Casa do Cabo em Fontes - Vila Pouca de Aguiar

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Casa do Cabo em Fontes - Vila Pouca de Aguiar

#198626 | ibotelho | 30 mai 2008 15:37

Exmos. Senhores,

Gostaria de saber quem foi o titular desta casa.

Grata pela ajuda possível.

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Cabo em Fontes - Vila Pouca de Aguiar

#199072 | ibotelho | 03 jun 2008 11:28 | Em resposta a: #198626

Renivo o pedido.

Obrigada,

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Cabo em Fontes - Vila Pouca de Aguiar

#199073 | ibotelho | 03 jun 2008 11:28 | Em resposta a: #198626

Renovo o pedido.

Obrigada,

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Cabo em Fontes - Vila Pouca de Aguiar

#199098 | Jotarodrigues1979 | 03 jun 2008 16:56 | Em resposta a: #198626

Segundo o trabalho já mencionado noutro tópico,("Genealogia da Casa do Cabo em Fontes de Aguiar" da autoria de José Ernesto Fontes e seu irmão Guilherme Fontes, Braga, 1969) foram senhores da casa do Cabo :

1º Tomé de Sousa, "lavrador honrado vivendo de suas fazendas" e Juiz Ordinário de Vila Pouca. *c. 1630 + 18-04-1700
2º João de Sousa, fº do anterior , vereador da Câmara de V.P.Ag., bzº 18-03-1663 e + 29-10-1714
3º Baltazar de Sousa, fº do anterior, Verador da CVPA, Juiz Ordinário, *09-04-1704 + 12-04-1780.
4º Filipe José de Sousa, fso, Verador na CVPA, alferes da 1ª Cª Ordenanças de VPA, *01-05-1736 + 21-01-1822.
5º Bento Antonio de Sousa, fº do anterior, alferes de Ordenanças e Juiz Ordinario de VPA. * 14-04-1778 e + 26-09-1850.
6º Antonio Jose de Sousa Machado, fº do anterior * 05-02-1816 e + solteiro mas com geração
7º Casimiro de Sousa Fontes, comerciante no Porto, fº do anterior. * 05-03-1841 e + 25-06-1909.
8º Alvaro de Sousa Fontes, filho do anterior, comerciante no Porto, * 20-10-1875 e + 15-03-1961

por disposição testamentária do 8º senhor a Casa do Cabo seria herdada pelo filho/a mais novo/a so sobrinho/a mais novo, pelo que a actual senhora da Casa do Cabo é D. Filipa Maria Póvoas e Menezes Fontes, filha do Dr. Gulherme Fontes. nascida q 09-061965
Cumprimentos
Joao Stevenson Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Cabo em Fontes - Vila Pouca de Aguiar

#209200 | ibotelho | 25 set 2008 16:26 | Em resposta a: #199098

Caro João S. Rodrigues,

Será possível dizer-me quem foram os pais e os irmãos de Tomé de Souza?

É que Maria de Souza, supostamente a irmã mais velha, é minha antepassada.

Atenciosamente,

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Cabo em Fontes - Vila Pouca de Aguiar

#213855 | J. Beires | 23 nov 2008 23:00 | Em resposta a: #209200

No livro "Genealogia da Casa do Cabo em Fontes de Aguiar" de José Ernesto de Menezes e Souza de Fontes e seu irmão Guilherme Filipe de Menezes Fontes, Braga, 1969, os pais e os irmãos de Tomé de Souza, são:

I – ANTÓNIO DE SOUZA ou ANTÓNIO DE SOUZA MACHADO, Capitão-mor de Vila Pouca de Aguiar, Capitão de Ordenanças e Juiz Ordinário do mesmo Concelho. Nasceu cerca de 1595 em Parada do Corgo, na freguesia de S. Tiago de Soutelo de Aguiar e morreu depois de 1660 em Vila Meã, na freguesia de S. Martinho de Bornes, onde havia casado cerca de 1625 com CATARINA RODRIGUES, Snr.ª da Casa e Quinta de Vila Meã de Bornes.

Filhos:

II(1) ANTÓNIO DE SOUZA MACHADO, Snr. da Casa e Quinta de Vila Meã, em S. Martinho de Bornes, Capitão das Ordenanças de Vila Pouca de Aguiar, homem nobre do mesmo Concelho. Nasceu no ano de 1628 (5) na sua Casa de Vila Meã e morreu depois de 1702. Casou no ano de 1663 com FILIPA MENDES PEQUENO, que nasceu a 12.1.1640 na vila de Chaves e morreu depois de 1710 em Vila Real; filha de RICARDO MENDES DE OLIVEIRA e de sua mulher JERÓNIMA CARNEIRO DE MORAES; neta paterna de JOÃO RODRIGUES OLIVEIRA, Cavaleiro Fidalgo da Casa Real, Escrivão dos Órfãos da vila de Chaves, e de sua mulher ANA PEQUENO DE MIRANDA; neta materna de MARTIM CARNEIRO DE MORAES, homem nobre desta vila, e de sua 2ª mulher FILIPA MENDES PINTO. (Com sucessão que consta no livro)
II(2) THOMÉ DE SOUZA (17), 1º Snr. da Casa do Cabo, em Fontes de Aguiar, freguesia de S. Tiago de Soutelo, «Lavrador honrado vivendo de suas fazendas» e Juiz Ordinário de Vila Pouca de Aguiar (1670). Nasceu cerca de 1630 (1633) na Quinta de Vila Meã, em Bornes de Aguiar, e morreu a 18.4.1700, na Casa do Cabo em Fontes de Aguiar. Casou com ANA GONÇALVES, herdeira dos bens de Fontes, que nasceu em Barbadães de Baixo, na freguesia de N. Senhora da Vrea de Bornes, e morreu a 11.11.1708, na Casa do Cabo; filha de JORGE GONÇALVES, Snr. da Quinta de Barbadães e de sua mulher (c. 29.3.1626) e prima ISABEL GONÇALVES; neta paterna de PEDRO FERNANDES, de Fontes, e de sua mulher ANA GONÇALVES; neta materna de DIOGO GONÇALVES, de Fontes e de sua mulher ANA GONÇALVES. (Com sucessão que consta no livro)
II(3) P.e JOÃO DE SOUZA MACHADO, Reitor da Igreja de S. Miguel de Trêsminas. Em 5.6.1695 aparece a instituir o Património para a ordenação de seu sobrinho P.e João de Souza Carneiro de Moraes.
II(4) MARIA DE SOUZA, nasceu na Casa de Vila Meã de Bornes, foi baptizada a 16.10.1632, na Igreja de S. Martinho de Bornes e morreu em Rebordechão. Casou cerca de 1658 com ANTÓNIO JORGE, Lavrador honrado, que nasceu em Tourencinho, freguesia do Salvador de Telões e morreu na sua Casa de Rebordechão; em S. Martinho de Bornes, filho de ANTÓNIO JORGE, de Tourencinho, e de sua mulher INÊS MARTINS, de Rebordechão. (Com sucessão que consta no livro)

Nota de rodapé nº 5 - Quando serve de testemunha nas Inquirições de Genere do Padre António Rodrigues Pinto, em 1702, diz ter 74 anos (A.D.B., Maço 19).
Nota de rodapé nº 17 - Embora com inúmeras omissões de natureza biográfica e salto duma geração por lamentável lapso (pág. 568), a genealogia da Casa do Cabo vem publicada a págs. 566 e segs. do 2º volume da já referida obra «Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo», do Dr. Júlio A. Teixeira; genealogia que há, porém, que articular com a que a antecede no dito volume, embora ali se não faça qualquer referência em tal sentido.

Creio ter respondido à sua pergunta.
Muitos cumprimentos
José S. Beires

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Cabo em Fontes - Vila Pouca de Aguiar

#213984 | ibotelho | 25 nov 2008 15:24 | Em resposta a: #213855

Caro J. Beires,

Agradeço muito todas as suas informações.

Só não entendo como podem existir tantas discrepâncias entre os livros "Genealogia da Casa do Cabo em Fontes de Aguiar" e "Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo", do Dr. Júlio A. Teixeira que já por diversas vezes me foram apontadas.

De qualquer forma, aqui fica o meu muito obrigada.

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Cabo em Fontes - Vila Pouca de Aguiar

#214585 | J. Beires | 03 dez 2008 02:56 | Em resposta a: #213984

Cara Isabel Botelho

Muito obrigado pela sua pronta resposta e as minhas desculpas por só hoje lhe responder.

O livro "Genealogia da Casa do Cabo em Fontes de Aguiar" Braga, 1969, foi feito precisamente para actualizar e corrigir a genealogia (a parte errada e/ou omissa) da referida Casa do Cabo de Fontes conforme se depreende da leitura das págs. 15, 16 e 17 do texto e que se justificam nas notas de rodapé 1,2,3,4,5 e 6.

Cito o texto do livro:
«Confusões e omissões que a seguir se rectificam, com indicação da prova documental em que se alicerçou este estudo.», no topo da pág. 17

Conheço bem este livro porque os autores são meus tios e ofereceram-me um exemplar. Socorro-me muitas vezes dele para consulta.
Meu tio José Ernesto é um genealogista, investigador como nunca conheci ninguém, passava as férias, fins de semana, feriados, etc. nos Arquivos Distritais, e nos registos paroquiais e sempre que podia na Torre do Tombo, isto anos e anos seguidos. Nunca o conheci doutra forma. Sempre que aparecíamos com um amigo/a, já sabíamos que a conversa, teria de ser sobre de quem era filho/a, os nomes dos avós e tios, enfim uma grande «seca». Contudo tem estudos interessantíssimos sobre diversas famílias portuguesas, que nós hoje muito apreciamos. Era o seu «hobby».
Encontrávamo-nos todos os anos nas férias grandes na Casa da Carreira em Santa Eulália de Barrosas, Lousada (hoje Vizela) e assisti muitas vezes a “discussões” e conversas ao serão, entre os irmãos Souza Machado Fontes, sobre quem era quem, e quem era parente de quem, baseadas nessas investigações do tio José Ernesto.

Sou um “investigador caseiro” e dedico-me ás «genealogias» sempre que posso para completar e registar as nossas origens e histórias familiares.
Também conheço bem a Casa do Cabo de Fontes para onde ia passar férias em pequeno, no tempo em que meu avô materno era usufrutuário.
Portanto, como vê, não fico indiferente quando falam nesta Casa do Cabo de Fontes e daí o ter tomado a liberdade de lhe responder á sua questão com base no livro.

“Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo”do Dr. Júlio António Teixeira, 1946/1954 é uma obra admirável muito mais abrangente, com uma reedição fac-similada de J. A. Telles da Sylva, em 1990 de 4 volumes, que existe cá em casa, de imenso valor genealógico pelo grande trabalho de investigação, registo, arquivo, catalogação e como tal mais sujeita a um lapso e/ou omissão que se lhe possa apontar. Porém é uma grande obra a que muitos autores hoje em dia se referem.

Há um intervalo de cerca de 20 anos entre os dois livros.

Quanto a discrepâncias entre os dois autores, neste caso da Casa do Cabo de Fontes é natural que existam, porque são obras totalmente diferentes, uma é a genealogia duma Casa e duma família, a outra é a genealogia duma região “Vila Real e seu Termo” de centenas de Casas e de centenas de famílias.
Em genealogia cada qual defende a sua «dama», esgrimem-se argumentos e apresentam-se provas documentais diferentes, ou até as mesmas para basear os seus argumentos. Daí ser sempre importante mencionar a fonte onde se vai buscar a informação e a credibilidade está muitas vezes nessas fontes.
No que se refere à Genealogia da Casa do Cabo de Fontes, é mais recente e trata dum só assunto, portanto considero-a mais credível, e mais actual, embora possa também conter lapsos e/ou omissões.

Dentro do possível tentarei esclarecer as suas duvidas, desde que me indique quais são as suas ditas «discrepâncias».

Muitos cumprimentos
J. Beires

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Cabo em Fontes - Vila Pouca de Aguiar

#218609 | ibotelho | 16 jan 2009 14:57 | Em resposta a: #214585

Caro J. Beires,

É possível dizer-me como posso obter um exemplar do livro "Genealogia da Casa do Cabo em Fontes"?

Seria de enorme interesse para mim, dado que também descendo desta família, mais propriamente de António de Souza Machado e Catarina Rodrigues.

Grata por qualquer informação,

Cumprimentos,

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Cabo em Fontes - Vila Pouca de Aguiar

#218957 | J. Beires | 19 jan 2009 22:12 | Em resposta a: #218609

Porto, 19.Jan.2009 – 22H12
Cara Isabel Botelho
O livro em questão está esgotado há muitos anos.
Também eu gostava de ter mais exemplares para deixar aos meus três filhos.
Posso digitalizar as páginas iniciais que lhe interessam ou o livro todo e enviar-lhe por e-mail, em formato jpeg.
Fico à espera das suas indicações.
Votos de um BOM ANO 2009.
Cumprimentos
J. Beires

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Cabo em Fontes - Vila Pouca de Aguiar

#219003 | ibotelho | 20 jan 2009 09:57 | Em resposta a: #218957

Caro J. Beires,

Fico-lhe muito grata se puder enviar-me por mail as páginas iniciais que mais directamente dizem respeito aos meus antepassados, ou seja a descendência de Maria de Souza e António Jorge.

O meu endereço de e-mail é belibotelho@gmail.com

Melhores cumprimentos,

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Cabo em Fontes - Vila Pouca de Aguiar

#219106 | ibotelho | 21 jan 2009 10:07 | Em resposta a: #219003

Caro J. Beires,

Recebi as páginas que realmente me interessam e que correspondem aos meus antepassados ditos (Costas de Souza Machado), da Casa de Rebordochão em S. Martinho de Bornes.

Só tenho pena que não exista mais informação sobre esta Casa e a sua ligação (por casamento) à Casa de Vila Verde de Oura.

De qualquer modo, o meu muito obrigada pelo incómodo que teve comigo.

Cumprimentos,

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Cabo em Fontes - Vila Pouca de Aguiar

#247502 | ibotelho | 11 jan 2010 14:09 | Em resposta a: #219106

Caro J. Beires,

Há cerca de um ano que não comunico consigo.

Entretanto, ocorre-me perguntar-lhe se tem conhecimento porque razão o Tomé de Sousa é tido como senhor da Casa do Cabo, em Fontes. Foi pelo casamento?

É que os pais, tanto quanto julgo saber, António de Sousa Machado era de Parada do Corgo e a mãe Catarina Rodrigues de Vila Meã.

A minha antepassada Maria de Sousa, irmã de Tomé de Sousa, surge como senhora da Casa de Rebordochão e até agora ainda não consegui descobrir porquê.

Já quanto a António de Sousa Machado (filho) é bem natural que surja como senhor da casa de Vila Meã.

Será que me pode ajudar?

Antecipadamente grata,

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Cabo em Fontes - Vila Pouca de Aguiar

#247561 | ibotelho | 12 jan 2010 10:26 | Em resposta a: #247502

Renovo o pedido.

Isabel Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Cabo em Fontes - Vila Pouca de Aguiar

#247571 | casadalage | 12 jan 2010 13:24 | Em resposta a: #213855

Caro José Sarmento Beires

Tive a sorte de ler esta sua participação no fórum e a referência que faz ao seu Tio, o Eng.º José Ernesto de Menezes e Souza de Fontes. Daí a razão de lhe estar a tomar o seu tempo.

Os meus Azevedos e os seus Menezes provêm de um tronco comum, Cristóvão Gonçalves que nos finais do séc. XVI deixou geração que se espalhou pelas freguesias de Viatodos, Grimancelos e Nine. O meu ramo passou a usar "Gonçalves de Azevedo", o seu ramo "Gonçalves de Menezes".

Sei que o seu Tio suspeitava que este Cristóvão Gonçalves descendia dos Senhores da Quinta de Jou. Na opinião dele, seria filho natural de Luiz Gonçalves de Menezes. Essa hipótese permitia justificar o uso desses dois apelidos.

Como nunca tive oportunidade de o contactar directamente e, infelizmente, também já não o poderei fazer, atrevo-me a perguntar-lhe se eventualmente terá algum estudo do seu Tio sobre esta questão e se tem conhecimento que ele tivesse conseguido documentar essa hipótese.

No caso de me puder ajudar e se assim o preferir, poderá utilizar o meu endereço: adolfo-azevedo@casa-da-lage.com

Desde já grato pela atenção dispensada, despeço-me com os melhores cumprimentos,
José Adolfo da Costa Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Cabo em Fontes - Vila Pouca de Aguiar

#248162 | mariodacruz | 21 jan 2010 16:53 | Em resposta a: #199098

Exmo Sr João Stevenson Rodrigues

Sou arqueólogo e encontro-me neste momento a estudar uma colecção de vidros provenientes do quarteirão dos CTT, em Braga. Entre outros vidros modernos e contemporâneos surgiu um fragmento de chaminée de candeeiro com a seguinte marca: "Casimiro de Sousa Fontes/Porto/Cristal-extra/Sans Rival". Tudo leva a crer que seja um dos senhores da Casa do Cabo. Possue imformação acerca da vida e actividade profissional de Casimiro de Sousa Fontes? foi unicamente comerciante sediado no Porto ou também se envolveu no fabrico de "cristáis"?

Antecipadamente grato,

Mário da Cruz
21 de Janeiro de 2010

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Cabo em Fontes - Vila Pouca de Aguiar

#248172 | valboa | 21 jan 2010 19:15 | Em resposta a: #248162

Caro Mário Cruz

Casimiro de Sousa Fontes foi, se não estou em erro, o dono da '' Marinha Grande '', armazém de vidros e cristais na rua de Sampaio Bruno no Porto.
Terá siso assassinado na cave do armazém que dava para uma ribeira que passava no local.
Vivia na Rua do Breiner e era casada com D.Julieta......, sem geração.
Fui durante muitos anos assistir á Missa do galo a sua casa, celebrada pelo Vigário Geral da Diocese do Porto, Monsenhor Pereira Lopes.

Espero não estar a induzir ninguém em erro.

cumprimentos
Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 01:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen