Condes de Bobone

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Pessoas | Regiões

Condes de Bobone

#199100 | D. Rodrigo | 03 jun 2008 17:10

Alguém me poderá informar sobre qual dos condes de Bobone esteve em Moçambique?
Melhores agradecimentos

D. Rodrigo

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Bobone

#199271 | vbriteiros | 04 jun 2008 23:58 | Em resposta a: #199100

Caro D. Rodrigo,
O 3º Conde de Bobone visitou a Africa Oriental Portuguesa durante a Primeira Guerra Mundial ( Genealog. dos C. de Bobone, pág 118 a 123 ).
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Bobone

#199310 | loureiro | 05 jun 2008 09:51 | Em resposta a: #199100

Caro D. Rodrigo

Citando as Memórias e Autobiografia de Theodorico de Sacadura Botte:

"Naquele tempo (cerca de 1955) eu representava juntos dos serviços públicos, em Lourenço Marques... uma grande Companhia Agricola da Zambézia, a »Madal»; era amigo pessoal do Conde de Bobone, então administrador delegado dessa grande Companhia como ainda hoje sou de seu filho, o Dr. Carlos Bobone que lhe herdou o título e o lugar na »Madal»"

Pela data certamente refere-se ao 4º Conde de Bobone.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Bobone

#199439 | D. Rodrigo | 05 jun 2008 23:14 | Em resposta a: #199310

Caro José de Castro Canelas

Pela árvore genealógica dos conde de Bobone o administrador da Madal não era o 4.º Conde de Bobone, Carlos Alberto Araújo Bobone, mas o seu irmão João Baptista de Araújo Bobone, sogro do dr. Galhardo Simões, antigo elemento do governo de Macau, no tempo do dr. Carlos Melancia. A minha questão é saber qual dos condes de Bobone escreveu em Abril de 1945 um artigo no "Boletim Geral das Colónias" sobre "Colocação dos produtos de Moçambique nos países vizinhos", estudo anteriormente apresentado no II Congresso da União Nacional, realizado em Maio de 1944. Seria o 4.º? No catálogo bibliográfico da Biblioteca Nacional, aparecem apenas duas referências de obras atribuídas aos condes de Bobone: esta de 1945 e uma outra de 1910, sobre "Frutas Verdes: exportação e conservação", dissertação apresentada ao Instituto Superior de Agronomia. Seria o 3.º Conde, Carlos Jerónimo Humberto de Bobone, nascido em 13/7/1878, em Santa Catarina, Lisboa, e falecido em 6/7/1935? Portanto este não poderia ter escrito o artigo de 1945. A questão é que a Biblioteca Nacional não discrimina se nas obras em causa um era o 3.º e o outro o 4.º. Para além disso há vários Bobones licenciados em Agronomia. Agradecia que me confirmasse se era mesmo o 4.º Conde que esteve em Moçambique e trabalhou para a Madal. E o 3.º também esteve nessa colónia do Índico e havia trabalhado nessa companhia agrícola?
Muito obrigado pelos dados já fornecidos e eventuais novos dados.
Cordiais Cumprimentos

D. Rodrigo

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Bobone

#199445 | D. Rodrigo | 05 jun 2008 23:28 | Em resposta a: #199271

Caro Vasco Briteiros

Obrigado pela sua informação. Escrevi agora ao confrade José de Castro Canelas e agradecia que lesse essa mensagem. A minha dúvida é sobre quem escreveu um artigo sobre "colocação de produtos de Moçambique nos países vizinhos", publicado pelo Boletim Geral das Colónias, em Abril de 1945. Se o 4.º conde de Bobone, se o seu irmão João Baptista de Araújo Bobone, administrador da Empresa Agrícola do Madal. Não sei se tem mais alguma informação sobre esta família nobilitada da Sardenha que se radicou em Portugal no século XIX. Se tiver, agradecia mais pormenores.

Melhores cumprimentos

D. Rodrigo

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Bobone

#199475 | loureiro | 06 jun 2008 09:13 | Em resposta a: #199439

Caro D. Rodrigo

Transcrevi o que está nas memórias em que Theodorico de Sacadura Botte afirma que era o Conde de Bobone que era administrador da "Madal", de que ele era representante em Moçambique e que era amigo do filho "o actual Conde de Bobone" (1985). Acho muito estranho que tenha feito confusão.
Sendo ele que era respnsável por uma empresa agricola na Zambézia que exportava produtos agricolas muito certamente terá sido ele que escreveu o artigo que refere.

Não tenho mais elementos.

Cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Bobone

#199478 | D. Rodrigo | 06 jun 2008 10:56 | Em resposta a: #199475

Caro José de Castro Canelas


De qualquer forma muito obrigado pela sua disponibilidade e pela transcrição das memórias de Theodorico de Sacadura Botte. Vou investigar mais para ver se chego a alguma conclusão.

Melhores cumprimentos


D. Rodrigo

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Bobone

#199562 | vbriteiros | 07 jun 2008 00:29 | Em resposta a: #199445

Caro D. Rodrigo
Segundo a obra que já citei - Genealogia dos Condes de Bobone - pode ser lido a páginas 117 os trabalhos publicados pelo 3º Conde de Bobone:

Frutas Verdes, Exportação e Conservação - 1910
Exportação das nossas Uvas , in Portugal Agrícola 1910
Comercio de Fruta com a Alemanha, idem 1911
Embalagem de Produtos Agrícolas, idem 1911
Exportação de Laranja , idem 1911
A Fruticultura no Distrito de Viana do Castelo, Lisboa 1914
A Sociedade Pomológica Portuguesa, Lisboa 1926
Os viveiros de Fruteiras em França, Lisboa 1933 ( Separata do Boletim de
Agricultura nº 5 , 3ª série)
Morre em 1935 e em julho desse ano o Conde de Penha Garcia escreve um longo
artigo no Boletim da Associação Central da Agricultura Portuguesa sobre
a sua actividade no sector agrícola.
Na biografia do 4º Conde, a paginas 129 lê-se : ... em 1944 foi convidado a apresentar uma comunicção sobre economia moçambicana no 2º Congrsso da União Nacional. Desenvolveu então o tema « Colocação dos Produtos de Moçambique nos Países Vizinhos » ...
Espero que fique elucidado sobre a autoria do « Artigo» em questão.

Cumprimentos
Vasco Briteiros
( só tento saber a actividade farmacêutica do 3º Conde e estas informações vieram por acréscimo))

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Bobone

#199748 | D. Rodrigo | 09 jun 2008 01:58 | Em resposta a: #199562

Caro Vasco Briteiros

Muito obrigado pela sua pormenorizada informação. A minha dúvida residia precisamente entre as obras publicadas pelo 3.º e 4.º Condes, informação que no site da Biblioteca Nacional não vinha discriminada. As suas informações vão-me ser muito úteis para um trabalho académico que ando a fazer sobre o Boletim Geral das Colónias/Ultramar.


Cordiais cumprimentos

D. Rodrigo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 jun 2024, 10:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen