À atenção de Cau Barata

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

À atenção de Cau Barata

#198746 | Lobo | 31 mai 2008 19:58

Caro Carlos de Almeida Barata

O seu espírito de colaboração, de partilha de conhecimentos (e são imensos!!!) é admirável. Dessa partilha jé me aproveitei algumas vezes. Bem Haja.

Tenho alguns familiares que passaram, nasceram ou se instalaram no Brazil. Por exemplo, a minha avó materna nasceu no Rio de Janeiro. Desses familiares desconheço se deixaram geração.
Alguns de apelido Gama Lobo, Gama Lobo Coelho (Fernando). Outros de apelido Sepúlveda (José Figueiredo.

Será que me pode dar algum "reboque"?

Creia-me, com a maior consideração, seu sincero admirador,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: À atenção de Cau Barata

#198822 | Samuel C O Castro | 01 jun 2008 13:59 | Em resposta a: #198746

Estimado A. Sepúlveda,

Apesar de não ter sido a mim dirigida, mas acom o objetivo de lhe auxiliar, indico o site www.telelistas.net, onde entrando por NOME Gama Lobo, Lobo Coelho ou Figueiredo Sepúlveda e selecionando a UF (Estado) por RJ (Rio de Janeiro) e a cidade de Rio de Janeiro e entrando, aparecerão algumas páginas envolvendo esse duplos apelidos.

Aproveitando a oportunidade, por acaso saberia me informar a ascendência do casal Matias Rodrigues de Castro c. c. Maria Martins Pereira ? Eles são pais de Maria Luísa Pereira c. c. Antônio Gomes de Sepúlveda.

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: À atenção de Cau Barata

#198858 | Lobo | 01 jun 2008 17:30 | Em resposta a: #198822

Caro Samuel de Castro

Agradeço a sua pronta e prestável colaboração. Vou seguir os trâmites que referiu.

Quanto ao casal António Gomes de Sepúlveda c.c. Maria Luísa Pereira, os dados que tenho diferem um pouco. Os pais que tenho para a Maria Luísa são: Matheus Rodrigues d'Eyró c.c. Maria Alves Pereira e são os pais de Manuel Jorge Gomes de Sepúlveda que foi Governador da Província do Rio Grande do Sul (Brasil) e aí desenvolveu notável acção, quer na defesa da fronteira, quer na administração interna. Essa acção traduziu se na criação de 7 freguesias, erigindo 2 colégios para a educação de nativos e dando estruturas à vila que veio a ser a importante cidade de Portalegre. Aí se impôs com o nome fictício de José Marcelino de Figueiredo. Quando chegou à Capitania de São Pedro, onde fez carreira relâmpago, fundou várias cidades, para garantir a posse das terras para a Coroa Portuguesa (a primeira das quais foi Porto Alegre).
Quando José Marcelino de Figueiredo tomou posse da comandância da Capitania de São Pedro, em 23 de abril de 1769, não lhe agradou do local onde estava a capital, e que era o Porto do Viamão. Foi então visitar o Porto dos Casais, onde se tinham estabelecido casais açorianos e, desde então, passou a trabalhar para que ali se instalasse a nova capital. Em 1771 foi autorizado pelo então vice-rei para preparar a localidade para ser a capital.
De volta ao Rio de Janeiro em 1771, José Marcelino determinou que o seu substituto, o tenente coronel Antônio da Veiga de Andrada passasse a tratar da urbanização do Porto dos Casais. Renomeado em 5 de abril de 1773, e de volta à província, realizou detalhada inspeção nas obras de transferência da capital, fixando sua residência no Porto dos Casais no dia 25 de julho de 1773, data em que a localidade transformou-se em capital da província. Voltando a Portugal, teve atuação destacada na Revolta de Trás-os-Montes contra os franceses.

Com um abraço de amizade creia-me ao dispor,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: À atenção de Cau Barata

#198870 | Samuel C O Castro | 01 jun 2008 19:11 | Em resposta a: #198858

Estimado A. de Sepúlveda,

As divergências de nomes, deve ser em virtude de cada autor citar de uma forma, tanto é que já ví de diversas formas:

Mateus ou (MATIAS RODRIGUES DE CASTRO), ou Mateus Rodrigues Eiró, de Boticas, Eiró, c. c. Maria Alves Pereira (ou Maria Martins Pereira, ou Maria Mendes Pereira, Maria Alzira Pereira), de Vila Meão, Chaves, que encontra-se aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=294077 .

Ratifico a pergunta que lhe fiz.

Agradeço o interessante relato da atuação do Manuel Jorge em terras brasileiras.

Muito obrigado. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 08:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen