Elmo aberto/fechado

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Formação

Elmo aberto/fechado

#198885 | cacalmei | 01 jun 2008 20:51

Caros confrades,

Muito agradeceria informação sobre o significado, se é que exite algum, entre estas duas situações.
Desde já agradeço
fpa

Resposta

Link directo:

RE: Elmo aberto/fechado

#198889 | MSá | 01 jun 2008 21:17 | Em resposta a: #198885

Caro fpa

Não tenho a menor idéia do que isso significa em heráldica. Contudo, já li em mais de uma fonte que nos combates e nos torneios medievais, quando um cavaleiro levantava a viseira do elmo, significava estar fora do combate e, por isto, não era atacado.

Há até que pretenda que a saudação militar, a continência, tenha se originado no gesto de erguer a viseira do elmo.

Espero ter ajudado.

Sds,

Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Elmo aberto/fechado

#198911 | LBolacha | 02 jun 2008 02:27 | Em resposta a: #198885

Caro Senhor

Em termos de heraldica, um elmo aberto era geralmente associado a brasões de familias que se conhecia a sua ascendencia nobre ha varias gerações. Familias que fossem nobilizadas pela primeira vez deveriam usar o elmo fechado pelo menos durante 4 gerações, se nãp estou em erro.

Deveram no entanto haver outros confrades que lhe saberão explicar com mais exactidão

Resposta

Link directo:

RE: Elmo aberto/fechado

#198942 | FJSCF | 02 jun 2008 12:58 | Em resposta a: #198885

Caro Confrade,

Encontra a resposta em Felgueiras Gayo:

“Os Elmos que também lhe chamam Timbres, eram Armas defensivas para cobrir a cabeça e o pescoço do Cavaleiro. Esta peça é no Brasão sinal de verdadeira cavalaria, e se mete em cima do escudo por seu próprio ornato. Distinguem-se pela matéria, pela forma, e pela situação. Os Elmos dos Reis são de ouro; os dos Principies, e Senhores grandes são de prata. De Fidalgos sem título de Aço polido. Os dos Soberanos são abertos. Os dos Senhores grandes são mais ou menos abertos conforme as suas Jerarquias. Os mais Fidalgos trazem o Elmo fechado: põem-se o Elmo em frente, ou em terço, ou em perfil. Os Soberanos o trazem em frente, e aberto. Os Senhores, e grandes em perfil mas abertos. Os mais Fidalgos em perfil, mas fechados. Os Viscondes, Barões e Fidalgos o trazem um pouco virado a uma das partes o que se chama em terço não mostrando todas as suas barras com a viseira um tanto baixa.”

Com os melhores cumprimentos,
Francisco Frias

Resposta

Link directo:

RE: Elmo aberto/fechado

#198944 | cacalmei | 02 jun 2008 13:18 | Em resposta a: #198942

Caro Confrade,

Muito obrigado. Curto, conciso e objectivo.

Os meus cumprimentos

francisco pinto de almeida

Resposta

Link directo:

RE: Elmo aberto/fechado

#198947 | pbpn | 02 jun 2008 13:24 | Em resposta a: #198885

Caro fpa,

É de uso comum na nossa heráldica, o seguinte :

Elmo de frente e de ouro - apenas para a familia real.
Elmo de perfil ou a 3/4 aberto e de prata guarnecido a ouro - Para Duques, Marqueses e Condes de mais de três gerações.
Elmo de perfil, fechado e de prata guarnecido a ouro- Para fidalgos com menos de três gerações de fidalguia, ou para Viscondes, e Barões.

Penso que estas serão as regras básicas. Eventualmente haverá quem defenda outras, mais complexas, mas sempre com base nestas. O que eu quero dizer, é que se quizer eventualmente brazonar umas armas de familia e se seguir estas regras, estará a cumprir os perceitos.

Cumprimentos

P.N.

Resposta

Link directo:

Elmo aberto/fechado

#413050 | andrenetto | 11 mar 2019 23:25 | Em resposta a: #198885

Boa noite..

Na Heráldica, qual o significado do elmo com penacho num Brasão de Armas ?

Aguardo o esclarecimento de vocês.

Grato

André Ricardo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 08:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen