O poeta do Neiva.

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Regiões | Pessoas | Famílias | Cargos

O poeta do Neiva.

#199069 | fpercina | 03 jun 2008 10:25

À ATENÇÃO DO UTILIZADOR " VBRITEIROS ".
Li algures no fórum, que possui o livro do Dr. José Machado, "O poeta do Neiva", pelo que lhe peço o seguinte:
Sou habitante de Galegos Santa Maria, freguesia cujo padroado estava nas mãos dos Azevedo da Lama, pois em 23/05/1480 os fregueses desta terra o doaram a Diogo de Azevedo, filho de Martim Lopes de Azevedo, bem como a sua anexa S. Salvador de Quirás, tendo este sido confirmado pelo arcebispo D. Diogo de Sousa em 1505, e o que pretendo é obter o comprovativo desta informação que se encontra no livro acima.
Será que pode fazer esse favor, enviando por via postal, electrónica ou outra?
Para qualquer informação: fmsousa4@hotmail.com.
Obrigado.
Francisco Sousa

Resposta

Link directo:

RE: O poeta do Neiva.

#199085 | S.João de Rei | 03 jun 2008 14:13 | Em resposta a: #199069

Caro Participante

Vasco de Briteiros não se vai importar, com o facto de eu responder á sua pergunta. E assim é:
Pág 274 do Poeta do Neiva.
7° - Que Diogo de Azevedo, filho de Martim Lopes de Azevedo, teve o padroado de Santa Maria de Galegos e sua anexa S. Salvador de Quirás, por doação dos respectivos fregueses, a 23 de Maio de 1480.
O arcebispo D. Diogo de Sousa confirmou essa doação em 1505.
Arquivo Distrital – Livro de Mostras de D. Diogo de Sousa, fl 405 e ...

Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: O poeta do Neiva.

#199089 | fpercina | 03 jun 2008 14:49 | Em resposta a: #199085

Caro José Coutinho.
Agradeço sinceramente a informação, aliás já a tinha transmitido há uns tempos atrás quando perguntei ao Fórum se sabiam alguma coisa a propósito do padroado de Azevedo, contudo, dado que não tenho grandes possibilidades de me deslocar a Braga, estava a apelar à boa vontade do utilizador VBRITEIROS, no sentido de obter esse documento, cópias para arquivo pessoal, uma vez que estou a organizar um sobre Galegos Santa Maria.
Foi pois com esta finalidade que coloquei o pedido acima, até porque já tinha procurado o referido livro na Biblioteca de Barcelos, mas, infelizmente, não o possuem, e para mim é muito difícil arranjar tempo durante o horário do Arquivo Distrital, uma vez que trabalho das 09:00 às 18:30 horas.
Depois disto, será possível obter cópia dessa doação do padroado a Diogo de Azevedo e da confirmação do arcebispo D. Diogo de Sousa?
Obrigado e os melhores cumprimentos.
Francisco Sousa

Resposta

Link directo:

O poeta do Neiva.

#446030 | jpm2353 | 22 fev 2023 16:57 | Em resposta a: #199069

Caros confrades,

O livro "O Poeta do Neiva", de José de Sousa Machado, pode ser descarregado em formato PDF, aqui: https://aqualibri.cimcavado.pt/handle/20.500.12940/6693

Cumprimentos,
JPM

Resposta

Link directo:

O poeta do Neiva.

#446056 | S.João de Rei | 23 fev 2023 10:31 | Em resposta a: #446030

Obrigado JPM,

Pela atenção.
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 22:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen