avô Diogo Pinto Pereira de Magalhães nasceu e foi baptizado no ano 1783 em Covellas.Era filho de Antonio Luiz de Magalhães e Maria Pinto.O Antonio Luiz de Magalhães era filho de Alvaro Luiz e Rosa de magalhães.A Rosa de Magalhães era filha de Jeronimo de Cerqueira e Maria de Magalhães (covelas?).Estou a espera de assentos exarados pelo ADP...muito moroso.Acho que a Maria de Magalhães nasceu nos anos 1700 a 1730.Tenho indicios dados pelo assento baptismo do Diogo em 1783 onde aparecem só "parentes"como sejam o "cura de covelas"o Manuel Pinto Magalhães,o padrinho Diogo Pinto Magalhães da "Foz"(casa da Foz)-ver Genea (Diogo Pinto Magalhães nascido em 1719...)e como madrinha D.Maria...da casa do Lodeiro.Portanto,é o que tenho por agora.Um abraço do JG.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa familia magalhães

#201741 | guerra1 | 27 jun 2008 18:10 | Em resposta a: #201732

Caros Confrades:tem sido dificil a investigação em curso,face à morosidade no ADP.Lanço pois o "desafio"aos Confrades para me ajudarem nesta iniciativa.Em especial ao Confrade V-Magalhães e outros experts ,que têm dados,concretamente cópias dos assentos paroquiais de Baião.Muito grato pela vossa atenção.JG

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa familia magalhães

#201816 | luizsillos | 29 jun 2008 02:24 | Em resposta a: #201732

Caro JG,

Está confirmado! Localizei hoje o batisado de Rosa de Magalhães, filha de Jerônimo de Serqueira e de sua mulher Brígida de Magalhães, no lugar de Gem - Covelas. Brígida é irmã de meu antepassado José Cardoso.
Também encontrei o casamento de Álvaro Luiz, filho de Belchior Luís e s. m., com Rosa de Magalhães, filha de Jerônimo de Serqueira e Brígida de Magalhães.
Amanhã, te passo as datas e as folhas onde estão os assentos.

Abraços,
Luiz G. de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa familia magalhães

#201830 | guerra1 | 29 jun 2008 12:31 | Em resposta a: #201816

Caro Confrade Luiz:agradeço o seu empenho.Espero os seus dados.Gostaria de saber apelidos de Alvaro Luiz e seu Pai Belchior e esposa.Quais os progenitores da minha Maria de Magalhães,mãe da Rosa de Magalhães?Abraço JG.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa familia magalhães

#201845 | luizsillos | 29 jun 2008 15:59 | Em resposta a: #201830

Caro JG,

Seguem os dados prometidos:

1-Batismo de Rosa

ROSA, nascida em 29-06-1713 e batisada em 05-07 (preciso confirmar essa data, pois anotei com pressa), filha de Jerónimo de Serqueira e Brígida de Magalhães (segunda esposa)

2-Casamento de Rosa de Magalhães c/ Álvaro Luís (fl. 159-verso):

Álvaro Luís, filho de Belchior Luís e s. m. Cecília Guedes, do lugar do Gem (Covelas) COM Rosa de Magalhães, filha de Jerónimo de Serqueira e s. m. Brígida de Magalhães, em 06-01-1738, dispensados do parentesco de 3. e 4. grau de consanguinidade

3-Casamento de Belchior Luís c/ Cecília Guedes (fl. 131):

Belchior Luís, filho de Gaspar Luís e s. m. Maria Luís (lugar do Gem), COM Cecília Guedes Teixeira, filha natural do padre Gonçalo Teixeira Coelho (preciso pesquisar a ascendência deste, mas parece-me que está no Felgueiras Gayo) de Cubella e de outra Cecília Guedes (preciso confirmar esse nome), solteira, de Sta Cruz de Soalhães, em 29-01-1705

4-Casamento de Jerônimo de Serqueira com Brígida de Magalhães:

Jerónimo de Serqueira, viúvo de Maria Soares (esta filha de Diogo Rabelo e s. m. Isabel Soares, da Granja de Santa Marinha), morador no lugar do Gem, nascido em S. Salvador de Resende, bispado de Lamego, filho de António Corsino (de Borbedo) e s. m. Catarina Coelho Pinto, COM Brígida de Magalhães, filha de Manuel Rabelo de Afonseca e s. m. Maria Cardoso (Beliagoa), do Gem, (estes, meus ancestrais) em 20-10-1707, dispensados do parentesco de 3. e 2. grau de afinidade (a primeira mulher de Jerónimo era parente da segunda)

Não consegui localizar o casamento de Manuel Rabelo e s. m. Maria Cardoso, porém, é sabido que ele era do lugar do Gem (Covelas) e ela de Penajóia, bispado de Lamego. A origem do apelido Magalhães, confesso, não consegui descobrir. Os filhos de Manuel e Maria Cardoso assinavam, além dos sobrenomes dos pais, os apelidos Magalhães Carneiro e Carneiro Beliagoa. A Maria Cardosa figura como sobrinha dos principais dessa freguesia, mas sem indicação dos pais.

Por fim, apesar de não ter encontrado outros casamentos, pelos paroquiais extrai mais estas informações:

1- Gaspar Luís, casado com Maria Luís, do Gem, era genro de André Fernandes, este falecido em 16-05-1672.

2- O mesmo Gaspar Luís, era filho de António Jorge, do Gem, este falecido em 24-01-1666.

Creio que as mulheres destes, eu consigo descobrir. E, também, a ascendência do padre, depois te passo.

Abraços,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa familia magalhães

#201849 | guerra1 | 29 jun 2008 17:09 | Em resposta a: #201845

Caro Luiz:agradeço a sua missiva.Peço-lhe para tentar saber origem dos Magalhães.E o Gonçalo T.Coelho?Dê noticias.Abraço.JG

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa familia magalhães

#201850 | guerra1 | 29 jun 2008 17:29 | Em resposta a: #201849

Caro Luiz:existem alguns Gonçalo T.Coelho e até um casado com Maria de Magalhães.JG

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa familia magalhães

#201858 | guerra1 | 29 jun 2008 18:42 | Em resposta a: #201850

Caro Luiz:estou na duvida com a minha Maria de Magalhães,pois no assento de baptismo do meu 4 avô Diogo P P.Magalhaes aparece esse nome.Será mesmo a Brigida?ou existiu outro casamento do jeronimo?agradeço me diga as suas fontes,pois pretendo fazer arvore costados com rigor.Obrigado pelo seu empenho jg.

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa familia magalhães

#201859 | luizsillos | 29 jun 2008 18:59 | Em resposta a: #201858

Caro JG,

Meu e-mail particular é familiasillos "arroba" gmail "ponto" com - fique à vontade para postar suas dúvidas diretamente nesse endereço.

O assento de casamento de Álvaro Luís com Rosa de Magalhães, foi eu mesmo que lí, e lá, está bem claro o nome da mãe "Brigida de Magalhães". De fato, Jerónimo foi casado a primeira vez com uma Maria, mas não tiveram filhos.

Concordo que essa divergência de nomes para quem faz pesquisa séria, deixa-nos com uma pulga atrás da orelha, porém, o que conta mais é o registo mais antigo, de forma que, acho mais confiável um registo de 1738 onde diz que Rosa é filha de Brigida, do que outro, de 1783, onde diz Maria.

Por fim, as fontes são primárias, ou seja, os próprios livros paroquiais de S. Tomé Covelas. Com as datas que te passei, você pode pedir cópias dos mesmos no próprio ADP.

Quanto aos Magalhães, também sou um grande interessado, pois também sou e não consegui ainda avançar além dos pais de Brígida.

Um abraço,
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa familia magalhães

#201860 | guerra1 | 29 jun 2008 19:13 | Em resposta a: #201859

Caro Luiz:é favor ver origens do Gonçalo Teixeira Coelho.Aí vai meu email...josegguerra@msn.com.Abraço jg

Resposta

Link directo:

pesquisa familia magalhães

#330267 | Lourval | 03 jun 2013 04:14 | Em resposta a: #201719

Caro Luiz,

Conhece o casal Jorge Botelho e Brígida Carneiro, de São Salvador de Resende, que viviam pelos anos 1720?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa familia magalhães

#330455 | luizsillos | 06 jun 2013 03:19 | Em resposta a: #330267

Lourval, você tem certeza que eram casados? Conheço um Jorge Botelho padre por estas épocas.

Resposta

Link directo:

pesquisa familia magalhães

#330457 | Lourval | 06 jun 2013 04:17 | Em resposta a: #330455

Luiz,

Os registros que tenho anotados até o momento não indicam que sim e nem que não. A filha deles, Quitéria Carneiro é sempre declarada filha de Jorge Botelho e de Brígida Carneiro, ambos do lugar do Loureiro, São Miguel de Resende. Estou procurando pelo casamento de Quitéria Carneiro e Manuel Leme em Santa Maria do Zêzere onde eles têm os filhos. Mas talvez este casamento esteja mesmo em Resende.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: pesquisa familia magalhães

#331177 | luizsillos | 18 jun 2013 23:57 | Em resposta a: #330457

Lourval, em tempo.

Em época que pesquisei essa freguesia, encontrei muitos Botelhos e Carneiros, mas não encontrei o casamento das pessoas que você cita.

Um abraço.
Luiz

Resposta

Link directo:

José Teixeira Osório

#331181 | Lourval | 19 jun 2013 01:15 | Em resposta a: #331177

Caro Luiz.

Manuel Custódio Teixeira Osório, neto deste:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1000417

tem um filho José Teixeira Osório de quem nunca encontrei o casamento ou quaisquer filhos. Ele nasceu em Freixo de Baixo em 1828. José tinha um irmão Manuel Teixeira Osório que vivia em Ancede, limítrofe com São Nicolau (Mesão Frio) lugar que Júlio Teixeira declarou ter nascido apesar do batismo dele não estar lá.

Resumindo, tenho suspeitas que José Teixeira Osório seja o pai de Júlio Teixeira. Muitos membros da família Teixeira Osório de Freixo de Baixo imigraram para o Brasil, particularmente para o Rio de Janeiro. Júlio Teixeira faleceu no Rio de Janeiro (Jacarepaguá) em 1926.

Continuo apostando minhas fichas nesta possibilidade!

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 23:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen