Familia Corrêa de Carvalho - Sabrosa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Corrêa de Carvalho - Sabrosa

#198494 | filomena azevedo | 29 mai 2008 17:19

Francisco Corrêa Carvalho (possívelmente nascido em 1862 ou 1876) e sua esposa Amélia Corrêa de Carvalho, ambos naturais de sabrosa, pais adoptivos de meu pai, augusto Luis de Azevedo, filho efectivo, real e baptizado em santa catarina da Serra - Leiria, de Manuel Timpeira de Azevedo (natural de Vila Seca e baptizado em Sao Miguel de Poiares) e de Maria da Piedade Luís, casados na Igreja de Santa Catarina da Serra-Leiria.
Os Corrêa de Carvalho, ambos naturais de Sabrosa- Vila Real , por já terem muita idade e não poderem ter filhos, raptaram o meu Pai à mãe legítima, por meio de "luvas" em dinheiro.
Esquecendo os arquivos da Igreja de Santa Catarina da Serra - Leiria, os que realmente importavam naquela época, aonde estavam assentes o nascimento e baptizado do meu Pai,
Augusto Luis de Azevedo, 29-maio-1921, e casamento de meus avós. No registo Civil de Leiria , 1º assento do ano de 1921, o meu pai consta como não tendo pai nem mae - nascido de geração espontânea - e sendo posteriormente adoptado pelo casal Corrêa de Carvalho, de Sabrosa, Vila Real.
Felizmente, nunca mudaram o nome de meu pai.
Procuro a ligação entre os Azevedo e os Corrêa de Carvalho.
Com a ajuda dos simpaticíssiomos funcionários do Arquivo Distrital de Vila Real, e o Arquivo de Peso da Régua, tenho conseguido todas as certidões de nascimento. Contudo, continuo a procurar a origem dos Azevedos, proque meu avo Manuel Timpeira de Azevedo (Pai de Augusto Luís de Azevedo) não é filho nem neto- de parte a parte. de qualquer Timpeira ou qualquer Azevedo.
Este fórum é aminha ultima esperança.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Corrêa de Carvalho - Sabrosa

#201949 | pachancho | 30 jun 2008 20:27 | Em resposta a: #198494

Cara Filomena,

tambem tenho ascendentes Correa de Carvalho de Sabrosa, será que ambos tem alguma relação?
O que sei sobre os meus Correa de Carvalho é o seguinte:

Jerónimo Correa de Carvalho, natural de S.Martinho d'Anta, Sabrosa casou com Maria josé de Vasconcelos, natural de Poiares, Peso da Régua. Tiveram:
Josefa Joaquina Correia de Carvalho que casou a 13.6.1796 em S.Pedro, Vila Real com Francisco Feyo de Figueiredo Correia, n.1747 em S.Pedro, Vila Real.


Cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Corrêa de Carvalho - Sabrosa

#203228 | filomena azevedo | 15 jul 2008 10:49 | Em resposta a: #201949

Caro Pachancho,
este Sr Francisco (Augusto) Corrêa de Carvalho teria nascido por volta de 1877, se considerarmos que em 1936 tinha 59 anos , data em qdoptou o meu pai, tinha 59 anos. Apenas consta este dado. A certidão está dúbia, porque nãos e entende se o Senhor tinha 59 anos em 1921 (nascimento do meu pai e opção mais correcta visto eu saber que ja tinham certa idade, o Francisco e a esposa Amelia Corrêa de carvalho, e dái o caricato de terem tido o bebe nessa idade, tal como consta no documento ) ou em 1936, data da adopçoa do meu pai. Ou seja, a segunda certidao de nascimento, para "regularizar" esta situação, data de 1936, quano foi necssário estabelecer uma certidao de nascimento, à entrada de meu pai Augusto Lúis de Azevedo (filho real de Manuel Timpeira de Azevedo e de Maria da Piedade Luís) para a Escola Comercial Ferreira Borges, em Lisboa.
Os Corrêa de Carvalho constam como naturais de Sabrosa- Vila Real, sendo apenas idnicada a idade de 59 anos para Francisco Corrêa de carvalho e a data de nascimento omissa com* no caso da esposa. A minha mae, ainda viva, privou com eles e eram pessoas de muita idade, calcula-se que ambos da mesma idade.
Este casal sonegou o meu Pai à minha verdadeira avó, que ficou viúva de Manuel Timepira de Azevedo (natural de Vila Seca, Poiares, Régua) com 19 anos e dois bebes: um de 3 anos, o meu Pai, e outro de meses, o meu tio Carlos. Posso fornecer cópias de todas as certidões que consegui ate agora.
Ja tentei os arquivos distritais de Vial Real (onde os funcionários são fenomenais de disponibilidade) e o tal Francisco (Francisco Augusto?) Corrêa de Carvalho não consta em aldo nenhum, seja cerac de 1862, seja cerca de 1877 . Continuo a buscar, devo isto à memória de meu Pai e, agora também, de meu Tio Carlos, falecido há um ano.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Corrêa de Carvalho - Sabrosa

#203257 | filomena azevedo | 15 jul 2008 17:27 | Em resposta a: #201949

Francisco Augusto Corrêa de Carvalho, natural de Sabrosa, Vila Real, nascido entre 1860 e 1878, casado com Amélia Augusta Freitas Cavaleiro e Sousa, igualmente natural de Sabrosa, Vila Real, data de nascimento desconhecida, sobrinha de Ernestina Cavaleiro e Sousa, igualmente natural de Sabrosa, Vila Real, talvez nascida entre 1810 e 1840.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Corrêa de Carvalho - Sabrosa

#203258 | filomena azevedo | 15 jul 2008 17:28 | Em resposta a: #201949

Francisco Augusto Corrêa de Carvalho, natural de Sabrosa, Vila Real, nascido entre 1860 e 1878, casado com Amélia Augusta Freitas Cavaleiro e Sousa, igualmente natural de Sabrosa, Vila Real, data de nascimento desconhecida, sobrinha de Ernestina Cavaleiro e Sousa, igualmente natural de Sabrosa, Vila Real, talvez nascida entre 1810 e 1840.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Corrêa de Carvalho - Sabrosa

#323038 | filomena azevedo | 13 fev 2013 18:07 | Em resposta a: #198494

Amélia Augusta Freitas Cavaleiro e Sousa Corrêa de Carvalho, natural de Sabrosa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 03:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen