localizar

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

localizar

#199109 | dalembert | 03 jun 2008 18:57

gostaria de saber de que regiao, cidade, eram os meus antepassados portugueses. Nos registros de obito so consta o pais.
Seus nomes: francisco paes tostes, maximiano jorge de sousa ou souza. Sao meus bisavos e nasceram antes de 1900

Resposta

Link directo:

RE: localizar

#199117 | carlos luiz | 03 jun 2008 20:20 | Em resposta a: #199109

Caro confrade
Dalembert

Nesses registos de óbitos, dos seus parentes,tambem deve vir a freguesia, concelho e destrito, onde nasceram, veja bem!Cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: localizar

#199144 | Pedro França | 03 jun 2008 23:48 | Em resposta a: #199109

Caro "dalembert":

Pelo apelido Tostes por Toste, creio que há para aí uma genética açoreana, não?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: localizar

#199211 | ksaraujo | 04 jun 2008 16:14 | Em resposta a: #199109

Prezado dalembert.

Desculpe-me por perguntar, mas a sua busca de informações sobre os seus bisavós portugueses é para poder dar entrada em processo de cidadania/naturalização portuguesa?

Se for este o caso, algum dos filhos ou das filhas deles (algum dos seus avós que deles descenderam) ainda estão vivos?

Abraços,

Kelson dos Santos Araújo

Resposta

Link directo:

RE: localizar

#199214 | dalembert | 04 jun 2008 16:36 | Em resposta a: #199211

Caro Kelson,
antes de mais nada, gostaria de agradecer o empenho. Mas eu ja tenho 74 anos e viva so resta a minha mãe,com 94 anos. Meus ascendentes Portugueses sao longevos. Nao pretendo tirar cidadania, mas tenho uma curiosidade imensa de saber de onde vieram para poder viajar ate tais lugares. Adoro Portugal e sempre que vou a terrinha fico a pensar. Sabe, na idade em que estou as nostalgias afloram.
abraço Dalembert

Resposta

Link directo:

RE: localizar

#199231 | carlos luiz | 04 jun 2008 19:07 | Em resposta a: #199214

Caro amigo
Tudo bem, mas diga-nos por favor onde é esta terrinha querida, depois vai ver que as ajudas aparecem, um abraço amigo, eu tambem sou um saudoso das aldeias dos meus antepassados;
Cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: localizar

#199239 | ksaraujo | 04 jun 2008 20:16 | Em resposta a: #199214

Caro Dalembert,

Tudo bem, amigo! É muito elogiável essa vontade de descobrir as origens e valorizar o passado por meio dos estudos sobre os ascendentes com a ajuda da nobre arte da Genealogia.

Eu perguntei tão-somente para, se fosse o caso de tentativa de naturalização portuguesa na condição de bisneto, alertá-lo para não gastar tempo, dinheiro e esforço nesse intento porque o governo Português, representado pela Conservatória dos Registos Centrais, está a indeferir os processos de naturalização por parte de bisnetos. Assim, poupar-lhe-ia dissabores e desilusões, mas este não é o caso, felizmente.

Segundo o bom conselho dado pelo outro confrade, para que tenha mais hipóteses de êxito em suas pesquisas, exponha aqui neste fórum todos os detalhes que conseguiu reunir sobre os seus ascendentes portugueses.

Sugiro também criar um novo tópico colocando na linha do assunto os nomes deles porque neste só aparece escrito "localizar" na linha de assunto. Tal coisa não atrai a atenção de muitos confrades que, de outro modo, poderiam igualmente lhe ajudar...

Abraços e boa sorte!

Kelson dos Santos Araújo

Resposta

Link directo:

RE: localizar

#199405 | LAMBERT | 05 jun 2008 20:43 | Em resposta a: #199239

Caro Kelson:

E no caso de NETO de portugueses, como se tem portado o Governo Português, com relação aos pedidos de naturalização portuguesa ?

Atensiosamente

Lambert

Resposta

Link directo:

RE: localizar

#199425 | ksaraujo | 05 jun 2008 21:57 | Em resposta a: #199405

Caro Lambert,

Não tenho experiência pessoal no caso de processos de naturalização de netos de portugueses. Teoricamente, a nova lei indica que o "governo português CONCEDE" a naturalização aos netos.

No caso dos bisnetos, a lei diz apenas que o governo português "PODE CONCEDER" a nacionalidade portuguesa por naturalização, o que, na prática, não acontece e a eles é exigido o prazo mínimo de 6 anos de residência em Portugal. Ora bem, em tal caso, eu não precisaria nem ser descendente de português para esse intento, mas tudo bem.

Infelizmente, não sou pessoa famosa, político influente nem jogador de futebol bem capacitado de forma a interessar suficientemente ao país de forma a que fosse prescindido o prazo mínimo de seis anos que me foi exigido...

Sou apenas Licenciado em Línguas e Pós-Graduado em Educação em vias de obter um Mestrado na Universidade do Minho, mas tais habilitações educativas parecem não fazer parte do interesse de Portugal, ou seja, não são encarados pelos responsáveis pelos deferimentos dos processos de naturalização de bisnetos como "serviços relevantes ao Estado Português ou à comunidade nacional" ao ponto de prescindirem que o postulante more no país por, no mínimo, seis anos.

Porém, tal proceder não é privilégio de Portugal, haja visto o exemplo da Itália que, em termos relâmpagos, concedeu a naturalização italiana à Excelentíssima Senhora Marisa, esposa do Exmo. Sr. Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, por motivos óbvios, apesar daquela senhora não falar uma palavra do idioma de Michelângelo Buonarroti. Tem passaporte italiano, mas precisou de intérprete em recente visita feita à casa dos antepassados na Itália...

Enquanto isso, os pobres e incautos brasileiros amargam longas filas e um angustiante período de anos de espera nos consulados italianos pelo Brasil afora... Desculpe-me pelo desabafo!

Voltando à questão dos netos que é a que mais lhe interessa...
Outras mensagens daqui do fórum indicam, contudo, que há também muitas dificuldades nos processos de naturalização dos netos, especialmente se o pretendente não mora em Portugal e/ou não consegue comprovar algum tipo de ligação efectiva com o país dos seus avós.

Muitas são os problemas que surgem para o andamento dos processos: divergências de nomes e apelidos/sobrenomes (algo bem vulgar pois os registos antigos não são muito precisos), comprovação da chegada do português ao Brasil (passaporte, desembarque), demora excessiva para fazer os necessários averbamentos no que toca à regularização da vida civil do nacional português de quem o neto descende (assento de baptismo/nascimento, assento de casamento, óbito).

Tenho um amigo muito próximo cujos PAI e MÃE são portugueses natos (pai falecido). Porém, como esse meu amigo nasceu no Brasil, foi muito difícil e demorado para ele conseguir a nacionalidade originária pois morava no Brasil e deu entrada no processo no Consulado do Rio de Janeiro. Conseguiu finalmente o BI com a indicação de "luso-brasileiro".

Em suma, não são boas as perspectivas para os netos apesar da nova lei ter-lhes aberto essa possibilidade. Esteja preparado para uma longa "batalha" e esteja sempre atento aos tópicos aqui no fórum que tratam desse assunto para ter uma ideia dos diversos tipos de dificuldades que outros netos de portugueses estão a enfrentar actualmente.

De todas as maneiras, abraços e boa sorte!

Kelson dos Santos Araújo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 00:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen