Figueiredo - Mangualde, Arcozelo, arredores...

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Figueiredo - Mangualde, Arcozelo, arredores...

#198793 | LProjecto | 01 jun 2008 09:11

Caros Confrades,

Aproveito para lançar este tópico, no qual me refiro a alguns indivíduos de apelido "Figueiredo", cuja ascendência ainda me é desconhecida, que não encontro documentados em qualquer obra que tenha consultado.
Ainda que consciente de que a zona a que me refiro era considerada o berço dos Figueiredos, e que por lá abundam como as cerejas no Fundão, não deixarei de ficar grato por qualquer informação (até rima...).

- CAETANO DE FIGUEIREDO, n. Tragos (Mangualde), c.c. ÚRSULA DE FIGUEIREDO, n. Tragos (Mangualde). Tiveram, pelo menos, uma filha chamada TERESA DE FIGUEIREDO, que terá sido baptizada em Mangualde em data anterior mas próxima de 1742, e casou com JOÃO GONÇALVES, de Arcozelo (Gouveia), filho de TOMÉ GONÇALVES e de MICAELA DOMINGUES, n. Cabra (Guarda).

_____________________

- DOMINGOS DE FIGUEIREDO, n. Curvaceira (Mangualde), c.c. MARIA MENDES, n. Arcozelo, e foram pais de, pelo menos, um filho chamado ANTÓNIO MENDES DE FIGUEIREDO, n. Arcozelo.

Estimo que o referido Domingos de Figueiredo tenha sido baptizado em Mangualde em data anterior mas próxima de 1710.

_____________________

- MARIA DE FIGUEIREDO, n. Arcozelo (Gouveia), c.c. JOSÉ MENDES VAZ, n. Arcozelo, e tiveram uma filha chamada MARIA DE FIGUEIREDO, que sido baptizada em Arcozelo em data anterior próxima de 1762.

_____________________

Outros "Figueiredo":

- MANUEL DE FIGUEIREDO, n. Rio de Moinhos (Sátão), que terá sido baptizado em data anterior mas próxima de 1670, filho de MANUEL DE FIGUEIREDO e de MARIA ANTUNES.

- JOSÉ DE FIGUEIREDO, n. Seia (Guarda) em data anterior a 1814, filho de MANUEL DE FIGUEIREDO e de MARIA JOSEFA.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredo - Mangualde, Arcozelo, arredores...

#199882 | LProjecto | 09 jun 2008 22:47 | Em resposta a: #198793

Renovo o tópico...

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredo - Mangualde, Arcozelo, arredores...

#199897 | cverde | 10 jun 2008 00:04 | Em resposta a: #198793

Encontro-me numa situação idêntica relativamente à ascendência destes "Figueiredos" da mesma zona considerada o berço desta família pelo que, aproveitando o tópico, aqui deixo as informações de que disponho na esperança de alguma informação adicional que desde já agradeço:

MARIA DE FIGUEIREDO (*Mangualde, Freixiosa) casou em 10.02.1706 com DOMINGOS HENRIQUES (*Mangualde, Freixiosa +Mangualde, Freixiosa 13.12.1714) tiveram os seguintes filhos:
- ANTÓNIO DE FIGUEIREDO [*Mangualde, Freixiosa (?)] casou em 13.05.1736 com Maria Jorge (Penalva do Castelo, Vila Cova do Covelo) do qual descendo
http://genealogia.netopia.pt/1212/pessoas.php?id=1020323
- MANUEL DE FIGUEIREDO (*Mangualde, Freixiosa b. 07.11.1706)
- MARIA DE FIGUEIREDO ((*Mangualde, Freixiosa b. 12.06.1707)

Cumpimentos
Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredo - Mangualde, Arcozelo, arredores...

#199930 | cverde | 10 jun 2008 11:35 | Em resposta a: #199897

Renovação de pedido

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredo - Mangualde, Arcozelo, arredores...

#199942 | JMCM | 10 jun 2008 13:54 | Em resposta a: #198793

Caros Confrades.

Nos meus ascendente aparecem estes Figueiredos.

1. Eufémia de Figueiredo, natural do lugar de Santo André, Freguesia de São Julião de Mangualde, Viseu casou com João Rodrigues, natural de Vila de Mangualde.
Tiveram

2. Antónia Joaquina de Figueiredo, nascida no lugar de Santo André, Freguesia de São Julião de Mangualde casou com Francisco José Esteves, filho de João Esteves e de Fabiana Sequeira, todos naturais da freguesia de São Martinho, Arcebispado de Braga.
Tiveram:

3. D. Felícia Joaquina De Figueiredo, Baptizado com oito dias a 21.09.1813, na Igreja de S. Julião de Mangualde, nascida em Santo André, Freguesia de São Julião de Mangualde.
Casou no dia 28.09.1838, na Igreja de São Julião Mangualde com João Manuel De Oliveira, natural de Mangualde (Rocio) cg

Julgo que pode entroncar em alguns estudos.

Agradeco informações

Com os melhores cumprimentos

José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredo - Mangualde, Arcozelo, arredores...

#200411 | san1 | 15 jun 2008 12:24 | Em resposta a: #198793

Bom dia,

Tenho um ramo de Figueiredos originario de Real e Mangualde :

Maria José de Figueiredo (*19/10/1834, Real, Penalva do Castelo)
José de Figueiredo (*29/03/1837, Real)

filhos de :

2 Antonio de Figueiredo (*08/04/1809, Real)
3 Bernarda Maria (*11/08/1806, Real)

4 João Lopes de Figueiredo (*15/05/1778, Real)
5.Quitéria Maria (b 04/05/1778, Quinta do Pereiro,

8 José Lopes (b 03/10/1748, Real)
9 Micaella de Figueiredo (Mangualde)

16 Manuel de Figueiredo (Mangualde)
17 Roza Maria Monteiro (Mangualde)



ARCOZELO
Aproveiro para por aqui o nome de uma antepassada originaria de Arcozelo. Se alguém tiver alguma informação…

Paschoa Luiza Rodrigues, nascida em Arcozelo por volta de 1700, casada com Christovam da Serra Lopes (natural de Real, Castelo de Penalva)

Cumprimentos,

Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredo - Mangualde, Arcozelo, arredores...

#202507 | JoAz | 07 jul 2008 17:45 | Em resposta a: #198793

Caro Luis

Depois de uma longa ausência cá me encontro de novo consigo.

Sobre este tópico tenho na minha árvore o meu trisavô:

Luis Jose de Figueiredo n. +- 1816 em Arcozelo

Filho de Bernardo José de Figueiredo (Martins) n. +- 1791 e de Maria Antónia n. +- 1793 - ambos de Arcozelo

Casado com Albina Rosa da Piedade n. 1816 em Penela da Beira

Nada mais sei sobre eles de momento por não ter pesquisado ainda Arcozelo

Espero que a informação lhe seja útil

Cumprimentos
João Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredo - Mangualde, Arcozelo, arredores...

#202528 | victória | 07 jul 2008 21:05 | Em resposta a: #198793

Caro Confrade

Em Arcozelo tenho:
João Cabral filho e Joana Maria Cabral / Calada, solteira, neto materno de Mariana Cabral, solteira, segundo neto de Jose Roiz e Cabral e de Maria Roiz e Calada
b. 6.nov.1773 e
c. 1.mai.1793 c.c. Isabel de Figueiredo n. 1.abr.1776 b. 9.abr.1776 filha de Manuel de figueiredo e de Bernarda Caramelo ou Tavares, neta paterna de João Tavares e de Maria de Figueiredo, moradors no lugar de Guimarães em Chas de Tavares, e neta materna de João Simões
Guimarães
morador em Chãs de Tavares (b. 25.ago.1696 e c. 1.nov.1722 em Sampaio c.c.) Luisa Caramelo (nat. S. Paio – Guarda) e por ai fora. Interessam estas linhas para a sua investigação? Com os melhores cumprimentos, eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredo - Mangualde, Arcozelo, arredores...

#202540 | LProjecto | 07 jul 2008 22:15 | Em resposta a: #202528

Caro Eduardo Domingues,

Embora não me seja possível, pelo menos no imediato, entroncar os elementos que referiu naqueles que tenho estudados, apontei esses dados que poderão, futuramente, traduzir-se num importante contributo. Os nomes que referiu não me são, de todo, estranhos, tanto mais partindo do pressuposto de que terá existido um número significativo de indivíduos homónimos numa freguesia relativamente pequena.
Mas, infelizmente, são poucas as oportunidades de que disponho para estudar essa gente de Arcozelo. Conto, brevemente, voltar a pegar nos microfilmes dessa freguesia, mas até lá continuo à mercê das melhores vontades em ajudar.

Já lancei vários tópicos sobre linhas de Arcozelo que ainda carecem de investigação, que certamente não lhe terão passado despercebidos.

Qualquer elemento que, entretanto, vier a encontrar, creia que será um prazer partilhá-lo consigo.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredo - Mangualde, Arcozelo, arredores...

#202541 | LProjecto | 07 jul 2008 22:26 | Em resposta a: #202507

Caro João,

Conferi os elementos que aqui deixou mas, infelizmente, não consegui relacioná-los com aqueles de que disponho.
Ainda assim, conto voltar aos microfilmes de Arcozelo muito em breve. Caso me depare com alguma informação sobre os indivíduos que referiu que, de certa forma, julgue poder interessar-lhe, creia que tomarei nota e, no imediato, dar-lhe-ei conta dela.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredo - Mangualde, Arcozelo, arredores...

#251110 | LProjecto | 07 mar 2010 00:27 | Em resposta a: #202540

Relanço o tópico...

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredo - Mangualde, Arcozelo, arredores...

#251150 | DAlmeida | 07 mar 2010 18:37 | Em resposta a: #251110

Caro Luis Calhau

Conto na minha árvore genealógica com um casal de Arcozelo, bispado de Coimbra :

Manoel Martins e Joana de Figueiredo ; o seu filho - Manoel Martins Saldanha , casou em 1724 em Vimieiro.
.
Nas suas pesquisas terá encontrado algum destes ?

Cumprimentos
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredo - Mangualde, Arcozelo, arredores...

#251166 | LProjecto | 08 mar 2010 00:13 | Em resposta a: #251150

Cara Dina Almeida,

Não tenho notícia dos indivíduos que referiu, mas partindo do pressuposto de que esse casal terá casado em data anterior a 1700, não será muito fácil apanhar-lhe o rasto, sobretudo se tivermos em conta que os paroquiais de Arcozelo não vão além de 1696.

Ainda assim, desejo-lhe boa sorte.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredo - Mangualde, Arcozelo, arredores...

#342345 | ggomes | 11 fev 2014 20:30 | Em resposta a: #251166

Caro Luis,

Esto estudiar os Figueiredos de Aguiar da Beira e Valverde .... nesto topico (so e o inicio)...
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=342265

Tenho uma Maria de Figueiredo natural de Casais de São João Concelho de Tavares (O concelho de Tavares foi extinto em 1853, passando então para o de Mangualde)

Esto a relevar todos os Figueiredos de Aguiar da Beira .(entre 1688 e 1744).. depois ponho a disposiçao os dados que tiver relevado.

Cumprimentos.

Germain Gomes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 00:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen